O cachorro mais caro do mundo foi vendido por cerca de 1.9 milhões de dólares em 2014 na China. Ele era da raça Mastim Tibetano, que se tornou uma febre no mercado de luxo chinês. Apesar de encontrarmos valores menores para esta raça específica de cachorros, os de puro sangue são vendidos por preços milionários em leilões na China.
Símbolo de status e poder no país, acredita-se que ter um Mastim Tibetano também atrai sorte e prosperidade para os seus donos. Pelo que parece, isso é verdade, pois o vendido em 2014 já está dando lucro para o dono que prefere permanecer anônimo.
Cachorros de raça podem chegar a preços exorbitantes dependendo de sua linhagem, raridade no país e até mesmo cor. É por isso que as raças mais caras do mundo tendem a variar de preço em regiões diferentes do planeta.
Os valores das raças também variam de acordo com o criador e o canil que os colocam a venda, sendo difícil descobrirmos especificamente qual a raça mais cara no momento. Confira nesta lista algumas das 25 raças mais caras do mundo e os seus valores médios!
25. Pastor Polonês da Planície
- Preço: 1.000 a 3.000 reais
- Expectativa de vida: 12 a 15 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril
Uma raça muito querida de cachorros e altamente ativa, o Pastor Polonês da Planície é bastante sociável e é perfeito para quem gosta de longas caminhadas com seu companheiro. Eles necessitam de treinamento desde filhotes para não desenvolverem posturas mais dominantes, mas geralmente, são bastante gentis.
24. Rottweiler
- Preço: 1.500 a 8.000 reais
- Expectativa de vida: 8 a 10 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril, problemas nos ombros e cardíacos.
O treinamento cedo de um cão da raça Rottweiller é essencial para que ele se adapte ao seu estilo de vida. Brincalhões e protetores, os cães dessa raça são bastante populares no Brasil e podem chegar a enormes valores, dependendo da linhagem de procriação.
23. Pequeno Cão Leão
- Preço: 2.500 a 3.4000 reais
- Expectativa de vida: 12 a 14 anos
- Problemas de saúde mais comuns: preocupações com o quadril e a visão.
Esta adorável raça é também conhecida como Löwchen, que significa “pequeno leão” em alemão. Esta raça está presente desde o século 16 e algumas pessoas afirmam que era a preferida da realeza. São cães ativos que adoram a companhia de seus humanos.
22. Cavalier King Charles Spaniel
- Preço: 3.500 a 6.500 reais
- Expectativa de vida: 9 a 14 anos
- Problemas de saúde mais comuns: preocupações com o quadril, os olhos e relacionados ao coração.
Se você procura um cachorro de colo, mas que também gosta de brincar fora de casa, esta pode ser a raça perfeita para você, caso tenha uma grana a mais para investir. O Rei Charles II foi quem deu o nome à esta nobre raça e hoje eles continuam muito populares para famílias que desejam um cachorro calmo e sociável.
21. Pastor Belga Malinois
- Preço: 2.000 a 3.500 reais
- Expectativa de vida: 12 a 14 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril e ombros e problemas de visão.
Semelhantes ao Pastor Alemão, o Belga Malinois é uma raça de grande porte super ativa. Cães dessa raça costumam adorar ter “funções” e “trabalhos” em seu dia-a-dia e adoram competir em eventos. Eles são originários da cidade belga de Malinois e hoje podem ser encontrados em várias partes do mundo.
20. Bedlington Terrier
- Preço: 2.000 a 4.000 reais
- Expectativa de vida: 12 a 14 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril, problemas de visão e hipotireoidismo.
Uma dócil raça de cão que vai, contudo, necessitar de cuidados intensivos com seus pelos. O Bedlington Terrier é uma raça dócil e amigável, mas que foram procriados para caçar pequenos animais e serem bastante ágeis. O treinamento desde cedo é fundamental para que ele se adeque ao seu estilo de vida.
19. Lébrel Irlandês
- Preço: 8.000 a 10.000 reais
- Expectativa de vida: 6 a 10 anos
- Problemas de saúde mais comuns: problemas cardíacos e alguns tipos de câncer.
Os machos dessa raça podem medir até 86 centímetros e pesar até 54 kg. Mas não se espante, apesar do tamanho, o Lébrel Irlandês é um cão bastante dócil e amigável. Eles adoram ficar no sofá com seus donos, mas necessitam de espaços maiores para gastar a energia acumulada. Eles foram procriados para caçar lobos no século 15, mas depois desse período, se tornaram apenas grandes companheiros.
18. Boiadeiro da Flandres
- Preço: 1.500 a 4.000 reais
- Expectativa de vida: 10 a 12 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril, problemas de visão e cardíaco, hipotireoidismo.
Procriados para se tornarem cachorros de fazenda, a raça Boiadeiro da Flandres é excelente em competições caninas. Eles necessitam de espaços grandes para se exercitarem e são animais perfeitos para resgate e auxílio em outras funções.
17. Bull Terrier
- Preço: 1.500 a 5.000 reais
- Expectativa de vida: 10 a 14 anos
- Problemas de saúde mais comuns: problemas de fígado e cardíaco.
Muito famosos na internet atualmente, o Bull Terrier tem a inconfundível cabecinha em formato oval, sendo uma raça bastante independente. Eles necessitam de espaços grandes para se exercitarem e adoram jogos de estimulação mental. São também ótimos cães de terapia e resgate.
16. Boxer
- Preço: 1.600 a 3.500 reais
- Expectativa de vida: 10 a 12 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril, problemas de tireóide e condições cardíacas.
Brincalhões e companheiros, os boxers não possuem este nome à toa. Eles são verdadeiros atletas que conseguem “socar” com suas patinhas. Cheios de energia, o Boxer é uma das raças mais amadas e populares ao redor do mundo, podendo ser comparados a uma criança que nunca envelhece.
15. Azawakh
- Preço: 2.000 a 10.000 reais
- Expectativa de vida: 10 a 12 anos
- Problemas de saúde mais comuns: problemas cardíacos e de tireóide.
Uma raça extremamente inteligente e atlética, o Azawakh é originário do oeste da África e são cães de resgate e auxílio de muitas famílias nômades no Saara. É uma raça rara no Brasil que pode chegar ao exorbitante valor de 10.000 reais caso seja encontrada para venda.
14. Pharaoh Hound
- Preço: 1.500 a 2.500 dólares
- Expectativa de vida: 11 a 14 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de ombro e quadril.
O elegante Pharaoh Hound é originário do Egito e são perfeitos companheiros em casa. Eles são muito raros no Brasil, sendo muito difíceis de encontrar no mercado. Seus instintos de proteção fazem com que ele seja um cão com necessidades de atividades físicas ao menos duas vezes ao dia. Eles também adoram competições caninas, em especial, as que envolvem velocidade.
13. Terrier Americano sem pelo
- Preço: 500 a 2.000 dólares
- Expectativa de vida: 14 a 16 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril e problemas cardíacos.
Um cão de pequeno porte que apesar do nome, às vezes possui pelo. São cães que não necessitam de muito exercício e são ótimos companheiros para seus donos. O Terrier Americano sem pelo é raro no Brasil e por este motivo seus valores podem ser bem caros quando encontrados.
12. American Staffordshire
- Preço: 1.500 a 5.000 reais
- Expectativa de vida: 10 a 15 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril, problemas cardíacos e alergias na pele.
Um cão forte e companheiro que pode ser perfeitos para competições caninas. O American Staffordshire é uma raça norte-americana que adora um desafio de agilidade ou que estimule suas habilidades mentais.
11. Cão Lobo Checoslovaco
- Preço: 6.000 a 10.000 reais
- Expectativa de vida: 13 a 16 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de ombro e quadril.
Procriado para servir como cão de patrulha na Tchecoslováquia nos anos de 1950, este cão lobo é altamente independente e recomendado apenas para criadores com experiência em treino. Curiosamente, a raça é uma mistura entre o Pastor Alemão e lobos Cárpatos.
10. Mastim Tibetano
- Preço: a partir de 3.000 reais
- Expectativa de vida: 12 a 15 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de ombro e quadril.
Uma febre no mercado de luxo chinês, o Mastim Tibetano pode ser encontrado no Brasil a partir de 3.000 reais. Contudo, os de sangue puro são vendidos por milhões de dólares em feiras exclusivas na China. Eles são originalmente da região do Himalaia, sendo altamente inteligentes e adaptáveis aos climas mais extremos.
9. Bulldog
- Preço: 3.000 a 8.000 reais
- Expectativa de vida: 8 a 10 anos
- Problemas de saúde mais comuns: problemas de respiração.
De porte médio, o Bulldog é uma das raças mais populares e adoradas no mundo. Eles são cachorros calmos e gentis, sendo perfeitos companheiros para seus donos. Eles são adaptáveis aos climas mais extremos e não necessitam de tantos cuidados como outras raças de cachorro mais peludas. No entanto, é uma das raças mais caras do mundo, podendo ser encontrada ao preço de 8.000 reais no mercado brasileiro.
8. Dogue de Bordeaux
- Preço: 1.500 a 3.000 reais
- Expectativa de vida: 5 a 8 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de ombro e quadril, problemas cardíacos.
A raça de cachorro mais antiga da França, mais especificamente originária da região de Bordeaux, este cãozinho é calmo e extremamente devoto ao seu dono. Eles necessitam de espaços para exercícios e costumam pedir atenção de seus companheiros com certa frequência.
7. Bulldog Francês
- Preço: 2.500 a 5.000 reais
- Expectativa de vida: 10 a 14 anos
- Problemas de saúde mais comuns: problemas respiratórios.
O Bulldog Francês se tornou uma febre nos últimos anos em todas as partes do mundo. Esta é uma raça brincalhona, amigável e fácil de treinar. Eles são ótimos cães de terapia que não necessitam de cuidados intensivos quanto à pelagem.
6. Dogo Argentino
- Preço: 1.200 a 3.500 reais
- Expectativa de vida: 10 a 12 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril e surdez.
Uma raça relativamente nova, o Dogo Argentino data dos anos de 1920 e são descendentes do extinto Cão Lutador da Córdoba. Inteligente e protetor, essa raça necessita de espaços grandes para exercícios diários, servindo também como cães de guarda e resgate por policiais em várias localidades do mundo.
5. Pastor Alemão
- Preço: a partir de 1.000 reais
- Expectativa de vida: 9 a 13 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de quadril e ombro, problemas de visão.
Essa é uma das raças mais populares em todo o mundo e uma das mais utilizadas por corporações policiais. O Pastor Alemão ficou mundialmente conhecido através do personagem Rin-Tin-Tin que estrelou diversas séries e filmes na era de ouro de Hollywood. A inteligência do Pastor Alemão faz desta raça uma das mais versáteis para receber treinamentos para os mais diversos serviços e tarefas.
Veja também: As raças de cachorro grande mais populares
4. Chihuahua
- Preço: 1.400 a 3.500 reais
- Expectativa de vida: 12 a 20 anos
- Problemas de saúde mais comuns: problemas cardíacos e de visão.
Originários do México em homenagem a cidade de nome Chihuahua, essa é uma das raças mais adoradas no mundo por seu pequeno tamanho e sua lealdade ao dono. Cãezinhos dessa raça podem, no entanto, ser muito caros no Brasil, sendo encontrados no mercado por até 3.500 reais.
Veja quais são os menores cachorros do mundo.
3. Terrier Preto da Rússia
- Preço: 1.500 a 3.500 dólares
- Expectativa de vida: 10 a 11 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de ombro e quadril, problemas de visão e cardíacos.
Esta raça de grande porte é o resultado da procriação entre outras raças como Rottweiler e o Schnauzer gigante. Eles são ótimos companheiros e leais para seus donos, sendo cães perfeitos para esportes. O Terrier Preto da Rússia é bastante raro no Brasil e, por isso, não é encontrado com facilidade no mercado para compra.
2. Braco Húngaro de Pelo Curto ou Vizsla
- Preço: 1.500 a 3.200 dólares
- Expectativa de vida: 12 a 15 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de ombro e quadril, problemas de visão e tireóide.
Originalmente procriados para caçar falcões, o Braco Húngaro, também chamado de Vizsla é um elegante cachorro de grande porte que é bastante utilizado para operações de resgate e auxílio para pessoas com deficiência visual. É um cachorro raro de encontrar no Brasil, sendo difícil a sua compra em território nacional.
1. Bulmastife
- Preço: 2.500 a 3.000 reais
- Expectativa de vida: 8 a 10 anos
- Problemas de saúde mais comuns: displasia de ombro e quadril, problemas cardíacos.
Um cão de proteção perfeito para famílias, o Bulmastife é originário da Inglaterra e foi originalmente procriado para a função de pegar intrusos em propriedades privadas. Ele é considerado um cão calmo e gentil, apesar de ter uma postura intimidadora. Ele necessita de exercício moderados e o treinamento desde a idade inicial é primordial para que ele se adeque ao seu estilo de vida.