As 12 melhores carnes para churrasco (com dicas para iniciantes)


Fazer um churrasco é uma deliciosa forma de reunir a família ou os amigos e aproveitar o dia (se for num domingo, melhor ainda). Mas vamos ao que interessa: que carnes comprar, quais temperos usar e quais acompanhamentos combinam?

Respondemos a essas perguntas, pensando em carnes macias e em algumas opções baratas para agradar a todos os bolsos. Boa leitura e bom apetite! 🍖

1. Picanha

Picanha

  • Posição na churrasqueira: posicionar cerca de 40 cm do fogo (quando no espeto).
  • Temperos que combinam: sal grosso e, para aqueles (as) que são fãs, uma pasta de alho.

Sim, é ela! A melhor carne para churrasco de sempre.

Uma dica é evitar de tirar a gordura da picanha. Afinal, ela deixa a carne com uma maciez e suculência maravilhosa! Além de fazer no espeto, também pode optar por grelhar.

2. Maminha

  • Posição na churrasqueira: posicionar cerca de 40 cm do fogo (quando no espeto).
  • Temperos que combinam: sal grosso é a melhor opção para quem quer sentir o gosto da carne. Se quiser algo diferente, uma boa sugestão é passar manteiga ao redor depois de assar.

Uma carne para churrasco super suculenta e gostosa. Lembre-se de cortar contra as fibras para possibilitar que a carne fique macia no seu máximo.

Por ter menos gordura, pode ser definida como uma carne magra.

3. Fraldinha (Vazio)

Vazio

  • Posição na churrasqueira: cerca de 40 cm da brasa (quando no espeto).
  • Temperos que combinam: sal grosso, manteiga e alho são boas ideias.

Uma verdadeira delícia, uma carne macia para churrasco, que desmancha na boca! É também considerada uma das opções mais saborosas.

Combina com um molho barbecue para acompanhar.

4. Alcatra

  • Posição na churrasqueira: cerca de 40 cm da brasa (quando no espeto).
  • Temperos que combinam: sal grosso e alho.

Ok, a alcatra não é tão macia quanto às outras opções de carnes para churrasco listadas acima, mas ainda é uma carne muito suculenta que vale ser valorizada, sendo ideal para churrasco. Um ponto positivo é que costuma ter um preço mais baixo, sendo uma alternativa mais barata.

5. Assado de tira

Assado de tira

  • Posição na churrasqueira: utilizar uma grelha, começar perto da brasa (15 cm) e depois subir (30 cm).
  • Temperos que combinam: sal grosso moído.

Com origem uruguaia e argentina, o assado de tiras é famoso de ser feito nas chamadas parrillas. Atualmente popular no Brasil, essa é uma parte nobre da costela, que costuma ter mais carne e menos osso. Uma das melhores carnes para churrasco.

6. Costela gaúcha

  • Posição na churrasqueira: cerca de 50 cm da brasa. Fique atento(a) que a costela costuma demorar mais para assar que as outras carnes!
  • Temperos que combinam: sal grosso.

Já mais rica em gordura, a costela gaúcha é um prato bastante calórico, mas que não costuma decepcionar. Pode ter uma diferença de valor bastante atrativa em relação às outras opções dessa lista, tornando o churrasco mais barato.

7. Asinhas e sobrecoxas de frango

sobrecoxa

  • Posição na churrasqueira: posicionar a 40 cm da brasa.
  • Temperos que combinam: sal, vinho e limão podem deixar o preparo mais interessante. Outra sugestão é utilizar cerveja!

Carnes de frango gostosas e baratas que sempre agradam! Uma dica interessante das asinhas é que você pode fazê-las de entrada, antes de começar a servir as outras opções de carnes.

8. Contra-filé

  • Posição na churrasqueira: se na grelha, cerca de 15 cm da brasa.
  • Temperos que combinam: sal grosso e pasta de alho.

Pode não ser a mais amada de todas, mas é uma carne de boi que ainda traz suculência e maciez a um preço justo, sendo uma boa alternativa para estar nessa lista de carnes para churrasco.

Uma possibilidade é fazer numa grelha, no formato de bifes.

9. Costela Suína

Costela suína

  • Posição na churrasqueira: colocar numa grelha a cerca de 15 cm.
  • Temperos que combinam: deixe temperar com alecrim, azeite, sal e limão.

Vamos pensar agora numa opção de carne de porco? Essa costelinha suína promete muita maciez e suculência. Fora que é uma forma de variar e trazer um gostinho diferente para o seu churrasco! Uma das melhores carnes para grelhar.

10. Cupim

  • Posição na churrasqueira: cerca de 50 cm da brasa.
  • Temperos que combinam: sal e azeite.

Duas grandes vantagens: uma carne boa e barata. O cupim é muito popular em algumas regiões do Brasil e garante um churrasco delicioso. Uma dica é cuidar que o corte dessa carne fica por cima das costas do boi, o que faz ela precisar assar por bastante tempo, semelhante ao tempo de uma costela, podendo chegar a umas três horas.

11. Salsichão

salsichão

  • Posição na churrasqueira: cerca de 30 cm da brasa ou direto na grelha.
  • Temperos que combinam: não costuma ser necessário adicionar temperos.

Aquela opção que serve tranquilamente de entrada, para abrir a fome! Uma dica: acrescente uma farofa para servir junto. Na hora em que for comprar o salsichão, observe as opções apimentadas, que podem ser interessantes para quem gosta.

12. Coração de galinha (coração de frango)

  • Posição na churrasqueira: no espeto, cerca de 30 cm da brasa.
  • Temperos que combinam: sal e farinha de rosca. Atenção: é necessário cortar as partes mais gordurosas do coração antes de prepará-lo.

Ok, é verdade que não agrada a todos os gostos! Mas é uma sugestão bastante presente nas churrascarias e, por não ser considerada uma parte tão nobre da galinha, tem preços mais baratos. Então, é uma alternativa para deixar seu churrasco econômico e, ainda assim, delicioso.

Se nunca comeu, prova e diz depois se gostou! Uma dica de preparo para deixar o coração de galinha mais gostoso é colocar farinha de rosca ao redor dele antes de assar.

Os melhores acompanhamentos para churrasco

E aí, gostou das sugestões de melhores carnes para churrasco?

Vamos agora a quatro acompanhamentos que fazem sucesso!

Pão de alho

Aproveite que já está com o fogo aceso e coloque uns pães, com bastante alho, para esquentar! É daquelas entradas irrecusáveis.

Salada de maionese

Para alguns, o preparo ideal é a maionese caseira combinada com as batatas, mas outras pessoas preferem acrescentar alguns legumes também. Seja qual for a sua escolha, vai arrasar.

Farofa de banana

Algo mais leve, para tirar um pouco aquele peso de comer tanta carne. Além de ser gostosa por si só, ajuda a absorver o caldinho da carne que custa em querer se espalhar pelo prato.

Vinagrete

Combina especialmente com as primeiras opções da nossa lista, dando um gostinho diferente para o seu churrasco.

Quantidade indicada por pessoa

Então, essa conta depende, mas costuma ser essa a referência:

Para cada adulto, 400 g de carne.

Para cada criança, 200 g de carne.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Se curte ler sobre comidas, pode se interessar em conhecer algumas curiosidades de pratos típicos brasileiros (e votar no que prefere!):

Qual destas é a melhor comida típica brasileira? Vote aqui!

Atualizado em