As 17 raças de gato mais populares que você precisa conhecer


Atualizado em

A Associação Internacional de Gatos reconhece 71 raças oficiais. Ao longo dos milênios, essas raças sofreram diversas mudanças devido ao clima, ambiente e cruzamentos.

Hoje, algumas das raças de gatos domésticos mais populares são o Siamês, o Persa e o Himalaio, que podem ser encontradas em diversas partes do mundo. Raças mais exóticas, como o Sphynx e o Angorá, também têm ganhado muita popularidade para quem ama animaizinhos domésticos.

Siamês

Siamês

Uma das raças de gato domesticado mais antigas do mundo é também uma das mais populares no Brasil. A raça Siamês surgiu na Tailândia e data do século 14. A maioria dos gatos dessa raça possui uma pelagem mais clara ao longo do corpo misturada a tons de marrom, preto e caramelo no rosto e nas patas.

Uma das vantagens do gato Siamês é que eles são mais sociáveis do que outras raças de gato, se dando bem com a família, crianças e, por vezes, estranhos. Além dos cuidados veterinários essenciais, os gatos siameses também precisam de atenção com os pelos. Veterinários sugerem a escovação semanal para mantê-los sempre sedosos.

Angorá

Angorá

De origem turca, os gatos da raça Angorá possuem registros que datam do século 17. Os gatos dessa raça são reconhecidos por seus pelos longos e volumosos, que merecem atenção diária. É comum encontrarmos gatos Angorá com heterocromia, ou seja, possuírem olhos com cores diferentes, o que os tornam ainda mais bonitos e exóticos.

Persa

Persa

A raça Persa é uma das mais populares, tanto no Brasil, quanto no restante do mundo. Algumas pesquisas apontam que esta raça data de milhares de anos atrás e podia ser encontrada com mais facilidade no Oriente Médio. Ao longo da história, esta raça se tornou um dos presentes preferidos para viajantes. Era comum membros da realeza e aristocracia ganharem como presente gatinhos desta raça.

O gato Persa é um animal que precisa de muitos cuidados especiais. Além da escovação frequente para evitar nós nos pelos dos bichanos, os cuidados com os olhos também são essenciais, pois eles costumam lacrimejar bastante.

Himalaio

Himalaio

A raça Himalaio surgiu do cruzamento de duas outras raças de gato muito populares, o Siamês e o Persa. Esta raça foi criada em 1930, portanto, é considerada uma raça mais nova. Muito popular ao redor do mundo, estes gatinhos reúnem algumas das melhores características relacionadas ao Persa e ao Siamês.

É uma das raças preferidas para famílias, pois apresentam personalidade dócil e brincalhona. Os cuidados com o Himalaio vão muito além dos pelos. Eles também precisam de uma alimentação equilibrada para não ficarem com sobrepeso.

Gato de Pelo Curto Inglês

Gato de Pelo Curto Inglês

De origem britânica, o Gato de Pelo Curto Inglês é uma raça de gatos com pelagem cinza que fazem muito sucesso em todo o mundo. Alguns estudiosos acreditam que é a raça de gato mais antiga do mundo, tendo registros que datam 2000 anos de existência.

A personalidade destes gatinhos é também uma das razões para sua popularidade. Eles são ótimos companheiros, inteligentes e calmos, o que os tornaram uma das raças preferidas quando se trata de colocar gatinhos em filmes, programas de televisão ou comerciais de TV.

Sphynx

Sphynx

De origem canadense, a raça Sphynx surgiu através do cruzamento de gatos que nasceram sem pelo na América do Norte na década de 1960. A princípio, ele ganhou o nome de Gatos da Lua e Canadense Nu.

Ao longo dos anos, ganhou muita popularidade ao redor do mundo pela sua aparência exótica. Sem pelos e bem robusto, o Sphynx também possui uma personalidade diferente de outros gatos. Eles são muito afetuosos e podem chegar a ser possessivos em relação aos seus donos. Os maiores cuidados com essa raça são em relação a sua pele, portanto, o auxílio veterinário é essencial para quem deseja adotar ou comprar um gatinho Sphynx.

Azul Russo

Azul Russo

A raça de gato Azul Russo apresenta uma pelagem dupla em tons de cinza escuro e geralmente possui intensos olhos amarelos. São gatos um pouco mais tímidos e menos sociais, sendo preferidos por pessoas que moram sozinhas.

Pelo fato desta raça ser hipoalergênica, ela também é uma das preferidas para famílias que possuem crianças com certos tipos de alergia. É uma raça muito resistente que não apresenta muitos problemas genéticos, mas o acompanhamento veterinário é essencial para manter a qualidade de vida do bichano.

Maine Coon

Maine Coon

O Maine Coon é a raça de gato domesticado mais longa do mundo, podendo medir até um metro de comprimento. Eles são extremamente populares na internet e sua história data dos séculos 16 e 17.

Apesar do tamanho, estes gatões são extremamente dóceis e adaptáveis a diferentes ambientes. Você pode encontrar gatos da raça Maine Coon em diferentes cores, como branco, preto, cinza e amarelo.

Siberiano

Siberiano

A raça de gatos Siberiano possui uma história milenar na Rússia, mas só foram reconhecidos oficialmente pela Federação Mundial de Gatos no final dos anos de 1980. Eles podem chegar a pesar até 9kg e possuem uma pelagem volumosa que merece cuidado e escovação frequente.

Muito popular ao redor do mundo, o Siberiano é também reconhecido por ser uma raça sociável e dócil, sendo tão carinhoso quanto um cachorrinho.

Gato de Pelo Curto Brasileiro

Gato de Pelo Curto Brasileiro

Primeira raça de gato brasileiro reconhecida pela Federação Internacional de Gatos, o Pelo Curto Brasileiro foi na realidade trazido por europeus durante a colonização e se adaptaram ao longo dos séculos no país.

Podemos encontrá-lo em diversas cores e tamanhos, sendo um pouco menos robustos do que outras raças advindas da Europa. No entanto, são gatos fortes e musculosos e apresentam menos problemas de saúde se comparado a outras raças de gatos.

Scottish Fold

Scottish Fold

De origem escocesa, o Scottish Fold é uma popular raça de gatos que pode ser encontrada em várias partes do mundo. Esta raça possui uma característica única, que são as orelhas dobradas para frente. Isso ocorre devido a um gene que afeta a sua cartilagem.

Devido a sua aparência exótica, a raça se tornou uma das preferidas ao redor do mundo. O Scottish Fold pode apresentar pelagem longa ou curta. São brincalhões e ótimos companheiros para todo tipo de família.

Ragdoll

Ragdoll

Uma das maiores raças de gato domésticos encontradas pelo mundo, o Ragdoll (traduzido como boneca de pano) pode chegar a pesar até 9kg. Apesar do tamanho e do peso, os gatos desta raça são considerados os mais dóceis e companheiros dentre todas as raças de gato.

A personalidade do Ragdoll se assemelha a de um cachorro, pois eles seguem os seus donos por todo canto, os recebem em casa e adoram dormir acompanhados.

Exótico

Exótico

Muito semelhante ao Persa, a raça Exótico foi o resultado do cruzamento entre o Persa, o Gato de Pelo Curto Inglês e o Gato de Pelo Curto Americano. De temperamento dócil e amável, esta raça é uma ótima opção para qualquer família.

É um gato bastante silencioso que se difere dos demais pela sua carinha achatada e olhos grandes arredondados. Devido ao formato do rosto, estes gatinhos podem apresentar problemas de respiração e precisam de acompanhamento veterinário para o seu bem estar.

Birmano

Birmano

Também conhecido como Sagrado da Birmânia, a raça de gatos Birmano é originária da França. Existem diversas histórias mitológicas relacionadas a esta raça milenar, incluindo os cultos à Deusa Tsun-Kyan-Kse.

O Birmano possui pelos médios e uma outra característica que os tornam muito distintos é a coloração branca nas patinhas, como se estivessem vestindo luvas. São gatos dóceis e sociáveis que precisam de atenção dos donos por toda a vida.

Chartreux

Chartreux

Silencioso, calmo e pacato, os gatos da raça Chartreux são excelentes companheiros para todo tipo de família. São independentes, mas podem pedir carinho de vez em quando. Possuem uma pelagem média na cor cinza, que nas raças de gatos pode ser considerada azul.

Alguns estudiosos acreditam que estes gatos foram levados do Oriente Médio para a França no século 16 e procriados por monges ao redor de Paris.

Gato Abissínio

Gato Abissínio

De origem Etíope, o Abissínio é uma raça de porte médio muito fácil de cuidar. Acreditam que sua origem seja milenar, pois se assemelham aos gatos sagrados de faraós do Egito. Eles possuem orelhas pontiagudas e podem vir em diversas cores.

São gatos ativos que adoram brincar ao longo do dia. Apesar de terem um pelo curto que não precisa de tanta escovação, eles gostam de ser escovados.

Thai

Thai

O gato Thai é muito semelhante ao Siamês, contudo, ao longo dos séculos estas duas raças foram sofrendo mudanças morfológicas que acabaram os distinguindo. Em sua língua nativa, o significado do nome oficial é lua de diamantes, devido aos seus característicos olhos grandes azulados.

Assim como os siameses, o Thai é muito brincalhão, adora companhia, escovação e brincadeiras. Seu corpo musculoso também é uma vantagem, não apresentando muitos problemas genéticos de saúde ao longo da vida.

Veja também:

As raças de gatos mais lindas e fofas do mundo que você precisa conhecer!

Quais são os maiores animais do mundo?

Descubra os animais mais estranhos que vivem no mar

Melhores raças de cachorro para apartamento 🐾