Os 15 maiores fandoms do mundo!


Uma paixão em comum que reúne milhões de pessoas ao redor do mundo. Esse é o fandom de um artista, que recebe até mesmo um nome para demonstrar a obsessão e carinho que os fãs possuem por ele.

Em uma era em que streams de música e visualizações em vídeos no Youtube podem impulsionar a carreira dos artistas e garanti-los os mais cobiçados prêmios da indústria do entretenimento, o poder do fandom nunca esteve mais forte. Confira quais são as maiores e mais influentes comunidades de fãs musicais no mundo hoje!

Army (BTS)

Youtube: + de 40 milhões de inscritos + 16 bilhões de views em vídeos
Redes Sociais: + de 65 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Indiscutivelmente o maior grupo musical do mundo atualmente, o BTS iniciou sua carreira em 2013 na Coréia do Sul pela companhia de entretenimento Big Hit. De lá para cá, o grupo se tornou um verdadeiro fenômeno mundial que atrai milhões de fãs ao redor do globo, com ingressos de shows esgotados em questão de minutos.

Seu fandom é carinhosamente conhecido como Army (exército) e eles são de longe os mais ativos nas redes sociais, garantindo a promoção da música e da mensagem do BTS à milhões de pessoas diariamente. Além disso, as causas sociais às quais os meninos do BTS estão ligados servem de inspiração ao Army, que promove regularmente campanhas para doação de caridade e causas sociais. Kim Namjoon, Kim Seokjin, Min Yoongi, Jung Hoseok, Park Jimin, Kim Taehyung e Jeon Jung-kook são de longe os artistas mais influentes de uma geração marcada pela força da internet.

Beliebers (Justin Bieber)

Youtube: + de 59 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 260 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

O cantor e compositor canadense Justin Bieber foi descoberto na internet em 2007 através dos vídeos de covers que lançava no Youtube. Desde então, ele se tornou um fenômeno mundial tendo lançado cinco álbuns de estúdio e garantindo inúmeras posições nos charts da Billboard. Com a ajuda de seu fandom, chamado de Beliebers (uma mistura da palavra ‘crente’ com Bieber), o cantor recebeu inúmeras indicações e prêmios votados pelo público. Ao todo, Bieber possui mais de 600 indicações em premiações ao redor do mundo e seus fãs o acompanham desde o início de sua jornada meteórica para o sucesso.

Bey Hive (Beyoncé)

Youtube: + de 22 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 172 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Beyoncé Knowles é conhecida como a “abelha rainha” da indústria musical. Seu fandom é, portanto, reconhecido como colméia, ou Bey Hive. A cantora e atriz é uma das mais premiadas do mundo, tendo recebido mais de 20 Grammys, além de inúmeros prêmios votados por seus fãs. Sua turnê de 2016, chamada de The Formation World Tour, atraiu mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo!

Arianators (Ariana Grande)

Youtube: + de 45 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 290 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

A talentosa cantora e atriz Ariana Grande possui uma base de fãs leais chamados de Arianators. Alguns deles a acompanham desde o seu tempo de atriz adolescente na série Victorious da Nickelodeon. O grande sucesso de seus álbuns e a lealdade de seus fãs fizeram com que ela fosse a primeira cantora desde o Beatles a colocar músicas de um mesmo álbum nas colocações 1, 2 e 3 no Hot 100 Songs Chart da Billboard desde 1964.

Little Monsters (Lady Gaga)

Youtube: + de 18 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 128 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Com uma mensagem de aceitação, inclusão, diversidade e empoderamento, Lady Gaga se transformou em um ícone para a comunidade LGBTQIA+ e utiliza sua plataforma para advogar sobre diversas causas relacionadas à justiça social. Seus fãs, chamados de monstrinhos, ou Little Monsters, são a prova deste reconhecimento, lotando shows e quebrando recordes de turnês que a cantora realiza ao redor do mundo.

Blink (Blackpink)

Youtube: + de 54 milhões de inscrito
Redes Sociais: + de 34 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa integram a banda de k-pop Blackpink. Elas iniciaram suas atividades oficialmente em 2016 e desde então, atraíram uma legião de fãs ao redor do mundo para causar uma força avassaladora na indústria pop mundial. Seu fandom é carinhosamente chamado de Blink, uma mistura das palavras Black e Pink, e é um dos mais ativos nas redes sociais, promovendo o aumento de streams e visualizações dos vídeos das meninas. Alguns vídeos do grupo já ultrapassaram mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube e isso é sem dúvida, o reflexo do poder desse fandom.

Navy (Rihanna)

Youtube: + de 36 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 187 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Eles são chamados de “marinha da Rihanna” e garantiram o título de melhores fãs à cantora na premiação do iHeartRadio em 2014. A cantora, compositora, atriz e empresária natural de Barbados está na indústria desde 2003 e, de lá para cá, reuniu uma legião de fãs fiéis que acompanham qualquer lançamento da multifacetada artista. Seja em seus lançamentos musicais, estreias no cinema, até em suas linhas de roupa e maquiagem, a Navy da Riri está sempre ao seu lado dando total apoio. Em resposta, Rihanna promove até mesmo encontros de graça com os fãs sortudos e mais leais.

Barbz (Nicki Minaj)

Youtube: + de 21 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 145 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Se apresentando inicialmente como uma verdadeira Barbie do rap norte-americano, Nicki Minaj possui uma legião de fãs que são chamados de Barbz. A referência vem de um dos alter egos da cantora, a Harajuku Barbie, que acompanha a carreira de Minaj desde os seus primeiros lançamentos. Nicki é sem sombra de dúvidas uma força da natureza que a cada colaboração ou lançamento de álbum consegue atrair milhões de pessoas e recordes de streams nas plataformas digitais e visualizações no Youtube. Seu fandom é também conhecido por comprar qualquer briga da cantora no Twitter e não levar desaforo para casa, assim como a cantora.

Swifties (Taylor Swift)

Youtube: + de 40 milhões de inscrito
Redes Sociais: + de 228 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Com mais de 50 milhões de álbuns e 150 milhões de singles vendidos mundialmente, Taylor Swift é uma das maiores cantoras da indústria musical atualmente. Seu fandom recebe o nome derivado de Swift, eles são os Swifties, que promovem a música da cantora a cada novo lançamento. Com influência da música country e pop norte-americana, Taylor se tornou uma das maiores influências do gênero, promovendo também a volta astronômica do country às paradas de sucesso.

Bardi Gang (Cardi B)

Youtube: + de 15 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 94 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Cardi B iniciou sua carreira musical em 2015, quando foi uma das protagonistas do reality show Love & Hip Hop: New York. Sua personalidade extravagante e suas letras com influência latina a tornaram um fenômeno global. Hoje, ela é reconhecida pela revista Forbes como uma das rappers mais influentes do mundo. Seu fandom recebe o nome de Bardi Gang, tendo influência do nome artístico da cantora.

Directioners (One Direction)

Youtube: + de 34 milhões de inscrito
Redes Sociais: + de 52 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

O quinteto One Direction pode estar em hiato desde 2015, mas isso não quer dizer que seu fandom, chamado de Directioners, parou as atividades e sua obsessão pelo grupo. Quando estreou em 2010 no programa de televisão The X Factor, o One Direction se tornou o maior grupo de pop de todo o mundo e atraiu milhões de fãs de todas as partes do globo. Louis Tomlinson, Harry Styles, Liam Payne, Niall Horan e Zayn Malik deram início a suas carreiras solos desde a pausa na banda e todos ganharam fandoms individuais desde então, mas a paixão pelo grupo como um todo ainda reúne fãs que continuam promovendo a imagem dos cinco e as suas memoráveis músicas.

Selenators (Selena Gomez)

Youtube: + de 27 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 260 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Selena Gomez começou na indústria do entretenimento como atriz infantil e adolescente no começo dos anos 2000. Em 2009 lançou o seu primeiro álbum de estúdio, Kiss & Tell. De lá para cá, conseguiu atrair milhões de fãs ao redor do mundo devotos a cada lançamento da cantora, que já conquistou inúmeros prêmios votados especificamente pelos fãs, tanto pela sua atuação quanto pela sua música.

Exo-L (Exo)

Youtube: + de 6 milhões de inscritos + de 5 bilhões de views em vídeos
Redes Sociais: + de 17 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

O grupo de K-pop Exo iniciou suas atividades na indústria musical em 2012 e desde então, atraiu fãs ao redor do globo obcecados pelas suas músicas, seu estilo e carisma. Xiumin Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O. Kai e Sehun são de longe alguns dos artistas mais influentes do mundo atualmente e seu fandom é conhecido como Exo-L, sendo a letra L referente à palavra Love, amor em inglês. Sua turnê de 2016, Ex'Act, Coming Over e For Life, teve 44 shows em 12 países vendendo mais de 740 mil ingressos.

KatyCats (Katy Perry)

Youtube: + de 39 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 217 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

A cantora norte-americana Katy Perry iniciou sua carreira musical em 2010 e desde então lançou seis álbuns de estúdio atraindo uma legião de fãs conhecidos como KatyCats. O nome do fandom é uma referência às imagens de gatinhos que a cantora tanto gosta e começou a se propagar desde a sua turnê Hello Katy de 2009, que teve 89 shows ao redor do mundo.

Smilers (Miley Cyrus)

Youtube: + de 14 milhões de inscritos
Redes Sociais: + de 162 milhões de seguidores (Instagram e Twitter)

Miley Cyrus alcançou um sucesso astronômico ainda na adolescência por seu papel na série Hannah Montana da Disney Channel. Quando transformou sua persona, promovendo uma imagem de empoderamento e liberdade sexual, os críticos podem ter estranhado, mas seus fãs continuaram fiéis aos novos trabalhos da artista. Os Smilers, como é chamado o fandom de Cyrus, são também ativistas das causas adotadas pela cantora, como à proteção animal e a situação das pessoas de rua LGBTQIA+ nos Estados Unidos.

Veja também:

Os grupos de K-pop mais populares

Os grupos de K-pop feminino mais populares do mundo

Os grupos de kpop masculinos mais populares do mundo

As músicas mais tocadas no Brasil

Os maiores canais do Youtube do Brasil e do Mundo

Atualizado em