50 nomes para bebês em 2021! Tendências de nomes para meninas e meninos


Nomes mais diferentes como Raika e Otto e clássicos como Alice e Diego são algumas das tendências para nomes de bebês nos próximos anos. Por influência das celebridades, personagens de filmes ou séries, assim como o nome dos filhos de famosos, estes são alguns dos que prometem bombar em 2021.

Nomes de meninas para 2021 👧

Raika

Significado: "poderosa", "forte", "firme"; "amada", "adorada", "linda".
Origem: Alemã, Persa

Um nome para meninas que é uma grande tendência para os próximos anos é Raika. De origem incerta, Raika pode ter surgido do alemão, como forma abreviada de um termo que significa “poderosa”, de uma palavra em persa que significa “amada” ou ainda de uma palavra em hindi para “linda”. Todos os significados são perfeitos e de grande inspiração para papais e mamães que vão ter filhas nos próximos anos.

Zoe

Significado: "vida", "cheia de vida”, “vivente".
Origem: Grega

O curto e belo nome Zoe tem ganhado muita popularidade no Brasil em anos recentes. Zoe tem origem grega a partir de uma palavra que carrega significados relacionados à vida. É uma belo nome para meninas e uma tendência grande no Brasil, apesar de já ser bastante popular em outras partes do mundo.

Vicky

Significado: “vitoriosa”
Origem: Inglesa

O nome Vitória é muito popular no Brasil e pessoas com este nome podem ganhar o carinhoso apelido de Vicki ou Vicky. Contudo, este apelido está se tornando uma grande tendência como nome próprio no Brasil. Ele carrega os mesmos significados de Vitória, “vitoriosa” e “triunfante”.

Nina

Significado: "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares", "fogo".
Origem: Hebraica, Italiana, Indígena, Espanhola, Assíria

Este curto e belo nome para meninas possui diversas possibilidades de origem ao redor do mundo. Ele também é um apelido ou diminutivo de nomes próprios italianos como Antonina e Giannina. No Brasil, ele tem ganhado muita popularidade e muitos casais de famosos estão batizando suas filhas com este delicado nome.

Giovanna

Significado: “agraciada por Deus”, “Deus é cheio de graça” ou “a graça e misericórdia de Deus”, "presente de Deus".
Origem: Hebraica, Italiana

Variação do nome feminino muito popular no Brasil, Joana, o nome Giovanna tem se tornado uma tendência para os próximos anos. Este belo e forte nome para meninas recebe os mesmos significados do nome bíblico João, por ser considerado uma variação feminina dele. No país, muitas atrizes ajudaram a popularizar este nome, como Giovanna Antonelli, Giovanna Lancellotti e Giovanna Ewbank.

Diana

Significado: “divina”, “aquela que ilumina”.
Origem: Latina

O nome Diana é muito popular ao redor do mundo especialmente devido à popularização da Princesa Diana, que fez parte da família real entre a década de 80 e 90. Com a grande popularização de filmes e séries que continuam retratando a sua vida, Diana tem novamente se tornado uma tendência em anos recentes.

Maya

Significado: "água", "mãe", "grande", "ilusão".
Origem: Hebraica, Tupi, Latina, Sânscrita

Este belo nome para meninas tem se tornado uma grande tendência no Brasil nos últimos anos. Ele possui diversas possibilidades de origem, entre elas, o idioma ancestral sânscrito, no qual Maya é o nome da mãe de Buda e possui o significado de “ilusão”. É de fato um nome curto e elegante para meninas que vem sendo adotado por milhares de brasileiros nos anos mais recentes.

Greta

Significado: “pérola”.
Origem: Sueca

O nome Greta é na realidade uma forma reduzida do popular nome Margarida. Ele tem origem sueca e tem se tornado uma tendência de nome para meninas em várias partes do mundo. Isso se deve ao fato da ascensão da ambientalista adolescente Greta Thunberg e também da diretora Greta Gerwig. O significado de “pérola” é também um outro atrativo que faz com que papais e mamães estejam escolhendo esse belo nome para suas filhas.

Emma

Significado: “todo”, “universal”.
Origem: Germânica

O belo e simples nome Emma é um clássico para meninas. Ele teve muita popularidade na Inglaterra a partir do ano de 1002 devido à Rainha Emma da Normandia. De lá para cá, o nome vira tendência em determinadas épocas. Destacando-se também quando o romance Emma da autora Jane Austen foi lançado no século XIX.

Luísa

Significado: "guerreira gloriosa", "combatente famosa", "célebre nas batalhas".
Origem: Germânica

Variante do nome masculino Luís, o nome feminino Luísa tem voltado com força nos últimos anos, especialmente, devido à ascensão de artistas mais novos que têm se destacado com ele na indústria. Luísa é um nome que deve ser uma tendência para meninas nascidas nos próximos anos.

Gabriela

Significado: “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.
Origem: Hebraica

Desde o lançamento do romance “Gabriela, Cravo e Canela”, do escritor baiano Jorge Amado, o nome Gabriela tem sido muito popular no Brasil. Hoje, vemos muitos artistas e influencers que carregam este belo nome de significado forte. Essa é a razão para ele nunca ter saído de moda e continuar como tendência para os próximos anos.

Alícia

Significado: “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, "de sangue nobre"; "respeitada", "majestosa".
Origem: Francesa, Germânica

Alícia ou Alycia é um nome feminino que está ganhando cada vez mais popularidade no Brasil nas últimas décadas. Ele é na realidade uma variação do popular nome Alice, que vem do germânico a partir do nome Adelaide.

Bianca

Significado: "branca", "alva", "cândida".
Origem: Italiano

O escritor inglês William Shakespeare foi o principal responsável por tornar o nome Bianca tão popular ao redor do mundo. Em suas peças "A Megera Domada" e "Othello" existem personagens femininas que carregam este nome. No Brasil, ele se tornou também muito popular no século XX e, em anos recentes, está se tornando uma tendência para diversos papais e mamães que desejam colocar este nome em suas filhas.

Bella

Significado: “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.
Origem: Hebraica, Italiana, Inglesa, Alemã, Nórdica

O nome feminino Bella é uma das maiores tendências mundiais para nomes de meninas nascidas em anos recentes. Ele possui várias possibilidades de origem, podendo ser considerado uma variação do nome Isabella e Anabella. Bella é também o nome de uma das maiores modelos internacionais da atualidade, Bella Hadid.

Larissa

Significado: “da acrópole”, “da cidadela”; “linda”, “adorável”.
Origem: Grega

O milenar nome Larissa possui origens gregas e é também o nome de uma cidade da Grécia que é capital da Tessália. O nome já é popular no Brasil, mas tem sido ainda mais adotado em anos recentes. Artistas como Larissa Manoela e Anitta (cujo nome real é Larissa) fizeram com que o nome se tornasse ainda mais popular nos últimos anos.

Alice

Significado: “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.
Origem: Germânica

Nos últimos anos, o nome feminino Alice tem sido um dos mais adotados para batizar meninas. Só em 2019, foram 6.600 registros no país. Esta tendência continua a crescer, sendo um dos nomes preferido para pais que desejam que suas filhas carreguem um nome que possui significados nobres.

Alana

Significado: "harmoniosa"; "bela", "formosa"; "marco de conquista".
Origem: Celta, Gaélica

Este bonito e delicado nome feminino se tornou uma grande tendência no Brasil nos últimos anos. Alana possui algumas possibilidades de origem e carrega alguns dos mais belos significados entre nomes de meninas, como “bela” e “formosa”.

Chiara

Significado: “clara”, “luminosa”, “brilhante”, “ilustre”.
Origem: Italiana

Este famoso nome italiano tem se tornado uma grande tendência no Brasil para nomes de meninas. Ele carrega significados atrelados à luz e luminosidade e é uma ótima opção para papais e mamães que procuram por um nome diferente para suas filhas. A versão do nome Kiara é também bastante popular ao redor do mundo, especialmente, por ser o nome da filha de Simba, no filme “O Rei Leão”.

Romana

Significado: “habitante de Roma”, “aquela que nasceu em Roma”.
Origem: Italiana

Este nome tipicamente italiano tem se tornado uma tendência nos últimos anos também no Brasil. É um nome romano italiano que designava pessoas que advinham daquela região da Itália.

Maíra

Significado: "branca estrangeira", "heroína mítica", "francesa", "estrangeira loura".
Origem: Tupi

Um nome feminino tipicamente brasileiro, Maíra tem origem na língua tupi. O nome era utilizado pelos povos indígenas para se referir aos povoados e pequenas cidades habitadas pelos franceses no país. Com o passar do tempo, o termo acabou significando apenas “cidade”. Maíra é uma belo nome feminino que tem ganhado ainda mais popularidade em anos recentes no Brasil.

Francisca

Significado: "a francesa livre" ou "aquela que vem da França".
Origem: Germânica

Um nome bastante popular em Portugal, Francisca tem ganhado mais popularidade no Brasil e se tornado tendência para nomes de meninas em anos recentes. Ele é uma variação do popular nome masculino Francisco e carrega o significado referente às pessoas que advinham da França.

Jade

Significado: “flanco”, “lado” ou “pedra preciosa”.
Origem: Espanhola

O precioso nome Jade tem origem no Espanhol. Ele se refere à pedra preciosa de mesmo nome que possui uma intensa cor verde. Acreditava-se que a pedra Jade tinha poderes de cura e também poderia auxiliar nas dores do parto. Hoje, o nome ganhou bastante popularidade no Brasil e é uma tendência para nomes femininos para os próximos anos.

Melinda

Significado: “mel”, “doce como o mel”, “mulher doce”; “linda e doce como o mel”.
Origem: Grega

Este bonito e delicado nome de origem grega é um dos preferidos em anos recentes para meninas. Melinda possui em sua raíz uma palavra grega que remete à doçura do mel. No Brasil, o nome separado possui tanto a palavra mel quanto linda, por isso, podemos atribuir o significado de “linda e doce como o mel” a ele.

Madalena

Significado: "a que vive na Torre de Deus", "habitante de Magdala".
Origem: Grega, Hebraica, Armênia

Um nome feminino bastante popular em Portugal e que tem se tornado uma tendência também no Brasil. Madalena possui algumas possibilidades de origem, mas se destaca como nome bíblico, devido a influência de Maria Madalena para os cristãos.

Flor

Significado: “flor”.
Origem: Latina

Os nomes simples e bonitos são também uma tendência para os próximos anos. Flor tem sido muito adotado no Brasil por papais e mamães que procura por um nome diferente, mas que carrega delicadeza e simplicidade. Ele também é muito utilizado como nome composto, sendo Maria Flor, Ana Flor e Linda Flor populares no país.

Nomes de meninos para 2021 👦

Otto

Significado: “rico”, “opulento”, “suntuoso”, próspero”.
Origem: Germânica

Este curto e bonito nome masculino é bastante comum em países de língua germânica, mas tem ganhado popularidade também no Brasil. Otto carrega significados de alguém que possui muitos bens.

Ravi

Significado: “o sol”
Origem: Sânscrita

Nome de origem ancestral da Índia, Ravi carrega o poderoso significado de “o Sol”. Este nome também aparece em diversas histórias da mitologia hindu e ficou famoso na década de 60 através do músico indiano Ravi Shankar.

Noá

Significado: “descanso”, “repouso”, “consolação”, “de longa vida”.
Origem: Hebraica

Mais comum na variante inglesa Noah, este nome masculino tem se tornado tendência no Brasil e promete bombar no ano. Noá tem origem bíblica, a partir do nome do personagem Noé, que nas escrituras sagradas construiu uma arca para preservar a humanidade do grande dilúvio.

Davi

Significado: "o amado", "querido", "predileto".
Origem: Hebraica

Davi foi o rei mais famoso de Israel, que reinou durante o século 10 a.C. A popular história bíblica de Davi e Golias é até hoje uma inspiração para muitos cristãos e o nome Davi se tornou também um símbolo de força, coragem e resiliência. O nome é uma forte tendência do ano para meninos nos próximos anos.

Lucca

Significado: “habitante da Lucânia” ou “aquele que pertence a luz”, “o luminoso”.
Origem: Grega

O nome Lucca está em alta para o ano após muitas celebridades batizarem seus filhos com este belo nome masculino. De origem grega, a partir de uma palavra que significa luz, Lucca é considerado uma variação do nome masculino Lucas, bastante popular no Brasil.

Zyan

Significado: "adorno", "decoração"; “terra prometida” ou “belo e gracioso”, “cheio de beleza e graça”.
Origem: Árabe

Este diferente nome que tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil possui duas possibilidades de origem. Uma delas é que ele seria a variação do nome hebraico Zion, a Terra Prometida nas históricas bíblicas. Outra possibilidade é a origem árabe, a partir de uma palavra que significa “adorno" ou "decoração".

Bento

Significado: "abençoado", "bendito", "louvado", "aquele sobre quem se fala bem”.
Origem: Latina

Este belo e curto nome masculino é uma variação do popular nome Benedito. Bento deriva de uma palavra no latim que remete às questões de bênção e abençoado. É, portanto, um nome muito forte e cheio de espiritualidade que está ganhando cada vez mais popularidade no país.

Benjamin

Significado: "filho do lado direito", “filho da felicidade”, “o bem-amado”.
Origem: Hebraica, Americana

Apesar de ser muito mais popular no Estados Unidos, o nome Benjamin tem vindo com mais força para o Brasil em anos recentes. Este nome aparece também nas escrituras sagradas, pois Benjamin era o nome do filho mais novo de Jacob e Raquel. Além disso, o nome pode derivar alguns apelidos muito fofos para a criança, tal como Ben e Benjie.

Theo

Significado: “deus”, “Deus supremo”.
Origem: Grega

Derivado dos nomes Teodoro e Teobaldo, Theo é um nome masculino que tem se tornado uma grande tendência no Brasil nos últimos anos. Théos era a forma como muitos gregos chamavam seus deuses, mas com a chegada do cristianismo, a palavra ficou sendo remetida ao “Deus supremo” para esta religião.

Diego

Significado: “aquele que doutrina”, “conselheiro”, “aquele que vem do calcanhar”.
Origem: Espanhola

Com a ascensão de diversos jogadores de futebol com este nome e o falecimento da lenda do esporte Diego Maradona; Diego é um nome que com certeza vai bombar muito nos próximos anos. Seja para homenagear o jogador argentino como para atribuir os belos significados que este nome oferece, como “conselheiro” e “aquele que doutrina”.

Gael

Significado: "belo e generoso"; "de origem irlandesa"; “o que protege” ou “o protegido”.
Origem: Hebraica, Irlandesa, Bretã

Este bonito nome masculino é mais comum em países que têm o espanhol como língua nativa. Contudo, Gael tem se destacado muito no Brasil nos últimos anos. A personalidade mais famosa com este nome é o ator mexicano Gael García Bernal, que ajudou a popularizar este nome para outras partes do mundo.

Leo

Significado: "leão".
Origem: Latina

Geralmente utilizado como apelido para nomes populares como Leonardo, Leo tem ganhado força como nome próprio para meninos em anos recentes. Ele tem origem latina e significa simplesmente leão. Um poderoso e belo nome masculino que é tendência para os próximos anos.

Hector

Significado: “o que guarda”, “o que retém”, “o que possui”.
Origem: Grega, Francesa, Inglesa

Este nome é uma variante grega e inglesa de Heitor. Hector, em sua versão grega Héktor, foi um príncipe de Tróia que teve grande importância na batalha mitológica. Este nome masculino tem se popularizado no Brasil nas últimas décadas e continua sendo tendência para os próximos anos.

Pietro

Significado: "pedra", "rochedo" ou "firme".
Origem: Italiana

Versão italiana do popular nome Pedro, Pietro carrega os mesmos significados que o primeiro. Ele também é considerado um nome bíblico por conta dessa variação, sendo Pedro o apóstolo mais próximo de Jesus nas escrituras sagradas. Pietro é um belo nome masculino que tem sido adotado por muitos papais e mamães que batizam seus filhos em anos recentes.

Rian

Significado: “filho ou descendente de Ryan”, "pequeno rei", "filho de um pequeno rei".
Origem: Irlandesa

O nome masculino Ryan é bastante popular entre os falantes da língua inglesa. No Brasil, ele ganhou força na sua versão escrita com “i”. Rian é um nome de origem irlandesa cujas primeiras versões eram escritas como O'Ryan, que significava “filho ou descendente de Ryan”.

Ian

Significado: "Deus é gracioso", "presente de Deus", "graça de Deus".
Origem: Escocesa

Este curto nome masculino é uma das dezenas de variantes do popular nome bíblico João e, por isso, carrega os mesmos significados que ele. Sua origem, no entanto, é escocesa derivada do gaélico. Este nome para meninos é uma forte tendência para os próximos anos, pois muitos papais e mamães têm apostado em nomes mais curtos, mas repletos de significados fortes, para crianças.

Levi

Significado: "ligado", "unido" ou "vinculado a alguma coisa ou alguém".
Origem: Hebraica

Levi é um nome masculino muito popular entre os falantes da língua inglesa, especialmente entre as pessoas judaicas. Este nome tem ganhado força no Brasil nas últimas décadas, sendo o nome de filhos de muitas celebridades nacionais. Sua origem é hebraica, sendo também o antigo nome de Mateus, antes de se tornar apóstolo de Jesus de acordo com a bíblia.

Mateo

Significado: “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”
Origem: Italiana

Versão italiana do popular nome masculino Mateus, Mateo ou Matteo tem sido uma tendência de nomes masculinos para crianças no Brasil em anos recentes.

Oliver

Significado: "oliveira".
Origem: Francesa

Oliver é um nome masculino que tem ganhado mais popularidade no Brasil, apesar de ser mais comum em países falantes do inglês e do francês. Ele chegou ao país especialmente pela influência inglesa. Com a popularidade de mais atores que carregam este nome, Oliver tem tudo para ser uma grande tendência nos próximos anos em nosso país.

Logan

Significado: “pouco espaço vazio” ou “pequeno espaço oco”.
Origem: Escocesa

Muito popular na Escócia, o nome Logan ganhou mais força no Brasil após os fãs do personagem Wolverine (cujo nome é Logan) virar uma febre em nosso país. É um nome masculino bonito e imponente que originalmente era dado para famílias escocesas que moravam em uma cidade localizada no condado de Ayrshire na Escócia.

Felipe

Significado: "amigo dos cavalos", “o que gosta dos cavalos”, “o que ama a guerra”.
Origem: Grega

Felipe já é um nome bastante popular no Brasil, mas ele tem voltado a se tornar tendência para crianças nascidas em anos mais recentes. É um nome de origem grega, cujos termos possuem as palavras que se referem a cavalo e amigos. O influente youtuber Felipe Neto tem ajudado a tornar o nome ainda mais popular no Brasil em anos recentes.

Hugo

Significado: “coração”, “mente”, “espírito”, “o pensador” ou “inteligente”.
Origem: Germânica

Este nome de origem germânica se tornou bastante popular na Europa pela influência do dramaturgo francês Victor Hugo. Em Portugal e no Brasil, o nome se tornou uma tendência nas últimas décadas e tem sido o preferido de muitos papais e mamães em anos recentes.

Júlio

Significado: “macio”, “fofo”, “jovem”, “cheio de juventude” ou “filho de Júpiter”.
Origem: Grega

O nome masculino Júlio tem origem latina e grega e surgiu a partir de uma palavra que se referia às barbas macias e fofas de homens jovens. O nome ganhou popularidade ao redor do mundo em várias versões, como Juliano e Julian. Ele tem sido uma tendência de nomes masculinos no Brasil por algumas décadas.

Victor

Significado: "vencedor", "vitorioso", "conquistador".
Origem: Latina

Apesar de ser um nome presente na humanidade desde a época de Jesus Cristo, o nome masculino Victor ganhou popularidade ao redor do mundo apenas no século XIII. De lá para cá, ganhou inúmeras versões e continua sendo uma forte tendência de nomes para crianças em anos recentes.

Dominic

Significado: “do Senhor”, “o que pertence ao Senhor”.
Origem: Inglesa

Apesar de ser um nome mais comum em países falantes do inglês, o bonito nome masculino Dominic tem se tornado uma tendência também no Brasil. Ele tem origem inglesa a partir de uma palavra latina que significa pertencente ao Senhor. Crianças batizadas com este belo nome podem receber apelidos carinhosos como Dom e Nic.

Veja também:

Os nomes de crianças mais usados em 2020

Saiba quais são os nomes mais comuns no Brasil e os mais usados atualmente

Os sobrenomes mais comuns no Brasil: origem e significados

Os nomes e sobrenomes mais raros do Brasil

Os nomes femininos mais raros e diferentes encontrados no Brasil