Confira abaixo o ranking dos prédios mais altos do Brasil feito a partir de dados do Skyscraper Center, da ONG internacional Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano. Os maiores arranha-céus do país estão distribuídos por algumas cidades, como São Paulo, Goiânia e João Pessoa. Mas quem lidera de longe a lista dos gigantes de concreto é Balneário Camboriú, conhecida como "a Dubai brasileira".
15. Vision Tower
- Altura: 160 m
- Número de andares: 38
- Localização: Balneário Camboriú
- Ano de inauguração: 2017
- Função:residencial
Localizado no centro de Balneário Camboriú, o Vision Tower possui 27 andares destinados à moradia, com apenas um apartamento de 4 suítes por andar. O prédio conta com elevador para carros nos pavimentos de estacionamento.
14. Altino Arantes (Prédio do Banespa)
- Altura: 161 m
- Número de andares: 36
- Localização: São Paulo
- Ano de inauguração: 1947
- Função: comercial
O Altino Arantes, mais conhecido como Prédio do Banespa ou simplesmente Banespão, é o prédio mais antigo deste ranking e um dos cartões-postais da cidade de São Paulo. O Banespão é uma réplica do gigante nova-iorquino Empire State Building e oferece aos visitantes um miradouro com visão de 360º da cidade.
13. Rio Sul Center (Torre do Rio Sul)
- Altura: 163 m
- Número de andares: 48
- Localização: Rio de Janeiro
- Ano de inauguração: 1982
- Função: comercial
A Torre do Rio Sul é o maior edifício do Rio de Janeiro e um dos maiores condomínios empresariais do Brasil. Localizado no bairro de Botafogo, o prédio conta com quase 120 mil m² de área, 18 elevadores sociais e 1.182 vagas de garagem.
12/11. Edifício Itália
- Altura: 165 m
- Número de andares: 46
- Localização: São Paulo
- Ano de inauguração: 1965
- Função: comercial
Um dos prédios mais famosos de São Paulo, localizado na Avenida Ipiranga, é o Edifício Itália, que foi por apenas 2 anos o maior prédio do Brasil. O prédio de escritórios tem no seu terraço um famoso restaurante e um terraço aberto a visitação. A vista de lá de cima é realmente incrível!
12/11. Império das Ondas
- Altura: 165 m
- Número de andares: 51
- Localização: Balneário Camboriú
- Ano de inauguração: 2016
- Função: residencial
Um dos gigantes de Balneário Camboriú é o Império das Ondas, que pelo fato de ficar localizado num ponto mais elevado fornece uma vista espetacular dos seus andares mais altos. E o melhor: fica a apenas 250 metros da praia!
10. Concordia Corporate
- Altura: 169 m
- Número de andares: 43
- Localização: Nova Lima
- Ano de inauguração: 2018
- Função: residencial/comercial
O maior edifício de Minas Gerais, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, possui 16 elevadores, 8 subsolos, heliponto e garagem com capacidade para mais de 780 veículos. Trata-se do maior prédio do Brasil construído em estrutura parcialmente metálica (aço e concreto).
9. Palácio W. Zarzur (Mirante do Vale)
- Altura: 170 m
- Número de andares: 51
- Localização: São Paulo
- Ano de inauguração: 1966
- Função: comercial
Mais conhecido como Mirante do Vale (por ter sido construído no Vale do Anhangabaú, ao lado do Viaduto Santa Ifigênia), o Palácio W. Zarzur ostentou o título de maior prédio do Brasil por nada menos que 48 anos! De gosto duvidoso, o prédio ainda é o maior de São Paulo, embora o Banespão e o Edifício Itália, por estarem situados em terrenos mais elevados, proporcionem vistas melhores da cidade.
8. Alameda Jardins Residence
- Altura: 174 m
- Número de andares: 45
- Localização: Balneário Camboriú
- Ano de inauguração: 2015
- Função: residencial
O Alameda Jardins Residence fica a apenas 150 metros do mar e está localizado numa área de 14 mil m² de natureza preservada, no Pontal Norte de Balneário Camboriú. É mais um gigante de concreto na cidade brasileira dos arranha-céus.
7. Splendia Tower
- Altura: 175 m
- Número de andares: 43
- Localização: Balneário Camboriú
- Ano de inauguração: 2019
- Função: residencial
Não tão próximo da praia como outros empreendimentos famosos da cidade, o Splendia Tower oferece apartamentos por preços um pouco mais "modestos": a partir de R$ 1,4 mi. Os apartamentos de 130 m² têm 3 suítes e 2 vagas na garagem. No térreo, há mais de 10 salas comerciais para serem alugadas. A inauguração ocorreu em outubro de 2019.
6. Splendido
- Altura: 176 m
- Número de andares: 50
- Localização: Balneário Camboriú
- Ano de inauguração: 2020
- Função: residencial
Morar em frente ao mar deve ser maravilhoso. Mas luxos como esse tem seu preço: um apartamento no Edifício Splendido custa no mínimo R$ 5,3 mi! Os apartamentos têm 4 ou 5 suítes, com 3 ou 4 vagas de garagem e mais de 200 m².
5. Millennium Palace
- Altura: 177 m
- Número de andares: 46
- Localização: Balneário Camboriú
- Ano de inauguração: 2014
- Função: residencial
Outro residencial de alto luxo da "Dubai brasileira" é o Millennium Palace, que manteve por mais ou menos 4 anos o título de maior prédio do Brasil. O prédio conta com ampla área de lazer, com piscinas (uma delas aquecida), spa e até um pub!
4. Kingdom Park Residence
- Altura: 180 m
- Número de andares: 52
- Localização: Goiânia
- Ano de inauguração: 2019
- Função: residencial
Anunciado como "o residencial mais alto do Centro-Oeste", o Kingdom Park tem apartamentos gigantescos: são 482 m² e 5 suítes! É como viver numa mansão a vários metros de altura! Uma das vantagens de morar lá é que o prédio fica ao lado do Parque Vaca Brava, um refúgio verde no meio da cidade de Goiânia.
3. Tour Geneve
- Altura: 182 m
- Número de andares: 51
- Localização: João Pessoa
- Ano de inauguração: 2018
- Função: residencial/comercial/empresarial
Inaugurado no 2º semestre de 2018, o maior arranha-céu do Nordeste foi projetado para ter uso misto: comercial, residencial e empresarial. Para quem quiser morar, há apartamentos de até 410 m², além de uma incrível mansão suspensa de 1000 m² - a mais alta do Brasil! O Tour Geneve é certificado com o selo AQUA de construção sustentável atribuído pela Fundação Vanzolini.
2. Órion Business & Health Complex
- Altura: 191 m
- Número de andares: 44
- Localização: Goiânia
- Ano de inauguração: 2018
- Função: hotel/hospital/escritórios
Anunciado como "o maior complexo de saúde e negócios do Centro-Oeste", o Órion Business & Health Complex demorou sete anos para sair do papel. O complexo dispõe de salas para consultórios, hospital, hotel e shopping. Tudo isso num único prédio! Há 1400 vagas de estacionamento e um heliponto.
1. Infinity Coast Tower: o edifício mais alto do Brasil (por enquanto...)
- Altura: 234 m
- Número de andares: 66
- Localização: Balneário Camboriú
- Ano de inauguração: 2019
- Função: residencial
O prédio mais alto do Brasil fica (é claro!) em Balneário Camboriú, a capital nacional dos arranha-céus. A obra foi entregue em dezembro de 2019 e conta com 234,8 m de altura - ficando no topo da lista dos maiores prédios já construídos no Brasil. São ao todo 115 apartamentos que variam de 155 a 600 m². E o preço, como se pode imaginar, não é nada modesto: para adquirir um imóvel neste gigante catarinense, é preciso desembolsar em média 5 milhões de reais!
Mas o império do Infinity Coast Tower vai durar pouco. Como veremos a seguir, já estão de pé as duas torres que superam o atual maior edifício do Brasil em quase 50 metros.
Os prédios mais altos do Brasil em construção
One Tower
- Altura: 280 m
- Número de andares: 70
- Localização: Balneário Camboriú
- Previsão de inauguração: 2022
- Função: residencial
Quando for inaugiurado, o Onde Tower, que terá 280 metros, será um dos maiores prédios do Brasil e da América Latina. Dos 70 andares, 4 serão dedicados ao lazer, com direito a pub e piscina aquecida. Os apartamentos terão 4 suítes, sendo 2 delas de frente para o mar.
Yachthouse Residence Club: as duas torres mais altas do Brasil!
- Altura: 280,3 m
- Número de andares: 81
- Localização: Balneário Camboriú
- Previsão de inauguração: 2020
- Função: residencial
As torres gêmeas que formam o condomínio residencial de luxo Yachthouse já foram erguidas e são, atualmente, os dois maiores prédios do Brasil! Faltam apenas os últimos retoques para serem inaugurados. A previsão é de que a entrega dos apartamentos seja feita em dezembro de 2020.
Para fazer a fundação desses dois gigantes, foram utilizados mais de 1100 betoneiras - o suficiente para erguer um prédio de 5 andares! Foram usados ao todo 87 mil m² de concreto, 12 mil toneladas de aço, numa construção que envolveu mais de 600 operários.
O maior prédio da América Latina fica no Chile
As duas torres só não serão as duas maiores da América Latina porque não superam o Torre Costanera, a Gran Torre de Santiago do Chile inaugurada em 2014 e que tem 300 metros de altura. Mas no ritmo como as coisas andam, daqui a pouco surgirá um novo empreendimento em Balneário Camboriú que assumirá o topo do ranking latino-americano.
Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também: