Os 23 melhores cães de guarda segundo a raça, porte e necessidades


Atualizado em

As melhores raças para cães de guarda são aquelas que reúnem algumas qualidades, como: inteligência, instinto protetor, agilidade, força e porte adequado. No entanto, cães de guarda também se destacam pela relação de confiança e companheirismo que têm com os donos.

Rottweiler

Rottweiler

Altura: 56–69 cm
Peso: 40–60 kg
Temperamento: dóceis e protetores.
Cuidados especiais: a socialização desde filhotes é importante, para se acostumarem com outros cães. Necessitam de espaço.

São ótimos cães de guarda, por serem protetores e amáveis ao mesmo tempo. Quando adestrados, aprendem como portar-se e como cuidar da casa. Mesmo treinados para serem cachorros de guarda, os Rottweilers costumam manter um temperamento dócil. São cães fortes, pesados e musculosos.

Pastor Australiano

Pastor australiano

Altura: 46–58 cm
Peso: 25–32 kg
Temperamento: dócil, amável e tranquilo.
Cuidados especiais: um cachorro com bastante energia, precisa de exercícios diários.

É um cão atlético e muito inteligente. Pelo seu perfil de cão caçador, é um cachorro atento e veloz, que pode exercer bem as funções de guarda do lar. É uma raça de médio a grande porte, com um corpo de peso leve para o tamanho.

Fila Brasileiro

Fila Brasileiro

Altura: 60–75 cm
Peso: 57–82 kg
Temperamento: tranquilo e dócil, às vezes um pouco teimoso.
Cuidados especiais: necessita de exercícios diários e bastante espaço.

Um cão calmo, protetor e companheiro da família. Pelo seu grande porte e pelo seu instinto de proteção, é um cachorro bastante popular no Brasil para ocupar a posição de guardião da casa. São cachorros muito inteligentes.

Doberman Pinscher

Doberman Pinscher

Altura: 65–69 cm
Peso: 30–40 kg
Temperamento: inteligentes e obedientes.
Cuidados especiais: atividades físicas e estímulos.

Ao longo da história, o cão da raça Doberman exerceu diferentes funções de guarda. É um cachorro vigilante e protetor. São muitas vezes escolhidos pela polícia pela sua inteligência.

Boxer

Boxer

Altura: 53–63 cm
Peso: 25–32 kg
Temperamento: brincalhões, amáveis e inteligentes.
Cuidados especiais: possibilitar a socialização desde cedo para evitar que ele se torne territorialista.

Embora conhecido com um cão de expressão facial séria, o boxer é um cão muito animado e brincalhão. Pelo seu tamanho grande e por ser musculoso, ele é um ótimo cão de guarda. Tem instinto protetor.

Pit Bull

Pit Bull

Altura: 43–53 cm
Peso: 16–30 kg
Temperamento: fiel e inteligente.
Cuidados especiais: socialização e exercícios frequentes.

O Pit Bull é um cachorro de porte médio que, embora tenha fama de ser mais bravo, é, na maior parte das vezes, amável e dócil. É um ótimo cão de guarda, por ser fiel à família e por ter a capacidade de desenvolver uma forte musculatura. É um cão que gosta de passeios ao ar livre e de brincadeiras.

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Altura: 56–66 cm
Peso: 30–43 kg
Temperamento: energéticos e dóceis.
Cuidados especiais: passeios frequentes, brincadeiras e espaço disponível.

Um cão muitas vezes escolhidos para integrar equipes de policiais, o pastor alemão é inteligente, dócil e tem ótimo faro. São cães calmos e alertas, que podem ser treinados para agirem em situações de risco. São ainda cachorros ativos, que gostam de fazer exercícios e de brincar.

Dogue Alemão

Dogue Alemão

Altura: 71–86 cm
Peso: 44–90 kg
Temperamento: pacientes e inteligentes.
Cuidados especiais: exercícios e espaço.

Também conhecido como cachorro dinamarquês, é uma raça que tem a tendência de ser muito alta. São cachorros ágeis, com instinto protetor e fiéis à família, sendo, portanto, ótimos para a guarda da casa. Gostam de companhia e passeios frequentes.

Pastor Belga Malinois

Pastor Belga Malinois

Altura: 56–66 cm
Peso: 28–30 kg
Temperamento: obedientes e fiéis à família.
Cuidados especiais: socialização desde cedo.

Um cachorro de pastoreio, acostumado ao ar livre e de excelente olfato. Seu perfil obediente e atento faz dele um ótimo cão de guarda de porte médio. São cachorros de forte instinto protetor. Pelo seu tamanho, pode viver em apartamento, desde que tenha muitos exercícios ao ar livre.

Bull Terrier

Bull Terrier

Altura: 45–55 cm
Peso: 22–38 kg
Temperamento: animados e brincalhões.
Cuidados especiais: adestramento para ficar mais disciplinado.

Cães alegres, um pouco desobedientes antes de receberem adestramento e fiéis à família. Pelo porte da raça, podem adaptar-se bem em apartamentos, o que facilita para quem busca um cão de guarda, mas não quer uma raça grande. Pela sua força e energia, podem ser muito bons como guardiões da família.

Akita Inu

Akita Inu

Altura: 58–70 cm
Peso: 23–41 kg
Temperamento: companheiro e brincalhão.
Cuidados especiais: passeios e brincadeiras.

Uma raça de grande porte japonesa. Um cachorro que adora companhia e diversão por meio de brinquedos. Por ser extremamente fiel à família, forte e ter instinto de caçador, é um ótimo cão de guarda. É um cão que precisa de atenção.

Boerboel

Boerboel

Altura: 59–70 cm
Peso: 50–90 kg
Temperamento: fiel à família, protetor.
Cuidados especiais: socialização e adestramento.

Um cão forte, musculoso e inteligente. Essa raça, pelo tamanho e pela confiança do cachorro, exige cuidados referentes ao adestramento, para que o cachorro desde cedo esteja adaptado a obedecer ordens. É um cão leal e paciente.

Bullmastiff

Bullmastiff

Altura: 61–68 cm
Peso: 45–59 kg
Temperamento: amáveis e calmos.
Cuidados especiais: socialização e adestramento.

Essa raça é muito amorosa e leal à família, tendo geralmente um comportamento calmo dentro de casa. Entretanto, pelo seu instinto protetor, é um cão desconfiado em relação a estranhos e outros animais. Essas características fazem dele um ótimo cão de guarda, mas é recomendado que ele receba um treinamento para obedecer a comandos e saber como cuidar da casa.

Cane Corso

Cane Corso

Altura: 58–70 cm
Peso: 40–50 kg
Temperamento: tranquilo e amável.
Cuidados especiais: socialização e espaço.

Um cão forte e atlético, o que o torna um ótimo cão para garantir a segurança da casa. Apesar do seu grande porte, ele é um cachorro bastante dócil e calmo. A socialização é importante para que ele se adapte desde filhote a lidar com estranhos e com outros animais.

Chow Chow

Chow Chow

Altura: 43–50 cm
Peso: 20–32 kg
Temperamento: independentes e fechados.
Cuidados especiais: socialização e cuidados com o pelo.

Uma raça de porte médio que é muito fofa. O Chow Chow é um cão forte, leal e com instinto protetor. É um cão que se adapta bem a apartamentos. Ele tem fama de ser um cachorro um pouco mais preguiçoso e que não gosta tanto de carinho, mas a socialização costuma ajudar a balancear isto.

American Staffordshire Terrier

American Staffordshire Terrier

Altura: 43–48 cm
Peso: 28–40 kg
Temperamento: teimoso, dócil e brincalhão.
Cuidados especiais: passeios frequentes e atenção da família.

Uma raça de porte médio que adora estar em família, brincar e praticar exercícios constantes. Pela sua lealdade à família, tem um perfil protetor, que o possibilita ser um cão de guarda. É um cão dócil e companheiro.

Rhodesian Ridgeback (Leão-da-rodésia)

Rhodesian Ridgeback (Leão-da-rodésia)

Altura: 61–69 cm
Peso: 29–41 kg
Temperamento: forte e protetor.
Cuidados especiais: socialização, exercícios e espaço.

Um cachorro de espírito caçador. É conhecido por agir como um verdadeiro guardião da família, além de ser obediente e inteligente. Pelo seu instinto protetor, é um cão que deve receber a socialização desde cedo, para que se habitue a estar entre desconhecidos.

Dogo Canário

Dogo Canário

Altura: 56–65 cm
Peso: 38–59 kg
Temperamento: calmo, companheiro e amável.
Cuidados especiais: socialização, treinamento e exercícios.

Um cão de grande musculatura e força, muitas vezes usado para cuidar do gado. Costuma ser bastante fiel à família, tendo um comportamento dócil e tranquilo. É inteligente e pode aprender facilmente a comandos. Pelo seu tamanho, é importante que passe por treinamentos, que permitam a obediência e o controle.

Dogo Argentino

Dogo Argentino

Altura: 60–68 cm
Peso: 35–45 kg
Temperamento: alegre e animado.
Cuidados especiais: exercícios e brincadeiras.

Um cão atlético e cheio de energia que gosta de movimentar-se. Ele é dócil e amoroso, tendo uma relação de companhia com o se dono. É um cão de forte instinto caçador, sendo ótimo cachorro de guarda. É importante possibilitar a socialização desde cedo, para adaptá-lo na convivência com outras pessoas e animais.

Cão Leopardo de Catahoula

Cão Leopardo de Catahoula

Altura: 50–66 cm
Peso: 16–48 kg
Temperamento: independente e amável.
Cuidados especiais: treinamento, socialização e exercícios.

Um cachorro usado muitas vezes como cão de caça e pastoreio. É um ótimo guardião da família por ser atlético, ágil e atento. Costuma ser amoroso e dócil, mas precisa de socialização e treinamento para controlar seu instinto caçador. É uma raça muita ativa também, precisando de exercícios constantes.

Komondor

Komondor

Altura: 64–76 cm
Peso: 40–60 kg
Temperamento: instinto de proteção e inteligente.
Cuidados especiais: espaço, socialização e companhia.

Um cão de grande pelagem e acostumado a cuidar de rebanhos. É protetor de quem o rodeia e está sempre vigilante, atento a possíveis riscos para a família. Gosta de estar em companhia e não tem uma exigência elevada para atividade física.

Schnauzer gigante

Schnauzer gigante

Altura: 60–70 cm
Peso: 25–48 kg
Temperamento: brincalhão e leal à família.
Cuidados especiais: cuidados com a pelagem e exercícios constantes.

Essa raça é territorial e tem um forte instinto protetor. São cães cheios de energia, que têm a necessidade de gastá-la com atividades físicas e com brincadeiras. São fortes, inteligentes e corajosos, mas precisam de treinamento para controlar o perfil dominante que muitos tendem a ter.

Shiba Inu

Shiba Inu

Altura: 33–43 cm
Peso: 7–11 kg
Temperamento: independente e carinhoso.
Cuidados especiais: exercícios e treinamento.

Um cachorro inteligente e brincalhão, que tem muita energia. É um bom cão de guarda por ser ágil, fiel à família e atento. Por vezes teimoso, o Shiba precisa de treinamento para ser mais obediente. É um cão de porte pequeno a médio, podendo adaptar-se bem a apartamentos.

Se quiser conferir outras listas sobre cachorros, recomendamos estas: