As 17 raças de cachorro grande mais populares


Veja quais são os tipos de cachorro de porte grande que mais fazem sucesso entre os amantes de cães. Leia sobre cada uma das raças e saiba quanto podem medir e pesar esses gigantes de quatro patas!

1. Labrador

Altura: entre 54 e 62 cm
Peso médio: 30 kg

Labrador

Labradores são cães adoráveis. Extremamente afetuosos, são ótimos companheiros para as crianças e convivem muito bem com outros cachorros. Além de simpáticos, os labradores são muito ativos: eles adoram correr e até nadar!

Devido ao seu perfil sociável, os labradores são muito populares não apenas no Brasil, mas em diversas partes do mundo. O labrador puro pode ser encontrado em três cores: amarelo, chocolate e preto. Cães dessa raça vivem entre 10 e 12 anos.

2. Pastor Alemão

Altura: entre 55 e 66 cm
Peso médio: 31 kg

Pastor Alemão

Os pastores alemães são geralmente descritos como fiéis e corajosos. Além de fortes e ágeis, são muito inteligentes, características que fazem dos pastores alemães excelentes cães de guarda e perfeitos para o adestramento.

O pastor alemão clássico tem a pelagem preta com detalhes em marrom avermelhado ou amarelo. Pastores completamente pretos são menos comuns. Sua expectativa de vida varia entre os 7 e os 10 anos.

3. Golden Retriever

Altura: entre 51 e 61 cm
Peso médio: 30 kg

Golden Retriever

O golden é um cachorro magnífico. Além de muito dócil e obediente, é belíssimo! Chama a atenção sua pelagem lisa, densa e dourada (que deu origem ao seu nome). Goldens costumam ser muito sociáveis e perfeitos para quem tem criança em casa.

Tais como os labradores, goldens são cães muito enérgicos. Além de bons companheiros de caminhada, eles adoram nadar! Sua expectativa de vida varia entre os 10 e os 12 anos.

4. Border Collie

Altura: entre 45 e 56 cm
Peso médio: 16 kg

Border Collie

O border collie carrega a fama de cão mais inteligente do mundo. Isso se deve principalmente à sua capacidade de compreender diferentes comandos e à facilidade com que pode ser adestrado.

Outra característica do border collie é a sua disposição à prática de exercícios. Não podemos nos esquecer de que se trata de uma raça pastora, e por isso propensa ao esforço físico relacionado ao trabalho. Pode viver entre 12 e 15 anos.

5. Boxer

Altura: entre 54 e 63 cm
Peso médio: 31 kg

Boxer

Apesar da cara de poucos amigos, boxers são cães muito sociáveis e simpáticos. Eles amam gastar energia, seja com longos passeios ou brincadeiras. Aliás, ao brincar com um boxer é preciso estar atento para não levar umas boas patadas!

Seu pelo é bem curto e pode ser de dois tipos: dourado e tigrado, ambos com manchas brancas geralmente no peito, nas patas e na cara. Sua expectativa de vida varia entre os 10 e os 12 anos.

6. Collie

Altura: entre 56 e 66 cm
Peso médio: 28 kg

Collie

Collies são cães deslumbrantes! Eles chamam a atenção por sua pelagem densa e abundante, embora existam collies de pelo mais curto. Ainda hoje muita gente associa à raça à personagem Lassie dos filmes e das séries de televisão.

Collies são ótimos cães de companhia e se dão super bem com crianças. É bom saber que o collie é, como todo cão com instinto de pastoreio, um animal voltado ao trabalho, portanto precisa gastar energia. Vive entre 12 e 14 anos.

7. Dálmata

Altura: entre 48 e 61 cm
Peso médio: 25 kg

Dálmata

O corpo branco repleto de pintas pretas é a marca registrada dessa raça magnífica, utilizada no século XVIII para acompanhar as carruagens da nobreza e fazer a guarda. Dálmatas são cães ágeis e musculosos, perfeitos para quem gosta de companhia em caminhadas ou corridas.

Além de serem grandes atletas, os dálmatas são cães muito amorosos e bastante apegados às pessoas da casa. Vivem entre 11 e 13 anos.

8. Rottweiler

Altura: entre 56 e 68 cm
Peso médio: 45 kg

Rottweiler

Uma palavra para definir o rottweiler: força. Além do seu tamanho e do seu peso, o rottweiler é um cão realmente poderoso, possuidor da mordida mais forte dentre todas as raças de cachorro. A pressão produzida pela mordida de um rottweiler chega a espantosas 2 toneladas!

Apesar de toda essa potência, rottweilers são cães que, dependendo da criação, podem se tornar companheiros dóceis e afetuosos. Sua expectativa de vida é de 10 anos.

9. Fila Brasileiro

Altura: entre 60 e 75 cm
Peso médio: 45 kg

Fila Brasileiro

Essa raça foi desenvolvida no Brasil a partir da mistura de três raças: o mastiff inglês, o bloodhound e o bulldog. O resultado foi uma raça muito grande, forte e poderosa, características que fazem dos filas exímios cães de guarda.

Apesar do aspecto assustador, filas podem se tornar cães bem amigáveis se socializados desde pequenos. Existem três tipos de fila: tigrado, caramelo e preto. Sua expectativa de vida é de 12 anos.

10. Dogue Alemão

Altura: entre 71 e 81 cm
Peso médio: 63 kg

Dogue Alemão

O dogue alemão é o maior cachorro do mundo. Aliás, o recorde de cão mais alto do mundo, segundo o Guinness, pertence a um integrante dessa raça - Zeus, morto em 2014, atingiu a altura impressionante de 1,11 m!

Apesar do tamanho assustador, os dogue alemães costumam ser alegres, dóceis e companheiros. Vivem entre 7 e 10 anos.

11. Husky Siberiano

Altura: entre 50 e 60 cm
Peso médio: 21,5 kg

Husky Siberiano

A raça husky vem da gelada e inóspita Sibéria, onde esses cães eram usados para puxar trenós. Trata-se, portanto, de uma raça resistente e forte, acostumada a longas caminhadas.

Huskies também são ótimos companheiros e convivem bem com toda a família. Chama a atenção sua pelagem espessa e a cor de seus olhos, que varia entre o azul e o castanho. Um husky pode viver até 14 anos.

12. Weimaraner

Altura:entre 58 e 68 cm
Peso médio: 32 kg

Weimaraner

Esse belíssimo animal de pelo cinza e orelhas caídas costuma ser bastante afetuoso e dócil. Dotados de muita energia para brincar, esses cães são perfeitos para famílias com crianças.

Weimaraners adoram correr longas distâncias, tal como faziam seus ancestrais caçadores. Por isso, quem quer um weimaraner saudável e feliz precisa garantir ao seu cão uma rotina diária de exercícios. Costuma viver entre 10 e 13 anos.

13. Akita

Altura: entre 61 e 71 cm
Peso médio: 45 kg

Akita

Akita é uma raça japonesa conhecida por sua pelagem espessa, sua cabeça larga e suas orelhinhas triangulares eretas. Mas o que faz a fama desse animal é a sua lealdade, simbolizada pela história do cão Hachiko, que durante 10 anos foi à estação de trem de Shibuya, em Tóquio, esperar o seu já falecido dono.

Akitas costumam estranhar a presença de pessoas estranhas e de outros animais, mas são extremamente afetuosos e leais com seus donos. Vivem entre 10 e 13 anos.

14. Bernese Mountain Dog

Altura: entre 58 e 70 cm
Peso médio: 42 kg

Bernese Mountain Dog

Também conhecido como boiadeiro de Berna, o bernese é um cão de origem suíça, criado para o pastoreio. É famoso por sua beleza, docilidade e tamanho, além da exuberante pelagem em três cores: preto, branco e marrom.

Não é um exímio cão de guarda e costuma ser muito afetuoso com toda a família, inclusive com as crianças. Vive entre 7 e 10 anos.

15. São Bernardo

Altura: entre 66 e 76 cm
Peso médio: 68 kg

São Bernardo

O gigante dos Alpes suíços é famoso por sua história no resgate de viajantes em apuros no meio da neve. Hoje a raça é admirada em todo o mundo por sua paciência, sua amorosidade e seu companheirismo.

Há dois tipos de São Bernardo: os de pelo curto e os de pelo comprido. Sua cor é branca, com manchas de uma tonalidade castanho-avermelhada. Sua expectativa de vida é de 10 anos.

16. Cane Corso

Altura: entre 58 e 70 cm
Peso médio: 45 kg

Cane Corso

Essa raça impressiona pela força e pela robustez, características que costumam meter medo em quem se aproxima. O cane corso é reconhecidamente um ótimo cão de guarda - aliás, seu nome significa "guarda-costas'' (numa tradução aproximada do latim).

Sua pelagem é curta e densa, e sua coloração varia entre o preto, o castanho, o cinza e o tigrado. Trata-se de um cão leal, mas necessita de treinamento e socialização para não se tornar muito agressivo. Sua expectativa de vida é de 12 anos.

17. Schnauzer Gigante

Altura: entre 59 e 70 cm
Peso médio: 31 kg

Schnauzer Gigante

Os cães da raça schnauzer são velhos conhecidos dos brasileiros. E o que dizer de um schnauzer que pode chegar a 70 cm (no caso dos machos)? Além de excelentes cães de guarda, esses grandalhões são muito inteligentes e leais. Se socializados desde pequenos, podem se tornar bem sociáveis e afáveis com todos da família e outros cães.

A marca registrada do schnauzer é a sua barba longa e lisa. Vive entre 12 e 15 anos.

Gostou desta lista? Veja também:

Atualizado em