Os 25 melhores livros de romance de todos os tempos


Atualizado em

Selecionamos ótimos livros de romance nas categorias juvenil, antigo e contemporâneo. Se você é desses que adoram acompanhar uma boa história de amor, confira a lista dos 25 melhores livros de romance de todos os tempos.

Livros de romance contemporâneos

1. Me Chame Pelo Seu Nome

Autor: André Aciman
Ano: 2007

Me Chame pelo seu Nome

Bastante elogiado e premiado com o Lambda Literary Award, Me Chame Pelo Seu Nome conta a história de um daqueles grandes amores de verão que perduram. Ambientado na Itália durante os anos 1980, conta como Elio, um rapaz de 17 anos, se apaixona por Oliver, um acadêmico que o pai de Elio recebe em casa para passar o verão e lhe ajudar em suas pesquisas.

2. Americanah

Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Ano: 2013

Americanah

Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo jornal The New York Times, Americanah conta a história de Ifemelu, uma jovem nigeriana que se muda para os Estados Unidos para estudar. A mudança não é fácil. Além do preconceito, Ifemelu tem de lidar com a dor de se afastar de Obinze, seu grande amor.

3. Um dia

Autor: David Nicholls
Ano: 2009

Um Dia

15 de julho de 1988 é o dia em que Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram. O livro de David Nicholls, vencedor do Galaxy National Book Awards como ficção mais popular de 2010, conta a história de amor de Dexter e Emma ao longo de 20 anos, avançando sempre por essa mesma data nos anos seguintes. Uma bela história que nos faz lembrar como os dias especiais merecem ser celebrados.

4. Simplesmente acontece

Autora: Cecelia Ahern
Ano: 2014

Simplesmente Acontece

Uma história tão verdadeiramente possível que você até pode pensar que poderia ter acontecido com você. O que não a deixa menos emocionante. Rosie e Alex são amigos desde a infância, todos achavam que eles eram feitos um para o outro, menos eles dois. Os acontecimentos da vida os afastam e os unem em diferentes momentos, sem que eles consigam definir se são apenas amigos ou mais do que isso.

5. Como Eu Era Antes de Você

Autora: Jojo Moyes
Ano: 2012

Como Eu Era Antes de Você

Lou Clark é uma pessoa cheia de esperança e positividade. Ela leva uma vida simples, ajudando a família com as despesas e tem um namorado de longa data. Quando perde o emprego como garçonete, recebe uma proposta de se tornar a cuidadora de Will Traynor, um charmoso ex-banqueiro que está paralisado desde que sofreu um acidente de moto há dois anos. O amor que nasce entre os dois é transformador para Lou e lhe dá um novo olhar sobre a vida.

6. Ps: Eu Te Amo

Autora: Cecelia Ahern
Ano: 2003

Ps Eu Te Amo

Lidar com a perda pode ser algo devastador. Ainda mais quando essa perda é do grande amor da sua vida. No caso de Holly, o namorado Gerry resolveu ajudá-la a superar a sua ausência, deixando várias cartas para guiá-la até uma vida feliz, mesmo ele estando morto. Esse sensível romance deixa qualquer um emocionado.

7. Diário de Uma Paixão

Autor: Nicholas Sparks
Ano: 1996

Diário de Uma Paixão

O mais popular livro de Nicholas Sparks, Diário de Uma Paixão acompanha dois idosos em um asilo, onde o homem lê um livro para a senhora que está com problemas de memória devido à idade avançada. Ele conta a história de Allie e Noah, dois jovens que se conhecem em um verão e acabam se apaixonando. Mas a família dela não aprova esse relacionamento e os dois são separados abruptamente. Sete anos depois eles se reencontram, mas muita coisa mudou.

8. Outlander: A Viajante no Tempo

Autor: Diana Gabaldon
Ano: 1991

Outlander A Viajante no Tempo

Conhece a série da Netflix? Pois ela é inspirada numa série de livros de muito sucesso da escritora norte-americana Diana Gabaldon. Num mistura de fatos históricos e fantasia, o primeiro livro conta como Claire, uma enfermeira que vive nos anos 1940, viaja à Escócia do século XVIII. Lá ela conhece o guerreiro Jamie Fraser e pinta um lance entre os dois.

Livros de romance juvenis

9. A Culpa é das Estrelas

Autor: John Green
Ano: 2012

a culpa é das estrelas

Este bestseller conta a história de Hazel Grace, uma jovem que está lutando contra um câncer na tiroide. Quando sua mãe a obriga a participar de um Grupo de Apoio, Hazel não poderia estar mais descontente, até que conhece Augustus Waters e a sua forte determinação de deixar uma marca no mundo. O livro fez tanto sucesso que deu origem a um belíssimo filme, lançado em 2014.

10. A Seleção

Autora: Kiera Cass
Ano: 2012

A Seleção

Na distopia criada por Kiera Cass, os Estados Unidos são divididos em castas, e jovens mulheres competem entre si para se casar com um príncipe e viver uma vida de luxo. Apaixonada por Aspen, America Singer não tem o menor interesse na seleção. A série é composta por cinco livros, mais um livro de contos.

11. Eleanor & Park

Autora: Rainbow Rowell
Ano: 2012

Eleanor Park

Esse romance adolescente de muito sucesso traz a história de Eleanor, uma garota que sofre bullying na escola por causa de sua aparência, e Park, um jovem de ascendência asiática. Se o mundo à volta pode parecer hostil, os dois descobrem que juntos podem viver grandes momentos.

Leia também: Os 20 melhores livros para adolescente para todos os gostos

Livros de romance antigos

12. O Amor nos Tempos do Cólera

Autor: Gabriel García Márquez
Ano: 1985

Amor nos Tempos do Cólera

Um amor que atravessa uma vida inteira antes de acontecer. Trata-se de um dos mais aclamados livros de Gabriel García Márquez. Florentino é apaixonado por Fermina desde a época em que eram jovens, mas o pai da moça não o aprovava como pretendente da filha. Ela então casou-se com Juvenal, mesmo sem amá-lo. Agora, ela está viúva e Florentino tem enfim a sua chance.

13. O Morro dos Ventos Uivantes

Autora: Emily Brontë
Ano: 1847

O Morro dos Ventos Uivantes

Um dos maiores clássicos da literatura britânica, O Morro dos Ventos Uivantes foi o único romance escrito por Emily Brontë, tendo inspirado diversas adaptações para o cinema e a televisão, além de artistas da música. Quando o patriarca da família Earnshaw adotou o pequeno órfão Heathcliff, não imaginava que o rapaz despertaria os amores de sua filha Catherine e os ciúmes de seu filho Hindley. E isso dá muito pano pra manga.

14. Os Miseráveis

Autor: Victor Hugo
Ano: 1862

Os Miseráveis

Esta é a principal e mais popular obra escrita por Victor Hugo, na qual ele expôs a sua filosofia política. Em Os Miseráveis, a temática mais recorrente é a desigualdade social e as suas consequências. Mas também há muito espaço para o amor, desde o belo romance entre Cosette e Marcius, até o amor de mãe de Fantine por sua filha.

15. Orgulho e Preconceito

Autora: Jane Austen
Ano: 1813

Orgulho e Preconceito

Elisabeth é a moderna filha de um proprietário rural em Hertfordshire, na Inglaterra. Ela é a segunda de cinco filhas e sua família não possui grandes fortunas. Os casamentos seriam a salvação da família, mas Elisabeth só quer se casar se for por amor. Um interessante olhar sobre como o amor é capaz de desafiar as nossas convicções.

16. Dom Casmurro

Autor: Machado de Assis
Ano: 1899

Dom Casmurro

Um dos maiores clássicos da Literatura Brasileira, Dom Casmurro conta a história de Bento Santiago, narrada pelo próprio protagonista. Fala de sua infância, a vida no seminário e o grande amor por Capitu. Conta ainda sobre as desconfianças que ele sente em relação a um suposto caso entre Capitu e seu melhor amigo, Escobar. Esse é o terceiro romance da Trilogia Realista de Machado de Assis.

17. Madame Bovary

Autor: Gustave Flaubert
Ano: 1856

Madame Bovary

Verdadeiro clássico da literatura mundial, referência máxima da narrativa realista do século XIX, Madame Bovary narra a história de Emma, uma mulher que encontra na aventura extraconjugal uma alternativa ao tédio de um cotidiano insosso e sem brilho.

18. Anna Kariênina

Autor: Liev Tolstói
Ano: 1877

Anna Kariênina

Declarado pela revista Time como o maior romance já escrito, Anna Kariênina já foi adaptado seis vezes para o cinema e continua a ser a mais famosa obra do realismo literário. A protagonista aparentemente tem tudo para ser feliz: beleza, riqueza, o casamento com um oficial do governo, um filho, mas se sente extremamente vazia. Isso até que conhece Alexei Vronsky, um oficial da cavalaria com quem começa a ter um caso extraconjugal.

19. O Grande Gatsby

Autor: F. Scott Fitzgerald
Ano: 1925

O Grande Gatsby

Um dos grandes romances da chama “Geração Perdida”, O Grande Gatsby retrata o que foram os loucos anos 20 nos Estados Unidos. Por trás de toda luxúria e ostentação das animadas festas na mansão do misterioso Jay Gatsby, há uma incrível história de amor.

20. Romeu e Julieta

Autor: William Shakespeare
Ano: 1597

Romeu e Julieta

Quando se fala de histórias de amor, não dá para não falar do clássico dos clássicos, a tragédia que inspira corações apaixonados há séculos. A peça narra o amor proibido e impossível de dois jovens amantes que pertencem a famílias rivais na cidade italiana de Verona. Absolutamente indispensável!

21. O Corcunda de Notre-Dame (Notre-Dame de Paris)

Autor: Victor Hugo
Ano: 1831

O Corcunda de Notre Dame Notre Dame de Paris

Grande clássico da literatura ocidental, esse romance eternizou a figura de Quasímodo, sineiro da Catedral de Notre-Dame. Ambientada na Paris do século XV, a história trata do amor do sineiro do campanário da catedral pela bela cigana Esmeralda.

22. A Trégua

Autor: Mario Benedetti
Ano: 1960

a trégua mario benedetti

A Trégua, obra-prima do escritor uruguaio Mario Benedetti, é um livro escrito em forma de diário, em que acompanhamos o dia a dia de Martin Santomé, um quase cinquentão que, às portas da aposentadoria, se encanta pela nova funcionária do escritório onde trabalha. A mulher, que tem metade de sua idade, surge como um brilho na sua rotina cinzenta.

23. Amar, Verbo Intransitivo

Autor: Mário de Andrade
Ano: 1927

Amar Verbo Intransitivo

Quando foi publicado, Amar, Verbo Intransitivo provocou escândalo. O livro aborda um tema tabu: o patriarca Sousa Costa contrata uma mulher para ensinar ao seu filho Carlos o amor. A suposta professora de alemão aos poucos vai chamando a atenção do garoto, que passa a se interessar cada vez mais pelas aulas de Fräulein.

24. Os Sofrimentos do Jovem Werther

Autor: J. W. Goethe
Ano: 1774

Os Sofrimentos do Jovem Werther

Sabe aquele amor intenso, que chega a beirar a obsessão? Talvez dê para dizer isso do amor do jovem Werther, que sofre pelo fato de sua amada Charlotte já estar prometida a outro homem (estamos falando da sociedade germânica do século XVIII, em que havia casamentos arranjados). O romance é composto por cartas enviadas pelo jovem ao narrador-destinatário.

25. Amor de Perdição

Autor: Camilo Castelo Branco
Ano: 1862

Amor de Perdição

Camilo é um dos maiores prosadores da literatura portuguesa, sendo Amor de Perdição um de seus romances mais famosos. A história gira em torno da paixão entre os jovens Simão e Teresa, que pertencem a famílias rivais. Mas será que o ódio e o orgulho dos pais serão suficientes para frear o ímpeto dos jovens amantes?

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também: