Descubra os 9 animais mais estranhos que vivem no mar


Monstros marinhos existem! Muitas das lendas poderão ser baseadas em criaturas reais. O oceano é um lugar misterioso e vasto, com muitos animais estranhos ainda por descobrir. Mas aqueles que já foram descobertos são surpreendentes! Esses animais estranhos parecem saídos da ficção científica…

9. Pepino do mar rosa

Pepino do mar rosa
Imagem de: Woods Hole Oceanographic Institution

Nome científico: Enypniastes eximia

Este pepino do mar é uma aula viva sobre o funcionamento do sistema digestivo. A mais de 2 quilômetros de profundidade, não há iluminação para ver esse espetáculo, mas o pepino do mar rosa tem uma solução para esse problema. Ele também emite luz!

8. Verme-lula

Verme-lula
Imagem de: National Geographic

Nome científico: Teuthidodrilus samae

É uma lula ou um verme? É o verme-lula! Descoberto apenas em 2007, esse verme tem tentáculos como uma lula. Ele é cego e usa os tentáculos para se orientar, através do tato e do cheiro.

7. Tubarão-duende

Tubarão-duende
Imagem de: Dianne Bray / Museum Victoria

Nome científico: Mitsukurina owstoni

Se um tubarão engolisse um unicórnio e ficasse amaldiçoado, o resultado seria (provavelmente) um tubarão-duende. Esse tubarão parece saído diretamente de uma era mitológica.

6. Axolote

Axolote
Imagem de: ZeWrestler

Nome científico: Ambystoma mexicanum

É um peixe? É um lagarto? Não, é um axolote! O axolote é uma espécie de salamandra mexicana que ainda mantém a cauda de larva quando é adulta. Esse bicho estranho consegue se regenerar, crescendo novos membros quando são amputados.

5. Esponja-harpa

Esponja-harpa
Imagem de: Monterey Bay Aquarium Research Institute

Nome científico: Chondrocladia lyra

Sim, as esponjas são animais! Esta esponja ganhou seu nome por parecer um pouco com as cordas de uma harpa. A esponja-harpa vive a mais de 3 quilômetros de profundidade e caça a comida que passa perto ela.

4. Wobbegong

Wobbegong
Imagem de: 2005 Richard Ling

Nome científico: Orectolobus

O Wobbegong é o ninja dos tubarões. Ele é naturalmente camuflado e fica no fundo do mar à espera de apanhar presas desprevenidas. Esse é mais um animal estranho que vive nos arredores da Austrália.

3. Lula-gigante

Lula-gigante
Imagem de: Tsunemi Kubodera/ National Science Museum of Japan/AP; National Geographic

Nome científico: Architeuthis

As lendas do Kraken, a lula enorme que destrói navios, não vêm do nada! O único predador conhecido da lula-gigante é a baleia (imagine as lutas épicas que acontecem lá em baixo…). O comprimento total de uma lula gigante, da cabeça à ponta dos tentáculos, pode chegar aos 13 metros!

2. Dragão do mar

Dragão do mar
Imagem de: James Rosindell

Nome científico: Phycodurus eques

Não, não é uma alga. O dragão do mar é primo menos conhecido do cavalo marinho. Este tipo de dragão do mar tem uma crise de identidade, e tenta parecer uma planta. Tal como o cavalo marinho, é o macho que cuida dos ovos até eclodirem.

1. Caracol “blindado”

Caracol blindado
Imagem de: Chong Chen

Nome científico: Chrysomallon squamiferum

Este é o “Homem de Ferro” dos caracóis! Ele cria uma autêntica armadura à volta de sua carapaça e seu corpo com partículas de ferro. Esse caracol é perfeitamente adaptado ao duro ambiente vulcânico em que vive, a grande profundidade.