Os 18 animais mais rápidos do mundo e as suas velocidades impressionantes!


O falcão-peregrino é o animal mais rápido encontrado em nosso planeta. Esta ave pode atingir uma impressionante velocidade de 390 km/h no ar. Outros que se destacam quando o quesito é velocidade no mundo animal são o guepardo, o animal terrestre mais rápido do mundo, e o agulhão-vela, uma espécie de peixe que ultrapassa os 100 km/h na água.

Confira uma lista com alguns dos animais mais rápidos que podem ser encontrados em nosso planeta, qual a velocidade que eles podem atingir e em quais regiões podem ser encontrados!

1. Falcão-peregrino - 390 km/h no ar

Falcão-peregrino
Créditos da imagem: Carlos Delgado

Tipo de animal: ave
Onde se encontram: todos os continentes, com exceção da Antártida
Nome científico: Falco peregrinus

O animal mais rápido do mundo é o falcão-peregrino, ave de rapina que possui distribuição geográfica em todos os continentes do nosso planeta, com exceção da Antártida. No momento da caça, a ave pode realizar um mergulho no ar e atingir velocidades entre 320 e 390 km/h, de acordo com o que já conseguiu ser registrado do seu voo. Esta espécie de falcão se alimenta de outras aves e mede entre 34 e 58 cm, podendo pesar de 700 gramas até 1.5kg.

2. Águia-real - 320 km/h no ar

Águia-real
Créditos da imagem: Jarkko Järvinen

Tipo de animal: ave
Onde se encontram: todo o hemisfério norte do planeta
Nome científico: Aquila chrysaetos

Outro animal que se destaca por sua velocidade no ar é a águia-real, ave de rapina que pode ser encontrada em todo o hemisfério norte do nosso planeta, mais especificamente na Europa, na Ásia, no norte da África e por toda a América do Norte. Maior e mais pesada que o falcão-peregrino, a águia-real possui um comprimento de até 1 metro e pode pesar até 12 kg. Sua velocidade máxima de mergulho é de 320 km/h.

3. Andorinhão-mongol - 170 km/h no ar

Andorinhão-mongol
Créditos da imagem: Aviceda

Tipo de animal: ave
Onde se encontram: Ásia Central e Austrália
Nome científico: Hirundapus caudacutus

O andorinhão-mongol é uma ave de pequeno porte que pode atingir velocidades impressionantes. Este pássaro apresenta o recorde em relação à velocidade de voo horizontal, podendo atingir até 170 km/h. As características físicas do andorinhã-mongol os ajudam a atingir estas velocidades, pois possuem longas asas curvadas e um corpo em formato de bala.

4. Tadarida brasiliensis - 160 km/h no ar

Tadarida brasiliensis

Tipo de animal: mamífero
Onde se encontram: sul do Brasil, Uruguai, Argentina e em alguns estados dos Estados Unidos.
Nome científico: Tadarida brasiliensis

O pequeno morcego brasileiro de pequeno porte conhecido como Tadarida brasiliensis surpreendeu cientistas ao atingir a impressionante marca de 160 km/h em voos horizontais. Podendo pesar até 12g, este pequeno animal é considerado atualmente o vertebrado voador mais rápido do mundo.

5. Pombo-comum - 150 km/h no ar

Pombo-comum

Tipo de animal: ave
Onde se encontram: Europa, Norte da África e Sul da Ásia
Nome científico: Columba livia

Também conhecido como pombo-das-rochas, o pombo-comum, aquele que pode ser encontrado em diversas cidades do nosso planeta, está na lista dos animais mais rápidos do mundo, podendo atingir uma velocidade de até 150 km/h. Onívoros, estes animais se alimentam especialmente de insetos, de plantas e de pequenos frutos, podendo também se alimentar de restos de comidas que encontram pelas cidades em que se estabelecem.

6. Guepardo - 130 km/h no solo

Guepardo

Tipo de animal: mamífero
Onde se encontram: África e Sudoeste da Ásia
Nome científico: Acinonyx jubatus

O guepardo, também conhecido como Chita, é o animal terrestre mais rápido do mundo. Ele pode atingir uma velocidade de até 130 km/h em solo e tem como habitat natural a savana, podendo ser encontrado especialmente ao longo do continente africano e do sudoeste da Ásia. Sua velocidade máxima, no entanto, só pode ser mantida por até 500 metros de corrida. Ele tem como principal método de caça a perseguição das presas em altas velocidades.

7. Agulhão-vela - 110 km/h na água

Agulhão-vela
Créditos da imagem: Citron

Tipo de animal: peixe
Onde se encontram: Oceano Índico e Oceano Pacífico
Nome científico: Istiophorus platypterus

O animal aquático mais rápido encontrado no mundo é o agulhão-vela, que possui como característica mais marcante o seu nariz longo e pontiagudo que lembra uma agulha. Esta característica peculiar faz com que ele consiga literalmente cortar a pressão da água e atingir uma velocidade de até 110 km/h.

8. Beija-flor-de-cabeça-magenta - 98 km/h no ar

Beija-flor-de-cabeça-magenta
Créditos da imagem: Alan Vernon

Tipo de animal: ave
Onde se encontram: América do Norte
Nome científico: Calypte anna

O lindo beija-flor-de-cabeça-magenta, também conhecido como beija-flor-de-anna, é uma espécie de colibri que tem como principal característica as cores rosadas ao redor de sua cabeça. O seu nome científico faz homenagem à aristocrata francesa Anne Debelle, que viveu durante o século XIX. Este belo pássaro pode atingir a impressionante velocidade de voo de 98 km/h.

9. Gazela-de-thomson - 90 km/h no solo

Gazela-de-thomson
Créditos da imagem: Energo

Tipo de animal: mamífero
Onde se encontram: África
Nome científico: Eudorcas thomsonii

O segundo animal terrestre mais rápido encontrado no mundo é a gazela-de-thomson, que curiosamente, possui como principal predador o guepardo, o animal terrestre mais rápido do mundo. Estas gazelas africanas vivem em bandos e podem percorrer velocidades superiores a 90 km/h por cerca de 15 segundos.

10. Antilocapra - 80 km/h no solo

Antilocapra
Créditos da imagem: Alan D. Wilson

Tipo de animal: mamífero
Onde se encontram: América do norte
Nome científico: Antilocapra americana

Também conhecido como antílope-americano, o antilocapra é um animal nativo da América do Norte que pode atingir a impressionante velocidade de 80 km/h apesar do seu peso. As fêmeas desta espécie podem chegar a pesar 45 kg e os machos 60 kg. Lobos, coiotes e linces são os seus maiores predadores naturais e a alta velocidade que conseguem atingir é uma característica de defesa primordial para a sua sobrevivência.

11. Gnu - 80 km/h no solo

Gnu

Tipo de animal: mamífero
Onde se encontram: África
Nome científico: Connochaetes

Também chamado de boi-cavalo, o gnu é um mamífero de grande porte que conseguiu desenvolver a habilidade de atingir grandes velocidades para se defender de predadores como leões, leopardos e hienas. Estes animais podem medir até 2,5m de comprimento e atingirem um peso de até 275 kg. Apesar destas características físicas, conseguem correr a uma velocidade de até 80 km/h.

12. Leoa - 80 km/h no solo

Leoa

Tipo de animal: mamífero
Onde se encontram: África e Ásia
Nome científico: Panthera leo

As leoas são exímias caçadoras que conseguem atingir uma velocidade de até 80 km/h, muito superior à velocidade alcançada pelos leões, que possuem uma camada mais espessa de pelagem e são mais pesados que as fêmeas de sua espécie. Atualmente, estes majestoso animais podem ser encontrados especialmente na África subsaariana e na Ásia e são classificados como uma espécie vulnerável de extinção.

13. Pato-eider - 76 km/h no ar

Pato-eider
Créditos da imagem: Andreas Trepte

Tipo de animal: ave
Onde se encontram: regiões costeiras do hemisfério norte
Nome científico: Somateria mollissima

Também conhecido como Êider-edredão, o belo pato-eider pode atingir a impressionante velocidade de até 76 km/h no ar. Esta espécie pode ser encontrada especialmente no extremo norte do nosso planeta. Ele se alimenta principalmente de outros animais e crustáceos que encontra no mar.

14. Quarto de milha - 71 km/h no solo

Quarto de milha

Tipo de animal: mamíferos
Onde se encontram: Estados Unidos
Nome científico: Equus caballus

Também conhecido como American Quarter Horse, o cavalo Quarto de Milha é encontrado especialmente nos Estados Unidos e surgiu como o resultado dos cruzamentos entre cavalos europeus que foram levados ao país e cavalos indígenas desta parte da América do Norte. Musculosos e capazes de atingir altas velocidades, estes cavalos são especialmente populares em corridas e costumam ser vendidos por milhares de dólares por sua alta performance nas pistas.

15. Avestruz - 70 km/h no solo

Avestruz

Tipo de animal: ave
Onde se encontram: África
Nome científico: Struthio camelus

O avestruz-comum é a maior ave encontrada em nosso planeta e também se destaca quando falamos em alta velocidade. Estas aves não voadoras podem atingir a velocidade de até 70 km/h, sendo a maior velocidade em solo registrada por uma ave. Além disso, também são os recordistas em tamanho de ovos.

16. Coiote - 69 km/h no solo

Coiote

Tipo de animal: mamífero
Onde se encontram: América do Norte e América Central
Nome científico: Canis latrans

Parentes diretos dos cães e dos lobos, os coiotes são predadores que apresentam uma alta velocidade em caça, podendo atingir até 69 km/h. Estes carnívoros vivem suas vidas especialmente isolados, mas podem ser encontrados em mantilhas em ocasiões mais raras. Eles se alimentam especialmente de coelhos, veados e pássaros e a alta velocidade os tornam predadores realmente temidos na selva.

17. Zebra - 65 km/h no solo

Zebra

Tipo de animal: mamíferos
Onde se encontram: África
Nome científico: Equus quagga

Parentes dos cavalos, as zebras podem ser encontradas especialmente no Sul e no Centro do continente africano. Elas possuem três espécies conhecidas e têm como principal predador o leão. Dessa forma, desenvolveram a capacidade de atingir grandes velocidades para fugir dos ataques. As zebras podem atingir uma velocidade de até 65 km/h e seu forte coice é capaz de machucar gravemente os seus predadores.

18. Lagarto-monitor - 40 km/h no solo

Lagarto-monitor
Créditos da imagem: Alexandre Goloskok

Tipo de animal: reptil
Onde se encontram: África, Ásia e Oceania
Nome científico: Varanus

Corredores natos, os lagartos-monitores são todos os répteis da família Varanidae, que incluem também os famosos dragões de komodo. Algumas espécies desses répteis podem atingir a impressionante velocidade de 40 km/h em solo. Eles se alimentam especialmente de outros animais pequenos, ovos e frutas.

Veja também: