Os 8 melhores aplicativos para tirar fotos como um profissional


Você é daquelas pessoas que adora fotografia mas não tem uma câmera profissional? Não desespere! A câmera de seu celular pode fazer coisas maravilhosas, se você tiver um bom aplicativo. Descubra o fotógrafo dentro de si com esses aplicativos...

1. Camera FV-5

Camera FV-5

O aplicativo Camera FV-5 oferece todas as funções de uma câmera fotográfica DSLR. Você pode ajustar tudo manualmente: o ISO, a abertura, o tempo de exposição, o foco, o zoom... O aplicativo também oferece algumas outras opções úteis, como foco automático ou em áreas selecionadas. Com o Camera FV-5 você pode ainda tirar fotos em série e usar um tempo de exposição mais prolongado que o normal, para captar imagens com pouca luz.

Disponível para: Android

Pago? Sim, mas tem uma versão gratuita.

2. Open Camera

Open Camera

O Open Camera é um dos melhores aplicativos para tirar fotos com qualidade. Com muitas funções manuais, imita a experiência com uma câmera DSLR. O Open Camera também oferece funções como: temporizador, estabilizador, gravação de vídeo em HD e ajustes para quem usa a mão esquerda! O aplicativo é open source, que significa que é de graça e não exige licença (mas você pode oferecer um donativo ao criador).

Disponível para: Android

Pago? Não!

Clique aqui e se divirta com os melhores jogos para Android!

3. Camera Zoom FX

Camera Zoom FX

Se você está procurando um aplicativo que combina algumas funções da câmera fotográfica tradicional com filtros e efeitos especiais, o Camera Zoom FX é uma boa opção. Com esse aplicativo, você pode mudar algumas funções manualmente, como a exposição e o foco (mas atenção, algumas opções podem não funcionar, dependendo do tipo de celular). Também oferece efeitos e filtros, que você pode visualizar antes de tirar a foto, e várias opções para juntar fotografias em colagens.

Disponível para: Android

Pago? Sim, mas tem uma versão gratuita.

4. Footej Camera

Footej Camera

O Footej Camera é ótimo para quem quer algo mais leve e simples de usar, mas que ainda melhora a qualidade das fotografias. O aplicativo oferece algumas funções de ajuste manual, como em uma câmera tradicional (mas que não funcionam em todos os celulares). O formato é simples, sem complicações, e ainda dá para tirar fotos em série, criar GIFs e gravar pequenos vídeos.

Disponível para: Android

Pago? Não!

5. Cortex Camera

Cortex Camera

Quem nunca tentou tirar uma foto à noite e ficou desiludido, porque ficou tudo escuro? O Cortex Camera resolve esse problema. O aplicativo tira várias fotos em sequência rápida e junta-as para criar uma imagem com muito mais detalhe em lugares com pouca iluminação. E mais: tem um estabilizador automático, para tirar fotos bastante nítidas sem tripé. Esse aplicativo é ideal para fotos artísticas à noite.

Disponível para: iOS

Pago? Sim.

6. Camera+

Camera+

O Camera+ é um grande sucesso na App Store, tendo sido baixado mais de 10 milhões de vezes. Algumas das funções que ele inclui são exposição e foco com apenas um toque, zoom de até 6x com processamento digital e usos variados para o timer. Existem também efeitos e opções de edição de imagem que podem fazer suas fotos ficarem muito profissionais.

Disponível para: iOS

Pago? Sim.

7. Manual

Manual

Com uma interface intuitiva, aplicativo Manual é uma garantia para tornar sua câmera bastante profissional. Ele possui diversas ferramentas de edição e controle de luz que podem ser exploradas até mesmo para os iniciantes em fotografia.

Disponível para: iOS

Pago? Sim.

8. ProShot

ProShot

Muito bem avaliado pelos utilizadores no Google Play, o ProShot é uma ótima opção de aplicativo para tornar o seu celular em uma verdadeira câmera profissional. Entre as opções de ferramentas, o aplicativo inclui as versões manual, semi-manual ou automática para você poder controlar exposição, flash, foco, ISO e muito mais.

Disponível para: Android

Pago? Sim.

Dicas para tirar fotos como um profissional:

1. Deixe suas lentes sempre limpas.

2. Utilize a regra dos terços para criar composições.

3. Procure ambientes com boa iluminação.

4. Evite utilizar o zoom para não perder a qualidade das suas fotos.

5. Utilize e brinque com o foco para criar diferentes composições.

6. Utilize as duas mãos para manter a estabilidade do celular.

7. Procure novas perspectivas e distâncias para criar composições únicas no mesmo cenário.

Veja também:

Você sabe quais são as redes sociais com mais utilizadores no mundo? Descubra aqui!

Os melhores aplicativos de foto para celular