25 melhores raças de cachorro para apartamento 🐾


Cachorros de porte pequeno e médio são geralmente os preferidos para quem mora em apartamento. Contudo, outras informações devem ser levadas em consideração antes de comprar ou adotar um animalzinho que vai viver em um espaço limitado, tal como a altura do latido e os cuidados essenciais relacionados à saúde de cada raça.

Buldogue Inglês

Foto de buldogue inglês

Esta raça é ideal para apartamentos por serem tranquilos, terem pouca energia e adorarem uma soneca no sofá. O buldogue inglês se adapta bem para famílias com crianças, pois não possuem traços de agressividade.

Altura: 31 a 40 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: Deve ficar atento à alimentação, pois como são preguiçosos podem apresentar sobrepeso. Além disso, problemas de respiração e nas articulações são comuns nesta raça.

Chihuahua

Foto de Chihuahua

Uma das raças mais sociais que existem, os Chihuahuas adoram estar na companhia de pessoas. É também umas das menores raças de cachorros que existem. Eles precisam geralmente de 30 minutos de exercício por dia para exercitar os traços de exploradores do mundo que carregam. São ótimos companheiros de viagem e se dão bem com todo tipo de família.

Altura: 15 a 23 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: Deve ficar atento à alimentação, pois é uma raça propícia a adquirir doenças como hipoglicemia.

Poodle

Foto de Poodle

Inteligentes por natureza, o poodle é uma raça conhecida por saber se adaptar bem em diversos ambientes, sendo ideais para apartamentos. No entanto, eles precisam de muito estímulo mental e físico para se manterem ativos, além de treinamento para não acreditarem que são os donos da casa.

Altura: 24 a 60 centímetros (existe muita variedade de tamanho nesta raça)
Latido: Baixo
Saúde: Deve ter cuidado com os pelos, pois como são longos e encaracolados, podem acabar se emaranhado. Recomenda-se escová-los todos os dias para manter a saúde e o bem estar do cachorro.

Buldogue francês

Foto de Buldogue Francês

Com suas características orelhas pontudas, o buldogue francês se tornou uma das raças de cachorro mais celebradas em anos recentes. Eles são considerados cães de companhia e se adaptam bem em apartamentos.

Altura: 30 a 35 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: Por serem resultado de muitos cruzamentos, o buldogue francês possui muitos problemas de saúde hereditários que devem ser avaliados com atenção, como a síndrome do cachorro braquicefálico que afeta a respiração do pet.

Yorkshire

Foto de Yorkshire

Excesso de energia é uma das maiores características dos cachorros yorkshire, mas isso também faz com que eles sejam ideais para famílias grandes e com crianças em apartamentos. O yorkshire precisa ser educado desde filhote para aprender a se comportar e não apresentar comportamento de ciúmes e excessiva proteção sobre a família.

Altura: 23 a 24 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: Algumas doenças neurológicas e de articulação podem ser adquiridas por esta raça, por isso, o acompanhamento médico é essencial desde filhote.

Pug

Foto de Pug

Pouco ativos e muito brincalhões, os pugs são cachorros ideais para apartamentos. Eles adoram companhia e geralmente são o centro das atenções. O pequeno porte e pouca necessidade de exercícios faz com que eles se adaptem com facilidade em ambientes menores.

Altura: 25 a 30 centímetros
Latido: Baixo
Saúde: Os problemas respiratórios são comuns nesta raça. Os pugs precisam, portanto, de acompanhamento veterinário desde filhote para terem uma vida saudável e se manterem em um nível de energia adequado às suas características.

Lulu da Pomerânia

Foto de Lulu da Pomerânea

A maior característica desta raça é a lealdade aos donos. Estes cães costumam ser dóceis e muito apegados à família, o que os tornam ideais para qualquer tipo de ambiente. Contudo, o Lulu da Pomerânia não é muito independente, podendo exigir mais cuidado que outras raças.

Altura: 13 a 22 centímetros
Latido: Alto
Saúde: Esta raça costuma ser muito saudável, mas podem apresentar alguns problemas respiratórios ao longo da vida, como o colápso de traquéia.

Shih tzu

Foto de Shi Tzu

Tamanho, personalidade e adaptabilidade são características que fazem desta raça uma das mais queridas para apartamentos. O shi tzu foi criado no Tibete e originalmente eram guardiões de mosteiros budistas. É por isso que eles podem apresentar uma personalidade um pouco mais desconfiada quando são apresentados a pessoas desconhecidas.

Altura: 25 a 27 centímetros
Latido: Baixo
Saúde: Algumas doenças características desta raça devem ser acompanhadas pelo veterinário desde filhote, tais como alguns problemas nos olhos, na pele e algumas doenças genéticas.

Maltês

Foto de Maltês

Fofos, gentis e destemidos, a raça de cão maltês é ideal para apartamentos. Contudo, eles demandam muita atenção dos donos e possuem um grande apego aos tutores, sendo, portanto, pouco independentes.

Altura: 20 a 25 centímetros
Latido: Baixo
Saúde: Com pelos longos e uma energia alta, esta raça demanda uma intensa escovação diária pelos donos.

Pinscher

Foto de Pinscher

Destemidos e ciumentos são as marcas principais de um cachorro da raça pinscher. Contudo, eles são dessa forma devido à lealdade que possuem pelos seus donos. O tamanho do Pinscher é também um dos maiores atributos para serem ideais para apartamentos.

Altura: 25 a 32 centímetros
Latido: Alto
Saúde: É uma raça que precisa de pouca manutenção, mas algumas doenças associadas precisam ser avaliadas pelo veterinário, tal como a doença de Legg-Calve Perthes e a Mucopolissacaridose Tipo VI.

Boston Terrier

Foto de Boston Terrier

Originários dos Estados Unidos, esta raça de cão é geralmente muito dócil e amável, o que os tornam ideais para apartamentos. Contudo, eles possuem uma grande quantidade de energia e demandam saídas frequentes com seus donos.

Altura: 25 a 40 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: Estes cachorros possuem alguns problemas respiratórios associados à raça e precisam de ambientes ventilados, pois costumam ter muito calor.

Cocker Spaniel

Foto de Cocker Spaniel

Considerado um cachorro ideal para terapia, o cocker spaniel é uma raça gentil, leal e geralmente ama os seus donos. Seu tamanho é ideal para ser criado em apartamentos e eles costumam se dar bem com outros animais de estimação, com crianças e pessoas mais velhas.

Altura: 36 a 46 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: O pelo sedoso do cocker spaniel precisa de manutenção regular. Além disso, algumas doenças associadas à raça são a catarata, a atrofia progressiva da retina e o
glaucoma.

Bichón Frisé

Foto de Bichón Frisé

Normalmente esta raça é confundida com o poodle, mas saiba que o bichón frisé é sempre branquinho e tem um tipo de pelagem que os diferencia do poodle. Com bastante energia, este cachorro é recomendado para quem tem tempo de brincar bastante com o cãozinho e levá-lo com frequência para passeios na rua.

Altura: 23 a 30 centímetros
Latido: Baixo
Saúde: Tal como outras raças de cachorros brancos, o bichón frisé pode apresentar alguns problemas de alergia ao longo da vida que devem ser acompanhados pelo médico veterinário.

Shiba Inu

Foto de Shiba Inu

Quando bem treinado, esta raça se torna bem adaptável em apartamentos. O Shiba inu é muito dócil com seus donos, mas costumam estranhar novas companhias. Eles são destemidos e costumam apresentar a característica de proteção à família.

Altura: 33 a 43 centímetros
Latido: Alto
Saúde: É uma raça muito limpinha e assim como os gatos costuma limpar sua própria sujeira. Contudo, eles precisam de grande manutenção para se sentirem bem. Banhos e limpeza das orelhas e unhas devem ser realizados com bastante frequência.

Shar pei

Foto de Shar pei

Valentes e destemidos, esta raça se diferencia pelas rugas que apresentam em todo o seu corpo. O shar pei é geralmente uma raça de cachorros dóceis que se adapta bem em apartamentos, contudo, seu instinto de proteção pode fazer com que ele se torne um pouco agressivos na presença de estranhos.

Altura: 46 a 56 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: A higienização regular desta raça é fundamental para manter o bem estar deste tipo de cachorro. Suas dobrinhas características devem ser limpas regularmente. Shampoos especiais também são recomendados para estes cachorrinhos.

Chow chow

Foto de Chow chow

Se você sempre desejou ter um leãozinho em casa, o chow chow pode ser a sua melhor opção. Com sua característica língua roxa e rostinho de leão, esta raça pode se adaptar bem em apartamentos e ser uma garantia de animal protetor para a família.

Altura: 43 a 51 centímetros
Latido: Alto
Saúde: Esta raça não costuma apresentar grandes problemas de saúde ao longo da vida, mas o dono deve ter em atenção questões como problemas nas articulações e visão.

Golden retriever

Foto de Golden Retriever

Como são extremamente inteligentes, o golden retriever pode se adaptar bem em apartamentos. Eles são elegantes, dóceis, educados e adoram socializar com a família. Contudo, exigem uma grande manutenção e vários passeios diários ao longo do dia.

Altura: 51 a 61 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: Pelo grande porte que a raça apresenta, os problemas de articulação são comuns aos goldens. Eles devem se exercitar com regularidade e ter um acompanhamento veterinário desde filhotes para não desenvolverem doenças como a displasia.

Schnauzer

Foto de Schnauzer

De elegante postura e instinto protetor, a raça schnauzer pode ser ideal para apartamentos se você não se incomodar com latidos. É um cachorro de médio porte que apresenta características dóceis e gentis, podendo socializar com facilidade na presença de estranhos.

Altura: 30 a 70 centímetros
Latido: Alto
Saúde: É um cachorro que precisa de muitos cuidados e deve ser acompanhado por veterinários desde filhote. Geralmente, as doenças mais comuns a esta raça são a melonama, as doenças renais e urinárias.

Bichón bolonhês

Foto de Bichón Bolanhês

Um companheiro para toda a vida e um leal amigo, esta raça de cachorro se distingue por ser bastante paciente e muito amável. Pode se adaptar bem em apartamentos se receberem um bom treinamento desde filhotes.

Altura: 25 a 30 centímetros
Latido: Alto
Saúde: Assim como outras raças de cachorro brancas, o bichón bolonhês pode ser propício a apresentar problemas de alergia e infecção. Dessa forma, o acompanhamento veterinário com regularidade é fundamental para o bem estar dos cachorrinhos.

Griffon de Bruxelas

Foto de Griffon de Bruxelas

Com grande energia e muita afeição pelos seus donos, o griffon de Bruxelas é uma raça que se adapta bem em ambientes pequenos. Geralmente se tornam muito apegados a um membro da família e o protegem para toda a vida.

Altura: 25 a 30 centímetros
Latido: Alto
Saúde: A pelagem grossa desta raça demanda uma escovação e manutenção regular pelo dono.

Corgi

Foto de Corgi

A raça preferida pela rainha da Inglaterra ganhou o mundo e o coração de muitos donos de animais. O corgi pode se dar muito bem em apartamentos quando recebem um bom treinamento desde filhotes. Eles são muito protetores e leais aos seus donos, sendo sociáveis com qualquer pessoa nova que chega ao ambiente.

Altura: 25 a 30 centímetros
Latido: Alto
Saúde: Problemas de coluna e nas articulações são comuns a esta raça. Dessa forma, o acompanhamento veterinário é essencial para manter o bem estar do animal em toda a sua vida.

Cavalier King Charles Spaniel

Foto de Cavalier King Charles Spaniel

Muito popular como cachorros de apartamentos, esta raça é bastante atlética e necessita de uma grande quantidade de passeios ao longo do dia. Eles são leais aos seus donos e se dão bem com estranhos, sendo ótimos companheiros por toda a vida.

Altura: 31 a 33 centímetros
Latido: Moderado
Saúde: Apresentam alguns problemas genéticos, especialmente, relacionados ao coração. Dessa forma, o acompanhamento veterinário é essencial para o bem estar e saúde deste animal.

Basenji

Foto de Basenji

Esta é a raça mais antiga de cachorros do mundo. Estes cãezinhos possuem a característica de serem muito silenciosos e calmos, sendo ideais para donos que moram em apartamentos. Muito ativos, também necessitam de passeios diários na rua sempre que possível.

Altura: 38 a 43 centímetros
Latido: Baixo
Saúde: É uma raça ativa que necessita de passeios diários para manutenção do seu bem estar. Alguns problemas frequentes à raça estão relacionados às articulações, como a displasia de quadril.

Pequinês

Foto de Pequinês

Muito leal e amável, o pequinês é uma raça ideal de cachorros para apartamentos. Eles se adaptam bem a diferentes ambientes e possuem uma elegância ancestral. São ótimos companheiros e muito energéticos, mas também se comportam quando são apresentados a estranhos.

Altura: 20 a 27 centímetros
Latido: Alto
Saúde: A pelagem longa é característica desta raça. Dessa forma, a higienização regular deve ser tomada com atenção pelo dono. Além disso, alguns problemas relacionados à visão e dentes deve ser acompanhado pelo veterinário.

Vira lata

Foto de Vira Lata

Os cachorros de raça são boas opções para apartamento, pois você tem a certeza do tamanho que atingirão ao longo da vida e a prevenção para certas doenças. Contudo, os cãezinhos que não possuem raça, chamados de vira latas no Brasil, são os mais adaptáveis a qualquer ambiente. Eles são cães mestiços que costumam se adaptar a qualquer situação ou ambiente que seus donos possuem e apresentam menos problemas de saúde ao longo da vida. Adotar um cachorrinho sem raça é sempre a melhor opção!

Altura: Variada
Latido: Variado
Saúde: Dependendo das condições no momento da adoção, os vira latas precisam ser avaliados por um veterinário para verificar a existência de qualquer doença. No entanto, cachorros sem raça costumam apresentar menos problemas de saúde do que os procriados, que normalmente apresentam mais problemas hereditários e genéticos.

Veja também:

As raças de cachorro pequeno mais populares e fofas 🐶

Qual é o cachorro mais caro do mundo e as raças de maior valor?

As raças de cachorros mais inteligentes, conforme ranking 🐶