Os 12 países mais ricos do mundo em 2017 (PIB per capita)


Um país não precisa ser muito grande para ser muito rico. Vários dos países com maior rendimento por pessoa* são bastante pequenos! Mas atenção: isso não significa que todos os habitantes desses países vivem bem. Entre os mais ricos estão alguns dos países com mais desigualdade...

Mapa do mundo

1. Qatar

Qatar

PIB per capita: $129.112

… e o Qatar é um desses países. A riqueza do Qatar vem do petróleo e do gás natural, que tornou algumas pessoas muito ricas. Mas a grande maioria das pessoas que moram no país são imigrantes muito mal pagos e que vivem em condições péssimas.

(O Qatar provavelmente vai descer nesta lista por causa do embargo econômico e político que seus vizinhos lhe impuseram.)

2. Luxemburgo

luxemburgo

PIB per capita: $107.737

O Luxemburgo é um dos países mais pequenos da Europa e do mundo. Mas sua economia é muito forte. O país é conhecido por seus bancos e por ser um paraíso fiscal. O Luxemburgo é também um dos lugares favoritos dos portugueses para emigrar.

3. Macau

Macau

PIB per capita: $98.323

Tecnicamente, o Macau faz parte da China mas tem muita independência. O território pertencia a Portugal até 1999, quando foi passado para a China, mas com um sistema próprio, diferente do resto do país. A economia de Macau vive do turismo e dos casinos, que rendem milhões aos proprietários e ao governo da região.

4. Singapura

Singapura

PIB per capita: $90.724

Singapura é o país com a maior percentagem de milionários no mundo! Apesar disso, a desigualdade de salários entre os mais ricos os os mais pobres é muito grande. A economia dessa cidade-estado se baseia no comércio internacional, no turismo e nas refinarias de petróleo.

5. Brunei

Brunei

PIB per capita: $76.568

O Brunei tem a vantagem de ter grandes depósitos de petróleo e gás natural. Localizado na ilha de Bornéu, o país é pequeno e tem de importar muita de sua comida mas o petróleo mais que compensa esse investimento! O governo apoia setores importantes como a agricultura e a saúde.

6. Irlanda

Irlanda

PIB per capita: $72.429

Conhecida como a ilha esmeralda, a Irlanda continua a atrair muitos investidores, apesar da crise de 2007. Grande parte da riqueza economia vem dos serviços que o país oferece e do investimento estrangeiro. Não é por nada que se diz que os irlandeses têm sorte!

7. Kuwait

Kuwait

PIB per capita: $71.307

Como o Qatar, o Kuwait vive do petróleo. Mas trabalhar no Kuwait não é para todos. No verão, as temperaturas chegam quase aos 50 ºC! Para os trabalhadores imigrantes, que não recebem assim tanto, a vida nesse país rico não é fácil...

8. Noruega

Noruega

PIB per capita: $70.666

Além de ter um alto rendimento médio por pessoa, a Noruega também tem níveis baixos de desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres. O país tem pouca população, muitos recursos naturais e uma economia diversificada e apoiada pelo governo. Para quem gosta de temperaturas muito frias no inverno e não sente falta do sol, a Noruega é um país ótimo para viver...

9. Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos

PIB per capita: $68.425

Este é mais um país construído sobre o preço do petróleo. O país também está a apostar muito no turismo, especialmente o Dubai. Mas apenas uma fração dos residentes são naturais dos EAU. A grande maioria da população é composta por trabalhadores imigrantes com poucos direitos e sujeitos a condições péssimas.

10. Suíça

Suíça

PIB per capita: $61.014

Protegida pelos Alpes, a Suíça se encontra no coração da Europa. O país é famoso por ser um paraíso fiscal, com serviços bancários muito discretos. Mas a economia não depende só disso. A Suíça produz muitos artigos de alto valor, como relógios e instrumentos musicais.

11. San Marino

San Marino

PIB per capita: $60.652

San Marino é um microestado embutido na Itália. A cidade tem uma população pequena, que vive principalmente do turismo. Os selos postais de San Marino são muito populares entre os turistas colecionadores.

12. Hong Kong

Hong Kong

PIB per capita: $60.554

Hong Kong é como Macau, um estado bastante independente que pertence à China. O rendimento do território vem de ser um grande centro de finanças e comércio internacional. Ao contrário do resto da China, o governo de Hong Kong não interfere muito no comércio, dando muita liberdade aos negócios privados.

* Estes números são estimativas baseadas no Produto Interno Bruto (o rendimento total do país), dividido pelo número de habitantes, e ajustado com a paridade do poder de compra (o valor do dinheiro em relação ao custo de vida).