As 23 melhores bandas brasileiras da história


Atualizado em

Algumas das maiores e mais celebradas bandas brasileiras de todos os tempos. Bandas antigas e atuais que são uma influência para diversos artistas. De Novos Baianos à Francisco, el Hombre, conheça algumas das melhores e mais populares bandas nacionais.

Legião Urbana

Principais gêneros: rock, rock alternativo, punk.

Uma das maiores e mais emblemáticas bandas da história da música brasileira, o Legião Urbana iniciou suas atividades nos anos 80 em Brasília e até hoje é uma grande influência para artistas nacionais. “Será”, “Eduardo e Mônica” e “Faroeste Caboclo" são apenas algumas das clássicas músicas que o Legião Urbana lançou ao longo de sua história, que teve como formação original, Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos e Renato Rocha.

Novos Baianos

Principais gêneros: rock, samba, MPB.

Moraes Moreira, Baby do Brasil e Pepeu Gomes (um dos maiores guitarristas do Brasil), fizeram parte da formação original do Novos Baianos, uma das bandas mais influentes da música popular brasileira. Misturando diversos gêneros musicais e especialmente influenciados pelo samba, a banda lançou em 1972 um dos mais aclamados álbuns da história da música brasileira, Acabou Chorare, que contou com canções emblemáticas como “Preta Pretinha", "Brasil Pandeiro" e "Tinindo Trincando".

Sepultura

Principais gêneros: death metal, groove metal, trash metal.

A mais aclamada banda de death metal brasileira, o Sepultura é sem dúvidas uma das mais prestigiadas bandas brasileiras. Com mais de 20 milhões de cópias de álbuns vendidos mundialmente e recebendo prestigiados prêmios ao longo de sua história, a banda é uma das mais influentes em todo o mundo. Ela teve seu início nos anos 80 na capital mineira Belo Horizonte e, desde então, sofreu diversas adições e saídas de membros. Com 15 álbuns de estúdio já lançados, a banda continua ganhando uma legião de fãs ao redor do mundo.

Os Mutantes

Principais gêneros: tropicalismo, rock psicodélico, rock progressivo.

Os Mutantes teve seu início nos anos de 1960 dentro de um contexto cultural brasileiro conhecido como Tropicalismo. Misturando diversos gêneros musicais e movimentos que vinham do exterior, a banda se tornou uma das mais importantes da música brasileira. Ao longo de sua história, Os Mutantes sofreu a adição e saída de vários, mas sua formação original contava com artistas como Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Secos & Molhados

Principais gêneros: MPB, glam rock, rock progressivo.

Formado na década de 70, o Secos & Molhados foi uma das bandas de rock mais influentes do Brasil. Maquiagens pesadas, performances provocadoras e letras repletas de poesia e crítica fizeram com que a banda ganhasse projeção e reconhecimento por diversas gerações. Os álbuns lançados pelo Secos & Molhados configuram em algumas das maiores posições entre os melhores da história da música popular brasileira.

Los Hermanos

Principais gêneros: MPB, rock alternativo, indie rock.

Marcelo Camelo, Rodrigo Barba, Rodrigo Amarante e Bruno Medina formam o Los Hermanos, uma das bandas mais populares e influentes da história da música brasileira. Com apenas 4 álbuns de estúdio lançados ao longo de sua curta história, a banda se tornou uma referência no cenário da música independente brasileira. A diversidade das canções e as letras poéticas agradaram tanto à crítica especializada de música quanto uma geração de fãs que lotavam os energéticos shows ao vivo da banda.

Titãs

Principais gêneros: punk rock, pop rock, new wave, pós-punk.

Os Titãs iniciaram as atividades no começo dos anos 80 em São Paulo e ao longo de sua história tiveram importantes artistas como integrantes, entre eles, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Tony Bellotto. Uma banda de rock nacional que apresentou versatilidade, inteligência e puro talento desde a sua formação.

Os Paralamas do Sucesso

Principais gêneros: rock alternativo, pop rock, new wave, reggae fusion.

Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone formam o Paralamas do Sucesso, uma das mais aclamadas bandas nacionais de todos os tempos. Eles iniciaram suas atividades no começo dos anos 80 e ganharam projeção nacional com músicas como "Óculos", "Me Liga" e "Meu Erro". Mesmo após o traumático acidente de Hebert em 2001, que o deixou sem os movimentos das pernas, a banda continuou suas atividades e lançou novos álbuns de grande sucesso e aclamação nacional.

Nação Zumbi

Principais gêneros: manguebeat, funk rock, rap rock.

O Nação Zumbi surgiu da união entre o rock e o samba-reggae, dando início a um movimento cultural conhecido como manguebeat, que conta com ritmos populares brasileiros integrados a outros gêneros musicais. Formado no início dos anos 90 na capital Pernambuco, o Nação Zumbi se tornou uma das mais celebradas e influentes bandas da história da música brasileira, lançando álbuns aclamados pela crítica especializada e reunindo uma legião de fãs ao redor do mundo.

O Rappa

Principais gêneros: reggae rock, rap rock, funk rock.

Formado em 1993 no Rio de Janeiro, O Rappa foi uma das maiores bandas brasileiras que misturava o reggae, o rock e o rap nacional. Com mais de 5 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, a banda se tornou uma das mais aclamadas no cenário da música popular brasileira.

Racionais MC’s

Principais gêneros: rap, hip hop.

Com letras críticas que denunciam diversas questões sociais problemáticas no Brasil, o Racionais MC’s é a maior e mais influente banda de rap nacional. Formada em 1988, a banda conta com os integrantes Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. Com álbuns de estúdio aclamados pelo público e pela crítica especializada, a banda é sem dúvidas uma das mais importantes da história da música brasileira.

Charlie Brown Jr.

Principais gêneros: rock alternativo, skate punk, hardcore melódico, rap rock.

O rock brasileiro dos anos 90 e 2000 não seria o mesmo sem a presença do Charlie Brown Jr. nas rádios e na MTV. As letras melódicas e energéticas do vocalista Chorão fizeram parte de uma geração de jovens e a influência do Charlie Brown pode ser presenciada até os dias de hoje. Misturando o rock alternativo, o reggae e o rap metal, a banda foi, sem dúvidas, uma das mais influentes no cenário musical brasileiro.

Angra

Principais gêneros: power metal, metal sinfônico, metal progressivo.

O Angra iniciou suas atividades no início dos anos 90 por Rafael Bittencourt e Andre Matos trazendo uma proposta inovadora em misturar o metal aos ritmos brasileiros e à música clássica. A banda é uma das maiores referências do metal brasileiro para o mundo e possui fãs de várias partes do globo. Eles já venderam mais de cinco milhões de discos ao redor e fizeram turnês de sucesso, especialmente na Europa, onde possuem fãs devotos.

Sarcófago

Principais gêneros: black metal, death metal

Formada em 1985 na cidade de Belo Horizonte, a banda Sarcófago é uma das mais aclamadas e influentes no cenário do rock brasileiro. Wagner "Antichrist" Lamounier foi o principal vocalista da banda que lançou cinco álbuns de estúdio ao longo da história e recebeu grande aclamação no cenário do rock mundial.

Far From Alaska

Principais gêneros: rock alternativo, hard rock.

Formada em 2012 na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, o Far From Alaska é uma das mais celebradas bandas brasileiras da atualidade. Desde o começo de sua história, a banda se apresentou nos principais festivais de shows do Brasil e reuniu uma legião de fãs ao redor do país.

Francisco, el Hombre

Principais gêneros: pop rock, MPB, música mexicana.

Formada em 2013 por Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, irmãos mexicanos naturalizados brasileiros, o Francisco, el Hombre é a perfeita mistura dos ritmos da américa latina. Aclamados pela crítica especializada, a banda se tornou muito popular após o lançamento do single “Triste, Louca ou Má", que recebeu uma indicação ao Grammy Latino em 2017. A banda já fez shows de sucesso ao redor do mundo e continua a atrair uma legião de fãs pela sua sonoridade e estilo único.

Pato Fu

Principais gêneros: pop rock, indie rock

Fernanda Takai é quem dá voz ao rock alternativo da banda brasileira Pato Fu, considerada uma das 10 melhores bandas do mundo fora dos Estados Unidos pela revista Time. A banda iniciou suas atividades em 1992 e já lançou 11 álbuns de estúdio ao longo de sua história. O Pato Fu é considerado uma das bandas mais influentes da música popular brasileira e é uma referência para diversos artistas independentes do cenário musical no país.

Skank

Principais gêneros: pop rock, rock alternativo, reggae, ska.

Os anos 90 foram amplamente marcados pelo som do Skank. Seja pela rádio ou pela MTV, a banda estava presente em todos os lugares com seu som que misturava reggae, rock e pop. Liderada por Samuel Rosa, a banda se tornou uma das mais conhecidas e aclamadas entre o público e a crítica especializada e conseguiu se reinventar ao longo da história, trazendo novas influências de gênero. O sexto álbum de estúdio da banda, chamado Cosmotron, ganhou o Grammy Latino na categoria de melhor álbum de rock brasileiro.

Cordel do Fogo Encantado

Principais gêneros: manguebeat, folk.

O teatro, a poesia e a música se unem no projeto musical conhecido como Cordel do Fogo Encantado, banda que surgiu em Pernambuco em 1997. Inicialmente, o grupo começou a se apresentar em espaços teatrais e em 2001 lançou o seu primeiro álbum de estúdio, que obteve grande aclamação da crítica especializada e reuniu uma legião de fãs ao redor do Brasil.

Mamonas Assassinas

Principais gêneros: rock cômico

O Mamonas Assassinas marcou uma geração no início dos anos 90 com suas letras de teor cômico que misturavam inúmeros gêneros musicais. O rápido sucesso da banda aconteceu com o lançamento de seu aclamado primeiro e único álbum, que vendeu mais de um milhão de cópias no Brasil e recebeu o certificado de disco de diamante. O trágico acidente aéreo que resultou na morte dos integrantes da banda em 1996 transformou o som e o legado do Mamonas eternos.

Engenheiros do Hawaii

Principais gêneros: rock alternativo, rock progressivo, new wave.

Formada em 1985 na cidade de Porto Alegre, o Engenheiros do Hawaii fez parte de uma geração e ficou marcada na história da música brasileira. Liderada por Humberto Gessinger, a banda apresentou letras poéticas e críticas desde o começo das suas atividades e mostrou versatilidade desde a sua formação. A banda contou com diversos integrantes ao longo da sua trajetória que teve diversos álbuns e coletâneas aclamados pelo público e pela crítica especializada.

Barão Vermelho

Principais gêneros: pop rock, hard rock, blues rock.

Considerada uma das bandas mais influentes da história da música brasileira, o Barão Vermelho teve como integrantes alguns dos maiores e mais renomados artistas como membros, entre eles, Cazuza, Frejat e Peninha. As letras do Barão fizeram parte da história de muitos jovens dos anos 80 e logo no início a banda recebeu grande aclamação e projeção no Brasil. "Pro Dia Nascer Feliz", “Bete Balanço” e "Todo amor que houver nessa vida" são apenas alguns dos clássicos lançados pelo Barão.

Fresno

Principais gêneros: rock alternativo, emo, pop punk.

Uma das bandas de maior representatividade dos anos 2000, o Fresno começou sua carreira com um som melódico que agradou especialmente os adolescentes daquela década. Lotando shows ao redor do país e reunindo uma legião de fãs, a banda ficou marcada na história da música brasileira. O multitalentoso Lucas Silveira é quem dá voz às músicas desta banda que continua em atividade lançando aclamados álbuns de estúdio.

Veja também: