É guerra! Descubra 8 dos maiores exércitos da ficção


Amy Gois
Amy Gois

Batalhas épicas, planetas inteiros conquistados, domínio sobre todo o mundo conhecido… Na ficção não há limites! A guerra toma proporções difíceis de imaginar. Esses exércitos são alguns dos maiores da literatura, da televisão e dos videogames.

Critérios: 1) A força militar vale tanto quanto o número de soldados. 2) Apenas 1 exército por mundo fictício. Algumas histórias têm vários exércitos incríveis mas aqui vamos apenas explorar o que achamos mais forte de cada uma. 3) Como não há números exatos para nenhum desses exércitos, isto é tudo subjetivo.

O Senhor dos Anéis - exército de Sauron

Exército Sauron

  • Tipo de ficção: literatura e filmes
  • Força: diabolicamente grande

As duas grandes batalhas de O Retorno do Rei mostram que o grande vilão, Sauron, tinha algumas centenas de milhares de soldados ao seu comando! Mas não acaba por aí. As tropas descritas nos livros e mostradas nos filmes não contam com os reforços nem as tropas de todas as outras batalhas que aconteceram fora das telas.

Além dos números, o exército de Sauron era muito diverso. Nas suas fileiras estavam homens do Sul e do Leste, Orcos, criaturas parecidas com elefantes e os terríveis Nazgûl, espectros aterradores quase impossíveis de matar (porque não estavam mesmo vivos). Juntando a isso, o exército tinha armas mecânicas avançadas de ataque e moralidade zero. Não fosse pelo Frodo, a equipe de Aragorn não tinha chance!

Doctor Who - Daleks

Daleks Doctor Who

  • Tipo de ficção: série de televisão
  • Força: suficientes para ameaçar o passado, o presente e o futuro

No universo de Doctor Who, os Daleks são os nazis do espaço (só que muito, muito piores). Geneticamente modificados para destruir e envoltos em uma armadura impenetrável, os Daleks somente têm uma emoção: o ódio. Na sua visão, todas as outras espécies no universo são inferiores e devem ser “exterminadas!”

Os Daleks são tão poderosos que quase conseguiram derrotar um planeta inteiro de Senhores do Tempo (que nem viajando no tempo os conseguiram parar). Por mais que você possa gostar dos Cybermen ou de outros vilões de Doctor Who, não há dúvida que os Daleks são a ameaça suprema.

Halo - a Aliança

Halo Covenant

  • Tipo de ficção: videogame
  • Força: grande demais

No jogo do Halo os heróis são o Comando Espacial das Nações Unidas, que defendem a humanidade. Mas os extraterrestres são muito mais fortes. As forças da Aliança, a coligação de extraterrestres que quer destruir os humanos, são superiores em números e em poder tecnológico.

A Aliança consegue destruir quase todas as colônias humanas em outros planetas e chegam perto de exterminar a humanidade. Só não vence porque surgem divisões que quebram a Aliança. Sem esses problemas internos, a humanidade seria mais uma espécie em vias de extinção…

Duna - Fremen

Fremen Duna
Imagem criada por IsraLlona
  • Tipo de ficção: literatura
  • Força: capaz de conquistar 10 mil mundos

Nascidos e criados no planeta mais inóspito do universo, os Fremen se tornaram mais duros que qualquer outro grupo de seres humanos. Debaixo da liderança do herói da história, Paul Atreides, eles formaram o exército mais formidável de sempre. Nem mesmo um império intergalático inteiro conseguiu resistir!

A superioridade militar dos Fremen estava na sua adaptação ao deserto, conseguindo subsistir com apenas o mínimo de recursos. Juntando fanatismo religioso e um desejo por conquista à mistura, o exército dos Fremen conseguiu conquistar todo o universo conhecido em apenas 12 anos.

Star Wars - exército dos Clones

Clones Star Wars

  • Tipo de ficção: filmes
  • Força: galática

O consenso entre os fãs é que os clones eram superiores aos Stormtroopers. Ao serviço da república (e, mais tarde, do imperador), os clones eram guerreiros treinados desde a infância para combater. Cada um recebia treinamento especializado e seu único objetivo na vida era ser um bom combatente.

Quando a ordem foi dada, os clones conseguiram matar (quase) todos os Jedi e formaram a base do poder do imperador. Mais tarde foram substituídos pelos Stormtroopers, tropas recrutadas com fama de não conseguirem acertar em nenhum herói protagonista, nem a 3 metros!

Star Trek - frota da Federação

Starfleet Star Trek

  • Tipo de ficção: filmes e séries de televisão
  • Força: sem fronteiras

Com a missão de “ir onde nenhum homem foi antes”, a frota da Federação em Star Trek tinha a função principal de explorar o universo mas também tinha um lado militar. Parecido com as forças armadas das Nações Unidas, a frota da Federação servia como força de defesa da paz na galáxia.

Em Star Trek, a ciência e a exploração eram mais importantes que conquistas militares. Mesmo assim, a frota da Federação conseguia se defender contra grandes ameaças alienígenas, como os Klingons. Se a Federação decidisse mudar de rumo e atacar outros planetas, será que alguém os poderia parar?

Starcraft - Zergs

Zergs Starcraft

  • Tipo de ficção: videogame
  • Força: enxames de muitos milhões

No jogo do Starcraft existem 3 fações: os Terranos (seres humanos), os Protoss e os Zergs. Mas o mais estranhos (e talvez os mais perigosos) são os Zergs. Em vez de construírem armas, os Zergs adaptam seu código genético para ser mais poderoso. O objetivo: superioridade racial.

Na sua busca para se aperfeiçoarem, os Zergs atacam e destroem outras espécies, juntando as melhores partes do código genético dos vencidos ao seu. Unidos por telepatia e atacando em enxames, são uma força numerosa difícil de resistir.

Warhammer 40.000 - Orks

Orks Warhammer

  • Tipo de ficção: jogo de tabuleiro
  • Força: incontáveis bilhões

Todos os exércitos de Warhammer 40.000 têm proporções extremas! Entre humanos, extraterrestres e os exércitos do caos, é difícil escolher um grupo mais forte. Mas, na opinião de muitos, os Orks ganham pela força bruta.

Os Orks não são o exército mais sofisticado do jogo mas são loucos pela guerra. Suas tropas enormes conseguem exterminar planetas inteiros e são incrivelmente difíceis de eliminar. Eles são a prova que, às vezes, quantidade vale mais que qualidade.

Você prefere conhecer mais sobre exércitos reais? Veja aqui: os 20 maiores exércitos do mundo.

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014) e nerd de carteira. Escreve conteúdos para a internet desde 2015.