Bandas dos anos 80: as 24 melhores bandas de rock


Os anos 80 são lembrados como uma década de grande musicalidade, com destaque para a alta qualidade das bandas de rock. Por isso, preparamos uma lista com as 24 melhores bandas de rock da década, mesclando bandas nacionais e internacionais. A lista é bem diversa: vai de de Guns N' Roses a Legião Urbana.

Guns N’ Roses

Guns talvez tenha sido o maior fenômeno musical da década de 80 - do rock, certamente. Formada em 1985, a banda norte-americana, liderada pelo astro Axl Rose, teve uma ascensão meteórica. Appetite for Destruction, lançado em 87, vendeu, só nos EUA, 15 milhões de cópias. Estão nesse álbum hits como "Paradise City", "Welcome to the Jungle", e "Sweet Child o' Mine". Quer mais?

Veja o clipe de "Sweet Child o' Mine":

Queen

Embora formado nos anos 70, o conjunto britânico Queen continuou bombando nos 80 com hits como “Another One Bites the Dust” e “We Will Rock You”. No Brasil, a banda fez shows memoráveis: em 1980, no estádio do Morumbi, e em 1985, na primeira edição do Rock in Rio. “Bohemian Rhapsody” foi a música mais vezes reproduzidas nas plataformas de streaming no século XX.

Veja o clipe de “Bohemian Rhapsody”:

Bon Jovi

A banda norte-americana de hard rock Bon Jovi, encabeçada pelo astro Jon Bon Jovi, começou em 1983. A banda estourou em 86, ano em que foi lançado o álbum Slippery When Wet, que contém hits como "Livin’ On a Prayer”, “Never Say Goodbye” e “You Give Love a Bad Name”. O primeiro show da banda no Brasil ocorreu no festival Hollywood Rock, em 1990.

Veja o clipe de "Livin’ On a Prayer”:

U2

Formada em 1976, a banda irlandesa U2 é conhecida por suas letras politizadas e por adotar um estilo próprio, que mescla elementos do eletrônico e do pop. O grande sucesso da banda é o álbum The Joshua Tree (1987), que conta com hits como "With or Without You" e "Where the Streets Have No Name".

Veja o vídeo oficial de "With or Without You":

Metallica

Formada em 1981, a banda norte-americana Metallica é uma das maiores referências do heavy metal mundial. Só para se ter uma ideia de sua popularidade, nada menos que quatro discos da banda aparecem na lista da revista Rolling Stone dos grandes discos de metal de todos os tempos (votados pelos leitores). Lidera o ranking Master of Puppets (1986).

Ouça "Master of Puppets":

AC/DC

O AC/DC é uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Fundada em 73, o conjunto australiano chegou ao auge do sucesso no início dos anos 80, quando lançou o álbum Back in Black, o mais bem sucedido da história da banda e o 17º na lista da Rock and Roll Hall of Fame dos maiores discos de rock de todos os tempos.

Assista ao vídeo oficial da música "Back in Black":

Iron Maiden

Formada em 1975, a banda de heavy metal britânica ganhou fama internacional no início dos anos 80 com o disco The Number of the Beast (1982), álbum de estreia de Bruce Dickinson no vocal. Em 2012, os leitores da revista Rolling Stone elegeram The Number of the Beast o 4º melhor álbum de metal de todos os tempos. Você concorda?

Ouça "The Number of the Beast":

Van Halen

A banda norte-americana Van Halen, formada em 1972, deve o seu nome ao sobrenome dos irmãos fundadores: Eddie (guitarrista) e Alex (baterista). Ao lado de David Roth (vocal) e Michael Anthony (baixo), a banda estourou no fim dos anos 70, com o disco Van Halen. Nos aos 80, o destaque fica por conta de 1984, o álbum mais bem sucedido da banda, que contém hits como “Jump” e “Panama”.

Veja o clipe de "Panama":

Sepultura

Formada em 1984, a banda Sepultura é a maior referência do heavy metal brasileiro e é adorada pelos fãs do gênero tanto no Brasil quanto no exterior. O sucesso internacional veio com o lançamento de Schizophrenia, em 1987. A partir daí, a banda entrou em franca ascensão, fazendo um sucesso estrondoso nos anos 90.

Ouça "To the Wall":

Aerosmith

Fundada em 1970, o Aerosmith é recordista de venda de discos entre todas as bandas de rock americanas. O sucesso nos anos 70 foi estrondoso. E embora tenha passado por momentos turbulentos no início dos anos 80, a banda teve um final de década glorioso, voltando às paradas de sucesso com os álbuns Permanent Vacation (1987) e Pump (1989).

Veja o vídeo oficial de "Angel":

The Smiths

Ícone do rock indie, a banda britânica The Smiths é dona de grandes hits dos anos 80, como “This Charming Man”, “Heaven Knows I’m Miserable Now” e “How Soon is Now”. Apesar de ter durado apenas 5 anos (82-87), a banda liderada por Morrissey e Johnny Marr marcou seu nome na história do rock.

Veja o clipe de “This Charming Man”:

Journey

Journey é uma banda norte-americana normalmente associada ao estilo AOR, que funde elementos do rock progressivo e do hard rock. Em fevereiro de 2021, a canção “Don’t Stop Believin'”, do famoso álbum Escape (1981), bateu um bilhão de plays no Spotify, façanha só alcançada até então (entre as bandas de rock) por “Bohemian Rhapsody”, do Queen.

Ouça “Don’t Stop Believin'”:

Dire Straits

Formada em 1977, a banda britânica Dire Sraits notabilizou-se por adotar um estilo mais próximo do rock clássico. Apesar de ter estourado já no final dos anos 70, o auge da banda ocorreu nos anos 80 - destaque para o disco Brothers in Arms (1985), que consta da lista dos álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

Ouça "Brother in Arms":

Mötley Crüe

Formada em 1981, a banda Mötley Crüe é considerada um ícone do glam metal ou hair metal - subgênero do rock que mistura visual extravagante e uma pegada hard rock. Em 1989, a banda chegou ao topo com o lançamento de Dr. Feelgood, que liderou a lista dos álbuns mais vendidos nos EUA.

Veja o clipe de "Dr. Feelgood":

Def Leppard

Def Leppard é uma banda britânica de heavy metal formada em 1977. Logo no primeiro álbum, lançado em 1980, a banda já atingiu as paradas de sucesso inglesas. Em 1983, a banda emplacou vários hits no álbum Pyromania e, em 1987, gravou o seu disco de maior sucesso, Hysteria, com clássicos como “Women” e “Armageddon It”.

Veja o clipe de “Armageddon It”:

Titãs

Na estrada desde 1982, a banda Titãs é hoje uma das maiores referências do rock nacional. Tendo transitado por alguns gêneros, do punk ao pop rock, emplacou hits que jamais envelhecem, como “Homem Primata”, “Marvin”, “Sonífera Ilha” e “Bichos Escrotos” - só para ficar nos sucessos dos anos 80.

Ouça "Comida":

Barão Vermelho

Foi sobretudo após o lançamento do hit “Bete Balanço”, do terceiro álbum da banda, Maior Abandonado, que o Barão Vermelho ganhou destaque no cenário nacional. Liderada pelo lendário Cazuza, a banda se destaca como uma das quatro maiores do rock nacional dos anos 80, ao lado de Titãs, Paralamas e Legião.

Ouça "Bete Balanço":

Legião Urbana

Fundada em 1982, a Legião Urbana está entre as maiores bandas do rock nacional. Hits como “Ainda É Cedo”, “Que País É Este”, “Geração Coca-Cola”, “Pais e Filhos” e “Será” continuam fazendo enorme sucesso. Após o falecimento do cantor e compositor Renato Russo, em 1996, a banda encerrou suas atividades.

Ouça "Geração Coca-Cola":

Os Paralamas do Sucesso

Outra banda brasileira formada no ano de 82, os Paralamas são conhecidos por explodir as fronteiras do rock, agregando a sua sonoridade outros ritmos, como o reggae. Os Paralamas também se destacam por, já nos anos 80, fazer muito sucesso fora das fronteiras nacionais.

Veja o clipe de "Meu Erro":

Ira!

Animados pela cena punk do início dos anos 80, Edgard Scandurra e Dino Nascimento formaram a banda Subúrbio - que mais tarde, já com a presença do vocalista Nasi, viria a se chamar Ira! Nos anos 80, a banda bombou com hits como “Envelheço na Cidade”, “Pobre Paulista” e “Flores em Você”. Em 2020, após 13 anos sem gravar inéditas, lançou o álbum Ira.

Ouça "Envelheço na Cidade":

Capital Inicial

Brasília é um dos berços do rock nacional dos anos 80. É a cidade onde surgiram as bandas Legião Urbana e Capital Inicial, esta última formada em 1982 pelos irmãos Flávio e Fê Lemos e pelo vocalista Dinho Ouro Preto. O sucesso veio em 86, com o lançamento do primeiro vinil, que trazia hits como “Fátima”, “Veraneio Vascaína” e “Leve Desespero”.

Ouça "Fátima":

Blitz

Nascida nos palcos do Circo Voador, no Rio de Janeiro, a banda Blitz, liderada pelo vocalista Evandro Mesquita, deu um toque de irreverência à cena musical dos anos 80. O sucesso de "Você Não Soube Me Amar", lançada em julho de 82, levou a banda liderada às paradas de sucesso.

Ouça "Você Não Soube Me Amar":

Engenheiros do Hawaii

Formada em 1985 por universitários gaúchos, a banda de rock progressivo Engenheiros do Hawaii está longe de ser uma unanimidade dentre os fãs do rock nacional. É inegável, porém, que a banda tenha emplacado alguns sucessos como “Infinita Highway” e “Refrão de Bolero”, além da inesquecível versão de “Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones”.

Ouça “Infinita Highway”:

Ultraje a Rigor

Formada em 1981, a banda Ultraje a Rigor é famosa pelas letras debochadas e pela irreverência de seus integrantes. Canções como “Inútil”, “Eu Me Amo”, “Mim Quer Tocar” e “Nós Vamos Invadir Sua Praia” fizeram da banda liderada pelo vocalista Roger uma das mais famosas da cena musical dos anos 80.

Ouça "Eu Me Amo":

Gostou dessa lista? Então vai gostar destas também:

Atualizado em