Estes foram os melhores jogadores de futebol do mundo em cada ano


Todos temos nossos jogadores favoritos e brigas sobre quem é o melhor do mundo podem acabar com belas amizades. Então, como podemos decidir quem é o melhor? A cada ano, a FIFA elege o melhor jogador de futebol do mundo. Não dá para agradar a todos mas essa votação reflete o consenso da comunidade desportiva em cada ano.

Não são só os homens que se destacam no futebol. As mulheres também jogam profissionalmente. De ambos os lados recordes foram quebrados. Por isso juntamos o melhor homem e a melhor mulher em cada ano.

(Não nos responsabilizamos por sentimentos feridos.)

2017 - Cristiano Ronaldo e Lieke Martens

2017
Imagens de: Илья Хохлов/Ilya Khokhlov/Ilja Chochłow e Thomas Rodenbücher

Cristiano Ronaldo

País: Portugal

Essa foi a 5ª vez que Cristiano Ronaldo ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo. Do lado dos homens, os últimos 10 anos foram dominados por ele e Lionel Messi. (Dêem uma chance a outra pessoa!)

Lieke Martens

País: Holanda

Lieke Martens se destacou em 2017 ao jogar por sua equipe nacional no campeonato europeu. Ela levou a Holanda à vitória e foi nomeada a melhor jogadora do campeonato.

2016 - Cristiano Ronaldo e Carli Lloyd

2016
Imagens de: Илья Хохлов/Ilya Khokhlov/Ilja Chochłow e Ampatent

Cristiano Ronaldo

País: Portugal

Esse foi o ano em que Portugal ganhou o Euro pela primeira vez. Ter os mesmos sempre a ganhar fica um pouco aborrecido mas Cristiano Ronaldo mereceu este título.

Carli Lloyd

País: Estados Unidos da América

Carli Lloyd continuou em alta em 2016, recebendo seu 2º título de melhor jogadora do mundo. Ela é uma das jogadoras de meio-campo com mais gols marcados.

2015 - Lionel Messi e Carli Lloyd

2015
Imagens de: Save the Dream e Ampatent

Lionel Messi

País: Argentina

Só para causar inveja, Lionel Messi ganhou outra vez. Ele se tornou o primeiro homem a ser eleito o melhor jogador 5 vezes.

Carli Lloyd

País: Estados Unidos da América

Carli Lloyd se destacou em 2015 por levar os Estado Unidos à vitória na Copa do Mundo. Na final, ela marcou 3 gols nos primeiros 16 minutos! O jogo estava ganho quase antes de começar…

2014 - Cristiano Ronaldo e Nadine Keßler

2014
Imagens de: Илья Хохлов/Ilya Khokhlov/Ilja Chochłow e Andreas Nilsson/bilderna.it

Cristiano Ronaldo

País: Portugal

Começando a ganhar terreno com seu rival Messi, Cristiano Ronaldo venceu pela 3ª vez o prêmio de melhor do mundo. E isso apesar da fraca prestação no mundial…

Nadine Keßler

País: Alemanha

Com Nadine Keßler como capitã, a equipe alemã VfL Wolfsburg ganhou vários campeonatos em 2014. O contributo dessa jogadora lhe valeu o título de melhor do mundo.

2013 - Cristiano Ronaldo e Nadine Angerer

2013
Imagens de: Илья Хохлов/Ilya Khokhlov/Ilja Chochłow e Rikard Fröberg

Cristiano Ronaldo

País: Portugal

Para criar alguma variedade, Cristiano Ronaldo, destronou Messi em 2013. Por essa altura, ele já tinha deixado o Manchester United pelo Real Madrid.

Nadine Angerer

País: Alemanha

Pela primeira vez na história do futebol, uma goleira ganhou o título de melhor jogadora do mundo! Como capitã, ela ajudou a equipe alemã a vencer o Euro de 2013. E uma curiosidade: durante toda a Copa do Mundo de 2007, ela não sofreu nenhum gol!

2012 - Lionel Messi e Abby Wambach

2012
Imagem da esquerda: Save the Dream

Lionel Messi

País: Argentina

Até quem é brasileiro tem de admitir que Lionel Messi é um ótimo jogador. Não é qualquer um que ganha o título de melhor jogador do mundo 4 vezes seguidas.

Abby Wambach

País: Estados Unidos da América

Já com uma longa carreira de sucesso, incluindo 3 Copas do Mundo e 3 Olimpíadas, Abby Wambach foi reconhecida como a melhor jogadora do mundo. Ela ficou conhecida por marcar gols de cabeçada.

2011 - Lionel Messi e Homare Sawa

2011
Imagens de: Save the Dream e GoToVan

Lionel Messi

País: Argentina

Para a grande frustração dos portugueses (e dos brasileiros…), Messi foi novamente votado como o melhor jogador do mundo.

Homare Sawa

País: Japão

Em 2011 Homare Sana foi capitã da equipe japonesa, que venceu a Copa do Mundo. Seu gol a 3 minutos do fim do jogo na final foi o que salvou sua equipe da derrota! O Japão venceu nos pênaltis.

2010 - Lionel Messi e Marta

2010
Imagens de: Save the Dream e Agência Brasil Fotografias

Lionel Messi

País: Argentina

2010 foi uma repetição de 2009, com Messi ganhando o título de melhor jogador do mundo pela segunda vez.

Marta

País: Brasil

Com essa vitória, Marta se tornou a primeira pessoa a ganhar o título de melhor jogador do mundo 5 vezes (tanto homens quanto mulheres). Atualmente, ela é também a única pessoa que ganhou 5 vezes seguidas.

2009 - Lionel Messi e Marta

2009
Imagens de: Save the Dream e Agência Brasil Fotografias

Lionel Messi

País: Argentina

Messi foi o primeiro (e, até agora, o único) argentino a se tornar o melhor jogador do mundo. Esse foi o início de uma grande rivalidade entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Marta

País: Brasil

Mais uma vez, Marta ganhou o prêmio. Com Marta na equipe, o Gold Pride ganhou a Liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos. Uma equipe com Marta a jogar é uma equipe vencedora, em qualquer parte do mundo!

2008 - Cristiano Ronaldo e Marta

2008
Imagens de: Илья Хохлов/Ilya Khokhlov/Ilja Chochłow e Agência Brasil Fotografias

Cristiano Ronaldo

País: Portugal

Em 2008, depois de ganhar outros prêmios, Cristiano Ronaldo foi reconhecido como o melhor jogador do mundo. Essa foi a primeira de várias vitórias…

Marta

País: Brasil

Marta continuou arrasando o mundo do futebol em 2008, conquistando mais um título. Dessa vez ela ajudou o Santos a ganhar a Copa do Brasil.

2007 - Kaká e Marta

2007
Imagens de: Мельников Александр e Agência Brasil Fotografias

Kaká

País: Brasil

Esse foi o ano dos brasileiros! Kaká arrasou a jogar para o Milão e conseguiu se destacar mais que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que eram os favoritos para ganhar o título de melhor do mundo.

Marta

País: Brasil

Pela segunda vez, Marta se destacou como a melhor do mundo, ajudando o Umeå IK a ganhar a Copa da Suécia nesse ano.

2006 - Fabio Cannavaro e Marta

2006
Imagens de: Tasnim News Agency e Agência Brasil Fotografias

Fabio Cannavaro

País: Itália

Pela primeira vez, um jogador de defesa ganhou o prêmio de melhor jogador do mundo. Afinal, o resultado de um jogo não depende apenas de quem marca os gols…

Marta

País: Brasil

Pela primeira vez, Marta foi reconhecida como a melhor jogadora do mundo. Ao longo de sua carreira, ela tem quebrado vários recordes, incluindo o recorde de Pelé de melhor artilheiro do Brasil.

2005 - Ronaldinho e Birgit Prinz

2005
Imagens de: Alex Carvalho e Heinrich-Böll-Stiftung

Ronaldinho

País: Brasil

2005 foi uma repetição de 2004, sem ninguém para roubar o título a Ronaldinho.

Birgit Prinz

País: Alemanha

Entre as mulheres tudo se manteve igual também, com Birgit Prinz a ganhar seu 3º título.

2004 - Ronaldinho e Birgit Prinz

2004
Imagens de: Alex Carvalho e Heinrich-Böll-Stiftung

Ronaldinho

País: Brasil

Ronaldinho é um dos grandes heróis do futebol brasileiro. Depois de ajudar o Brasil a ganhar o mundial de 2002, ele foi eleito pela primeira vez o melhor jogador do mundo.

Birgit Prinz

País: Alemanha

Novamente a jogadora alemã se destacou como a melhor do mundo, roubando o lugar a Mia Hamm e a Marta, do Brasil.

2003 - Zinedine Zidane e Birgit Prinz

2003
Imagens de: Christophe95 e Heinrich-Böll-Stiftung

Zinedine Zidane

País: França

Zinedine Zidane foi o único francês a ser eleito o melhor jogador do mundo. Mas ele conseguiu 3 vezes. Em 2003 ele recebeu o prêmio da FIFA pela 3ª e última vez.

Birgit Prinz

País: Alemanha

As jogadoras alemãs também arrasam no campo! Birgit Prinz foi reconhecida como a melhor do mundo depois de ajudar a Alemanha a ganhar a Copa do Mundo feminina em 2003.

2002 - Ronaldo e Mia Hamm

2002
Imagens de: Ludovic Péron e Johnmaxmena

Ronaldo

País: Brasil

Conhecido como “o fenômeno”, Ronaldo foi um jogador incrível. Em 2002 ele foi eleito o melhor jogador do mundo pela 3ª vez em sua carreira.

Mia Hamm

País: Estados Unidos da América

Mia Hamm ganhou o prêmio de melhor jogadora pela segunda vez. E com razão. Ela está entre os melhores jogadores de futebol de todos os tempos!

2001 - Luís Figo e Mia Hamm

2001
Imagens de: Foto: Michael Lucan, Lizenz: CC-BY 3.0 e Johnmaxmena

Luís Figo

País: Portugal

Luís Figo foi o primeiro jogador a trazer o título de melhor do mundo para Portugal. Atualmente reformado, Figo ganhou vários prêmios ao longo de sua carreira.

Mia Hamm

País: Estados Unidos da América

Esse foi o primeiro ano que a FIFA teve um prêmio para jogadoras. Uma curiosidade: na América, o futebol é visto como um jogo para mulheres.