Conheça as 10 moedas mais caras do mundo (Spoiler: dólar e euro não são as campeãs)


Talvez você imagine que as moedas mais caras do mundo sejam o dólar ou o euro, certo? Essas moedas são, sim, de alto valor, mas a verdade é que quando se trata das moedas mais caras do mundo, os países orientais estão no topo da lista.

Fizemos um ranking das moedas mais valorizadas do mundo, com valores correspondentes em dólar e real. Descubra quais são as moedas mais valiosas com a gente!

10. Dólar - USD

DÓLAR

Valor em real: 1 USD = 4.4741 BRL

Isso mesmo! A tão falada e popular moeda americana ocupa o último lugar da nossa lista, o que não significa de maneira alguma que essa é uma moeda de pouco valor, pelo contrário. O dólar é a moeda mais usada e negociada do mundo, sendo por essa razão a mais poderosa. Atualmente, o dólar também tem o título de moeda de reserva mundial, o que na prática significa que com ela é possível fazer pagamentos em praticamente todos os países.

9. Franco Suíço - CHF

FRANCO SUÍÇO

Valor em dólar: 1 CHF = 1.04465 USD
Valor em real: 1 CHF = 4.67370 BRL

Em nono lugar está o franco suiço, moeda de um dos países mais ricos do mundo, conhecido pela segurança de seus bancos e por suas políticas monetárias rígidas. Essas condições atraem muitos investidores a colocarem seu dinheiro na Suíça, o que contribui para o processo de valorização da moeda. O franco suíço é a moeda também do minúsculo país Liechtenstein.

8. Euro - EUR

EURO_DINHEIRO

Valor em dólar: 1 EUR = 1.11264 USD
Valor em real: 1 EUR = 4.97849 BRL

Claro que ele não poderia faltar aqui. O euro é a moeda da União Europeia e foi adotada pela primeira vez em 1999. O euro não foi utilizado por todo os países que fazem parte do bloco, mas pela grande maioria. 19 dos 27 países usam o utilizam como moeda oficial. O euro é a segunda moeda mais negociada no mercado mundial, perdendo apenas para o dólar.

7. Dólar das Ilhas Cayman - KYD

Dólar das Ilhas Cayman - KYD

Valor em dólar: 1 KYD = 1.21950 USD
Valor em real: 1 KYD = 5.45549 BRL

As ilhas Cayman são famosas por suas lindas praias de água cristalina, isso a gente sabe. Mas lá também encontramos dólares mais caros do que os americanos, você sabia? A moeda foi introduzida no país em 1972 para substituir o dólar jamaicano. As Ilhas Cayman são consideradas um paraíso fiscal, ou seja, livres de taxação. Por isso, o país atrai muitos bancos e empresas que se interessam em estabelecer por lá os seus negócios, fazendo com que os serviços financeiros (junto com o turismo) sejam o principal motor da economia nas ilhas.

6. Libra de Gibraltar - GIP

LIBRA DE GIBRALTAR

Valor em dólar: 1 GIP = 1.27963 USD
Valor em real: 1 GIP = 5.72694 BRL

Gibraltar, território pertencente ao Reino Unido, possui uma das moedas mais valorizadas do mundo. A libra de Gibraltar corresponde a um valor muito próximo da libra esterlina. Em Gibraltar, a libra esterlina é bastante aceita, porém no Reino Unido as libras de Gibraltar precisa ser trocadas.

5. Libra Esterlina - GBP

LIBRA ESTERLINA - GBP

Valor em dólar: 1 GBP = 1.28012 USD
Valor em real: 1 GBP = 5.72756 BRL

O império britânico dominou grande parte do mundo e algumas vezes a libra esterlina chegou a ser adotada também pelos territórios conquistados, junto com as moedas locais. A libra esterlina é uma das moedas mais antigas do mundo, usada no Reino Unido pela primeira vez em 1489. Quando o euro foi implantado na União Europeia, a Inglaterra decidiu manter a libra esterlina como sua moeda oficial, o que foi uma decisão muito controversa. Mesmo assim, a moeda manteve sua força. Com o Brexit, a moeda entrou numa fase de instabilidade.

Veja também as moedas mais raras e valiosas do Brasil

4. Dinar Jordaniano - JOD

Dinar Jordaniano

Valor em dólar: 1 JOD = 1.41044 USD
Valor em real: 1 JOD = 6.31035 BRL

A Jordânia é uma país que faz fronteira com Israel, Iraque, a Síria e Arábia Saudita. O país é cheio de belezas, curiosidades e surpresas, como o alto valor da sua moeda. Pode parecer difícil entender o poder do dinar jordaniano, já que a economia da Jordânia não é tão forte e nem o seu nível de exportação tão alto. O país não compartilha de recursos como o petróleo, que é abundante nos países vizinhos. Mas o fato dessa moeda ser atrelada ao dólar ajudou a transformá-la em uma das moedas mais fortes do mundo.

3. Rial Omã - OMR

RIAL OMAN

Valor em dólar: 1 OMR = 2.60078 USD
Valor em real: 1 OMR = 11.6366 BRL

O rial omã foi estabelecido em Omã em 1973 depois de uma mudança no regime político do país. A nova moeda veio substituir o saidi rial e passou a ser atrelada ao dólar em 1986. Seu valor se dá em função das exportações de petróleo e a moeda é subdividida em unidades menores (1/1000) chamadas de baisa. O poder de compra da moeda é bastante alto, tanto que o governo emite notas de ½ e ¼ rial.

2. Dinar do Bahrein - BHD

DINAR DO BAHREIN

Valor em dólar: 1 BHD = 2.65957 USD
Valor em real: 1 BHD = 11.8990 BRL

Você talvez nunca nem tenha ouvido falar do Barém, mas ele é o dono de uma das moedas mais caras do mundo! O país é bastante pequeno e fica no Golfo Pérsico, próximo a Arábia Saudita. A moeda é utilizada apenas no país e seu câmbio também é atrelado ao dólar. O valor da moeda se dá também em função da produção de petróleo no país. Uma curiosidade interessante é que as cédulas do dinar do Bahrein, assim como dinar jordaniano e rial omã apresentam inscrições tanto em árabe quanto em inglês.

1.Dinar Kuwaitiano - KWD

DINAR KWAITIANO

Valor em dólar: 1 KWD = 3.26500 USD
Valor em real: 1 KWD = 14.6091 BRL

Quem diria que um país pequenininho do Oriente Médio, ali na esquina entre o Iraque e a Arábia Saudita possuiria a moeda mais cara do mundo? Pois é, assim como no caso anterior, graças a produção e exportação de petróleo do país, o Kuwait possui uma moeda muitíssimo valorizada. A moeda foi introduzida no país em 1961 em substituição a rupia do golfo, e inicialmente tinha o mesmo valor que a libra esterlina. Hoje, 1 dinar kuwaitiano corresponde a mais de 14 reais! Cancelando a viagem para o Kuwait em 3, 2, 1…

Gostou? Conheça ainda os países mais ricos do mundo em 2020