Anos 80: as 24 melhores músicas internacionais para relembrar os velhos tempos


Os anos 80 são muito lembrados por sua moda, seus filmes, seu estilo - e também pela sua ótima música. Mesmo quem não viveu os anos 80 costuma adorar sua cena musical. Por isso fizemos uma lista com as melhores músicas internacionais dos anos 80 que fizeram e ainda fazem muito sucesso. Bora conhecer (ou relembrar)?

1. Thriller - Michael Jackson

O álbum Thriller, de 1982, é um divisor de águas na história da música pop, sobretudo no que diz respeito às produções audiovisuais. O clipe da faixa que dá nome ao disco promoveu uma verdadeira revolução no modo como se faziam videoclipes. Resumindo: em "Thriller" temos o Rei do Pop em sua melhor forma.

2. I Want To Break Free - Queen

Impossível falar de "I Want To Break Free", de 1984, sem falar de seu videoclipe, um verdadeiro marco na carreira do Queen. As cenas bem-humoradas em que os músicos aparecem vestidos de mulheres foram inspiradas numa novela inglesa da época. A canção, que fala da vontade de libertação, é uma das mais emblemáticas da banda inglesa.

3. With or Without You - U2

Essa canção, do álbum The Joshua Tree, é até hoje uma das mais pedidas nos shows da banda U2. Ficou no topo das paradas de sucesso dos EUA durante três semanas em 1987. Ocupa o 132º lugar dentre as 500 melhores músicas de todos os tempos em ranking elaborado pela revista Rolling Stone.

4. Paradise City - Guns N' Roses

"Paradise City" está em 459º lugar no ranking das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone. Foi lançada no primeiro disco da banda, Appetite for Destruction (1987). É a canção preferida do guitarrista Slash.

5. Eyes Without a Face - Billy Idol

Essa música tocou muito nas rádios do Brasil nos anos 80. Aliás, ainda toca. Clássico do gênero new wave, foi lançada no segundo disco de Billy Idol, Rebel Yell (1983). A canção é inspirada num filme clássico do terror francês, Les Yeux sans Visage ("Os Olhos sem Rosto"), de 1960.

6. Girls Just Want To Have Fun - Cyndi Lauper

Não dá para falar da música mundial dos anos 80 sem incluir o nome de Cyndi Lauper, um dos maiores ícones pop a década. "Girls Just Want To Have Fun" ("Meninas apenas querem se divertir"), lançado em 1983, alavancou a carreira da cantora americana e ganhou status de hino feminista.

7. Never Gonna Give You Up - Rick Astley

Gravada em 1986, "Never Gonna Give You Up" ("Nunca vou desistir de você") é o maior hit do cantor britânico Rick Astley. A letra é uma declaração de amor desesperada, com uma série de promessas e juras feitas por alguém que quer um compromisso sério. Os anos 80 foram uma década bem romântica também.

8. Sacrifice - Elton John

Essa música foi lançada em 1989 no álbum Sleeping with the Past. Para Bernie Taupin, que escreveu a letra de "Sacrifice", essa música fala dos "rigores" do amor entre duas pessoas adultas. A separação ocorre "sem sacrifícios", já que, como diz a canção, "são dois corações vivendo em dois mundos diferentes".

9. Take on Me - A-ha

Quem era jovem nos anos 80 com certeza dançou muito esse super hit da banda norueguesa A-ha. Nos EUA, chegou ao topo das paradas de sucesso. O clipe ganhou 6 prêmios no MTV Video Music Awards de 1986. No Brasil, esteve entre as 20 músicas mais tocadas do ano de 1985. Um verdadeiro estouro!

10. Eye of the Tiger - Survivor

Tá lembrado do filme Rocky III? Com certeza a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente quando ouve a introdução dessa música é o longa estrelado em 1982 por Sylvester Stallone. A verdade é que essa música foi feita pela banda Survivor por encomenda para o filme, fazendo enorme sucesso até hoje.

11. Wake Me Up Before You Go-Go - Wham!

Sucesso estrondoso da dupla musical Wham!, formada por George Michael e Andrew Ridgely, "Wake Me Up Before You Go-Go" ("Me acorde antes de ir embora") manteve-se no topo das paradas de sucesso dos EUA entre novembro e dezembro de 1984. Até hoje, é visto como um ícone musical e cultural dos anos 80.

12. Like a Virgin - Madonna

Quando o álbum Like a Virgin foi lançado, em novembro de 1984, o sucesso foi instantâneo. E a canção que dá nome ao disco tornou-se a marca registrada do fenômeno pop chamado Madonna. Na virada de 84 para 85, foi a canção mais escutada nos EUA, ficando ao todo 6 semanas no topo das paradas de sucesso.

13. Listen to Your Heart - Roxette

Essa música da dupla sueca Roxette compõe seu segundo álbum, Look Sharp! (1988). O sucesso foi tanto que a canção conseguiu liderar as paradas norte-americanas na semana do dia 4 de novembro de 1989.

14. I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) - Whitney Houston

Quando essa música toca, é impossível ficar parado. Trata-se do primeiro single de Whitney Houston e a música que lhe rendeu um Grammy na categoria performance vocálica feminina. O sucesso comercial foi enorme: a canção liderou as paradas norte-americanas durante duas semanas em 1987.

15. Every Breath You Take - The Police

"Every breath you take / Every move you make"... Corações apaixonados bateram mais forte nos anos 80 ao som desse clássico romântico da banda inglesa The Police. Nenhuma música tocou tanto nas rádios norte-americanas no ano de 83: foram oito semanas no topo das paradas de sucesso! Um feito incrível!

Leia também: As 15 músicas internacionais mais românticas que vão derreter seu coração

16. Let's Dance - David Bowie

Se fôssemos fazer uma lista das principais canções de Bowie, Let's Dance sem dúvida estaria entre as primeiras. Assim que foi lançado, em março de 1983, o single passou três semanas nas paradas de sucesso britânicas. Nos EUA, a popularidade também foi grande: foi a música mais executada na semana do dia 21 de maio.

17. I Want to Know What Love Is - Foreigner

"I Want To Know What Love Is" ("Eu quero saber o que é o amor") foi escrita por Mick Jones, guitarrista da banda Foreigner. A inspiração, diz ele, foram suas próprias experiências amorosas. Mas ele reconhece que havia algo mais: "Eu diria que isso foi escrito inteiramente por uma força superior".

18. Karma Chameleon - Culture Club

Em 1984, "Karma Chameleon" liderou as paradas de sucesso norte-americanas por três semanas. No Reino Unido, foram seis semanas no topo. A letra de "Carma Camaleão" é pouco óbvia. Mas dá para dizer que ela faz referência a pessoas que mudam de posição a todo instante. Segundo o vocalista da Culture Club Boy George, o medo dessas pessoas "camaleão" fará com que elas enfrentem a justiça cármica.

19. The Final Countdown - Europe

A linha de teclado da introdução de "The Final Countdown" é uma das coisas mais marcantes da música dos anos 80. Só ela já bastaria para incluir essa canção nesta lista. Entre 86 e 87, liderou as paradas de sucesso de diversos países europeus, como Itália, Bélgica, Alemanha e França.

20. Another Day in Paradise - Phil Collins

"Another Day in Paradise" foi a última canção a liderar as paradas de sucesso dos EUA nos anos 80, tendo ficado no topo nas duas últimas semanas de 89 e nas duas primeiras de 1990. A letra, de teor social e político, é uma denúncia contra as condições de vida das populações mais pobres das grandes cidades.

21. Forever Young - Alphaville

Quem não conhece o refrão dessa música? "Forever young / I want to be forever young..." ("Eternamente jovem / Quero ser eternamente jovem"). Pela sua mensagem antibélica e por tratar de temas como a juventude e a esperança, tornou-se o hino de uma geração.

22. I Just Called To Say I Love You - Stevie Wonder

Esse clássico de Stevie Wonder ficou três semanas no topo das paradas de sucesso dos EUA em outubro de 1984. Mas essa popularidade não se restringiu aos Estados Unidos: a música liderou nada menos que 19 paradas musicais em todo o mundo e pode-se dizer que é a música mais famosa de Stevie Wonder até hoje.

23. Purple Rain - Prince

Talvez a maior canção de Prince, "Purple Rain" foi lançada em álbum homônimo em 84 e é trilha sonora do filme musical de mesmo nome, dirigido por Albert Magnoli. Chama a atenção o solo de guitarra, elogiadíssimo pelos críticos musicais.

24. Livin' On A Prayer - Bon Jovi

Essa belíssima canção assinada por John Bon Jovi é uma crônica que fala da vida dura do casal de personagens Tommy e Gina. Ele, estivador desempregado. Ela, garçonete. Ambos tentam atravessar as dificuldades apoiando-se no amor que um sente pelo outro. E na fé num futuro melhor.

Gostou desse conteúdo? Então com certeza vai gostar destes também:

Escolhemos 20 músicas internacionais antigas. Qual a melhor? Vote na sua preferida!

As melhores bandas de rock de todos os tempos - votadas pelos fãs