Os 28 melhores jogos online para PC


Tomando como base as avaliações dos gamers e dos críticos (em sites como Metacritic, IMDb e Whatoplay) e o número de jogadores ativos, chegamos a um ranking aproximado dos melhores jogos online multiplayer para PC. Bora jogar?

1. League of Legends

Gênero: Multiplayer Online Battle Arena
Ano: 2009

League of Legends

Em termos de popularidade, talvez nenhum game bata League of Legends, também conhecido pela abreviação LoL. O game é tão popular que existe até uma liga profissional que conta com edições anuais e grande audiência. No modo mais popular de jogo, duas equipes se confrontam numa arena cheia de obstáculos e recursos - quem destruir a base inimiga leva a melhor.

2. Call of Duty: Warzone

Gênero: battle royale
Ano: 2020

Call of Duty Warzone

Call of Duty: Warzone é um dos games de tiro mais populares para PC. É totalmente gratuito e pode ser jogado online com até 200 jogadores numa única sessão! Incrível, não é mesmo? Em equipes de até quatro participantes, você tem de explorar o vasto mapa da cidade fictícia de Verdansk e enfrentar outras equipes.

3. Dota 2

Gênero: Multiplayer Online Battle Arena (MOBA)
Ano: 2013

Dota 2

Em Dota 2, você integra um time cujo objetivo é exterminar a "ancestral" da equipe adversária, localizada na extremidade do mapa. Com mais de 100 heróis disponíveis, você deve começar escolhendo o avatar de sua preferência e articulando com seus companheiros a melhor estratégia para derrotar o time inimigo. Está preparado?

4. Fortnite

Gênero: battle royale
Ano: 2017

Fortnite

No modo battle royale, até 100 jogadores literalmente caem em um mapa onde devem buscar recursos, equipamentos e armas para sobreviver e derrotar as equipes inimigas. A Copa do Mundo de Fortnite costuma atrair grandes audiências e distribuir prêmios milionários para os vencedores todos os anos.

5. Counter-Strike: Global Offensive

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa
Ano: 2012

Counter Strike Global Offensive

Lançado em 1999, Counter-Strike foi um sucesso imediato, tornando-se o jogo de ação para PC com maior número de jogadores ativos no mundo. Sua expansão, Global Offensive, chegou em 2012 para aprimorar o que já era bom, introduzindo novos mapas, modos de jogos, armas e personagens. É preciso ter sangue frio e pontaria para se dar bem nesse game.

6. Valorant

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa
Ano: 2020

Valorant

Do mesmo estúdio de League of Legends, Valorant é um first person shooter totalmente gratuito. O jogo segue os padrões do gênero: equipes de até cinco agentes se enfrentam, cabendo a uma delas atacar uma área protegida pela outra equipe. Lançado em 2020, Valorant tornou-se o game com maior lançamento da história em termos de número de jogadores ativos e receita.

7. Grand Theft Auto V Online

Gênero: ação e aventura
Ano: 2015

Grand Theft Auto V Online

Sim, é possível jogar GTA V no modo online multiplayer, e muita gente adora fazer isso. As coisas que acontecem no jogo são basicamente as mesmas: reunir a quadrilha para fazer assaltos, exterminar gangues inimigas, tirar rachas etc. O jogo se dá em mundo aberto e até 16 jogadores podem participar.

8. World of Warcraft

Gênero: MMORPG
Ano: 2004

World of Warcraft

Um dos jogos de RPG mais conhecidos e jogados no mundo todo, World of Warcraft é um verdadeiro mergulho num universo de aventura e fantasia. E o mais legal de tudo: é para jogar online com os amigos! Em Azeroth, você se encontrará diante das mais incríveis missões, como derrotar dragões, eliminar mortos-vivos... Uma coisa é certa: a guerra em Azeroth está longe do fim.

9. Hearthstone

Gênero: jogo de cards colecionáveis
Ano: 2014

Hearthstone

Eleito pela revista Forbes o melhor jogo de cartas de 2013 e vencedor do BAFTA 2014, Hearthstone é um game gratuito ao estilo Magic (tá lembrado?). O jogo é organizado em turnos, ao longo dos quais você (no papel de um herói) deve lançar feitiços, usar armas ou invocar lacaios para atacar seus adversários. O jogo é fácil de aprender e bastante divertido!

10. Guild Wars 2

Gênero: MMORPG
Ano: 2012

Guild Wars 2

Neste RPG gratuito online, você faz parte de uma das cinco raças dispostas a reformar uma antiga guilda e defender Tyria, um mundo repleto de mistério e fantasia, contra a ameaça do mal. O jogo é cheio de ação, e cada decisão que você tomar irá influenciar nos rumos da história.

11. Minecraft

Gênero: sandbox e sobrevivência
Ano: 2011

Minecraft

Se jogar Minecraft sozinho já é legal, imagine com os amigos? Pois o bom e velho game de construção de blocos também tem a função multiplayer online. O objetivo é sempre pôr as mãos à obra, explorando o ambiente ao redor e se utilizando do que está à disposição para criar coisas novas.

12. Apex Legends

Gênero: battle royale game
Ano: 2019

Apex Legends

Apex Legends é um dos títulos de battle royale mais jogados no mundo. O esquema é mais ou menos este: jogadores confinados num campo de batalha precisam explorar o ambiente e matar seus adversários. Aquele que sobrevive vence. Em Apex Legends, as batalhas podem reunir até 60 participantes. Basta escolher sua lenda, juntar-se a um esquadrão e começar a jogar!

13. Dead by Daylight

Gênero: survival horror
Ano: 2016

Dead by Daylight

Gosta de um terrorzinho? Dead by Daylight tem cenas bem sombrias que costumam dar aquele frio na espinha enquanto a gente joga. Na história, sobreviventes devem fugir de um assassino sanguinário que está à solta pelo mapa. Uma das coisas legais desse jogo é que você pode estar na pele tanto do assassino quanto dos sobreviventes.

14. PUBG - PlayerUnknown's Battlegrounds

Gênero: battle royale
Ano: 2017

PUBG

PUBG é outro battle royale de muito sucesso, sendo vencedor do The Game Awards 2017, quando ainda estava em fase de lançamento. Para vencer esse jogo, que pode reunir até 100 jogadores numa única partida, você deve explorar o território para encontrar armas e suprimentos e atacar os outros jogadores. Vence quem tiver melhor pontaria e quem conseguir se esquivar melhor dos ataques adversários.

15. Team Fortress 2

Gênero: jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa
Ano: 2007

Team Fortress 2

Lançado em 2007, esse game não sai da moda, sendo um dos queridinhos da galera que ama um jogo de tiro. Vence a equipe que primeiro realizar a missão do mapa. O legal de Team Fortress 2 são as várias opções de mapas disponíveis (53) e de modos de jogo (11), incluindo os tradicionais Capture a Bandeira e Controle Territorial.

16. Overwatch

Gênero: jogo multiplayer de tiro em primeira pessoa
Ano: 2016

Overwatch

Em Overwatch, você começa escolhendo um herói para controlar: pode ser Ashe com seu rifle, o poderoso Doomfist com seu canhão de mão, o resistente Reinhardt com sua armadura impenetrável, dentre outros. Cada herói tem uma função específica (tanque, dano ou suporte), e o jogo consiste em batalhas entre dois times de seis. Vence a equipe que primeiro cumprir os objetivos.

17. Escape from Tarkov

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa
Ano: 2016

Escape from Tarkov

A cidade de Tarkov entrou num colapso político: a guerra civil dividiu territorialmente a cidade, que se encontra sob poder de grupos paramilitares. É nesse contexto que você entra na história. Fazendo parte de um desses grupos, seu objetivo é (tal como sugere o título) fugir da cidade, o que certamente não será nada fácil. O realismo é um dos pontos altos do game.

18. Rogue Company

Gênero: jogo de tiro em terceira pessoa
Ano: 2020

Rogue Company

Rogue Company é um shooter em 3ª pessoa em que você controla um dos Rogues, agentes de elite mercenários com habilidades extraordinárias que se enfrentam em embates 4X4. A partir de julho de 2020, o software ficou à disposição em beta, podendo ser acessado de forma paga.

19. FIFA 2020

Gênero: esporte
Ano: 2019

FIFA 2020

Todos os anos, games de futebol tentam aprimorar aspectos de jogabilidade em relação às edições anteriores. Em FIFA 2020, houve, por exemplo, alterações no quique da bola, dificultando passes e chutes, mas dando mais realismo ao jogo. Uma novidade fica por conta do modo Volta, que faz lembrar os velhos tempos do FIFA Street.

20. Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa
Ano: 2015

Tom Clancys Rainbow Six Siege

Esse jogo é famoso por seu realismo e pela atmosfera de tensão que se vive durante as batalhas. Para quem é fã de um first person shooter (jogo de tiro em 1ª pessoa), é uma excelente pedida. O jogo basicamente é organizado em ataque e defesa, cabendo aos atacantes recuperar reféns ou objetos. É possível usar drones para monitorar o terreno e localizar objetivos.

21. Path of Exile

Gênero: RPG de ação
Ano: 2013

Path of Exile

Em Path of Exile, a história começa com seu personagem acordando no litoral de Wraeclast, um continente-prisão povoado pelas criaturas mais sombrias com as quais você terá de lidar cedo ou tarde. O jogo pode ser curtido no modo individual ou multiplayer - neste caso, está esperando o que para se juntar a uma guilda?

22. DayZ

Gênero: sobrevivência
Ano: 2013

DayZ

A história de DayZ é bem em ao estilo The Walking Dead: um vírus misterioso começa a infectar a população, transformando as pessoas em criaturas zumbis. Quem ainda não foi contaminado luta como pode para manter sua humanidade - e sua sanidade. Não dá para confiar em qualquer pessoa. O mapa é grande e podem participar até 60 jogadores ao mesmo tempo.

23. Destiny 2

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa
Ano: 2017

Destiny 2

Em Destiny 2, você deverá lidar com novos inimigos, a Legião Vermelha, cujo líder tem nome e sobrenome: Dominus Ghaul. Nenhum outro inimigo se compara a esse, e por isso você deve cooperar com seus amigos Guardiões para proteger a última cidade contra essa ameaça mortal.

24. Divinity: Original Sin II

Gênero: RPG
Ano: 2017

Divinity Original Sin II

Vencedor do British Academy Games Award para Multiplayer em 2017, esse game é um RPG por turnos que, dentre os vários modos de jogo, traz a opção multiplayer online. Em Divinity, você é um sorcerer (um ser dotado de magia) que está sendo levado para uma ilha-prisão. No caminho, porém, algo inesperado acontece. Comece criando seu personagem e entre nessa incrível aventura!

25. Rocket League

Gênero: futebol veicular
Ano: 2015

Rocket League

A maior paixão nacional aliou-se ao automobilismo: o resultado é Rocket League. O objetivo do jogo é fácil de deduzir - como no futebol da vida real, o time deve jogar a bola para dentro do gol adversário. Mas no jogo da desenvolvedora Psyonix, em vez de jogadores, cada time é formado por quatro velozes e habilidosos carros.

26. Monster Hunter: World

Gênero: RPG de ação
Ano: 2018

Monster Hunter World

Nesse super game da Capcom, você controla um caçador que integra a equipe de pesquisa que estuda o "Novo Mundo". Através do modo de jogo online, a caça aos monstros pode ser feita coletivamente. Mais legal, né? O problema é que no modo multiplayer o HP ("pontos de saúde") dos monstros é maior. Portanto, a dificuldade aumenta.

27. The Elder Scrolls Online

Gênero: MMORPG
Ano: 2014

The Elder Scrolls Online

A história de The Elder Scrolls Online se passa muitos anos antes de outros jogos da série. O espaço, no entanto, é o mesmo: o continente de Tamriel. Desta vez, o poder político está dividido entre três facções. Mas a maior ameaça fica por conta de Vampire Lord e seus seguidores.

28. Don't Starve Together

Gênero: aventura
Ano: 2016

Dont Starve Together

Essa é a expansão gratuita e multiplayer de Don't Starve, um jogo de aventura cujo maior objetivo é manter-se vivo. Don't Starve Together possui diferentes modos de jogo, uns mais cooperativos do que outros. Mas seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: nesse game o objetivo máximo é não sucumbir às forças da natureza, não ser assassinado e não enlouquecer.

Gostou dessa lista de games? Conheça outras: