Os 9 melhores livros curtos para ler em um dia


Atualizado em

Nem todos os melhores livros são muito longos! Alguns são tão pequenos que podem ser lidos em poucas horas. Nesses clássicos, cada palavra vale por três e as histórias ficarão na sua cabeça por muito mais tempo do que você vai levar para ler...

1. A Revolução dos Bichos - George Orwell

O que acontece quando os bichos em uma fazenda se revoltam contra o fazendeiro? A revolução começa com grandes ideais igualitários para todos os animais mas depressa se torna uma ditadura dos porcos... A Revolução dos Bichos é uma crítica inteligente às falhas do Comunismo.

2. O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Esse livro clássico de Antoine de Saint-Exupéry é amado por pessoas de todas as idades! O mundo dos adultos é estranho e por vezes ridículo. Mas O Pequeno Príncipe vai lhe levar de volta à simplicidade da infância.

3. A Arte da Guerra - Sun Tzu

Atenção: este livro não é apenas para militares! A Arte da Guerra usa o contexto militar para ensinar grandes lições de vida. Se você quer adquirir mais alguma sabedoria prática, esse livro é para você.

4. História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar - Luis Sepúlveda

Esse pequeno livro conta sobre a amizade improvável entre um gato e uma gaivota que ele adotou. Junto com seus amigos, o gato vai ter de descobrir como ensinar a gaivota a voar. Quem disse que os gatos são todos ruins?

5. O Velho e o Mar - Ernest Hemmingway

O Velho e o Mar conta a aventura de um velho pescador que luta com um peixe gigantesco em alto mar. Para trazer o peixe para casa, o velho terá de usar toda a sua força e capacidade como pescador. Um livro interessante e bem fácil de ler.

6. A Metamorfose - Franz Kafka

Um dia Gregor Samsa acordou e descobriu que se tinha transformado... em um inseto gigante! Agora teria de enfrentar vários desafios no trabalho, na família e com a sociedade em geral. Um livro estranho, que lhe vai deixar a pensar.

7. Ratos e Homens - John Steinbeck

Esse livro conta a história trágica de dois homens durante a Grande Depressão na América dos anos 30. Será que sua amizade consegue superar todas as barreiras econômicas, intelectuais e sociais que a sociedade lhes coloca? Leia com lenços do lado...

8. O Alienista - Machado de Assis

Um grande clássico de Machado de Assis. Simão Bacamarte, médico, decide estudar a loucura em Itaguaí, fundando o hospício Casa Verde. Para seus experimentos, usa cobaias humanas. Esse livro pequeno traz diversas reflexões, cheias de ironia, sobre o que é loucura, o que é normal e o que é a razão.

9. O Estrangeiro - Albert Camus

Quase inconscientemente, um homem comete um crime e passa a ter seus direitos de liberdade restritos. O Estrangeiro envolve os leitores no absurdo da condição humana protagonizada por um homem que é um verdadeiro estrangeiro no mundo, pelo seu modo de agir diferente dos padrões morais e éticos. Esse livro curto é considerado o mais famoso de Albert Camus.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também: