Os 20 melhores livros para adolescente para todos os gostos


Com gêneros que passam principalmente pelo drama, a comédia e a aventura, os livros para adolescentes abrangem uma infinidade de temas e histórias complexas sobre o amadurecimento dos jovens.

Novos autores têm se esforçado em trazer a diversidade para seus personagens e contar histórias não tradicionais com o objetivo de fazer com que os leitores se identifiquem cada vez mais com essas tramas. Confira nossa seleção com os melhores livros destinados para o público jovem que te farão sentir todas as emoções!

1. As tranças de Bintou - Sylviane A. Diuof

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-01

Ano: 2007
Temas abordados: Família, empoderamento negro, adolescência.

Um livro que pode ser lido por pessoas de qualquer idade e que vai emocionar todas elas. As tranças de Bintou conta a história de uma menina africana que deseja ter tranças como as mulheres mais velhas de sua aldeia.

A trama é centrada em um momento que todos nós conseguimos nos identificar, a passagem da infância para a adolescência. Um livro muito importante, em especial, para o empoderamento negro de meninas e meninos de todo o mundo.

2. Palmas e Vaias - Sônia Rosa

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-02

Ano: 2009
Temas abordados: Família, empoderamento negro, adolescência.

Escrito pela brasileira Sônia Rosa e ilustrado por Salmo Dansa, o livro Palmas e Vaias é uma linda história que mistura determinação e luta através dos olhos de uma adolescente negra.

Florípedes está em uma fase onde passa por diversas mudanças físicas e psicológicas (como todo adolescente). Mas para piorar as coisas, ela vai ter que mudar de bairro e escola, onde vai enfrentar desafios quando se depara com as diferentes realidades que se encontra.

3. Coraline - Neil Gaiman

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-03

Ano: 2002
Temas abordados: Família.

Um livro infanto juvenil que pode ser lido por pessoas de qualquer idade, Coraline é uma das obras mais aclamadas do célebre escritor Neil Gaiman. Nessa história que envolve o suspense e o thriller, a protagonista que dá nome ao título do livro se muda com seus pais para uma casa que está próxima a uma floresta.

A jovem vai se deparar com uma porta que a leva para um mundo alternativo, onde seus pais são muito mais interessantes, mas também um pouco macabros. Ela vai ter que desvendar os mistérios que envolvem esta descoberta para não ficar para sempre nesta realidade paralela.

4. O Sol Também é uma Estrela - Nicola Yoon

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-04

Ano: 2016
Temas abordados: Imigração, empoderamento negro, amor.

Você acredita em destino? Natasha certamente não. Ela é uma garota que acredita na ciência e nos fatos. A história de O Sol Também é uma Estrela se passa na cidade de Nova York, onde Natasha, uma imigrante jamaicana, está em uma missão de salvar sua família de ser deportada de volta para a Jamaica. Ela vai conhecer Daniel, um garoto que jura que estava destinado a conhecê-la.

5. Kafka à Beira Mar - Haruki Murakami

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-05

Ano: 2002
Temas abordados: Autodescoberta, família, fantasia, LGBT+.

Do celebrado escritor japonês Haruki Murakami, Kafka à Beira Mar é uma história de autodescoberta, fantasia, humor, cultura pop e romance. O protagonista é um menino de 15 anos que foge da casa do seu pai temendo uma profecia macabra. Ele vai morar em uma livraria particular, onde vai passar o tempo lendo diversos livros.

Enquanto isso, a história de um senhor que tem a habilidade de falar com gatos é contada. As duas histórias serão integradas eventualmente. Segredos serão revelados e os dois personagens encontrarão pessoas muito interessantes ao longo do caminho.

6. A Aposta - Vanessa Bosso

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-06

Ano: 2013
Temas abordados: Amor, adolescência.

Vanessa Bosso é uma talentosa escritora brasileira que está trazendo um novo gás à literatura juvenil no nosso país. Em seu livro A Aposta, ela mistura os elementos básicos das comédias românticas para criar uma história recheada de humor, romance e aventura.

Nina e Lex são opostos que se encontrarão em uma aposta perigosa. Mas será que o ditado é certo? Os opostos realmente se atraem?

7. As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-07

Ano: 1999
Temas abordados: Autodescoberta, amor, depressão, LGBT+.

Revelar os traumas da adolescência e as experiências por vezes angustiantes que passamos neste período da nossa vida exige coragem. E é isso que Stephen Chbosky entrega neste delicioso romance juvenil.

Conhecemos as histórias de Charlie através das cartas que ele manda para uma pessoa anônima. Suas paixões, envolvimento com drogas e o florescimento da sexualidade serão alguns dos temas que se vão se desenvolver ao longo do livro. O autor dirigiu e escreveu o roteiro para o filme de mesmo nome estrelando Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.

8. Eleanor & Park - Rainbow Rowell

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-08

Ano: 2012
Temas abordados: Amor, amizade, aceitação, adolescência.

O aclamado romance juvenil Eleanor & Park conta a história de dois adolescentes considerados “desajustados” pelos colegas. Eleanor não está nos padrões de corpo para a sociedade e Park é um jovem coreano americano que se esconde por trás de suas vestes escuras. Os dois vão desenvolver uma amizade genuína quando sentam juntos no ônibus para a escola. A partir daí, um romance também poderá florescer.

9. Fangirl - Rainbow Rowell

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-09

Ano: 2013
Temas abordados: Autodescoberta, aceitação, amor.

As comunidades de fanfic (histórias criadas por fãs na internet) se tornaram uma febre nos últimos anos. Muitas pessoas passam dias escrevendo e lendo as histórias alternativas dos mais variados produtos da cultura pop. É essa a premissa de Fangirl: Cath é uma menina apaixonada por uma série de livros chamada Simon Snow e passará grande parte de sua adolescência nesta obsessão. Quando sai de casa para a faculdade, a tímida garota terá que realizar uma autodescoberta para abrir o coração e escrever suas próprias histórias.

10. A Barraca do Beijo - Beth Reekles

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-10

Ano: 2018
Temas abordados: Amor, romance, família, adolescência.

O sucesso da Netflix de mesmo nome foi inspirado neste belo e instigante romance juvenil de Beth Reekles. Na história, Elle e Lee são amigos de infância inseparáveis. O único problema é que Elle é apaixonada por Noah, irmão de Lee. Em um evento na escola, uma barraca do beijo colocará Elle e Noah juntos. A partir daí, os dois terão que viver um romance escondido para poupar desapontarem Lee. O livro também relata questões como a insegurança e a imaturidade que são vividas em um amor adolescente.

11. Isla e o Final Feliz - Stephanie Perkins

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-11

Ano: 2014
Temas abordados: Romance, amor, autodescoberta, família.

Este é o terceiro livro da série Anna, Lolla e Isla. Contudo, você pode ler eles separadamente e sem uma ordem específica. Nessa história, Isla reencontra seu crush da escola que frequentava em Paris em uma viagem de férias para Nova York. A partir daí, os dois vão se aproximar. Contudo, muitas adversidades estarão contra o casal. Entre dramas familiares e inseguranças, os dois terão que lutar se quiserem continuar juntos.

12. Namorado de Aluguel - Kasie West

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-12

Ano: 2015
Temas abordados: Romance, amor, adolescência.

Se você aprecia uma boa comédia romântica cheia de reviravoltas, Namorado de Aluguel é o romance juvenil perfeito para você começar a ler. Na história, Gia tem o coração partido pelo namorado justamente quando ela ia apresentá-lo para suas melhores amigas em seu baile de formatura. A solução? Recrutar um estranho para se fazer passar pelo seu namorado. Diversas reviravoltas e acontecimentos hilários vão se desenrolar ao longo da trama e Gia descobrirá sentimentos conflitantes pelo “namorado postiço”.

13. Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática - Thalita Rebouças

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-13

Ano: 2016
Temas abordados: Família, amor, bullying.

Com mais de 20 livros publicados, Thalita Rebouças se tornou uma das maiores escritoras brasileiras de romances juvenil da última década. Em seu livro de 2016, ela conta a história de Tetê, que vai ter sua vida virada do avesso quando seus pais perdem a casa que tinham no Rio de Janeiro e ela tem que se mudar para a casa dos seus avós, com familiares pra lá de malucos. Questões como o bullying e o amor na adolescência são retratados neste livro de maneira leve e divertida.

14. Garoto Encontra Garoto - David Levithan

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-14

Ano: 2003
Temas abordados: LGBT+, amor, amizade, família.

Já imaginou uma escola onde a rainha do baile é uma drag queen, gays e héteros se ajudam e se respeitam e as líderes de torcida andam de moto? Neste utópico e otimista livro de David Levithan, a clássica história de amor adolescente é entre dois garotos: Paul e Noah.

Paul acredita que Noah é o seu príncipe encantado, mas vai pisar na bola e acabar com a relação. Entre ajudar os amigos e tentar reconquistar Noah, Paul vai lidar com diversas questões típicas de um adolescente. Uma deliciosa história, onde o preconceito não tem vez.

15. Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-15

Ano: 2015
Temas abordados: Amor, romance, depressão, luto, bullying.

Uma história de superação, amor e coragem. Por Lugares Incríveis, livro de Jennifer Niven, lida com temas como depressão, luto e força através de dois personagens que se encontram em um momento muito delicado de suas vidas. Violet perdeu sua irmã em um acidente de carro e se sente culpada por isso.

Theodore enfrenta a depressão e situações de caos, tanto em casa como na escola. Os dois vão encontrar ajuda um no outro quando formam uma dupla em um trabalho de geografia, onde vão explorar lugares incríveis da cidade onde moram.

16. Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-16

Ano: 2018
Temas abordados: LGBT+, romance, família, amizade.

Vitor Martins tem se tornado uma das maiores referências da literatura para adolescentes no Brasil. Seus livros tem como ponto chave apresentar a diversidade e fazer com que adolescentes se vejam retratados nas histórias deste gênero. Em Um Milhão de Finais Felizes, ele apresenta a história de Jonas, um jovem que trabalha em um café e vai conhecer um belo garoto de barba ruiva chamado Arthur.

O maior conflito do nosso protagonista é a convivência com os pais conservadores. Outra questão abordada no livro é a dificuldade de saber o que você quer fazer da vida após a escola e como os relacionamentos de amizade são dificultados quando estamos nesta nova fase.

17. Simon vs. A Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-17

Ano: 2015
Temas abordados: LGBT+, família, amor, romance, amizade.

Sair do armário é ainda uma grande dificuldade para muitos jovens gays. Até mesmo para aqueles que moram com uma família aberta e liberal. Os dilemas de Simon são contados neste divertido e comovente livro de Becky Albertalli e foram adaptados para o cinema em 2018.

Na história, Simon ainda vive o conflito de se assumir gay para os amigos e os familiares e vai encontrar nos emails trocados com Blue, um garoto desconhecido que frequenta a mesma escola que ele, um conforto. As coisas vão se complicar quando um outro garoto descobre o seu segredo e ameaça contar para todo mundo da escola.

18. Dumplin' - Julie Murphy

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-18

Ano: 2015
Temas abordados: Empoderamento, amor, romance, autoaceitação.

Ser uma adolescente fora dos padrões em uma sociedade que celebra os corpos magros pode ser muito difícil. No entanto, Willowdean, chamada de Dumplin por sua mãe, se sente bastante confortável consigo mesma. Contudo, suas inseguranças irão aflorar quando um jovem se mostra interessado por ela.

Ao mesmo tempo, sua mãe é uma antiga rainha de concursos de beleza na pequena cidade onde vivem. Para provar sua estima, Will vai entrar no concurso de beleza promovido pela sua mãe e colocar suas amizades e o amor que sente pelo garoto à prova. O livro foi adaptado pela Netflix estrelando Danielle Macdonald e Jennifer Aniston.

19. A Culpa é das Estrelas - John Green

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-19

Ano: 2012
Temas abordados: Amor, romance, tragédia.

A Culpa é das Estrelas se tornou um fenômeno em todo o mundo, em especial, após a adaptação para os cinemas em 2014. Na história, conhecemos Hazel, que enfrenta um tipo de câncer que não tem cura. Seus pais a obrigam ela a frequentar um grupo de apoio para pacientes com doenças similares. É lá que ela conhece Gus, um jovem de espírito livre por quem vai se apaixonar.

Hazel é fã de uma obra de ficção científica e Gus ajuda ela a ir até Amsterdã para conhecer o autor do livro. Lá, ela descobre que o câncer do namorado voltou e o infinito dos dois será mais curto do que ela esperava.

20. Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie

maiores-e-melhores-livros-infanto-juvenis-21

Ano: 2013
Temas abordados: Identidade, empoderamento, amor, autodescoberta.

O best seller Americanah é um livro fundamental para adolescentes que procuram respostas para questões como identidade, empoderamento e até mesmo as questões relativas à força de um primeiro amor. Na história, acompanhamos a vida de Ifemelu, uma adolescente nigeriana que vai para os Estados Unidos estudar.

Em novo território, a menina teve que observar e sentir o que é ser uma mulher negra naquele país. Destacando-se na universidade, ela inicia um blog para contar suas experiências sobre a visão de uma africana nos Estados Unidos. Seu retorno para a Nigéria é marcado também pela lembrança de seu primeiro amor, Obinze, e as dificuldades pelas quais passou quando esteve no país estrangeiro.