As 21 melhores raças de cachorros peludos para criar


Atualizado em

Cachorros peludos costumam ser os preferidos ao redor do mundo entre criadores de animais. Fofos e agradáveis de fazer carinho, eles podem vir nos mais variados tamanhos dependendo da raça.

A manutenção da pelagem de algumas destas raças pode também ser redobrada, por isso, conheça algumas curiosidades principais de raças de cachorros peludos pequenos e grandes.

Poodle

Poodle

Esta raça de cachorro peludo é uma das preferidas no Brasil. O poodle é originário da França e possui uma grande variedade de tamanho. Ele pode apresentar o tamanho toy, medindo cerca de 24 cm de comprimento, até o tamanho grande, medindo 60 cm. O poodle normalmente apresenta os pelos enroladinhos, que exigem cuidados de manutenção, e podem variar na coloração, podendo apresentar pelagem branca, preta, marrom, cinza, amarela ou avermelhada.

Bichon Frisé

Bichon Frisé

O Bichon Frisé é uma raça de cachorro pequeno peludo que se distingue por sua pelagem branquinha e macia. Eles podem ser descritos como afetuosos, brincalhões e gentis, pois gostam muito de companhia e não podem ser deixados sozinhos por muito tempo em casa. A grande pelagem encaracolada do Bichon Frisé faz com que ele se pareça com uma grande bolinha de algodão. Essa raça é conhecida também por não perder muito pelo, mas os pelos mortos devem ser removidos para não emaranhar no corpo do animal. Ele necessita de bastante manutenção, especialmente relacionada à pelagem.

Chow Chow

Chow Chow

A raça Chow Chow é a que mais se assemelha a um ursinho de pelúcia por sua pelagem extremamente fofa. Eles podem apresentar pelo curto ou longo e as duas variações exigem muito cuidado de tratamento. A personalidade do Chow Chow é a de ser um cachorro independente e muito protetor em relação à família, por isso, o treinamento desde filhote é recomendado para a socialização desta raça com outros animais de estimação e com crianças pequenas.

Cockapoo

Cockapoo

O Cockapoo é uma raça de cachorros que surgiu do cruzamento entre o Poodle e o Cocker Spaniel. Eles possuem uma pelagem encaracolada que necessita de escovação e banho de tempos em tempos, mas geralmente, não são tão difíceis para manutenção. A personalidade desta raça é ideal para famílias com crianças, pois o Cockapoo é inteligente, dócil e fácil de treinar.

Pequinês

Pequinês

O Pequinês é uma raça de cachorros ancestral oriunda da China. A raça se distingue por ser bem peluda. Eles possuem uma camada de pelagem superior grossa e um subpelo mais denso e macio. Os cuidados com a pelagem do Pequinês devem ser diários. Sua personalidade é geralmente a de um cachorro independente e o treinamento desde filhote é recomendado.

Lhasa Apso

Lhasa Apso

Historicamente, a raça Lhasa Apso se distinguia por ser cães guardiões de palácios do Tibete. Esse instinto de proteção é uma marca registrada da raça, pois eles são muito leais à família, mas podem se incomodar com estranhos. Apesar de serem muito peludos, eles não costumam perder muito pelo ao longo dos meses. A pelagem do Lhasa Apso é longa e fina e pode aparecer nas cores branco, preto, cinza, amarelado ou dourado.

Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia

Uma das raças de cachorro mais populares no Brasil, o Lulu da Pomerânia pode ser descrito como confiante, curioso e mimado. Estes pequenos príncipes da casa exigem muita manutenção, pois sua pelagem longa costuma cair com frequência. Essa raça é também muito sensível ao calor, por isso, tenha em mente que eles precisam de tempo para esfriar o corpo após caminhadas no sol.

Shih Tzu

Shih Tzu

Em chinês, o nome shih tzu significa “pequeno leão”. Eles receberam este nome por sua pelagem longa e características físicas que se assemelham ao temido felino. Contudo, os cães desta raça são extremamente carinhosos e brincalhões. Os Shih Tzus possuem muita energia, mas se destacam também por poderem se adaptar nos mais variados ambientes, tais como apartamentos pequenos ou casas grandes.

Yorkshire Terrier

Yorkshire Terrier

Essa raça de cachorros apresenta uma imponente pelagem longa e reta que se estende da trufa até a cauda. O Yorkshire Terrier é um cão muito amável com a família e com os tutores, mas são também extremamente ciumentos. Eles são brincalhões e se destacam pela energia ativa ao longo do dia, mas conseguem se adaptar nos mais variados ambientes.

Esquimó Americano

Esquimó Americano

O majestoso Esquimó Americano possui pelos fofos, longos, macios e branquinhos. Essa raça é ideal para famílias, pois estes cachorros são extremamente companheiros e leais. A personalidade primária destes cães é a curiosidade e a energia, portanto, exigem muito estímulo físico e mental ao longo do dia.

Boiadeiro de Berna

Boiadeiro de Berna

Se você procura por uma raça de cachorros de grande porte e grande pelagem, o Boiadeiro de Berna pode ser ideal para integrar a sua família. Eles são brincalhões, extremamente dóceis e fáceis de treinar. Esta raça se distingue por sua pelagem tricolor: eles possuem pelos negros misturados ao castanho e branco. Sua pelagem exige bastante manutenção, pois estes cães costumam perder pelo com frequência ao longo do ano.

Collie

Collie

Os cães da raça Collie se distinguem por sua pelagem longa e majestosa. Eles podem apresentar dois tipos de pelagem, curta e lisa ou áspera e longa. As duas versões deste cachorro perdem pelo com moderação ao longo do ano. Considerados cães de grande porte, os Collies são muito leais com a família, inteligentes e protetores. São cachorros ideais para famílias que possuem grande espaço na casa e extremamente gentis com crianças e pessoas estranhas.

Leonberger

Leonberger

Originários da Alemanha e muito populares ao redor da Europa, os cães da raça Leonberger são gigantes brincalhões. Em primeiro lugar, eles são cachorros muito grandes, podendo atingir até 80 cm de comprimento, por isso, necessitam de ambientes mais espaçosos para se sentirem confortáveis. Sua pelagem é extremamente fofa e sedosa e exige manutenção ao longo do mês para não causar problemas a estes cachorrinhos.

Komondor

Komondor

Historicamente, os cães da raça Komondor foram criados para proteger rebanhos e essa personalidade ainda é ativa neles. São cães extremamente protetores e leais aos seus tutores. O Komondor se destaca especialmente por seus pelos longos e mais grossos, que parecem na verdade dreads ou cordas brancas que exige bastante manutenção para o seu bem estar ao longo da vida.

Husky Siberiano

Husky Siberiano

Uma das raças de cachorro de grande porte mais populares no Brasil, o Husky Siberiano se destaca por sua aparência de lobo. Eles são originários da Rússia e possuem duas camadas de pelo que merecem atenção: a camada interior, que é densa e suave e a camada exterior, mais lisa e fofa. Curiosamente, os cães dessa raça são muito asseados, se importando muito com a limpeza dos seus próprios pelos, assim como os gatos.

Malamute do Alasca

Malamute do Alasca

Se você procura um cachorro extremamente fofo ao toque, o Malamute do Alasca pode vir a ser o seu preferido. Contudo, a personalidade deste grande lobo pode ser uma dificuldade para criadores de primeira viagem. São cachorros extremamente independentes e enérgicos que vão exigir treinamento desde filhotes. Esta raça também perde muito pelo ao longo do ano e exige bastante manutenção para o seu bem estar.

Terra-Nova

Terra-Nova

Esses cachorrões de pelagem grande e macia são especialistas em nado e até hoje são utilizados como cães salva vidas em alguns países. Apesar do grande tamanho e peso, são cães muito calmos, meigos e gentis com as pessoas, sendo considerados ideais para famílias que moram em casas com maior espaço. O Terra-Nova possui pelagem longa, macia e densa, sendo inclusive, resistente à água.

Samoieda

Samoieda

Advindos do norte da Rússia, os cães da raça Samoieda se destacam por sua longa e majestosa pelagem branca. Além de serem extremamente fofinhos na aparência, eles também são fofos na personalidade, pois são meigos e gentis com qualquer pessoa. Muito energéticos, os cãezinhos dessa raça necessitam de muita atividade física e de bastante espaço para se sentirem confortáveis.

Mastim Tibetano

Mastim Tibetano

Lendários guardiões de templos tibetanos, esta raça de cachorro de grande porte se destaca por sua longa pelagem e rostinho que se assemelha a um grande leão. É uma das raças de cachorros mais antigas e raras em todo o mundo e apesar da grande estrutura, são extremamente gentis, companheiros e leais. Comprar ou adotar um cãozinho dessa proporção exige muito cuidado e manutenção para o bem estar dele.

Coton de Tuléar

Coton de Tuléar

Advindo do Madagascar, esta raça de cachorros é conhecida por sua pelagem branquinha e fofa, sendo extremamente populares na França. São extremamente apegados aos tutores, sendo muito leais e companheiros. São cachorrinhos de pequeno porte, mas também se destacam por sua personalidade calma e gentil. A pelagem do Coton é fácil de manter e não exige tanta manutenção quanto outros cães de pelos longos.

Cão Finlandês da Lapônia

Cão Finlandês da Lapônia

Originários da Finlândia, esta raça é uma ótima opção de cachorro de médio porte para famílias. Sua pelagem fofa faz com que eles sejam extremamente populares ao redor do mundo. O Cão Finlandês da Lapônia é considerado um cachorro gentil, amável e dócil com seus tutores, sendo também inteligentes e fáceis de treinar.

Veja também: