Os 25 melhores livros de fantasia: dos épicos medievais aos romances sobrenaturais


Atualizado em

Os livros de fantasia estão geralmente atrelados à outros gêneros também fantásticos. Entre eles, os romances medievais, os de ficção científica e os romances para jovens ou adolescentes.

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-00

Em universos que possuem elementos como magia, viagem no tempo e paixões em mundos caóticos, as misturas proporcionadas por este gênero são um prato cheio para histórias que nos empolgam, nos comovem, nos afligem e também nos fazem pensar.

Confira agora, quais são os melhores livros de fantasia, subdivididos por outros gêneros, de acordo com as melhores notas do site literário Goodreads.

Melhores livros de fantasia medieval

Os livros de fantasia medieval possuem geralmente uma história séria que envolve elementos sobrenaturais e um escopo de proporções épicas. Grande parte destes títulos se passa no período medieval, pois se apropriam também das notórias mitologias nórdicas. Confira quais são os melhores títulos deste gênero de acordo com as avaliações mais altas dos usuários do Goodreads.

1. A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-01

Ano: 1996
Nota no Goodreads: 96%

Sete reinos, uma guerra épica e a luta pelo trono de ferro. Quando A Guerra dos Tronos foi lançado pela primeira vez em 1996, o livro deu início a uma saga de proporções lendárias, com personagens bem desenvolvidos, complexos e histórias únicas. As Crônicas de Gelo e Fogo é o nome da série de livros que inspirou a série de grande sucesso da HBO, Game of Thrones, e fez com que a história se tornasse um fenômeno de audiência em todo o mundo.

2. O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-02

Ano: 1954 - 1955
Nota no Goodreads: 98%

O universo de O Senhor dos Anéis contém uma das mais complexas e bem desenvolvidas histórias do gênero fantasia medieval de todos os tempos. Ele foi escrito em parte durante a Segunda Guerra Mundial pelo escritor britânico J.R.R. Tolkien que, há princípio, desejava publicá-lo em um único volume.

Contudo, a versão que ficou mais famosa e deu origem a três filmes de sucesso, foi a divisão em três partes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei. Na história, acompanhamos a saga de um hobbit, que possui a missão de destruir um poderoso anel desejado por muitos na Terceira Era da Terra Média.

3. O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-03

Ano: 2007
Nota no Goodreads: 96%

O livro que deu início à saga A Crônica do Matador Rei, O Nome do Vento, revela um universo recheado de magia, seres fantásticos e histórias repletas de aventura. Muito parecido com Harry Potter, certo? Um pouco. O livro é bem mais obscuro que o universo criado por J.K Rowling e se destaca por suas explicações de magia baseadas em uma ciência específica que se encaixa no universo criado por Rothfuss. Uma história de vingança e aventura que vai prender qualquer leitor que se aventurar em começar a ler esta série.

4. As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-04

Ano: 1950 - 1956
Nota no Goodreads: 96%

Sete livros fazem parte da clássica série As Crônicas de Nárnia, escrita pelo irlandês C.S. Lewis. No universo criado por ele, realidade e fantasia se misturam em uma jornada épica que agradou crianças, adolescentes e adultos desde que o primeiro livro, O Leão, o Feiticeira e o Guarda-Roupa foi lançado em 1950.

Diversos paralelos com as histórias encontradas na bíblia foram feitos por especialistas ao longo dos anos. Mesmo nunca tendo sido confirmada, As Crônicas de Nárnia é uma série que vale a pena ler em qualquer parte da sua vida.

Veja também uma seleção com Os 20 melhores livros para adolescente para todos os gostos

5. The Way of Kings - Brandon Sanderson

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-05

Ano: 2010
Nota no Goodreads: 98%

Este é o primeiro livro da série conhecida como The Stormlight Archive, que deve possuir no total 10 livros de acordo com o autor. A história se passa em um mundo fictício chamado Roshar, onde o reino conhecido como Alethkar está em guerra com o povo chamado de Parshendi. Com uma história complexa e bem desenvolvida, envolvendo personagens fantásticos, este livro ganhou atenção do público que aprecia o gênero fantasia e mal esperam pelas continuações.

6. O Olho do Mundo - Robert Jordan

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-06

Ano: 1990
Nota no Goodreads: 93%

O Olho do Mundo é o primeiro livro da série A Roda do Tempo de Robert Jordan. Com uma legião de fãs pelo mundo, o universo criado pelo autor norte-americano tem até mesmo uma convenção que atrai leitores ávidos para debater os detalhes da história.

O complexo enredo de Robert Jordan envolve os leitores do começo ao fim, pois neste universo, uma divindade é a criadora da chamada Roda do Tempo, que não possui começos ou fins e tece os dias na Terra. Com batalhas épicas e personagens fantásticos, a história é considerada um clássico pós-Tolkien.

7. Mistborn - Nascidos da Bruma - o Império Final - Brandon Sanderson

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-07

Ano: 2006
Nota no Goodreads: 98%

Este é o primeiro livro do universo Mistborn, do aclamado escritor de fantasia Brandon Sanderson. O Império Final é uma história com cenário medieval que envolve magia, política, seres fantásticos e uma saga épica. Na história, um ser imortal governa o mundo. Um herói tentou derrotá-lo a milhares de anos atrás, mas falhou. Agora, novos heróis devem aperfeiçoar seus poderes e tentar destruir este Soberano.

8. Eragon - Christopher Paolini

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-08

Ano: 2002
Nota no Goodreads: 88%

Se você ama histórias com dragões, a série Ciclo de Herança é a sugestão perfeita que temos para você. O primeiro livro da saga é Eragon, que conta a história de um jovem que encontra um ovo azul. Ele acredita que este ovo lhe trará sorte. Na realidade, este é um ovo de dragão e o animal terá Eragon o seu cavaleiro. Estimulante e recheado de desenvolvimentos fantásticos, o livro foi adaptado para os cinemas em 2006 por Stefen Fangmeier.

9. O Aprendiz de Assassino - Robin Hobb

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-09

Ano: 1995
Nota no Goodreads: 95%

Aclamado por autores renomados como George R. R. Martin (A Guerra dos Tronos), O Aprendiz de Assassino é a primeira parte da Saga do Assassino, escrito pela autora Margaret Astrid Lindholm Ogden, que adotou o pseudônimo de Robin Hobb para esta série. Na história, acompanhamos a jornada de Fitz, filho bastardo de Chilvary Farseer, príncipe herdeiro dos Seis Ducados. Fitz terá que aprender as artes do assassinato para se manter vivo em um reino de injustiças e corrupção.

10. As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-10

Ano: 2006
Nota no Goodreads: 95%

No primeiro livro da série Os Nobres Vigaristas, conhecemos Locke Lamora e um grupo de vigaristas que adotam o método Robin Hood: roubar da elite para dar para os pobres. Com um cenário inspirado na cidade de Veneza em tempos medievais, o livro é cativante, energético e possui pitadas de comédia e fantasia que conquistou leitores de todo o mundo. O autor Scott Lynch planeja um total de 7 livros para a saga completa dos vigaristas.

Melhores livros de ficção e fantasia

A ficção científica e a fantasia são gêneros que andam de mãos dadas quando o assunto é criar uma história de grande impacto que fazem os leitores refletirem sobre o mundo a sua volta. Confira quais são os melhores deste gênero de acordo com as avaliações do Goodreads.

11. Fronteiras do Universo - Philip Pullman

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-11

Ano: 1995 - 2000
Nota no Goodreads: 95%

A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000) formam a trilogia da saga Fronteiras do Universo, do escritor britânico Philip Pullman. O multiverso criado pelo autor, envolve universos paralelos contando com elementos da física e teologia, além de elementos fantásticos como criaturas mágicas e feiticeiros. Um prato cheio para quem é fã dos gêneros de ficção científica e fantasia.

12. O Jogo do Exterminador - Orson Scott Card

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-12

Ano: 1985
Nota no Goodreads: 95%

Leitura sugerida para diversas instituições militares, inclusive a marinha dos Estados Unidos, O Jogo do Exterminador é um livro de ficção científica e fantasia que explora questões políticas de guerra e estratégia através de uma história fantástica e estimulante. Ele foi lançado em 1985, mas ganhou uma nova versão em 1991 com uma atualização de certos aspectos políticos da época. A história se passa em um futuro onde crianças talentosas são treinadas para combate contra o iminente ataque de seres alienígenas.

13. Duna - Frank Herbert

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-13

Ano: 1965
Nota no Goodreads: 94%

Considerado um dos maiores marcos no gênero de ficção científica e fantasia moderna, Duna deu início à série de livros de mesmo nome e conta com um universo futurista, dinâmico e complexo. O livro aborda questões relativas à religião, filosofia, biologia, psicologia e ecologia emaranhada em diversas situações políticas que são extremamente contemporâneas . Sim, o versátil autor foi um grande intelectual que abordou dezenas de questões complexas para dar luz a um universo de conflitos intergaláticas lá em 1965, quando o primeiro filme de Star Wars ainda não tinha sido nem lançado.

14. 1984 - George Orwell

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-14

Ano: 1949
Nota no Goodreads: 94%

O clássico de ficção escrito por George Orwell em 1949 continua extremamente relevante para os nossos tempos. No livro, o autor explora os perigos do totalitarismo, do controle governamental e da invasão de privacidade.

A história se passa em um futuro não muito distante, onde a população é vigiada por uma autoridade secreta chamada apenas de Big Brother. Em um mundo cheio de regras, o protagonista, Winston Smith, funcionário do Departamento de Documentação do Ministério da Verdade vai se apaixonar por uma mulher ligada ao Departamento de Ficção. Ele vai procurar entender as verdades distorcidas que lhe são passadas diariamente e tentar incitar uma rebelião contra o governo.

Ama literatura? Veja também: Os 50 melhores livros para ler antes de morrer

15. Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-15

Ano: 1953
Nota no Goodreads: 92%

Você sabia que a temperatura da queima de um livro é de aproximadamente 233 graus celsius? Isso equivale a 451 Fahrenheits, nome do livro mais conhecido do escritor norte-americano Ray Bradbury. Em um mundo distópico, os livros são proibidos e a função dos chamados bombeiros é justamente queimá-los. Este romance é uma crítica e reflexão sobre temas como a censura, o totalitarismo e o perigo de uma sociedade alienada.

16. Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-16

Ano: 1932
Nota no Goodreads: 92%

Juntamente com 1984 e Fahrenheit 451, Admirável Mundo Novo, do escritor britânico Aldous Huxley, faz parte dos maiores romances de distopia do século XX. No livro, o autor explora questões relacionados aos perigos de um governo totalitário, mas também ressalta o perigo de uma sociedade focada no progresso científico e na ilusão do que será considerado felicidade plena em um futuro distante. Ler ou reler Admirável Mundo Novo é como olhar para um passado que profetizava algo que está prestes a se concretizar.

17. Fundação - Isaac Asimov

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-17

Ano: 1942
Nota no Goodreads: 94%

Este é o primeiro livro da clássica Série da Fundação. No total, são 7 livros, onde dois deles são prelúdios da história e dois, continuações da história. A obra que iniciou este fantástico universo de ficção científica foi escrito em 1942 e leva o nome da série, Fundação. Neste primeiro livro, são apresentados cinco contos: Os Psicohistoriadores, Os Enciclopedistas, Os Prefeitos, Os Comerciantes e Os Príncipes Mercantis. A base da história é de que a sociedade está em processo de regressão e um grupo de cientistas tenta preservar o conhecimento.

18. Uma Dobra no Tempo - Madeleine L'Engle

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-18

Ano: 1962
Nota no Goodreads: 91%

Recentemente adaptado para os cinemas pela cineasta Ava DuVernay, a clássica história de fantasia e aventura Uma Dobra no Tempo literalmente atravessou o tempo e continua a conquistar novos fãs ao longo de várias décadas.

Na história, elementos de ficção científica e fantasia se misturam para contar a saga de Meg. O pai de Meg e Charles está desaparecido há anos. Em uma noite de tempestade ela vai encontrar com uma misteriosa personagem, a Senhora Queque e iniciar uma jornada intergaláctica na busca pela verdade.

19. Jogos Vorazes - Suzanne Collins

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-19

Ano: 2008
Nota no Goodreads: 96%

A série que se tornou um fenômeno mundial após o lançamento da primeira adaptação para os cinemas, Jogos Vorazes se passa em um universo distópico, onde em um país chamado Panem a sociedade está dividida em distritos.

Um jogo letal com o objetivo de entreter a população acontece todo ano. Um menino e uma menina de cada distrito são sorteados para participarem dos Jogos Vorazes, onde o objetivo é lutarem até que reste apenas um sobrevivente. Na história, acompanhamos a protagonista Katniss Everdeen, que vai iniciar uma verdadeira revolução ao longo da série.

20. O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-20

Ano: 1996
Nota no Goodreads: 96%

Esta é uma série de livros adorada por milhões de fãs ao redor do mundo e literatura fundamental para quem ama uma boa mistura de ficção científica e fantasia. O Guia dos Mochileiros das Galáxias foi baseado em uma série de rádio do escritor Douglas Adams transmitida pela BBC em 1978. De lá para cá, diversas adaptações aconteceram para as incríveis história intergalácticas nos mais diversos formatos.

Melhores livros de fantasia e romance

Vampiros, lobos, criaturas noturnas e viagens no tempo estão geralmente no universo dos épicos livros de fantasia e romance. As criaturas mágicas dão o tom da fantasia, enquanto o sobrenatural proporciona aos personagens romances épicos. Confira quais são os melhores nesse estilo de acordo com as avaliações do Goodreads.

21. Crepúsculo - Stephenie Meyer

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-21

Ano: 2005
Nota no Goodreads: 78%

Você pode amar a série Crepúsculo ou simplesmente ignorá-la, mas um fato é que quando lançado em 2005, o primeiro livro da saga foi um fenômeno ao redor do mundo. A história da jovem Bella Swan, que se apaixona pelo “novo” garoto do colégio, Edward Cullen (um vampiro centenário), foi uma verdadeira febre, em especial, entre leitores adolescentes. O universo criado por Stephenie Meyer rendeu 5 filmes adaptados e elevou ainda mais a publicação que quebrou recordes de venda.

22. Outlander: A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-22

Ano: 1991
Nota no Goodreads: 92%

Outlander é um romance histórico de fantasia que virou um fenômeno mundial nos últimos anos, impulsionado pelo sucesso da adaptação para a televisão. Na história, Claire Randall, é uma enfermeira que viaja no tempo até a Escócia do século XVIII. A série já conta com oito livros e se destaca pelos elementos de fantasia, questões históricas e, principalmente, paixão.

Se você ama livros de romance, não deixe de conferir: Os 14 melhores livros de romance para você se derreter

23. A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-23

Ano: 2015
Nota no Goodreads: 92%

Aclamado pela crítica e pelo público, A Rainha Vermelha é o romance de estreia da escritora Victoria Aveyard. No universo criado por ela, a sociedade é dividida entre os que têm sangue vermelho e os que possuem sangue prateado. Estes últimos possuem poderes e, por isso, dominam os vermelhos. Na história, conhecemos este universo através da protagonista Mare Barrow, uma vermelha que vai descobrir ter poderes.

24. Academia de Vampiros - Richelle Mead

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-24

Ano: 2007
Nota no Goodreads: 92%

Se você aprecia um ótimo romance, recheado de paixão e elementos sobrenaturais, a série Academia de Vampiros é uma ótima sugestão de leitura. No primeiro livro da saga, conhecemos a protagonista Rose Hathaway uma vampira que é também guarda costas de sua amiga, a princesa Lissa. Elas serão levadas para a escola São Vladimir, que é especializada em treinar vampiros. Diversas reviravoltas e paixões acontecerão ao longo de suas jornadas.

25. Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

maiores-e-melhores-livros-de-fantasia-25

Ano: 2007
Nota no Goodreads: 92%

Livro que dá início à série Os Instrumentos Mortais, Cidade dos Ossos é uma empolgante e obscura literatura de fantasia e romance destinada a jovens adultos que amam temas como paixão entre o caos. Vampiros, demônios e caçadores de entidades malignas são os elementos chaves para esta história fantástica que se passa em um submundo de Nova York.