As 14 curiosidades mais loucas da história do futebol


Amy Gois

O futebol também faz história! Desde que foi inventado, esse jogo já teve muitos momentos incríveis e malucos, tanto por motivos bons como por motivos ruins. Confira em baixo algumas das curiosidades mais invulgares que marcaram a história do futebol…

14. Copa do Mundo sem o Brasil, nunca!

futebol 14

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo, desde que foi criada em 1930. Todos os outros países do mundo perderam pelo menos uma Copa, ou por não qualificar, ou por motivos políticos. Somente o Brasil conseguiu marcar presença nas 21 Copas. O Brasil é também o país com mais vitórias na Copa.

13. Noruega: o time por derrotar

futebol 13

O único país que nunca foi derrotado pelo Brasil em uma partida de futebol é a Noruega. Os dois países já se defrontaram 3 vezes em jogos amigáveis e 1 vez no mundial de 1998. O resultado: 2 empates e 2 vitórias da Noruega. O Brasil já derrotou todos os outros países que alguma vez enfrentou!

12. O cartão vermelho mais rápido: 2 segundos

futebol 12
Imagem de: Jarrett Campbell

O jogador que teve a honra dúbia de receber o cartão vermelho mais rápido de sempre foi Lee Todd, da equipe britânica Cross Farm Park Celtic. Quando o juiz apitou para marcar o início do jogo, Lee Todd, que estava muito perto dele, se assustou com o barulho e disse um palavrão. Ele foi imediatamente expulso do jogo.

11. Procuram-se: bebês profissionais

futebol 11

Jogador mais novo contratado foi bebê de 20 meses! Em 2013 a equipe belga FC Racing Boxberg assinou um contrato para treinar o pequeno Bryce Brites, depois de “revelar talento” em um treino. O menino se juntou à equipe de menores de 5 anos. Se é mesmo talento ou só mais uma infância perdida para promessas impossíveis, só o tempo dirá…

10. Atingidos por um raio

futebol 10

Em 1998, num dos episódios mais tristes do futebol, uma equipe inteira foi fulminada por um raio. O time Bena Tshadi, na República Democrática do Congo, estava jogando contra o Basanga quando o raio atingiu o campo. Os 11 jogadores do Bena Tshadi morreram mas a outra equipe não sofreu ferimentos. Isso levou a rumores de feitiçaria…

9. Quando o futebol fica feio

futebol 9

As paixões no futebol podem se tornar perigosas. Em 1985, antes de um jogo, os fãs de Liverpool causaram a morte de 39 fã do Juventus e 600 feridos. Uma briga empurrou as vítimas violentamente contra uma parede que derrocou. Consequência: todas as equipes inglesas foram banidas de jogos da UEFA por 5 anos (e Liverpool por 6).

8. Um dia de paz na terra

futebol 8

A 25 de dezembro de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial, alguns membros das tropas alemãs e britânicas fizeram um cessar-fogo para celebrar o Natal. Os dois lados trocaram presentes, enterraram seus mortos e até jogaram uma partida de futebol! Infelizmente, isso não mudou sua firmeza em continuar a lutar no dia seguinte.

7. Recorde de gols contra

futebol 7

Em 2002, Madagáscar, um novo recorde de gols foi estabelecido: 149! E todos foram gols contra. A equipe SO Emyrne queria protestar a decisão do juiz no jogo anterior, que lhes tinha custado o título de campeões. Por isso, no jogo contra os novos campeões, AS Adema, passaram o jogo inteiro marcando em sua própria rede.

6. Brilhando com 13 anos

futebol 6
Imagem de: Alex Carvalho

Ronaldinho mostrou talento para o futebol desde muito cedo e primeiro fez manchete de jornal aos 13 anos. Sua equipe foi notícia quando ganhou uma partida por 23-0. Ronaldinho marcou todos os golos.

5. Proibido de ser astronauta

futebol 5

Em 1999, o jogador sueco Stefan Schwarz assinou um contrato com a equipe britânica Sunderland. Uma cláusula em particular chamou a atenção: ele não podia viajar no espaço! Nessa altura, esperava-se que voos comerciais no espaço começassem dentro de alguns anos e o agente do jogador tinha reservado um lugar num dos primeiros (que nunca aconteceu). Mas voos espaciais não são cobertos por seguradoras…

4. Do futebol para o basquetebol

futebol 4

O 1º jogo de basquetebol foi jogado com uma bola de futebol. No inverno 1891, o professor de educação física James Naismith viu que seus alunos estavam frustrados porque não podiam jogar futebol e os jogos que não eram ao ar livre eram aborrecidos. Por isso, ele inventou um jogo novo: o basquetebol. Para montar o primeiro jogo, ele usou dois cestos de pêssegos e uma bola de futebol. Pontos por criatividade!

3. Os números do rei Pelé

futebol 3

Contando jogos oficiais e amigáveis, durante sua carreira Pelé marcou conjuntos de 3 gols em 92 jogos, 4 gols em 31 jogos e 5 gols em 6 jogos! Uma vez, ele até marcou 8 gols em um jogo (a equipe adversária não era muito boa, mas pronto, 8 é 8).

2. O jogador virado embaixador da paz

futebol 2
Imagem de: https://www.flickr.com/photos/rayand/7233036108/

Além de ser o maior jogador de sempre da Costa do Marfim, Didier Drogba também ajudou a terminar a guerra civil em seu país. Em 2005, depois de ajudar sua equipe a qualificar para o mundial, Drogba fez um apelo muito emocional aos dois lados da guerra civil em televisão nacional, que levou a um cessar-fogo. Ele se manteve envolvido no processo de paz e atualmente é um embaixador das Nações Unidas (e ainda constrói hospitais!).

1. Jogo de futebol… com 3 equipes

futebol 1

Nos anos 1950, o artista dinamarquês Asger Jorn inventou um jogo de futebol para 3 equipes, com um campo hexagonal. A vitória seria da equipe que sofresse menos gols. O objetivo era tornar o jogo menos agressivo, porque a vitória dependia da defesa e não do ataque. Atualmente, existem alguns jogos oficiais de futebol de 3 lados.

Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social,pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014). Escreve conteúdos para a internet desde 2015.