Menores cachorros do mundo: 17 raças de cachorro bem pequenas


Gosta de cachorrinhos pequenos? Então vai adorar a nossa lista com as 17 menores raças de cachorro do mundo, algumas bem populares no Brasil.

1. Chihuahua

Altura: entre 12 e 20 cm
Peso: até 2,5 kg

Chihuahua

Chihuahuas são cãezinhos bastante populares e famosos por sua baixa estatura - na verdade, são os menores cachorros do mundo! Cães dessa raça têm em média 15 cm de altura e raramente excedem os 2,5 kg. Apesar de pequenos, chihuahuas costumam ter personalidade forte e demonstrar bastante confiança.

O menor cachorro do mundo

O título de menor cachorro do mundo, conferido pelo Guinness, o livro dos recordes, pertence a uma fêmea da raça chihuahua chamada Milly. Milly nasceu em 2011 com apenas 28 g. Seus donos dizem que ela era tão pequena que era possível segurá-la numa colher de chá. Em 2013, ano em que ganhou o prêmio, tinha apenas 9,65 cm de altura.

Milly, que vivia em Porto Rico, faleceu em meados de 2020, mas deixou “cópias” suas andando e latindo por aí. Isso porque Milly, além de ter sido a menor cachorrinha do mundo, também detém o recorde de cão mais vezes clonado em toda a história: 49 vezes!

Veja o vídeo oficial do Guinness mostrando a pequena Milly:

2. Pequeno cão russo

Altura: entre 10 e 28 cm
Peso: até 3 kg

Pequeno cão russo

Um pequeno cão russo adulto mede entre 20 e 28 cm de altura e pode chegar a 3 kg. São bem pequenos, do tamanho de brinquedinhos (daí seu nome em inglês ser russian toy - “brinquedo russo”). Uma característica interessante nesses cães são as franjinhas na cauda e nas orelhas (embora existam indivíduos de pelo curto).

3. Lulu da Pomerânia

Altura: entre 15 e 18 cm
Peso: entre 1,5 e 3 kg

Lulu da Pomerânia

Também chamada de spitz alemão anão, essa raça vem encantando os brasileiros com seu charme e sua fofura. Chama a atenção seu rostinho de raposa e sua pelagem sedosa e densa, geralmente alaranjada. Esses cãezinhos vivem bastante: entre 13 e 16 anos. É uma das raças mais caras do mundo; no Brasil, os valores variam de 3 a 12 mil reais.

4. Yorkshire terrier

Altura: entre 17,5 e 20 cm
Peso: por volta de 3 kg

Yorkshire terrier

O yorkshire terrier tem pinta de cão nobre: pelagem longa, lisa e elegante, com tons levemente dourados. São cães de personalidade forte e, se não forem bem treinados, podem ser um pouco mandões dentro de casa. De resto, são ótimos companheiros e gostam de gastar energia.

5. Maltês

Altura: entre 17,5 e 22,5 cm
Peso: 3 kg, em média

maltês

Malteses são famosos por sua pelagem branca, longa e sedosa, o que lhes confere um ar de elegância. Além de belíssimos, são muito gentis e ótimos companheiros.

6. Griffon de Bruxelas

Altura: entre 17,5 e 25,5 cm
Peso: 4 kg, em média

Griffon de Bruxelas

Esse barbudinho é um excelente companheiro e costuma ter muita energia para gastar. Cãezinhos dessa raça podem ter algumas cores, entre as quais o marrom-avermelhado, o preto e o castanho, e sua pelagem pode ser lisa ou áspera.

7. Dachshund

Altura: entre 20 e 23 cm
Peso: por volta de 5 kg (os miniaturas)

Dachshund

O famoso cão salsicha é bastante querido pelos brasileiros. Sua principal característica física são as perninhas curtas e o corpo alongado, num desequilíbrio que tem lá o seu charme. O salsicha padrão pode chegar a 80 cm, mas sua versão miniatura não passa dos 23 cm. Salsichas são vigilantes e ótimos cães de guarda.

8. Poodle toy

Altura: até 25 cm
Peso: até 3 kg

poodle  toy

Poodle tem fama de cachorro de madame, mas pouca gente fala da inteligência e da agilidade desses cães. São ótimas companhias para o dia a dia e adoram jogos e brincadeiras. Há alguns tipos de poodles, dos quais o toy é o menor, medindo no máximo 25 cm.

9. Shih tzu

Altura: entre 23 e 26,5 cm
Peso: entre 4 e 7 kg

Shih Tzu

Além de belíssimos, esses cães têm fama de super simpáticos e tranquilos, sendo recomendados para quem tem criança em casa. É o típico cão de apartamento que se adapta facilmente a espaços pequenos. Sua expectativa de vida é longa - entre 10 e 18 anos.

10. Papillon

Altura: entre 20 e 28 cm
Peso: entre 2,5 e 4,5 kg

Papillon

Também conhecido como pequeno spaniel continental, os papillons chamam a atenção por suas orelhinhas arrebitadas, que se parecem com borboletas (papillon, em francês, significa “borboleta”). São cães inteligentes e ágeis, que adoram jogos e brincadeiras. Podem viver até 16 anos.

11. Chin japonês

Altura: entre 20 e 28 cm
Peso: 4 kg, em média

Chin japonês

O chin japonês tem uma expressão facial curiosa, que algumas pessoas associam com “espanto”. Isso tem a ver, sem dúvida alguma, com seus olhinhos redondos e esbugalhados, que são sua marca registrada. São muito amigáveis e afetuosos e amam gastar energia.

12. Toy fox terrier

Altura: entre 21,5 e 29 cm
Peso: entre 1,5 e 3 kg

Toy fox terrier

O toy fox terrier é um cão de pelagem bastante curta, focinho um pouco longo e orelhinhas eretas. Cãezinhos dessa raça costumam ser atentos, ágeis e bastante amigáveis. Adoram gastar energia e se adaptam fácil a qualquer ambiente.

13. Bichon havanês

Altura: entre 21,5 e 29,5 cm
Peso: entre 3 e 6 kg

Bichon havanês

Esses peludinhos são super sociáveis e recomendadíssimos para quem quer uma companhia alto astral em pequenas casas ou apartamentos. Fisicamente, chama a atenção seus pelos longos e macios e seu olhar para lá de carismático.

14. Affenpinscher

Altura: entre 23 e 29 cm

Affenpinscher

Já reparou que o affenpischer tem uma carinha de mico-leão? Não à toa, são conhecidos como monkey dogs ("cachorros-macacos"). Outra curiosidade dessa raça é a pelagem densa e meio bagunçada - há quem ache bem estilosa. São cachorrinhos conhecidos por serem bastante brincalhões e leais. Pesam de 3 a 4,5 kg.

15. Pinscher miniatura

Altura: entre 25 e 31,5 cm

Pinscher miniatura

A raça pinscher é bastante popular no Brasil, sendo uma das queridinhas de quem mora em apartamento. Esses cãezinhos são bastante robustos (pesam em média 4 kg) e têm uma pelagem lisa e brilhante. Há pinschers nas cores preto, ferrugem e vermelho. São cães de personalidade forte e bastante enérgicos.

16. Pug

Altura: entre 25,5 e 33 cm

Pug

A raça pug vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Isso porque, além de muito fofinhos, cães dessa raça são brincalhões e super simpáticos. Apesar de pequenos, são fortes e musculosos - quanto mais energia um cãozinho pug puder gastar, melhor. Pesam entre 6 e 8 kg.

17. Cavalier King Charles Spaniel

Altura: entre 30 e 33 cm

Cavalier King Charles spaniel

A marca registrada desse cãozinho são suas orelhonas caídas e seu rosto para lá de simpático. E pode apostar: esses cães são bastante amigáveis, perfeitos para quem curte uma boa companhia. Esse nome pomposo - Cavalier King Charles Spaniel - tem a ver com a origem nobre da raça, adorada pelos antigos aristocratas europeus. Pesam entre 6 e 8 kg.

Gostou desse conteúdo? Veja também: