Os 15 hinos da Harpa Cristã mais populares de todos os tempos


Amy Gois
Amy Gois

Antes do YouTube e dos rankings na internet das melhores músicas cristãs, havia a Harpa Cristã. Criada para as igrejas Assembleia de Deus, a Harpa é o hinário mais conhecido do Brasil e conta com algumas centenas de clássicos cristãos. Em termos simples, é a lista das melhores músicas cristãs em português dos últimos 3 séculos!

Escolhemos aqui alguns dos hinos da Harpa Cristã que continuam tendo grande sucesso. Essas músicas têm letras inspiradoras, melodias incríveis e origens muito interessantes. Então prepare-se para uma mistura de louvor e nostalgia da infância na igreja…

15. Deus Velará por Ti

  • Escrito/composto por: Civilla Durfee Martin (1869-1948) - letra, Walter Stillman Martin (1862-1935) - música
  • Ano: 1904

Quando vem a preocupação, não há nada melhor que lembrar que Deus está cuidando de você! A música Deus Velará por Ti foi criada pelos Martins, um casal americano que compôs vários hinos. A letra foi inspirada no seu filho, que lembrou aos pais que Deus cuidaria deles, quando uma vez a mãe ficou doente e o pai teve de viajar. Quando Walter voltou essa noite, Civilla estava muito melhor e já tinha escrito a letra da música!

14. Em Fervente Oração

  • Escrito/composto por: Elisha Albright Hoffman (1839-1929)
  • Ano: 1905

Essa canção explica que, para receber todas as bênçãos de Deus, você precisa deixar tudo no altar. No Antigo Testamento, o altar era o lugar onde se ofereciam sacrifícios a Deus. Deixar tudo no altar significa entregar sua vida toda a Deus, permitindo que Deus guie tudo que você faz.

13. A Mensagem da Cruz (Rude Cruz)

  • Escrito/composto por: George Bennard (1873-1958)
  • Ano: 1913

Esse é um dos hinos antigos mais populares dos Estados Unidos e é conhecido no mundo inteiro. A música foi escrita e composta por George Bennard, um evangelista americano, e usado em várias campanhas e evangelistas da primeira metade do século passado. A letra fala por si própria…

12. Vem Cear

  • Escrito/composto por: Paulo Leivas Macalão
  • Ano: não sabemos

Paulo Leivas Macalão foi a pessoa que escreveu mais hinos da Harpa Cristã. Pastor da igreja Assembleia de Deus, além de fundador de várias igrejas, ele escreveu e traduziu mais de 400 hinos. Vem Cear é um de seus originais, que convida todos a participarem na festa no Céu, que é como um grande jantar de família com Jesus.

11. Alma Abatida

  • Escrito/composto por: Paulo Leivas Macalão (1903-1982)
  • Ano: não sabemos

A letra de Alma Abatida é inspirada em um poema do rei Davi, nos Salmos, que diz: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmo 42:5).

10. Conversão (Foi na Cruz)

  • Escrito/composto por: Isaac Watts (1674-1748) - letra, Ralph Erskine Hudson (1843-1901) - refrão e música
  • Ano: 1885 (música)

A letra desse hino é provavelmente a mais antiga nessa lista, escrita por volta da primeira metade do século XVIII. A música foi cantada com várias melodias diferentes até que Hudson criou uma versão que se tornou mais popular que todas as outras. Como se vê, pegar em músicas antigas e adaptá-las para os dias atuais é uma prática bem antiga na Igreja.

9. Firme nas Promessas

  • Escrito/composto por: Russell Kelso Carter (1849-1928)
  • Ano: 1886

O ritmo alegre de marcha desse hino foi criado pelo capitão Carter, quando estava na Academia Militar, nos Estados Unidos. A vida de Carter não foi fácil: ele teve doenças físicas e esgotamentos mentais e até se divorciou (algo muito mal visto na sua época). Mas ele sabia que podia sempre contar com a ajuda de Jesus em todas as circunstâncias.

8. Em Espírito, Em Verdade

  • Escrito/composto por: não encontramos
  • Ano: não sabemos

Essa canção é inspirada no ensinamento de Jesus, que disse que os verdadeiros adoradores adoram a Deus “em espírito e em verdade” (João 4:24). Isso significa que o mais importante é o coração, não aparências exteriores como fazer peregrinações para certos lugares “sagrados” ou inventar muitas regras restritivas. O cristão verdadeiro ama a Deus e é isso que importa.

7. Tu És Fiel Senhor

  • Escrito/composto por: Thomas Obediah Chisholm (1866-1960) - Letra, William Marion Runyan (1870-1957) - música
  • Ano: 1923

Thomas Chisholm não tinha muito dinheiro e teve problemas de saúde a vida inteira. Mesmo assim, ele reconheceu que Deus estava cuidando dele, sempre garantindo o que ele precisava. Essa foi a inspiração para Tu És Fiel Senhor, um hino que celebra a confiança que o cristão pode ter em Deus.

6. Sobre as Ondas do Mar (Solta o Cabo da Nau)

  • Escrito/composto por: Erik Janson e F. Da Silva
  • Ano: não sabemos

Para quem não entende de termos náuticos, uma nau é um navio pequeno e o cabo serve para prender o navio na doca, para não sair à deriva. Esse hino desafia o cristão a largar as coisas que o prendem e seguir Jesus sem medo. As dificuldades podem ser assustadoras como uma tempestade no mar, mas Jesus dá segurança.

5. Sossegai

  • Escrito/composto por: Mary Ann Baker (1831-1881) - letra, Horatio Richmond Palmer (1834-1907) - música
  • Ano:1874

A letra de Sossegai é inspirada em um episódio da vida de Jesus relatada na Bíblia. Ele estava dentro de um barco com seus seguidores, atravessando o mar da Galileia, quando foram apanhado em uma grande tempestade. O barco quase afundou mas Jesus estava dormindo! Quando os discípulos o acordaram, Jesus mandou a tempestade parar e tudo acalmou. Os outros tripulantes ficaram bem assustados com essa demonstração de poder!

4. Mais Perto Quero Estar

  • Escrito/composto por: Sarah Flower Adams (1805-1848) - letra, Lowell Mason (1792-1872) - música
  • Ano: 1840 (letra), 1856 (música)

Mais Perto Quero Estar foi escrito por uma mulher que teve uma vida difícil e morreu cedo. Mas ela sabia que depois da morte ela iria estar mais perto de Jesus. Assim, a tristeza e a dor se transformavam em esperança. Reza a lenda que essa foi a última música tocada pela banda a bordo do Titanic, enquanto o navio afundava. Nenhum dos músicos sobreviveu.

3. Grandioso És Tu

  • Escrito/composto por: Carl Boberg (1859-1940)
  • Ano: 1886

Você já viu uma paisagem tão linda que deu vontade de cantar? Essa foi a inspiração de Grandioso És Tu. Escrito e composto pelo poeta sueco Carl Boberg, o hino mostra como a beleza da natureza reflete a grandeza de Deus. A canção já foi traduzida inúmeras vezes, com alguns tradutores acrescentando novas estrofes à letra.

2. Vencendo Vem Jesus

  • Escrito/composto por: Julia Ward Howe (1819-1910)
  • Ano: 1861

A melodia de Vencendo Vem Jesus é bem conhecida até fora do meio cristão. Julia Howe escreveu a letra para o exército dos Estados Unidos durante a Guerra Civil Americana e depressa se tornou uma canção patriótica no país. A melodia tinha sido inventada por soldados (mas com uma letra menos bonita) e atualmente é usada muito por torcidas de futebol.

1. Porque Ele Vive

  • Escrito/composto por: Gloria (1942-) e William James Gaither (1936)
  • Ano: 1971

Esse hino é conhecido no mundo todo! Gloria e William J. Gaither, um casal de músicos americanos, escreveram essa canção quando seu terceiro filho nasceu, em uma época de grande turbulência política, social e pessoal. A letra lembra aos cristãos que há esperança em Jesus, apesar de todas as dificuldades da vida. A canção foi inspirada nas palavras de Jesus: “Porque eu vivo, vocês também viverão” (João 14:19).

Gostou desses hinos? Veja também as músicas gospel mais tocadas em 2018.

Veja também os Melhores Filmes Bíblicos.

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014) e nerd de carteira. Escreve conteúdos para a internet desde 2015.