Anos 70: as 24 melhores músicas dessa década incrível


A década de 70 foi sem dúvida alguma um dos períodos mais dançantes do século XX. Foi a era das discotecas, das pistas de dança e dos inesquecíveis embalos de sábado à noite. Seja para recordar ou mesmo conhecer, não deixe de dar uma olhada nesta lista com as melhores músicas dos anos 70 que preparamos para você!

Discoteca anos 70: as músicas internacionais que faziam ferver as pistas!

1. Night Fever - Bee Gees

"Night Fever" talvez seja o maior clássico do gênero disco. Lançada na trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado À Noite, essa música dos Bee Gees fez ferver as pistas de dança do mundo todo. Ficou oito semanas consecutivas no topo das paradas de sucesso dos Estados Unidos em 1978.

2. YMCA - Village People

Não precisa ter vivido os anos 70 para saber fazer a coreografia de "YMCA". Lembrou? Essa música fez e continua fazendo tanto sucesso que ajudou a fazer do grupo disco Village People um dos maiores ícones culturais dos anos 70.

3. Stayin' Alive - Bee Gees

Outro hit dos Bee Gees que fez muito sucesso na segunda metade dos anos 70 é "Stayin' Alive", que também fez parte da trilha do filme Embalos de Sábado À Noite. Aliás, dá para dizer que 1978 foi o ano dos Bee Gees: além do sucesso de "Night Fever" e "How Deep Is Your Love", "Stayin' Alive" ficou todo o mês de fevereiro deste ano no topo das paradas de sucesso dos EUA.

4. Don’t Stop 'Til You Get Enough - Michael Jackson

Outro sucesso dançante do final dos anos 70 é "Don’t Stop 'Til You Get Enough" do fenômeno Michael Jackson. Trata-se de seu primeiro grande sucesso na fase adulta. A música contém algumas marcas registradas do cantor, como o famoso gritinho e os falsetes. É Michael em sua melhor forma!

5. I Will Survive - Gloria Gaynor

Não dá para falar da Era Disco sem mencionar Gloria Gaynor e sua canção mais emblemática: "I Will Survive". A música ficou no topo das paradas de sucesso norte-americanas por duas semanas em março de 1979 e integra a lista das 500 melhores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone.

6. Dancing Queen - ABBA

Um dos grandes sucessos dançantes dos anos 70 é "Dancing Queen", da banda sueca ABBA. A letra é um verdadeiro elogio à curtição: se jogue , aproveite, este é o melhor momento da sua vida e você é a Rainha da Dança!

7. Disco Inferno - The Trammps

Para fechar a sessão disco, é bom relembrar "Disco Inferno", outro clássico do gênero, lançado em 1976, que acabou sendo incorporado à trilha do filme Os Embalos de Sábado de À Noite. O refrão "Burn, baby, burn" ("Queime, baby, queime!") nos dá uma ideia de qual era a temperatura das pistas nessa época.

Canções românticas internacionais para dançar juntinho

Sim, a década de 70 também produziu canções românticas memoráveis que fizeram parte da história de muita gente!

8. Kiss and Say Goodbye - The Manhattans

Embora seja uma música de despedida, "Kiss and Say Goodbye" ("Beijar e dizer adeus") é ótima para dançar juntinho, não é mesmo? O sucesso em 1976 foi absoluto em diversos países do mundo. Nos EUA, ficou duas semanas no topo das mais tocadas.

9. I'm Not In Love - 10cc

Apesar do título ("Eu não estou apaixonado"), devemos nos perguntar se o personagem dessa música não está apaixonado mesmo. Afinal, continua ligando para ela, não quer devolver sua foto... Às vezes a gente faz de tudo para se enganar. Sabe a comédia romântica "Bridget Jones: No Limite da Razão"? Essa música faz parte da trilha desse filme.

10. Bridge Over Troubled Water - Paul Simon

Essa canção de Paul Simon é uma verdadeira obra-prima. Está em 48º lugar no ranking das 500 maiores canções de todos os tempos da revista Rolling Stone e já foi gravada por diversos artistas, como Aretha Franklin, Linda Clifford, Peggy Lee e o Rei Elvis Presley. A gravação da dupla Simon and Garfunkel levou o Grammy de 1970.

11. You Needed Me - Anne Murray

Gravada em 1978, "You Needed Me" é a clássica música lenta para dançar juntinho. Com essa música, Anne Murray levou o Grammy de 1978 na categoria melhor performance vocal feminina. No ano dos Bee Gees, Murray conseguiu ficar uma semana no topo das paradas de sucesso dos EUA.

12. Close To You - The Carpenters

Quem está na faixa dos 60 com certeza dançou essa música de parzinho nos bailes e festinhas do início dos anos 70. "Close To You" é o grande sucesso dos Carpenters. Com essa gravação, a dupla venceu o Grammy 1970 na categoria melhor performance por um dueto.

13. Lets Get It On - Marvin Gaye

Lançada em 1973 no álbum homônimo, "Lets Get It On" (algo como "Deixe isso rolar") é uma das músicas mais sensuais desta lista. A ideia básica é a seguinte: como não há nada de errado no amor entre nós dois, vamos deixar a coisa rolar. Com certeza essa música foi a trilha de muitas histórias de amor nos anos 70.

14. It's Too Late - Carole King

"It's Too Late", que fala de um relacionamento que chegou ao fim, fez muito sucesso em 1971. Aliás, o álbum Tapestry, vencedor do Grammy, é até hoje o trabalho de uma mulher que ficou mais semanas no topo da Billboard - foram 15 ao todo. A música liderou as paradas de sucesso norte-americanas por cinco semanas e acabou levando o Grammy. No Brasil, foi a 3ª música mais tocada pelas rádios no ano de 71.

15. Killing Me Softly With His Song - Roberta Flack

Essa música, composta por Charles Fox e Norman Gimbel, tem várias versões. Mas a mais famosa de todas é a de Roberta Flack, de 1973, que ganhou o prêmio de melhor canção do ano no Grammy daquele ano. Foram mais dois prêmios: o de melhor performance vocal feminina e o de gravação do ano. Em 73, não teve pra ninguém.

16. Feelings - Morris Albert

A canção "Feelings" foi a mais tocada no Brasil no ano de 74. Tá lembrado? A letra fala de tristeza, lágrimas, sofrimento - tudo por causa de um amor perdido. Já deu pra ver que não é de hoje que músicas dor de cotovelo fazem sucesso.

Leia também: As 15 músicas internacionais mais românticas que vão derreter seu coração

Músicas internacionais muito boas que bombaram nos anos 70

17. Have You Ever Seen the Rain - Creedence Clearwater Revival

Vamos falar um pouco de rock? Sim, nos anos 70 teve muito rock, e uma das bandas mais incríveis em atividade nessa década foi a Creedence. O quarteto não ficou muito tempo em atividade (67-72), mas foi o suficiente para lançar hits memoráveis como "Proud Mary" e "Have You Ever Seen the Rain", a 6ª música mais ouvida no Brasil no ano de 1971.

18. Bohemian Rhapsody - Queen

Mesclando hard rock e ópera, com uma letra nonsense e duração de quase seis minutos (o que é bem fora dos padrões comerciais), é difícil imaginar como "Bohemian Rhapsody" tenha se tornado tão popular. Trata-se da canção do século XX mais reproduzida na internet, tendo ultrapassado a marca do bilhão de visualizações!

19. Imagine - John Lennon

Esta é uma das canções mais belas da música popular internacional, a ponto de se tornar símbolo do pacifismo. Já parou para imaginar um mundo sem fronteiras, propriedades e onde todos vivêssemos em paz? "Imagine" é a terceira colocada no ranking das maiores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone.

20. My Sweet Lord - George Harrison

Já que estamos falando de ex-beatles, por que não ouvir um pouco de George Harrison? Ele entrou o ano de 1971 liderando as paradas de sucesso norte-americanas com uma canção (ou oração) dedicada a Krishna. Foi a 18ª música mais tocada nas rádios brasileiras em 71.

21. In the Summertime - Mungo Jerry

Essa música dos britânicos da banda Mungo Jerry foi um verdadeiro estouro no despertar da década de 70. Ficou três semanas na liderança das paradas dos EUA e nada menos que sete nas paradas britânicas! Dá para dizer que no começo dos 70 só se ouvia a voz de Ray Dorset cantando as maravilhas do verão.

22. Don't Go Breaking My Heart - Elton John

"Don't Go Breaking My Heart" ("Não vá partir meu coração") foi a 6ª música mais executada nas rádios brasileiras no ano de 1976. Nos EUA, liderou as paradas durante todo o mês de agosto, tornando-se um dos maiores sucessos daquele ano.

Leia também:

Anos 80: as 24 melhores músicas internacionais para relembrar os velhos tempos

Músicas dos anos 90: os 24 sucessos internacionais mais tocados

Algumas das melhores músicas brasileiras dos anos 70

Os anos 70 também foram uma década quem se produziu muita música boa por aqui. Por isso, selecionamos dois grandes sucessos da MPB: um do início e outro do finalzinho da década.

23. Detalhes - Roberto Carlos

"Detalhes" ainda é uma das principais canções do Rei Roberto com seu parceiro de tantas emoções Erasmo Carlos. Talvez não haja um brasileiro que não conheça algum verso desse clássico da nossa música. Mas em 1971, quando foi lançada no álbum Roberto Carlos, essa música simplesmente bombou em todo o país, tornando-se de longe a mais tocada e mais ouvida daquele ano.

Leia também: Recordar é viver: as 25 melhores músicas de amor da MPB do passado

24. O Bêbado e a Equilibrista - Elis Regina

Para fechar os anos 70, vamos de Elis. E nenhuma canção foi mais potente nesse fim de década do que "O Bêbado e a Equilibrista", de Aldir Blanc e João Bosco. Conhecida como "Hino da Anistia", a música retrata o clima político do período, com o retorno dos exilados e o prenúncio do fim da ditadura. Foi a mais tocada em 1979.

Leia também: Selecionamos 20 músicas antigas brasileiras. Qual a melhor? Vote aqui!