Os 15 hinos da Harpa Cristã mais populares de sempre


Amy Gois
Amy Gois

Antes do YouTube e dos rankings na internet das melhores músicas cristãs, havia a Harpa Cristã. Criada para as igrejas Assembleia de Deus, a Harpa é o hinário mais conhecido do Brasil e conta com algumas centenas de clássicos cristãos. Em termos simples, é a lista das melhores músicas cristãs em português dos últimos 3 séculos!

Escolhemos aqui alguns dos hinos da Harpa Cristã que continuam tendo grande sucesso. Essas músicas têm letras inspiradoras, melodias incríveis e origens muito interessantes. Então prepare-se para uma mistura de louvor e nostalgia da infância na igreja…

15. Deus Velará por Ti

  • Escrito/composto por: Civilla Durfee Martin (1869-1948) - letra, Walter Stillman Martin (1862-1935) - música
  • Ano: 1904

Quando vem a preocupação, não há nada melhor que lembrar que Deus está cuidando de você! A música Deus Velará por Ti foi criada pelos Martins, um casal americano que compôs vários hinos. A letra foi inspirada no seu filho, que lembrou aos pais que Deus cuidaria deles, quando uma vez a mãe ficou doente e o pai teve de viajar. Quando Walter voltou essa noite, Civilla estava muito melhor e já tinha escrito a letra da música!

14. Em Fervente Oração

  • Escrito/composto por: Elisha Albright Hoffman (1839-1929)
  • Ano: 1905

Essa canção explica que, para receber todas as bênçãos de Deus, você precisa deixar tudo no altar. No Antigo Testamento, o altar era o lugar onde se ofereciam sacrifícios a Deus. Deixar tudo no altar significa entregar sua vida toda a Deus, permitindo que Deus guie tudo que você faz.

13. A Mensagem da Cruz (Rude Cruz)

  • Escrito/composto por: George Bennard (1873-1958)
  • Ano: 1913

Esse é um dos hinos antigos mais populares dos Estados Unidos e é conhecido no mundo inteiro. A música foi escrita e composta por George Bennard, um evangelista americano, e usado em várias campanhas e evangelistas da primeira metade do século passado. A letra fala por si própria…

12. Vem Cear

  • Escrito/composto por: Paulo Leivas Macalão
  • Ano: não sabemos

Paulo Leivas Macalão foi a pessoa que escreveu mais hinos da Harpa Cristã. Pastor da igreja Assembleia de Deus, além de fundador de várias igrejas, ele escreveu e traduziu mais de 400 hinos. Vem Cear é um de seus originais, que convida todos a participarem na festa no Céu, que é como um grande jantar de família com Jesus.

11. Alma Abatida

  • Escrito/composto por: Paulo Leivas Macalão (1903-1982)
  • Ano: não sabemos

A letra de Alma Abatida é inspirada em um poema do rei Davi, nos Salmos, que diz: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmo 42:5).

10. Conversão (Foi na Cruz)

  • Escrito/composto por: Isaac Watts (1674-1748) - letra, Ralph Erskine Hudson (1843-1901) - refrão e música
  • Ano: 1885 (música)

A letra desse hino é provavelmente a mais antiga nessa lista, escrita por volta da primeira metade do século XVIII. A música foi cantada com várias melodias diferentes até que Hudson criou uma versão que se tornou mais popular que todas as outras. Como se vê, pegar em músicas antigas e adaptá-las para os dias atuais é uma prática bem antiga na Igreja.

9. Firme nas Promessas

  • Escrito/composto por: Russell Kelso Carter (1849-1928)
  • Ano: 1886

O ritmo alegre de marcha desse hino foi criado pelo capitão Carter, quando estava na Academia Militar, nos Estados Unidos. A vida de Carter não foi fácil: ele teve doenças físicas e esgotamentos mentais e até se divorciou (algo muito mal visto na sua época). Mas ele sabia que podia sempre contar com a ajuda de Jesus em todas as circunstâncias.

8. Em Espírito, Em Verdade

  • Escrito/composto por: não encontramos
  • Ano: não sabemos

Essa canção é inspirada no ensinamento de Jesus, que disse que os verdadeiros adoradores adoram a Deus “em espírito e em verdade” (João 4:24). Isso significa que o mais importante é o coração, não aparências exteriores como fazer peregrinações para certos lugares “sagrados” ou inventar muitas regras restritivas. O cristão verdadeiro ama a Deus e é isso que importa.

7. Tu És Fiel Senhor

  • Escrito/composto por: Thomas Obediah Chisholm (1866-1960) - Letra, William Marion Runyan (1870-1957) - música
  • Ano: 1923

Thomas Chisholm não tinha muito dinheiro e teve problemas de saúde a vida inteira. Mesmo assim, ele reconheceu que Deus estava cuidando dele, sempre garantindo o que ele precisava. Essa foi a inspiração para Tu És Fiel Senhor, um hino que celebra a confiança que o cristão pode ter em Deus.

6. Sobre as Ondas do Mar (Solta o Cabo da Nau)

  • Escrito/composto por: Erik Janson e F. Da Silva
  • Ano: não sabemos

Para quem não entende de termos náuticos, uma nau é um navio pequeno e o cabo serve para prender o navio na doca, para não sair à deriva. Esse hino desafia o cristão a largar as coisas que o prendem e seguir Jesus sem medo. As dificuldades podem ser assustadoras como uma tempestade no mar, mas Jesus dá segurança.

5. Sossegai

  • Escrito/composto por: Mary Ann Baker (1831-1881) - letra, Horatio Richmond Palmer (1834-1907) - música
  • Ano:1874

A letra de Sossegai é inspirada em um episódio da vida de Jesus relatada na Bíblia. Ele estava dentro de um barco com seus seguidores, atravessando o mar da Galileia, quando foram apanhado em uma grande tempestade. O barco quase afundou mas Jesus estava dormindo! Quando os discípulos o acordaram, Jesus mandou a tempestade parar e tudo acalmou. Os outros tripulantes ficaram bem assustados com essa demonstração de poder!

4. Mais Perto Quero Estar

  • Escrito/composto por: Sarah Flower Adams (1805-1848) - letra, Lowell Mason (1792-1872) - música
  • Ano: 1840 (letra), 1856 (música)

Mais Perto Quero Estar foi escrito por uma mulher que teve uma vida difícil e morreu cedo. Mas ela sabia que depois da morte ela iria estar mais perto de Jesus. Assim, a tristeza e a dor se transformavam em esperança. Reza a lenda que essa foi a última música tocada pela banda a bordo do Titanic, enquanto o navio afundava. Nenhum dos músicos sobreviveu.

3. Grandioso És Tu

  • Escrito/composto por: Carl Boberg (1859-1940)
  • Ano: 1886

Você já viu uma paisagem tão linda que deu vontade de cantar? Essa foi a inspiração de Grandioso És Tu. Escrito e composto pelo poeta sueco Carl Boberg, o hino mostra como a beleza da natureza reflete a grandeza de Deus. A canção já foi traduzida inúmeras vezes, com alguns tradutores acrescentando novas estrofes à letra.

2. Vencendo Vem Jesus

  • Escrito/composto por: Julia Ward Howe (1819-1910)
  • Ano: 1861

A melodia de Vencendo Vem Jesus é bem conhecida até fora do meio cristão. Julia Howe escreveu a letra para o exército dos Estados Unidos durante a Guerra Civil Americana e depressa se tornou uma canção patriótica no país. A melodia tinha sido inventada por soldados (mas com uma letra menos bonita) e atualmente é usada muito por torcidas de futebol.

1. Porque Ele Vive

  • Escrito/composto por: Gloria (1942-) e William James Gaither (1936)
  • Ano: 1971

Esse hino é conhecido no mundo todo! Gloria e William J. Gaither, um casal de músicos americanos, escreveram essa canção quando seu terceiro filho nasceu, em uma época de grande turbulência política, social e pessoal. A letra lembra aos cristãos que há esperança em Jesus, apesar de todas as dificuldades da vida. A canção foi inspirada nas palavras de Jesus: “Porque eu vivo, vocês também viverão” (João 14:19).

Gostou desses hinos? Veja também as músicas gospel mais tocadas em 2018.

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014) e nerd de carteira. Escreve conteúdos para a internet desde 2015.