As 18 raças de gatos mais lindas e fofas do mundo que você precisa conhecer!


Se você é daquelas pessoas que amam gatos, vai adorar esta lista que fizemos com alguns tipos de gatos mais lindos e fofos do mundo! Algumas espécies são bem populares no Brasil. Outras nem tanto. Por isso, fique de olho e se deixe encantar por essas belezuras felinas que trazem tantas alegrias aos nossos lares.

Scottish fold

Scottish Fold

Em termos de fofura, quem supera o scottish fold? Como o nome já diz, essa raça é nativa do Reino Unido. Esses gatinhos têm fama de serem inteligentes e bastante sociáveis, seja com pessoas ou outros animais. Outra característica é o miado baixinho.

Gato siberiano

Gato Siberiano

Gatos siberianos são muito sociáveis, a ponto de precisarem de uma companhia animal para viverem melhor. São gatos de tamanho médio e bem peludos. São alegres e bastante companheiros. Quem curte gatinhos que se fazem presentes o tempo todo, essa raça é ótima!

Ragdoll

Ragdoll

Ragdoll são gatos grandes e bem peludos. Costuma ser extremamente dóceis. Gostam de brincar, mas não são muito agitados. Para quem curte animais calmos e companheiros, esses gatos são ideais. Em inglês, ragdoll significa "boneca de pano".

Chartreux

Chartreux

Esses gatinhos são lindos demais, não é mesmo? Não só lindos, como discretos e silenciosos. Raras vezes um chartreux é pego miando por aí. Uma de suas características marcantes são seus pelos cinza-azulados bastante macios.

Exotic shorthair

exotic shorthair

O gato exótico de pelo curto é bem parecido com o gato persa, com a diferença que seus pelos não são longos. A semelhança se explica pelo fato dessa raça ser fruto do cruzamento do persa com o gato de pelo curto americano. Tem comportamento calmo e sociável.

Norueguês da floresta

Norueguês da Floresta

O norueguês da floresta é grande, forte e atlético. Nativo da Escandinávia, essa raça está acostumada a lidar com temperaturas baixas em um ambiente hostil. Gosta de caçar e de circular por espaços externos, embora se adapte bem ao ambiente doméstico.

Persa

Persa

A raça persa é uma das favoritas dos brasileiros, seja por seu aspecto de bichinho de pelúcia (pelos longos e focinho achatado), seja por seu temperamento calmo e sociável. Outra coisa boa do persa é que eles se dão bem em espaços pequenos, como apartamentos.

British shorthair

British Shorthair

Uma das marcas da beleza do gato de pelo curto inglês é o contraste entre os pelos de cor cinza-azulada e os olhos cor de mel. Esses gatos não curtem muito ser pegos no colo, o que não significa que sejam antipáticos.

Bobtail americano

Bobtail americano

Gatos da raça bobtail americana são de porte médio/grande e bem atléticos. Além disso, são gatos extremamente inteligentes e adestráveis, podendo aprender coisas com facilidade - inclusive andar de coleira! Gostam de brincar e são sociáveis.

Pixie-bob

Pixie Bob

O pixie-bob é um gato musculoso e com pelos malhados que se parecem com uma espécie de lince que vive no noroeste do Pacífico, embora seja doméstico. É muito inteligente, podendo aprender coisas que geralmente ensinamos aos cães, como passear na coleira.

Azul russo

russian blue cat

Esses gatinhos de porte médio têm pelagem curta e lisa de coloração azul-acinzentada. São animais que gostam de brincar e subir em coisas. São conhecidos por serem bastante carinhosos com as pessoas da casa e tímidos com estranhos.

Angorá

Angorá

Bastante conhecido no Brasil, o angorá é famoso por sua elegância, seus pelos macios e sua cauda cheia e vistosa. É um gato bem bonito. Seu nome tem a ver com a sua origem turca: antigamente, a capital da Turquia, Ancara, era chamada de Angora.

Gato de bengala

Gato de bengala

Gosta de animais agitados? Pois o gato de bengala (ou bengal) é um furacão dentro de casa. Essas oncinhas gostam de subir em móveis, brincar, escalar, explorar... Eles não param quietos e, por causa disso, podem provocar pequenos acidentes domésticos, como derrubar vasos. São gatos bem inteligentes e curiosos.

Em termos de mercado, são gatos bastante valiosos, e costumam figurar nas listas dos bichanos mais caros do mundo.

Maine coon: o gato gigante americano

Maine Coon

Gosta de gatos de raça grande? Pois saiba que o Maine coon, proveniente dos EUA, é a maior raça de gatos do mundo! Apesar do tamanho, é extremamente dócil, o que deu origem ao apelido de "gigante gentil". O maior gato vivo, reconhecido pelo Guinness, é um Maine coon que tem 1 metro e 20 centímetros (da cabeça à ponta da cauda)!

Abissínio

Abissínio

Abissínios são extremamente agitados, brincalhões e curiosos, sendo exploradores incansáveis de todos os cantinhos da casa onde mora. Escalam móveis, correm, pulam... São gatinhos bem companheiros e costumam se dar bem com pessoas e outros animais, como os cães.

Mist Australiano

Mist Australiano

O mist australiano costuma ser descrito como um animal perfeito para crianças, por ser muito amigável, carinhoso e dócil. É ótimo companheiro, podendo passar o dia todo ao lado de seu dono. Se um mist pular no seu colo sem ser convidado, não estranhe: esses gatos são assim mesmo.

Turco Van

turco van

Esses gatos são belíssimos! A começar pelos seus pelos, longos e bem brancos, e a cauda cheia e comprida, como de uma raposa. Essa raça é conhecida por gostar de nadar - algo que soa estranho em se tratando de gatos. São animais carinhosos e muito ativos, e por isso necessitam de espaço para correr, escalar e explorar.

Gato somali

Somali cat

Os gatos somali são muito inteligentes e agitados, por isso são super recomendáveis para quem tem criança em casa. São animais vivazes, companheiros, participativos - e bem fofos. Apesar do nome, esse gato não tem origem no país africano, mas seria um abissínio de pelos compridos.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também:

As 16 raças de cachorro pequeno mais populares e fofas

Quais são os maiores animais do mundo?

Os 10 maiores e mais impressionantes animais marinhos do mundo!