As 16 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas 🐶


Vive num apartamento ou é muito fã de cachorros de pequeno porte? Então, essa lista é para você! Selecionamos os 16 cachorrinhos de raça mais fofos e amados de todos os tempos, para que conheça tudo sobre cada um desses cachorros pequenos.

1. Shih Tzu

Shih Tzu

  • Altura padrão: 27 cm
  • Peso padrão: 4,5 a 7,5 kg

Um cão super peludo e fofo! O Shih Tzu é capaz de conquistar qualquer coração com o seu jeitinho mais silencioso e carinhoso. Adapta-se muito bem a apartamentos e adora estar acompanhado pelos donos.

É uma raça de cachorro extremamente dócil, oriunda da China e popularizada no Brasil nas últimas décadas. A nível de saúde, é um animal mais suscetível a alergias e dermatites. É preciso cuidar bem e estar sempre atento!

2. Yorkshire Terrier

Yorkshire

  • Altura padrão: 22 cm
  • Peso padrão: 2,5 até 3,5 kg

Certamente uma das raças de cachorros pequenos mais apaixonantes. Um cão que vive bem em apartamentos, tendo um comportamento alegre e brincalhão, o que pode ser uma boa opção para quem tem crianças. Embora peludos, não costumam perder muito os pelos pela casa, o que é ótimo! Alguns deles latem bastante.

O Yorkshire Terrier surgiu na Inglaterra e é, atualmente, bem popular no Brasil. Alguns dos principais problemas de saúde são nos dentes e no fígado.

3. Pug

Pug

  • Altura padrão: 30 cm
  • Peso padrão: 5 a 9 kg

O Pug é aquele animal mais gordinho, bochechudo e com olhos conquistadores! Esse cão de pequeno porte é super adaptável a viver em apartamentos, gostando de passear e receber atenção, embora tenha pouco fôlego.

Com origem na China, os principais problemas de saúde dessa raça são os respiratórios e a obesidade.

4. Pinscher

Pinsher

  • Altura padrão: 27 cm
  • Peso padrão: 3 a 5 kg

Mais uma raça de cão pequeno com pelo curto na lista, o Pinsher é adorado pelos brasileiros há bastante tempo. Tem um temperamento agitado e defensivo, o que pode se refletir num cão habituado a latir. Embora seja ótimo para apartamentos, ele não é considerado um cachorro calmo, o que deve ser levado em conta na hora de comprar um novo cão.

Esse cachorrinho surgiu na Alemanha há séculos, sendo, portanto, bem tradicional. A nível de saúde, essa raça pode vir a exigir alguns cuidados ortopédicos.

5. Maltês

Maltês

  • Altura padrão: 25 cm
  • Peso padrão: 3,5 a 5 kg

Um cão pequeno e peludo que não costuma perder muitos pelos pela casa, embora precise de cuidados constantes de pet shop para deixar a cabeleira em dia. A raça Maltês é agitada e pode vir a latir bastante. Pelo temperamento, poderia ser um cão de guarda de porte pequeno, sempre pronto a defender os donos, apesar de, pelo tamanho, não dar medo a ninguém! De todo modo, são muito queridos e fofos.

Com origem na região de Malta, essa raça pode vir a ter, a nível de saúde, dermatites e alergias com frequência.

6. Chihuahua

Chihuahua

  • Altura padrão: 18 cm
  • Peso padrão: 2 a 3 kg

O Chihuahua é ideal para quem quer um cachorro tão pequeno que parece quase um eterno filhote! Lembra daqueles cachorrinhos carregados em bolsas? Na maior parte das vezes, era um Chihuahua. Esses cães de pequeno porte são fofos e carinhosos, sendo ótimos em fazer companhia. Podem não gostar muito de interagir com pessoas que não conhecem.

Oriunda do México, essa raça é indicada para ficar em apartamentos, não sendo muito tolerante ao frio ou ao calor.

7. Beagle

Beagle

  • Altura padrão: 37 cm
  • Peso padrão: 9 a 10 kg

Um cachorro agitado e brincalhão, indicado para quem tem tempo para se dedicar. É uma companhia ótima para crianças, adaptando-se muito bem a apartamentos. Tem fama de ser teimoso.

Uma raça de pequeno a médio porte, que tem origem no Reino Unido. Quanto à sua saúde, os principais cuidados costumam ser evitar a obesidade e tratar possíveis otites.

8. Boston Terrier

Boston Terrier

  • Altura padrão: 40 cm
  • Peso padrão: 4,5 a 11 kg

Outro cachorro maior, que pode até ser considerado de porte médio. Esse cachorro de raça costuma ter muito energia e estar sempre pronto para brincar e interagir com pessoas. É super adaptável, podendo viver bem tanto em casas quanto em apartamentos.

Essa cão de pelo curto, que tem origem nos Estados Unidos, costuma exigir cuidados oculares e respiratórios.

9. Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier

  • Altura padrão: 30 cm
  • Peso padrão: 5 a 8 kg

Um cachorro orelhudo que é super dócil, sendo ótimo para ser a companhia de alguém num apartamento. Por serem tranquilos, podem ser bons para crianças. Precisam de atenção constante, pois são bastante carentes.

A pequena raça canina, que tem origem no Reino Unido, não gosta de passar calor e pode ter problemas de saúde nos ouvidos, como a otite.

10. Dachshund (Teckel)

Dahshund

  • Altura padrão: 21 cm
  • Peso padrão: 5 a 13,5 kg

O famoso salsicha! Esse é outro cachorro que é popular há bastante tempo e que reúne muitos fãs por aí. São cães que convivem muito bem com a família, sendo animados e curiosos. Na maior parte das vezes, esses cachorrinhos gostam de passear e estar em contato com parques. Alguns têm o hábito de latir.

Essa raça alemã costuma ter, como principais complicações na saúde, risco de obesidade e problemas na coluna.

11. Poodle

Poodle

  • Altura padrão do Poodle Médio: 40 cm
  • Peso padrão do Poodle Médio: 8 a 12 kg

Um querido e dócil cão de porte pequeno que é famoso entre os brasileiros. Adaptam-se muito bem a apartamentos e gostam de estar perto de pessoas. É importante cuidar da tosa desses cachorros de raça.

Há variações no tamanho do Poodle, conforme o cruzamento realizado, havendo o Poodle gigante, o Poodle médio, o Poodle Toy e o Poodle miniatura. Entretanto, é sempre bom checar as credenciais do criador, pois a criação de Poodles muito pequenos pode causar sérios problemas de saúde para esses cachorrinhos. Assim, essa raça de origens alemã e francesa tem a tendência de precisar de cuidados maiores de saúde quanto menor for o cão.

12. Bichon Frisé

Bichon

  • Altura padrão: 27 cm
  • Peso padrão: 3 a 5 kg

Talvez uma versão ainda mais mini do Poodle, o Bichon Frisé é um cachorrinho alegre e super disposto, especial para conviver em apartamentos na companhia da família. Assim como outros cachorros pequenos da lista, essa raça também gosta de latir.

Com origem na França, esse cão pode ter, em relação à saúde, alguns problemas ortopédicos e nos dentes.

13. Buldogue Francês

Buldogue Francês

  • Altura padrão: 35 cm
  • Peso padrão: 9 a 14 kg

Mais uma opção super amada de cachorro pequeno de pelo curto! O Buldogue Francês é animado, adora brincar com seus donos e fazer demonstrações de afeto. Não costuma latir com frequência e é um pouco teimoso.

Essa raça de cachorro francesa exige cuidados principalmente na respiração e com o calor.

14. Papillon

Papillon

  • Altura padrão: 25 cm
  • Peso padrão: 1,5 a 4,5 kg

Um cão dócil e amável, gosta de brincar, sendo um ótimo cachorro de companhia. É, sem duvidas, um dos cachorros fofos da nossa lista, tendo pelos grandes e sedosos. São, na maioria das vezes, muito sociáveis.

Com origem francesa, os cuidados mais frequentes de saúde para essa raça são com possíveis problemas ortopédicos.

15. Fox Paulistinha

Fox Paulistinha

  • Altura padrão: 37 cm
  • Peso padrão: 6,5 a 10 kg

Um daqueles cães que tem, como característica, ser super aventureiro e agitado. Esse cachorro promete não dar descanso, sendo muito alegre e brincalhão. Pode viver bem em apartamentos, mas costuma ser também escolhido para casas, pois tem um tamanho que se aproxima do porte médio.

Uma raça de cachorro brasileira que tem uma boa qualidade de vida, não exigindo grandes cuidados de saúde.

16. Griffon de Bruxelas

Griffon de Bruxelas

  • Altura padrão: 20 cm
  • Peso padrão: 3 a 5 kg

Um tipo de cachorro alegre e animado, que costuma ser uma boa companhia para as famílias. Tem um corpo bastante peludinho, o que exige alguns cuidados extra de tosa e escovação. É um cão ideal para apartamentos.

Essa raça de cachorrinho, oriunda da Bélgica, precisa de alguns cuidados mais atentos com sua a bexiga.

E aí, gostou? Tem algum desses cachorros pequenos ou gostaria de ter?

Assim como há cachorrinhos super pequenos, há alguns enormes também pelo mundo. Se quiser ler mais sobre isso, confira:

Os maiores cachorros do mundo (e onde eles habitam) segundo o Guinness!