Conheça os 15 livros mais vendidos de todos os tempos!


Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura

Você deve ter pensado logo “ A Bíblia, né?”. Até é, mas a verdade é que muitos dos livros tidos como os mais vendidos pelo senso comum não apresentam números confiáveis, principalmente no caso de livros religiosos ou ideológicos.

Por isto, nesta lista estamos considerando somente os livros literários com estimativa de vendas confirmadas. Portanto, a Bíblia continua a ser o livro mais vendido de acordo com o Guinness Book, mas não está incluída na nossa lista.

Conheça a seguir os 15 livros mais vendidos de todos os tempos:

15. O Apanhador no Campo de Centeio (1951)

Autor: J.D. Salinger

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 65 milhões

apanhador

Considerado um ícone sobre a rebelião adolescente (um sentimento que todos conhecemos), a obra de J.D. Salinger foi ainda indicada pela Revista Times como um dos 100 melhores romances de língua inglesa.

14. O Alquimista (1988)

Autor: Paulo Coelho

Língua original: Português

Estimativa de vendas: 65 milhões

alquimista

O Alquimista é o livro brasileiro mais traduzido no mundo. Conta a história de um pastor em busca de realizar o sonho de encontrar ouro nas Pirâmides do Egito. A ideia central do livro é dizer que quando se quer algo, todo o universo irá trabalhar a seu favor para consegui-lo.

13. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2005)

Autor: J. K. Rowling

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 65 milhões

enigma principe

Harry Potter é de longe a série literária mais vendida no mundo (450 milhões, considerando todos os livros), mas cada título ocupa uma posição diferente na lista dos mais vendidos. Na 13ª posição está o sexto e mais sombrio dos sete livros da série original.

12. Pense e Enriqueça (1937)

Autor: Napoleon Hill

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 70 milhões

pense enriqueça

O único livro de auto-conhecimento da lista foi escrito pelo autor com o intuito de dar ferramentas às pessoas para atingirem os seus objetivos. Apesar de ser focado em fazer dinheiro, as suas ideias podem ser aplicadas em outras áreas da vida.

Veja também os 7 melhores livros para ler em uma sentada

11. O Código Da Vinci (2003)

Autor: Dan Brown

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 80 milhões

codigo da vinci

Esta não é a primeira aventura de Robert Langdon escrita, mas sem dúvida foi a que o pôs no mapa dos best-sellers. Quando um curador do museu do Louvre é assassinado, Langdon se vê envolvido em uma complexa trama cheia de enigmas que o leva a desvendar um dos principais segredos da humanidade.

10. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)

Autor: C.S. Lewis

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 85 milhões

leao feiticeira

O primeiro livro da série As Crônicas de Nárnia apresenta os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie. Os quatro encontram em um Guarda-Roupa a passagem secreta para um mundo encantado onde vivem incríveis aventuras.

9. Ela, a Feiticeira (1887)

Autor: H. Rider Haggard

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 100 milhões

ela feiticeira

Do mesmo autor de As Minas do Rei Salomão, Ela, a Feiticeira narra a viagem do professor universitário Horace Holly e seu pupilo pela África. Lá, os dois se deparam com uma civilização perdida controlada por Ela, a feiticeira do título.

8. O Sonho da Câmara Vermelha (1754-1791)

Autor: Cao Xueqin

Língua original: Chinês

Estimativa de vendas: 100 milhões

sonho camara vermelha

Considerado o ponto alto dos romances clássicos chineses, este livro faz parte dos Quatro Grandes Romances Clássicos da Literatura Chinesa. Portanto, uma obra prima de altíssima qualidade.

7. O Caso dos 10 Negrinhos (1939)

Autor: Agatha Christie

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 100 milhões

agatha christie

O livro mais vendido de Agatha Christie é um dos mais polêmicos da autora por conta do título original. Assim, o livro também pode ser encontrado pelo título E não sobrou nenhum. A história gira em torno de 10 estranhos que foram atraídos para uma ilha deserta por um misterioso casal.

Os 14 melhores livros de romance para você se derreter! Clique Aqui!

6. O Hobbit (1937)

Autor: J. R. R. Tolkien

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 100 milhões

hobbit

Esqueça os filmes, foque-se no livro! O Hobbit foi aclamado pela crítica e recebeu a Medalha Carnegie pela qualidade da obra. A história que precede O Senhor dos Anéis, a princípio seria uma história independente. Porém com o sucesso atingido na época do lançamento, a editora pediu uma continuação a J. R. R. Tolkien que aproveitou para fazer algumas mudanças nos dois livros para ligar a jornada de Bilbo com a de Frodo.

5. Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997)

Autor: J. K. Rowling

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 107 milhões

pedra filosofal

O livro que deu início ao grande fenômeno mundial. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal é apresentado Harry e todo o mundo fantástico a que ele pertence, assim como os perigos pelos quais o garoto está sujeito. O começo de uma grande saga.

4. O Pequeno Príncipe (1943)

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Língua original: Francês

Estimativa de vendas: 140 milhões

pequeno principe

Um dos maiores clássicos infantis foi escrito e ilustrado pelo autor Antoine de Saint-Exupéry quando se encontrava exilado na América do Norte durante a II Guerra Mundial. Muito da vida do autor como aviador pode ser identificada no livro.

3. O Senhor dos Anéis (1954-1955)

Autor: J. R. R. Tolkien

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 160 milhões

senhor dos aneis

Apesar de ter sido criado pelo autor para ser um livro único, O Senhor dos Anéis é comercializado como uma trilogia e foi desta forma que se tornou tão popular. Um dos principais clássicos de fantasia do mundo e, até hoje, serve de inspiração para outros autores famosos como J. K. Rowling e George R. R. Martin.

2. História em Duas Cidades (1859)

Autor: Charles Dickens

Língua original: Inglês

Estimativa de vendas: 200 milhões

duas cidades

O principal romance de Charles Dickens se passa em meados do século XVIII durante o período que vai da Independência Americana até a Revolução Francesa. O livro usa a correspondência entre os personagens como a principal forma de avançar a história.

1. Dom Quixote (1612)

Autor: Miguel de Cervantes

Língua original: Espanhol

Estimativa de vendas: 500 milhões

dom quixote

O maior romance da Literatura Espanhola é um clássico satírico de alta qualidade crítica. Escrito em uma época em que os romances de cavalaria se encontravam em declínio, Miguel de Cervantes inspirou-se nisto para criar as aventuras de um homem louco que acreditava viver nesse mundo fantástico. Sem dúvidas, uma obra prima.

Gostou? Conheça 14 dos maiores clássicos da Literatura Brasileira!

Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura, especializada em Comunicação Audiovisual desde 2009. Produz textos e eventos culturais. Viaja no mundo e na maionese, sempre que possível de carona.