No reino animal, poucas criaturas despertam tanto fascínio e medo quanto as cobras gigantes. Elas carregam consigo lendas, mitos e recordes impressionantes de força e tamanho, sendo símbolos de poder em várias culturas. Conhecer essas serpentes é mergulhar em um universo de mistério e grandiosidade, que revela a incrível diversidade e capacidade da natureza.
9. Cobra-real (Ophiophagus hannah)

- Comprimento médio: 3 - 4m
- Peso médio: 6kg
- Onde mora: Índia e Sudeste Asiático
A cobra-real é a maior cobra venenosa do mundo. As cobras venenosas são mais pequenas e magras que suas primas que sufocam sua presa. Como o nome indica, a cobra-real é rainha e gosta de comer outras serpentes. Seu veneno pode matar um elefante! Se você se encontrar com uma cobra-real, respeite-a e fique longe.
8. Jiboia (Boa constrictor)

- Comprimento médio: 2 - 3m
- Peso médio: 15 - 30kg
- Onde mora: América Central e do Sul
Não, não estamos falando de sua sogra (exceto se sua sogra for uma serpente grande e sufocante). A jiboia é grande mas não tem por hábito comer pessoas. Com uma pele bonita, a jiboia se tornou um bicho de estimação popular entre as pessoas que gostam de animais exóticos.
7. Anaconda amarela (Eunectes notaeus)

- Comprimento médio: 3 - 4m
- Peso médio: 25 - 40kg
- Onde mora: América do Sul
Se você for passear por um pântano no Paraguai, fique de olhos bem abertos. A anaconda amarela, também conhecida como a anaconda do Paraguai, mora em zonas alagadas e ataca presas que chegam demasiado perto dela. Felizmente, essa cobra é solitária, por isso é pouco provável que você fique encurralado entre duas.
6. Píton-indiana (Python molurus)

- Comprimento médio: 2,5 - 3m
- Peso médio: 30 - 55kg
- Onde mora: Índia (óbvio) e Sudeste Asiático
A píton-indiana é astuta e se enrola à volta de sua presa, apertando cada vez mais até sufocar. Depois, engole a presa inteira e faz uma sesta. Kaa, a cobra em O Livro da Selva, é uma píton-indiana (mas a cobra verdadeira não tem poder de hipnotizar seu almoço).
5. Píton-africana (Python sebae)

- Comprimento médio: 3 - 3,5m
- Peso médio: 40 - 55kg
- Onde mora: África Subsariana
Este não é o tipo de cobra que você quer como bicho de estimação. Conhecida por ser difícil de domesticar, uma píton-africana grande consegue engolir uma criança inteira sem grande dificuldade. Ao contrário da maioria das pítons, essa serpente guarda seus ovos e cuida de suas crias nos primeiros dias de vida.
4. Píton-ametista (Morelia amethistina)

- Comprimento médio: 3 - 5m
- Peso médio: 40 - 80kg
- Onde mora: Indonésia e Austrália
A píton-ametista é a maior cobra que vive na Austrália e às vezes come canguru para o almoço. Ela não costuma comer pessoas mas também não é boa ideia brincar com ela. Também conhecida como a píton da Papua, essa serpente pode ser encontrada em várias ilhas à volta do Sudeste Asiático.
3. Píton-birmanesa (Python bivittatus)

- Comprimento médio: 3 - 4m
- Peso médio: 40 - 90kg
- Onde mora: Sudeste Asiático
A píton-birmanesa é uma lição sobre os perigos de importar animais de outros lados do mundo. Natural da Ásia, essa cobra se tornou um bicho de estimação popular nos Estados Unidos mas várias conseguiram fugir. Agora ela é uma peste no estado da Flórida, cuja única competição é o jacaré.
2. Píton-reticulada (Python reticulatus)

- Comprimento médio: 3 - 6,5m
- Peso médio: 100 - 170 kg
- Onde mora: Sudeste Asiático
A píton-reticulada é a cobra mais comprida do mundo. Atualmente, a maior cobra viva (que se conseguiu medir) é uma píton-reticulada chamada Medusa. Ela tem 7,67 metros de comprimento e vive em uma “casa assombrada”, centro de espetáculos, nos Estados Unidos. Isso, sim, é um susto!
1. Sucuri (Eunectes murinus)

- Comprimento médio: 3 - 5m
- Peso médio: 220 kg
- Onde mora: América do Sul
A anaconda verde (ou sucuri) é, de longe, a cobra mais gorda de todas! Apesar de não ser a cobra mais comprida, seu peso é cerca de o dobro da píton-reticulada. Gigante pela própria natureza, ama anaconda grande pode ter a mesma largura que um homem e o comprimento de 3 ou 4. Felizmente, a sucuri não gosta muito de comer pessoas (mas não se arrisque).
Veja também: