Os 24 melhores livros atuais para ler em 2021


Os melhores e mais celebrados livros lançados nas últimas duas décadas que são uma ótima opção de leitura. Livros premiados e de diversos gêneros que valem a pena ler ao menos uma vez na vida.

Americanah (2013) - Chimamanda Ngozi Adichie

Americanah

Identidade, empoderamento, auto-descoberta e primeiro amor são alguns dos temas abordados no best seller Americanah. Na história, Ifemelu é uma adolescente nigeriana que vai estudar nos Estados Unidos. No país, ela identifica questões específicas sobre o que é ser uma mulher negra e imigrante neste novo território e acaba criando um blog para relatar suas experiências. Quando volta para sua terra natal, reencontra o seu primeiro amor, Obinze.

O Pintassilgo (2013) - Donna Tartt

O Pintassilgo

Vencedor do aclamado prêmio Pulitzer de ficção, O Pintassilgo é um romance épico que conta a história de Theo, um menino que sobreviveu a um bombardeio quando criança que acabou matando a sua mãe. O menino se apega a um pequeno quadro que roubou durante o acidente e isso acabará marcando sua adolescência e a sua vida adulta, o que colocará sua vida em risco.

Pessoas Normais (2018) - Sally Rooney

Pessoas Normais

A escritora irlandesa Sally Rooney é considerada a voz da geração millenium e seu aclamado livro, Pessoas Normais, é a prova disso. A história envolve dois personagens do ensino médio. Connell é o clássico prodígio do time de futebol e sua mãe trabalha como empregada na casa de sua colega de escola Marianne. Eles acabam escondendo a relação que possuem, mas anos depois, quando estão em Dublin estudando na Universidade, seus destinos serão traçados novamente.

Garota Exemplar (2012) - Gillian Flynn

Garota Exemplar

Gillian Flynn se tornou uma das escritoras de suspense mais aclamadas em anos recentes. Seu livro, Garota Exemplar, se tornou um best seller do New York Times e teve uma adaptação para o cinema em 2014. O livro é construído de tal forma que o leitor duvida de todos os personagens a cada capítulo. Neste thriller não linear, acompanhamos a história de Amy, que na manhã do seu quinto aniversário de casamento, desaparece de casa. Seu marido parece ser o principal suspeito, mas segredos vão sendo revelados ao longo da trama.

O Ódio que Você Semeia (2017) - Angie Thomas

O Ódio que Você Semeia

Este best seller de Angie Thomas se tornou um grande fenômeno nos Estados Unidos impulsionado pelo movimento Black Lives Matter. A história gira em torno de Starr, uma garota de 16 anos que mora em um bairro periférico e problemático habitado por pessoas negras. Contudo, a jovem estuda em um colégio de classe alta em um bairro onde os residentes são majoritariamente brancos. Quando testemunha o assassinato de seu melhor amigo por um policial, a jovem se tornará uma arma para os dois lados da história.

Sobre a Terra Somos Belos por um Instante (2019) - Ocean Vuong

Sobre a Terra Somos Belos por um Instante

Ocean Vuong é considerado um dos maiores poetas da atualidade e em seu romance de estreia, Sobre a Terra Somos Belos por um Instante, ele apresenta uma verdadeira carta de amor e confissão para sua mãe. O livro é uma semi-autobiografia das experiências do autor como imigrante vietnamita nos Estados Unidos. Suas lembranças de infância e adolescência são aqui apresentadas como cartas direcionadas para sua mãe, que sendo analfabeta, nunca poderá ler suas palavras.

O Reformatório Nickel (2019) - Colson Whitehead

O Reformatório Nickel

Vencedor do prêmio Pulitzer de ficção em 2020, O Reformatório Nickel conta a história de Elwood, um jovem negro que possui muitos sonhos, mas que acaba indo parar em um brutal reformatório no sul dos Estados Unidos nos anos de 1960. Carregando as palavras de Martin Luther King em seu coração, o jovem tentará sobreviver às barbaridades que acontecem naquele cruel ambiente.

Temporada de Furacões (2017) - Fernanda Melchor

Temporada de Furacões

Este romance político da autora mexicana Fernanda Melchor a consagrou com o Prêmio Internacional de Literatura em 2019. O livro expõe questões como a pobreza do século XXI, a misoginia e outras questões sociais que afetam o México e toda a América Latina. A história se passa em uma pequena cidade fictícia isolada do país, onde um grupo de crianças encontram certo dia um cadáver de uma bruxa.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte (2017) - Celeste Ng

Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Segundo romance da autora estadunidense Celeste Ng, Pequenos Incêndios por Toda Parte se passa na cidade de Shaker Heights no final dos anos de 1990, onde duas famílias acabam criando uma conexão inesperada. Mia Warren chega na cidade com sua filha adolescente e acaba estabelecendo relações com a família dos inquilinos, os Richardson. Mia, no entanto, possui segredos do passado que podem acabar desestabilizando a comunidade à sua volta.

Desesterro (2015) - Sheyla Smanioto

Desesterro

Este é o primeiro romance da escritora brasileira Sheyla Smanioto, que a consagrou com o Prêmio SESC de Literatura em 2015. A história é um retrato da miséria do Brasil através de uma personagem chamada Maria de Fátima, que é marcada pela história de várias gerações que vieram antes dela.

Sing, Unburied, Sing (2017) - Jesmyn Ward

Sing, Unburied, Sing

Aclamado romance da escritora norte-americana Jesmyn Ward, Sing, Unburied, Sing expõe de maneira poética as realidades e problemáticas raciais dos Estados Unidos. Com toques de fantasia, o livro conta a história de uma mulher que decide levar os filhos para buscar o marido que está saindo da prisão. Uma série de lembranças, memórias e fantasmas acabam invadindo o livro e somos apresentados a diversas histórias envolvendo personagens do passado.

O Vendido (2015) - Paul Beatty

O Vendido

Paul Beatty é considerado um dos maiores nomes da literatura norte-americana das últimas décadas. Em seu livro, O Vendido, ele apresenta de maneira sarcástica diversas questões raciais que assola os Estados Unidos. O narrador do livro, chamado simplesmente de Eu, tenta salvar a sua cidade realizando um controverso experimento social que consiste em realizar uma segregação racial ao contrário.

A Amiga Genial (2011) - Elena Ferrante

A Amiga Genial

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana que possui sua identidade em segredo. Seus aclamados romances, no entanto, fazem muito sucesso ao redor do mundo, sendo a série Napolitana um grande best seller. O primeiro livro desta série, A Amiga Genial, foi lançado em 2011 e conta a história de duas amigas de infância ao longo de suas vidas em Nápoles.

Marrom e Amarelo (2019) - Paulo Scott

Marrom e Amarelo

Paulo Scott revela em Marrom e Amarelo diversos aspectos das questões raciais no Brasil. O livro conta a história de dois irmãos que vivem em Porto Alegre, Federico e Lourenço. Os dois possuem personalidades muito diferentes e encaram o preconceito racial de maneiras distintas. O ativista Federico, agora com 49 anos, é chamado para Brasília para discutir as questões das cotas raciais nas universidades brasileiras e se recorda de diversos acontecimentos que passou durante a infância e a adolescência.

Onda (2008) - Suzy Lee

Onda

O livro Onda, da escritora e ilustradora sul-coreana Suzy Lee já se tornou um clássico contemporâneo. Premiado pelo New York Times como melhor livro infantil ilustrado no final dos anos 2000, Onda retrata com sutileza diversas experiências da infância ao apresentar uma garotinha tendo diversas sensações e brincadeiras em uma praia.

Dez de Dezembro (2013) - George Saunders

Dez de Dezembro

Dez contos fazem parte deste aclamado livro do autor estadunidense George Saunders. As histórias curtas são repletas de reflexões pessoais, fluxos de consciência e passagens muito esquisitas e surrealistas que podem confundir o leitor, mas no bom sentido. Tudo isso, para revelar de maneira bastante peculiar reflexões sobre temas importantes.

Água doce (2019) - Akwaeke Emezi

Água doce

O romance semi-autobiográfico da escritora nigeriana Akwaeke Emezi revela diversas questões pessoais com um toque de mitologia e fantasia. O livro conta a história de Ada, que nasceu com diversos seres dentro de si. Quando ela vai estudar nos Estados Unidos, um evento traumático acaba sendo a principal razão para a transformação física e mental da garota.

Severance (2018) - Ling Ma

Severance

Incluído em diversas listas de melhores livros de 2018, Severance é um romance de ficção do escritor chinês-estadunidense Ling Ma. A história do livro se passa nos Estados Unidos no ano de 2011, onde uma pandemia chamada Febre Shen acaba se espalhando pela população.

Barba Ensopada de Sangue (2012) - Daniel Galera

Barba Ensopada de Sangue

Se você procura uma boa história de mistério, o livro Barba Ensopada de Sangue, do escritor brasileiro Daniel Galera, pode ser uma ótima opção. Ele conta a história de um professor que, após a morte do pai, acaba se isolando em um balneário em Santa Catarina. No vilarejo, ele vai refletir acerca da sua vida e tentar entender os mistérios a volta do assassinato de seu avô algumas décadas atrás.

Meu Ano de Descanso e Relaxamento (2018) - Ottessa Moshfegh

Meu Ano de Descanso e Relaxamento

Neste divertido e sarcástico livro de Ottessa Moshfegh, uma jovem que parece ter tudo em Nova York decide passar um ano em hibernação com a ajuda de medicação prescrita por uma psiquiatra de má índole. Mesmo sendo jovem, bonita e rica, a garota sente um enorme vazio no peito e descontentamento com o mundo.

Kafka à Beira Mar (2002) - Haruki Murakami

Kafka à Beira Mar

Haruki Murakami é um dos escritores japoneses mais celebrados ao redor do mundo e no universo de Kafka à Beira Mar, somos apresentados a três histórias fantásticas que se entrecruzam. Kafka Tamura é um jovem de 15 anos que decide fugir de causa devido à uma maldição que o rodeia. Em outra parte da cidade, um velho senhor tem a habilidade de conversar com gatos e no passado um incidente parece estar relacionado aos acontecimentos estranhos que acontecem no presente.

Pátria (2016) - Fernando Aramburu

Pátria

Este popular livro do escritor espanhol Fernando Aramburu causou uma verdadeira revolução no País Basco, ao trazer uma história de assassinatos relacionados à organização terrorista ETA. Uma adaptação da história foi produzida pelo canal HBO e teve sua estreia em 2020.

Deacon King Kong (2020) - James McBride

Deacon King Kong

O escritor estadunidense James McBride apresenta nesta novela acontecimentos que se deram em setembro de 1969 nas periferias do Brooklyn. O autor apresenta de maneira vívida a vida das pessoas afetadas após um tiroteio em uma área predominantemente habitada pela comunidade afro-americana e latina.

O Espelho e a Luz (2020) - Hilary Mantel

O Espelho e a Luz

A autora britânica Hilary Mantel é um dos maiores nomes dentro dos escritores de romances históricos. Em O Espelho e a Luz, acompanhamos a história de Thomas Cromwell, que após auxiliar o rei Henrique 8º a se divorciar de Catarina de Aragão consegue alcançar grandes reconhecimentos dentro da aristocracia. No entanto, novos obstáculos entram em seu caminho a partir daí.

Veja também:

Atualizado em