Haja fé! As 12 maiores religiões do mundo


A crença de um povo é parte fundamental da sua cultura. Em tempos de globalização, a fé já não encontra barreiras geográficas e, assim como as línguas, as religiões ganharam o mundo. Nas grandes cidades encontra-se facilmente espaços de culto de muitas crenças diferentes.

Mas quando se fala das maiores religiões do mundo, se refere às religiões com os maiores números de fiéis declarados. Mesmo com a globalização, este número é influenciado principalmente pelo tamanho da população dos países onde elas são mais praticadas.

Veja a seguir quais são as 12 maiores religiões do mundo de acordo com o principal centro estatístico religioso, o Adherents:

12. Judaísmo

Praticantes: 14 milhões

Principais países: Israel, Palestina, Mônaco e EUA

Judaísmo

A primeira das religiões monoteístas, as que acreditam na existência de um único Deus. Os judeus não acreditam que Jesus Cristo tenha sido o filho de Deus e continuam a aguardar a vinda do enviado de Deus.

11. Espiritismo

Praticantes: 15 milhões

Principais países: Cuba, Jamaica, Brasil e Suriname

espiritismo

Muito presente no Brasil, o espiritismo é uma religião relativamente recente criada em meados do século XIX. A sua crença está baseada na existência de reencarnações como forma de evolução contínua do espírito humano.

10. Juche

Praticantes: 19 milhões

Principais países: Coreia do Norte

Juche

Alvo de grande controvérsia, a religião oficial da Coreia do Norte gira em torno do culto aos seus governantes atuais e passados. A palavra Juche pode ser traduzida do coreano como “autossuficiência” e a religião apresenta várias semelhanças ao cristianismo.

9. Sikhismo

Praticantes: 23 milhões

Principais países: Índia, Reino Unido e Canadá

Sikhismo

Sikhismo vem do sânscrito "sisya" que significa discípulo. Resultado de uma combinação entre o islamismo e o hinduísmo, os sikhs crêem na influência do karma de vidas anteriores na sua vida atual.

8. Religiões Tradicionais Africanas

Praticantes: 100 milhões

Principal continente: África

religiões tradicionais africanas

São diversas tradições e práticas religiosas de origem tribal que se mantêm ainda nos dias de hoje, sem grandes influências de outras religiões. Para o Adherents, apesar de serem religiões diferentes foram organizadas como “um grande grupo religioso”.

7. Religiões Indígenas Primais

Praticantes: 300 milhões

Principais países: Haiti, Guiné-Bissau e Camarões

Religião indígena primal

Apesar de ter sido catalogada como uma religião, a Religião Indígena Primal é mais um modo de vida do que propriamente uma prática religiosa. Se dá principalmente pela relação do homem com a natureza de modo espiritualizado.

6. Budismo

Praticantes: 376 milhões

Principais países: Camboja, Tibete e Tailândia

Budismo

Originário da Índia, o Budismo pode ser considerado tanto uma religião como uma filosofia, sendo principalmente identificado por não envolver o culto a um ou mais deuses. Para os budistas, tudo o que acontece é regido pela força do universo e a reencarnação é uma forma de evolução do ser humano.

5. Religião Tradicional Chinesa

Praticantes: 394 milhões

Principais países: China

religião tradicional chinesa

Composta por um conjunto de tradições étnicas e religiosas da China. A Religião Tradicional Chinesa apresenta duas vertentes, uma baseada o ying e yang e outra de culto aos shens, diferentes divindades que podem ser naturais, semideuses ou ancestrais.  

4. Hinduísmo

Praticantes: 900 milhões

Principais países: Nepal e Índia

hinduismo

Com cerca de 330 mil deuses, o hinduísmo prega que todos podemos alcançar a iluminação se trabalharmos para escapar da ignorância e ilusão do mundo terreno. É considerada a mais antiga tradição viva, sendo que não possui um fundador declarado.

3. Ateísmo / Agnóstico

Praticantes: 1.1 bilhão

Principais países: República Tcheca, Japão, Estônia e Dinamarca

ateismo

Durante as pesquisas realizadas pelo Adherents, foi identificado um grande número de pessoas que se identificaram com não-religiosas. Por isso, elas foram catalogadas no grupo Ateismo/Agnóstico. O ateísmo é uma linha de pensamento que não acredita na existência de qualquer deus ou vida após a morte. Para os ateus, todos os “milagres” apresentam uma explicação científica.

2. Islamismo

Praticantes: 1.5 bilhão

Principais países: Maldivas, Mauritânia, Arábia Saudita e Turquia

islamismo

Religião monoteísta fundada pelo profeta Maomé. Os muçulmanos acreditam que o propósito da existência é servir a Deus. Fazem isto através dos cinco pilares do islã: fé, oração, esmola, peregrinação e jejum.

1. Cristianismo

Praticantes: 2.1 bilhões

Principais países: Vaticano, România, Samoa

catolicismo

O Cristianismo é baseado na crença de que Jesus Cristo é o filho de Deus. Existem diferentes vertentes do cristianismo, porém o catolicismo é a com mais adeptos e comumente relacionada com a doutrina conduzida pelo Vaticano.

Quer saber mais sobre as grandes religiões do mundo? Descubra quais são as 7 grandes religiões que desapareceram da História!