Os 17 pintores mais famosos e seus quadros mais conhecidos


Fizemos uma lista com pintores famosos e seus quadros mais marcantes, levando em consideração: a expressão em movimentos da época de cada um, a fama que algumas de suas pinturas atingiram no contexto global, a expressão política que desempenharam por meio da arte e a quantidade de visitas que suas obras recebem em museus até a atualidade. Conheça um pouco mais sobre a vida de cada um destes pintores e aprecie as imagens de suas obras mais conhecidas.

Vincent Van Gogh

A noite estrelada
A Noite Estrelada

País em que nasceu: Holanda
Período em que viveu: 30 de março de 1853 a 29 de julho de 1890
Movimento artístico: Realismo, Pós-impressionismo e Arte moderna
Pintura mais famosa: A Noite Estrelada

Apaixonado por pinturas a óleo, pela natureza e pelo sol, Van Gogh era dono de um olhar que tornava qualquer trabalho fascinante. Tendo iniciado sua carreira na pintura apenas com 27 anos de idade, Van Gogh foi, mais tarde, para o sul da França, em busca das mais belas paisagens para pintar. Entretanto, apesar da fama posterior, o artista foi bastante infeliz e pouco reconhecido em vida. Em um dos seus episódios de tristeza, cortou um pedaço da orelha. A Noite Estrelada foi pintada quando o famoso artista estava internado num hospital psiquiátrico, tendo feito o quadro da janela do seu quarto!

Leonardo da Vinci

Mona Lisa
Mona Lisa

País em que nasceu: Itália
Período em que viveu: 15 de abril de 1452 a 2 de maio de 1519
Movimento artístico: Alta Renascença, Primeira Renascença, Renascimento, Renascença italiana e Escola florentina
Pintura mais famosa: Mona Lisa

Além de pintor, Leonardo da Vinci ficou famoso por ser um excelente escultor, arquiteto, inventor, matemático e cientista. Com 14 anos de idade, foi aceito na oficina de Verrocchio, como seu aprendiz. Canhoto, Leonardo da Vinci chegou a se dedicar a projetos de avião e a observar os pássaros voando, entre suas diferentes curiosidade e habilidades na vida. Esse artista, de múltiplos talentos, continua sendo muito popular até hoje.

Sua pintura, Mona Lisa, é talvez a obra mais visitada do Museu do Louvre em Paris, tendo grandes filas para que os apreciadores dela possam admirá-la.

Pablo Picasso

Guernica, de Pablo Picasso
Guernica, Espanha - 10 de outubro de 2015: Uma parede de azulejos em Gernica lembra o bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso, Pablo. Guernica (1937). Foto Colaborador tichr. Shutterstock.

País em que nasceu: Espanha
Período em que viveu: 25 de outubro de 1881 a 8 de abril de 1973
Movimento artístico: Cubismo, Surrealismo e Expressionismo
Pintura mais famosa: Guernica

Considerado um dos criadores do cubismo, Picasso se diferencia pelo seu estilo de desconstruções geométricas, fugindo do considerado real. Com diferentes fases artísticas ao longo da vida, o pintor começou sua jornada desde cedo, tendo pintado pela primeira vez aos 8 anos de idade.

Guernica foi finalizada em 1937, tendo uma grande expressividade histórica, diante de um contexto de guerras, em que a destruição causada pelos bombardeamentos é expressa de modo bastante simbólico no quadro. É uma da pinturas mais famosas e estudadas do mundo.

Salvador Dalí

A Persistência da Memória, de Salvador Dalí
A persistência da memória (1931), do pintor espanhol Salvador Dali. Pintura a óleo. Imagem vetorial Colaborador kumachenkova. Shutterstock.

País em que nasceu: Espanha
Período em que viveu: 11 de maio de 1904 a 23 de janeiro de 1989
Movimento artístico: Surrealismo, Expressionismo e Pós-impressionismo
Pintura mais famosa: A Persistência da Memória

Um pintor fundamental para o surrealismo. Com um bigode único, roupas chamativas e uma gravata desproporcional, Dalí foi um personagem excêntrico que se destacou por obras que desafiam a mente na criatividade e na distorção das formas. Concluída em 1931, A Persistência da Memória é sua pintura mais famosa, estando exposta no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Claude Monet

Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água
Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água

País em que nasceu: França
Período em que viveu: 14 de novembro de 1840 a 5 de dezembro de 1926
Movimento artístico: Impressionismo, Realismo e Arte moderna
Pintura mais famosa: Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água

Claude Monet foi um símbolo fundamental na Escola Impressionista. Ele era apaixonado por pinturas ao ar livre, sendo um admirador dos efeitos da luz. Em 1883, mudou-se para Giverny, um encantador local que inspirou muitas de suas obras. Após passar por períodos de dificuldades financeiras, o artista faleceu rico e reconhecido pelo seu trabalho. A pintura Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água é mundialmente conhecida como um dos mais belos quadros de Monet. O quadro tem duas características que o artista tanto gostava: a representação da natureza e a vista do seu lindo jardim em Giverny.

Gustav Klimt

O Beijo
O Beijo

País em que nasceu: Áustria
Período em que viveu: 14 de julho de 1862 a 6 de fevereiro de 1918
Movimento artístico: Art nouveau, Simbolismo, Neoclassicismo, Realismo, Surrealismo e Romantismo
Pintura mais famosa:O Beijo

O único pintor austríaco da nossa lista, Klimt era engajado em obras com finalidade decorativa, tendo sido chamado para decorar prédios e palácios, como o Teatro Municipal de Viena e a histórica Universidade de Viena. Era uma figura excêntrica, com o hábito de utilizar uma túnica escura. A obra O Beijo faz parte da época mais consagrada do artista, em que trabalhava com folhas de ouro para enfeitar as mulheres representadas na sua arte.

Edvard Munch

O Grito
O Grito

País em que nasceu: Noruega
Período em que viveu: 12 de dezembro de 1863 a 23 de janeiro de 1944
Movimento artístico: Expressionismo, Simbolismo, Impressionismo, Realismo e Arte moderna
Pintura mais famosa: O Grito

Um dos grandes pintores noruegueses, Munch chegou a cursar engenharia antes de ir para a arte. Tendo vivido grande parte de sua vida na Alemanha, o artista foi considerado o precursor do expressionismo alemão. Munch também se dedicou à decoração de prédios na Noruega.

Pintada em 1893, O Grito é sua mais famosa pintura, sendo vista como uma imagem que traduz a angústia e o sofrimento do mundo. Especula-se que Munch, quando pintou o quadro, expressava seus próprios sentimentos de medo.

Mary Cassatt

Menina pequena em uma poltrona azul
Menina pequena em uma poltrona azul

País em que nasceu: Estados Unidos
Período em que viveu: 22 de maio de 1843 a 14 de junho de 1926
Movimento artístico: Impressionismo, Arte moderna, Realismo e Pós-impressionismo
Pintura mais famosa:Menina pequena em uma poltrona azul

Mary Cassat precisou apostar no seu sonho de pintar e opor-se ao seu pai para tornar-se uma pintora famosa. A artista, encantada com o trabalho de seu amigo Edgar Degas, resolveu mudar-se para Paris, onde também ganhou destaque no impressionismo e passou a retratar a relação de mães e filhos nas suas obras. Menina pequena em uma poltrona azul, exposta na Galeria Nacional de Artes em Washington, é uma expressão de seu grande trabalho.

Sandro Botticelli

O Nascimento de Vênus
O Nascimento de Vênus

País em que nasceu: Itália
Período em que viveu: 1 de março de 1445 a 17 de maio de 1510
Movimento artístico: Primeira Renascença, Renascença italiana, Renascimento e Escola florentina
Pintura mais famosa:O Nascimento de Vênus

Um renascentista apaixonado por retratar mulheres. Seus trabalhos eram bastante reconhecidos na época, tendo vendido muitos quadros para a rica família Médici. Participou da pintura da Capela Sistina, assim como os pintores Michelangelo, Pietro Perugino e Domenico Ghirlandaio. Apesar disso, Botticelli faleceu pobre e perseguido pela igreja. Localizada em Florença, na Galleria degli Uffizi, O Nascimento de Vênus é uma das pinturas mais famosas de Botticelli, que representa a deusa grega Vênus.

Michelangelo

A Criação de Adão
A Criação de Adão

País em que nasceu: Itália
Período em que viveu: 6 de março de 1475 a 18 de fevereiro de 1564
Movimento artístico: Alta Renascença, Renascença italiana e Renascimento
Pintura mais famosa:A Criação de Adão

Também da época renascentista, Michelangelo foi um excelente pintor e escultor do seu tempo. Suas obras eram encomendadas por diferentes membros influentes, tendo feito uma escultura majestosa, de 4,34 m de altura, de Davi. O artista manifestou que sua paixão estava em ser escultor e não pintor. Apesar disso, em 1508, foi chamado para pintar a "Abóbada da Capela Sistina", na Catedral de São Pedro, no Vaticano, onde, entre os afrescos, encontra-se A Criação de Adão.

Embora tenha sido, para Michelangelo, um trabalho longo e cansativo, a Capela Sistina é diariamente visitada por inúmeros turistas, que reservam, com meses de antecedência, um dia para ver sua grande obra de arte.

Pierre-Auguste Renoir

O Baile no Moulin de la Galette
O Baile no Moulin de la Galette

País em que nasceu: França
Período em que viveu: 25 de fevereiro de 1841 a 3 de dezembro de 1919
Movimento artístico: Impressionismo, Arte moderna, Realismo e Pós-impressionismo
Pintura mais famosa:O Baile no Moulin de la Galette

Outro importante pintor do impressionismo francês.Renoir adorava pintar retratos, a natureza e cenas domésticas. Foi um dos percursores do movimento impressionista. O Baile no Moulin de la Galette é um quadro que ficou conhecido como um verdadeiro marco na pintura impressionista.

Frida Kahlo

Autorretrato com um vestido de veludo
Autorretrato com um vestido de veludo

País em que nasceu: México
Período em que viveu: 6 de julho de 1907 a 13 de julho de 1954
Movimento artístico: Arte naïf, Arte moderna, Surrealismo, Realismo, Simbolismo, Naturalismo, Primitivismo e Cubismo
Pintura mais famosa: Autorretrato com um vestido de veludo

Com uma diferença local de outros artistas famosos referidos nessa lista, Frida Kahlo nasceu no México. Apesar das dificuldades físicas por ter contraído, aos seis anos, poliomielite, Frida seguiu firme como pintora, ganhando notoriedade mundial. Além disso, sua forte imposição perante a realidade da época a torna uma artista de grande expressividade política, sendo muito simbólica para o feminismo. A pintura Autorretrato com um vestido de veludo representa a predileção da artista em se colocar em suas obras.

Rembrandt

A Ronda Noturna
A Ronda Noturna

País em que nasceu: Holanda
Período em que viveu: 15 de julho de 1606 a 4 de outubro de 1669
Movimento artístico: Barroco
Pintura mais famosa: A Ronda Noturna

Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e o mais importante expoente da arte barroca holandesa para o mundo, Rembrandt fez parte do chamado Século de Ouro dos Países Baixos. Durante este período, a política, a ciência, a economia e a cultura foram peças fundamentais para as artes dos Países Baixos e isto pode ser vislumbrado através das obras de Rembrandt, que possui A Ronda Noturna como um de seus quadros mais famosos.

Rafael Sanzio

Escola de Atenas
Escola de Atenas

País em que nasceu: Itália
Período em que viveu: 1483 a 6 de abril de 1520
Movimento artístico: Renascença
Pintura mais famosa: Escola de Atenas

Juntamente com Leonardo da Vinci e Michelangelo, o artista italiano Rafael Sanzio foi uma das principais figuras do Alto Renascimento. Filho de poeta e pintor, Rafael seguiu a área das artes e sua obra mais conhecida é Escola de Atenas, na qual apresenta figuras ilustres da filosofia.

Diego Velázquez

As Meninas
As Meninas

País em que nasceu: Espanha
Período em que viveu: 6 de junho de 1599 a 6 agosto de 1660
Movimento artístico: Barroco
Pintura mais famosa: As Meninas

Um dos pintores espanhóis mais importantes de todos os tempos, Diego Velázquez fez parte da corte do rei Filipe IV de Espanha. Influente retratista de seu tempo e um dos maiores expoentes do barroco contemporâneo, Velázquez é muito conhecido por sua icônica obra As Meninas, finalizada no ano de 1656.

Caravaggio

Judite e Holofernes
Judite e Holofernes

País em que nasceu: Itália
Período em que viveu: 29 de setembro de 1571 a 18 de julho de 1610
Movimento artístico: Barroco
Pintura mais famosa: Judite e Holofernes

Caravaggio era o nome artístico do pintor italiano Michelangelo Merisi, que ficou mais conhecido pelo nome de sua aldeia natal. Grande parte de seu corpo artístico foi baseado em histórias bíblicas, mas ao contrário de alguns de seus contemporâneos, Caravaggio tinha como modelos pessoas comuns ao seu redor. Uma de suas obras mais conhecidas é Judite e Holofernes, baseada em uma história presente no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.

Jackson Pollock

Número 31, de Jackson Pollock
Nova York, Estados Unidos - 26 de março de 2014: Foto do quadro "Número 31" de Jackson Pollock no Museu de Arte Moderna de Nova York. Foto Colaborador dmitro2009. Shutterstock

País em que nasceu: Estados Unidos
Período em que viveu: 28 de janeiro de 1912 a 11 de agosto de 1956
Movimento artístico: Expressionismo abstrato
Pintura mais famosa: Número 1 (Névoa Lavanda)

Uma das figuras mais influentes do movimento conhecido como expressionismo abstrato, o estadunidense Jackson Pollock ficou conhecido especialmente pelas pinturas em que utilizava a técnica do dripping, ou gotejamento em português. Uma de suas obras mais conhecidas é Número 1 (Névoa Lavanda), que chocou parte da comunidade artística de sua época.

Veja também: