Os 16 melhores livros de romance de época para se emocionar


Separamos livros apaixonantes de romance histórico, entre opções clássicas e recentes, para compor essa lista.

A Noiva do Capitão

Esse é o livro 3 da série Castles Ever After. Madeline é um jovem muito criativa e talentosa, que se destaca na escrita. Apesar das suas habilidades, ela não gosta de conviver com outras pessoas em público e, para escapar do seu baile, ela resolve inventar a história do capitão escocês Logan MacKenzie, com quem finge trocar cartas. Por meio do disfarce, pede para a família aguardá-lo e, assim, adia o baile. Mas, para atrapalhar o plano da jovem, um dia um certo Logan bate na porta em busca do amor dela.

A Noiva do Capitão

Autor: Tessa Dare
Ano: 2015

Especial para quem gosta de: uma história de amor divertida, surpreendente e misteriosa.

Anna Karenina

Um romance russo que narra o caso amoroso de Anna Karenina com o Conde Vronsky. Ela é casada com Alexey Karenin, um servidor público, e tem dúvidas se deve se separar dele para casar com Vronsky. Ainda, precisa lidar com as suspeitas de infidelidade do amante. Dividido em oito partes e com mais de 800 páginas, esse é um grande clássico da literatura no gênero romance de época.

Anna Karenina

Autor: Liev Tolstói
Ano: 1877

Especial para quem gosta de: conhecer mais da vida burguesa, das intrigas, das traições. Anna Karenina é uma trama repleta de temas relacionados à hipocrisia, ao casamento e à infidelidade.

O Morro dos Ventos Uivantes

Ambientada na zona rural da Inglaterra, a história é contada pela governanta Nelly Dean, que sabe tudo o que se passa na casa da família Earnshaw. Heathcliff foi adotado pela família e é criado com discriminação, junto dos filhos da casa, Catherine e Hindley. Heathcliff apaixona-se por Catherine. No entanto, numa época em que casamentos são arranjados, o futuro de amor dos jovens não será fácil.

O Morro dos Ventos Uivantes

Autor: Emily Brontë
Ano: 1847

Especial para quem gosta de: de uma história de amor atribulada e sombria.

Edenbrooke

Marianne vive na propriedade da avó e, a convite da irmã gêmea, vai conhecer a cidade de Edenbrooke. Ela, que é órfã de mãe, abandonada pelo pai e separada da irmã, sente-se com muita vontade de ser algum dia amada. A experiência na cidade fará com que ela passe muitas aventuras e perceba como é importante amar a si própria. Além disso, também encontrará alguém muito especial pelo caminho.

Edenbrooke

Autor: Julianne Donaldson
Ano: 2012

Especial para quem gosta de: ver uma história de amadurecimento e de amor próprio, com uma paixão pura e bela entre dois jovens.

E o Vento Levou

Um emocionante romance de época que se passa durantea guerra civil norte-americana. A mimada, vaidosa e destemida Scarlett O Hara e o belo Rhett Butler são o casal apaixonado que torna a história tão irresistível. O livro relata a vida de Scarlett, filha de aristocratas, que teve seu mundo transformado após o início da guerra.

E o Vento Levou

Autor: Margaret Mitchell
Ano: 1936

Especial para quem gosta de: uma história de amor e guerra.

Jane Eyre

Inspirado na história da própria autora, o livro narra a vida da órfã Jane Eyre, que primeiro foi criada por uma tia insensível e depois foi parar num internato bastante religioso e rígido. É neste local que Jane aprende várias lições. Mais tarde, passa a trabalhar como governante e acaba por se apaixonar pelo seu patrão, sr. Rochester.

Jane Eyre

Autor: Charlotte Brontë
Ano: 1847

Especial para quem gosta de: uma história que envolva amor próprio, crescimento e empoderamento, além do envolvimento amoroso de um casal.

Lágrimas de amor e café

Um romance de época que se passa no Brasil. Conta a história de uma família de imigrantes que veio da Itália, após Angelina receber um convite de um rico para irem morar no Brasil. Na fazenda em que vão morar, conhece Vincenzo, que passou por uma traição e acabou chegando no Brasil sem os sonhos que imaginava serem possíveis de se realizar. Angelina, que está frustrada por perceber que seu marido é bastante cruel, apaixona-se por Vincenzo.

Lágrimas de amor e café

Autor: Babi A. Sette
Ano: 2019

Especial para quem gosta de: um romance histórico com amor proibido.

A Mulher do Viajante no Tempo

Henry tem um distúrbio que o faz, de tempos em tempos, viajar no tempo, sem que possa controlar para que época irá viajar, tanto do futuro quanto do passado. Clare, sua companheira, precisa se adaptar a isto, fazendo com que Henry e Clare se encontrem em momentos diferentes na vida deles, como o primeiro encontro dos dois, eles planejando o casamento e muito mais. Para ele, que viaja no tempo, muitas das situações são novas e surpreendentes.

A Mulher do Viajante no Tempo

Autor: Audrey Niffenegger
Ano: 2009

Especial para quem gosta de: uma história de amor diferente, que faz um belo casal se adaptar ao tempo e aos desencontros.

Senhora

Aurélia Camargo, filha de uma humilde costureira, pretende se casar com Fernando Seixas. No entanto, ele resolve se casar com Adelaide Amaral, uma jovem rica. Apesar disso, o futuro promete reviravoltas, pois Aurélia passará a ser uma rica herdeira.

Senhora Aurélia Camargo, fi

Autor: José de Alencar
Ano: 1875

Especial para quem gosta de: uma história sobre a burguesia da época e os casamentos por interesse no contexto brasileiro de 1875.

Um Estranho Nos Meus Braços

Lara perdeu seu esposo Hunter, conde de Hawksworth, após um naufrágio em alto mar. Lara não lamenta tanto o ocorrido, pois o casamento deles não era bom e baseava-se muito nas aparências. Agora, como viúva, ela resolve reorganizar sua vida e viver de uma maneira mais simples. No entanto, Hunter ressurge vivo, mais amoroso e carinhoso, tendo também um aspecto mais magro. Lara questiona-se como ele pode ter mudado tanto. Será mesmo ele?

Um estranho nos meus braços

Autor: Lisa Kleypas
Ano: 1998

Especial para quem gosta de: mistério, segredos e paixão, provocando no leitor muitas dúvidas.

Outlander: a Viajante no Tempo

Esse é o primeiro livro de uma série de livros que chegou a virar um seriado de televisão. Em 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire viaja acidentalmente no tempo e vai parar em 1743, na Escócia, durante uma época de grandes conflitos. Agora ela precisa fugir dos perigos que encontra e descobrir como voltar ao presente. No meio disso, conhece Jamie e logo se apaixona por ele.

Outlander: A Viajante no Tempo

Autor: Diana Gabaldon
Ano: 1991

Especial para quem gosta de: uma história de aventuras, mistérios e uma paixão difícil de ser concretizada.

Orgulho e Preconceito

Um daqueles clássicos que muitas pessoas já ouviram falar. Entretanto, para quem ainda não leu, vale muito a pena mesmo! Nesse romance histórico, acompanhamos a história de Lizzie e Darcy, dois jovens de classes sociais distintas. Ele inicialmente vê apenas a pobreza dela, mas logo Lizzie mostra toda a espiritualidade e todo o conhecimento que ela tem para compartilhar com ele.

Orgulho e Preconceito

Autor: Jane Austen
Ano: 1813

Especial para quem gosta de: uma narrativa que aborda questões sociais de forma crítica.

O Duque e Eu

Simon Basset é um belo e jovem duque que voltou para Londres após anos vivendo fora. Ele não pretende se casar e, para evitar que continuem importunando-o, resolve fingir que está interessado em Daphne Bridgerton, uma jovem de personalidade forte que pretende atrair homens mais jovens e interessantes para se casar. Assim, os dois começam essa relação com muito fingimento, mas logo Daphne começará a sentir-se atraída pelo duque. Esse é o livro I da série Os Bridgertons.

O Duque e Eu

Autor: Julia Quinn
Ano: 2000

Especial para quem gosta de: um romance de época com mistérios, disfarces, fingimento, atração e amor.

Maurice

Em publicação póstuma, esse romance de época conta a história de autodescoberta de um jovem inglês aristocrata. Maurice descobre sua homossexualidade numa época em que era crime ser homossexual. Ele se apaixona pelo colega Clive, que corresponde ao interesse e amor de Maurice. Numa época de muito preconceito, eles precisam manter a relação em segredo.

Maurice

Autor: E.M. Forster
Ano: 1971

Especial para quem gosta de: um romance que enfrenta preconceitos da época e que mostra as dificuldades de se ter um relacionamento homossexual no século XIX.

Nove Regras a Ignorar Antes de se Apaixonar

Calpúrnia Hartwell buscou seguir todas as regras da sociedade do seu tempo: portar-se como uma dama, embelezar-se e esperar seu príncipe encantado. No entanto, ele não apareceu e ela cansou de tentar ser certinha. Agora resolveu fazer tudo o que seria supostamente proibido antes de se casar, criando, para isso, nove regras que deseja quebrar. Gabriel St. John, um belo libertino, irá acompanhá-la, mas será possível evitar se apaixonar por ele?

Nove Regras a Ignorar Antes de se Apaixonar

Autor: Sarah MacLean
Ano: 2016

Especial para quem gosta de: um romance de época diferente, com desafios e sem encontros de amor convencionais.

Amor de Redenção

Na Califórnia, em 1850, Angel não acredita no amor e está sempre pronta para esperar uma traição. Ela foi vendida, quando pequena, como prostituta e sempre sofreu nas mãos dos homens. No entanto, um dia encontra Michael Hosea, um homem que escuta a voz de Deus e acredita que deve se casar com Angel. Para ela, será um longo caminho até sentir-se em segurança e crente do amor incondicional.

Amor de Redenção

Autor: Francine Rivers
Ano: 2010

Especial para quem gosta de: um romance inspirado no amor de Deus.

Recomendamos também essas listas de livros:

Atualizado em