Os 17 melhores livros de suspense e terror para roer as unhas lendo


O coração dispara e as páginas voam entre os dedos. Dizem que quanto mais intrigante os livros de suspense são, mais rápido a gente termina eles. Adorados por uma legião de fãs, estes livros podem reunir o melhor do mistério, do terror e do suspense policial para criar histórias que deixam os leitores roendo as unhas e gritando de ansiedade a cada nova reviravolta na história.

Dos clássicos de Stephen King aos novos gênios do gênero, confira 17 melhores livros de suspense e terror que vão te deixar entretidos da primeira até a última página!

1. O Iluminado - Stephen King

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-01

  • Ano: 1977
  • Nota no Goodreads: 95%

Considerado o maior escritor do gênero de horror de todos os tempos, Stephen King revela experiências pessoais em seu terceiro livro, O Iluminado, lançado em 1977. O best seller conta a história de Jack Torrance, um alcoólatra em recuperação que vai trabalhar no Hotel Overlook. Seu filho, Danny, possui a habilidade de ver acontecimentos terríveis que aconteceram no passado no hotel. A adaptação do livro para os cinemas foi realizada pelo celebrado diretor Stanley Kubrick e contou com Jack Nicholson no papel de Torrance.

Veja também: Os 15 melhores livros de Stephen King, o mestre do terror

2. O Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-02

  • Ano: 1988
  • Nota no Goodreads: 94%

Um livro que consegue misturar o suspense policial, o horror e o mistério para deixar os leitores aflitos do começo ao fim da leitura. O Silêncio dos Inocentes conta a história de uma jovem agente do FBI que entrevista um sanguinário canibal psiquiatra chamado Hannibal Lecter. Este é na realidade o segundo livro da história de Lecter, sendo o primeiro, Dragão Vermelho, lançado em 1981.

3. O Colecionador - John Fowles

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-03

  • Ano: 1963
  • Nota no Goodreads: 94%

O clássico romance de suspense O Colecionador é o livro de estreia do grande escritor John Fowles. Ele conta a história a partir de dois pontos de vistas: de um sequestrador e de sua sequestrada. O primeiro é Frederick Clegg, um homem humilde vítima de uma sociedade injusta. A segunda é Miranda Gray, que vai tentar utilizar sua inteligência para escapar da situação em que foi colocada.

4. A Sangue Frio - Truman Capote

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-04

  • Ano: 1965
  • Nota no Goodreads: 93%

A Sangue Frio é considerado um livro primordial para os estudantes de jornalismo. Mas ele é também um excelente suspense policial que consegue traçar o psicológico de pessoas que cometeram crimes e atiçar a imaginação de qualquer leitor que ama o gênero. O versátil escritor Truman Capote passou um ano investigando o assassinato de uma família dos Estados Unidos e conversando com as figuras que estavam à frente do terrível crime.

5. E Não Sobrou Nenhum - Agatha Christie

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-5

  • Ano: 1939
  • Nota no Goodreads: 96%

Se você procura um ótimo suspense que envolve assassinato e muitas reviravoltas, não precisa ir muito longe. Várias das obras de Agatha Christie são eternos clássicos deste gênero. Em E Não Sobrou Nenhum, dez pessoas estão em uma ilha a convite de um misterioso milionário que os convidou até lá. Ao longo da noite, todos serão suspeitos e vítimas dos misteriosos incidentes que acontecerão.

6. As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-06

  • Ano: 1993
  • Nota no Goodreads: 91%

O aclamado romance de estreia do escritor Jeffrey Eugenides conta história de cinco irmãs que se mataram sem motivos aparentes em um típica cidade de subúrbio dos Estados Unidos nos anos 70. O livro é narrado por um grupo de garotos que moravam na vizinhança. A história foi adaptada para o cinema em 1998 pela diretora Sophia Coppola.

7. O Talentoso Ripley - Patricia Highsmith

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-07

  • Ano: 1955
  • Nota no Goodreads: 94%

O fascínio pelas histórias de terror psicológico de Patricia Highsmith conquistaram diretores como Alfred Hitchcock e René Clement, que adaptaram algumas de suas mais intrigantes obras para o cinema. O Talentoso Ripley é talvez o seu livro mais conhecido devido às diversas adaptações. Nele, um jovem trambiqueiro de Nova York conhece um milionário que pede para que ele busque seu filho Dickie na Europa. Ripley aceita a missão, mas vai desenvolver um fascínio doentio pelos gostos de Dickie.

8. O Colecionador de Ossos - Jeffery Deaver

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-08

  • Ano: 1997
  • Nota no Goodreads: 97%

Clássico do suspense policial, O Colecionador de Ossos conta a história de um talentoso criminologista que tem sua carreira interrompida após um acidente que o deixa tetraplégico. Contudo, um novo serial killer precisa ser detido e ele é o único que conseguirá deter o próximo crime. Com a ajuda da detetive Amelia Sachs, ele vai tentar desvendar os mistérios por trás dos crimes hediondos.

9. Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Stieg Larsson

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-09

  • Ano: 2005
  • Nota no Goodreads: 93%

A série de livros Millennium se tornou um fenômeno quando lançado e um sucesso de vendas em todo o mundo. O primeiro volume, Os Homens que Não Amavam as Mulheres foi lançado em 2005 e Larsson foi amplamente aclamado pela crítica por sua escrita inteligente e ágil, sendo chamado de um novo mestre do suspense contemporâneo por algumas publicações.

10. O Beijo da Morte - Carlos Heitor Cony

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-10

  • Ano: 2003
  • Nota no Goodreads: 79%

As mortes de Juscelino Kubitschek, João Goulart e Carlos Lacerda continuam sendo um enigma na história política moderna do Brasil. O jornalista e escritor brasileiro Carlos Heitor Cony mistura ficção, história e depoimentos para traçar uma literatura intrigante e intensa de desconstrução destes mistérios.

11. Laranja Mecânica - Anthony Burgess

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-11

  • Ano: 1962
  • Nota no Goodreads: 92%

Um dos romances distópicos mais aclamados do século XX, Laranja Mecânica revela até que ponto a crueldade do ser humano pode chegar. Como cenário, temos uma sociedade futurista, onde o jovem Alex realiza diversos atos de violência e, eventualmente, será levado para um clínica, onde receberá um novo tratamento chamado Ludovico. Cheio de metáforas e sátiras da nossa sociedade, Laranja Mecânica foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1971, elevando a história ao reconhecimento mundial.

12. Rebecca - Daphne du Maurier

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-12

  • Ano: 1938
  • Nota no Goodreads: 96%

A clássica obra-prima Rebecca, a mulher inesquecível, narra a história de uma jovem que se casa com um viúvo milionário e vai viver em sua mansão. Lá, ela descobre que a primeira esposa de seu marido era adorada por todos os funcionários e que os mistérios por trás de sua morte atormentam a casa . Não à toa, esta foi a primeira história adaptada pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock em sua estreia em Hollywood.

13. Frankenstein - Mary Shelley

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-13

  • Ano: 1818
  • Nota no Goodreads: 89%

O clássico gótico Frankenstein de Mary Shelley começou a ser escrito quando a autora tinha apenas 18 anos de idade. Para os fãs do gênero de horror e suspense, este é um daqueles livros indispensáveis para entender os caminhos de uma escrita inteligente e altamente intrigante para o leitor. A obra conta a história de um jovem cientista que tenta trazer os mortos à vida e as consequências que isso implica na natureza humana.

14. It: A Coisa - Stephen King

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-14

  • Ano: 1986
  • Nota no Goodreads: 95%

Outro clássico do mestre do terror Stephen King, It é a escolha perfeita para quem procura um ótimo romance de suspense e terror que vai te deixar com os cabelos arrepiados. A história apresenta 7 crianças que são aterrorizadas por um ser maligno na cidade fictícia de Derry nos Estados Unidos. A história já foi adaptada diversas vezes para o cinema e para televisão, sendo o filme de 2017 muito aclamado pelos fãs do gênero e pela crítica especializada.

15. Coraline - Neil Gaiman

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-15

Ano: 2002
Nota no Goodreads: 94%

Um livro de suspense que pode ser lido tanto por crianças quanto por adultos, Coraline é uma verdadeira obra-prima do celebrado escritor Neil Gaiman. Na história, a jovem Coraline se muda com seus pais para uma casa próximo a uma floresta. Ela explora os ambientes e descobre uma porta que a leva para um misterioso mundo alternativo. Lá, seus pais parecem mais interessantes, a não ser pelo fato de que seus olhos estão costurados com botões.

16. O Perfume - Patrick Süskind

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-16

  • Ano: 1985
  • Nota no Goodreads: 92%

Situado na França do século XVIII, Perfume conta a história de um jovem com um senso de olfato extremamente apurado. Quando cresce, ele leva sua vida em busca da essência perfeita, mas para isso, mata diversas mulheres para extraí-lo. O livro ganhou uma adaptação bem recebida pela crítica em 2006 dirigida por Tom Tykwer.

17. Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty

maiores-e-melhores-livros-de-suspense-17

  • Ano: 2015
  • Nota no Goodreads: 97%

O livro que deu origem a série de grande sucesso da HBO, Big Little Lies, é indispensável para os amantes do gênero de mistério e suspense. Se você já viu o seriado, é ainda mais interessante desvendar em texto as intrigas, mistérios e personalidades aguçadas das personagens Celeste, Madeline e Jane, unidas por um assassinato que possui diversas versões na vila costeira de Pirriwee.

Atualizado em