12 matemáticos famosos e as descobertas que transformaram o mundo


A matemática pode ser apaixonante para uns e desinteressante para outros, mas qualquer que seja o caso, é inegável os avanços que essa área do conhecimento trouxeram para a humanidade.

Fizemos uma lista com os matemáticos mais importantes que transformaram e continuam a transformar o nosso mundo! Você já ouviu falar deles?

12. Bernhard Riemann

  • Ano de nascimento e morte: 1826 - 1866
  • País de nascimento: Alemanha

Matemáticos famosos_Rieman11

Riemann começou seus estudos em matemática no campo da aritmética e geometria. Depois, se interessou pela teoria dos números. O alemão foi aluno do matemático Carl Gauss (que também está nessa lista) e criou a geometria Riemanniana, fundamental na teoria da relatividade. As 32 anos, o alemão propôs um problema atualmente chamado de a Hipótese de Riemann, um enigma até hoje não resolvido sobre os números primos.

11. Leonardo Fibonacci

  • Ano de nascimento e morte: 1170 - 1250
  • País de nascimento: Itália

Matemáticos famosos_Fibonacci

Leonardo Fibonacci foi considerado o primeiro matemático da Europa ocidental na Idade Média. Contribuiu para as áreas da aritmética, geometria e álgebra. Seu trabalho de maior reconhecimento é a Sequência de Fibonacci, uma sequência cujos números são sempre o resultado da adição dos dois primeiros, começando em 1 (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55,...). Esta descoberta é útil para as áreas da geometria, genética e até arquitetura. O italiano desenvolveu muitos de seus estudos a partir dos trabalhos de um outro matemático importante: o persa Al-Khwarizimi.

10. Henri Poincaré

  • Ano de nascimento e morte: 1854 - 1912
  • País de nascimento: França

Matemáticos famosos_Pincare4

Considerado um universalista por conseguir compreender e estudar todas as áreas da matemática, Poincaré publicou centenas de trabalhos sobre álgebra, topologia, lógica e outros temas. Poincaré também se interessou pelos estudos da óptica, teoria da relatividade e mecânica quântica. O francês propôs um problema matemático, conhecido como Conjectura de Poincaré, que só foi resolvido no ano de 2003 pelo matemático russo Grigori Perelman.

9. René Descartes

  • Ano de nascimento e morte: 1596 - 1650
  • País de nascimento: França

Matemáticos famosos_Descartes 3

Descartes foi um filósofo e matemático que ficou conhecido por sua contribuição para o campo da geometria analítica. Ele foi o responsável pela criação do plano cartesiano, aquele com os eixos x e y que ajudam a identificar a localização de um determinado ponto. Suas descobertas foram essenciais para os avanços da cartografia, ou seja, da representação do espaço através dos mapas. Descartes é considerado o pai da matemática moderna.

8. Hypatia

  • Ano de nascimento e morte: 360 - 415
  • País de nascimento: Egito

Matemáticos famosos_Hypatia6

Nem só de homens se faz essa lista… Hypatia foi professora, filha de Theon, um grande filósofo e matemático egípcio. Ela contribuiu para o trabalho de outros matemáticos como Apollonius e Diophantus, se dedicando especificamente as áreas da astronomia e aritmética. Hypatia também desenvolveu uma versão editada do livro "Elementos", do matemático Euclides, sintetizando suas informações para que fossem melhor compreendidas por seus alunos.

7. Euclides

  • Ano de nascimento e morte: Por volta de 300 a.C
  • País de nascimento: Grécia

Matemáticos famosos_Euclides

Autor de "Elementos", um dos livros mais significativos ainda hoje para o campo da matemática, Euclides é considerado o pai da geometria. Nesta obra, ele compilou informações já descobertas e incluiu outras novas hipóteses que até hoje são fundamentais para este campo da matemática. As definições que ele popôs, como a famosa teoria de que "pode-se traçar uma única reta ligando quaisquer dois pontos" são conhecidas como geometria euclidiana.

6. Arquimedes

  • Ano de nascimento e morte: 287 - 212 a.C
  • País de nascimento: Grécia

Matemáticos famosos_Arquimedes9

Ele descobriu o famoso π (pi), um valor que se refere à relação do diâmetro e comprimento de uma circunferência, desenvolvendo a geometria na Grécia no século 3 a.C. Arquimedes foi também notável por seus trabalhos na área da física, sendo um dos mais conhecidos o princípio de Arquimedes, estudo sobre como os objetos se comportam quando estão submersos, e que ficou conhceido como a mecânica dos fluidos. Foi essa descoberta de Arquimedes que o fez sair pelas ruas da Grécia gritando "Eureka!", palavra que significa "Consegui!".

5. Isaac Newton

  • Ano de nascimento e morte: 1643 - 1727
  • País de nascimento: Inglaterra

Matemáticos famosos_Newton1

É bem verdade que ele é conhecido por suas leis da física, mas Newton também foi um grande matemático. Para muitos estudiosos, foi ele quem inventou o cálculo infinitesimal, ou seja, de números bem pequenos. Porém, a autoria dessa descoberta foi durante muito tempo disputada com o alemão Gottfried Leibniz.

Centenas de anos após a morte dos dois, o que se sabe é que ambos fizeram descobertas muito parecidas nessa área, em tempos diferentes, e de maneira independente. Portanto,esse lugar de Newton na lista também é compartilhado com o alemão Gottfried Leibniz.

4. Évariste Galois

  • Ano de nascimento e morte: 1811-1832
  • País de nascimento: França

Matemáticos famosos_Galois8

Galois é o matemático mais jovem da nossa lista. Ele foi morto aos 20 anos em um duelo em nome de um amor proibido. Apesar do pouco tempo de vida, o francês deixou para o mundo uma de suas principais descobertas: a teoria dos grupos, um estudo que se tornou em uma enorme contribuição para o campo da álgebra. A teoria, entre várias outras funções, pode ser aplicada para explicar o cubo de Rubik, ou cubo mágico, como é mais conhecido :)

3. Carl Gauss

  • Ano de nascimento e morte: 1777-1855
  • País de nascimento: Alemanha

Matemáticos famosos_Carl Gauss_

Não é fácil citar todos os feitos de Gauss. Considerado o "príncipe dos matemáticos", ele contribuiu para as mais diversas áreas deste campo, incluindo a Teoria dos Números. Uma das contribuições mais conhecidas do alemão foi para a área da estatística, com a famosa curva de Gauss, em forma de sino.

Curva_Gaussiana
Representação da Curva de Gauss. Imagem: Wikipedia

Ele também desenvolveu as áreas da geometria e álgebra, e foi considerado um dos matemáticos mais completos de todos os tempos. Um fato interessante é que Gauss nutria grande interesse pela área da linguística, e teve dúvidas sobre cursar Matemática ou Letras na universidade. Mesmo escolhendo a primeira opção, Gauss contiunuou apaixonado pela linguística e se tornou um poliglota!

2. Pythagoras

  • Ano de nascimento e morte: 570 - 495 a.C
  • País de nascimento: Grécia

Matemáticos famosos_Pitágoras2

O Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais populares na disciplina da matemática. O teorema se refere a área da trigonometria e propõe que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (a² = b² + c²). Apesar de muito popular, alguns estudiosos acreditam que este teorema tenha sido descoberto não por Pitágoras, mas por outro estudante de matemática centenas de anos antes, na Índia. De qualquer forma, foi Pitágoras quem o desenvolveu e popularizou, o que foi fundamental para o avanço da geometria. Por causa de seus estudos, Pitágoras é reconhecido como o pai da matemática clássica.

1. Leonard Euler

  • Ano de nascimento e morte: 1707-1783
  • País de nascimento: Suíça

Matemáticos famosos_Euler5

Euler é, provavelmente, o matemático mais genial da história! O suíço escreveu quase 900 livros e, mesmo depois de ficar cego, por volta dos 50 anos, continuou desenvolvendo teorias e solucionando problemas matemáticos. Uma das suas contribuições mais significativas foi a Teoria dos Grafos, que estuda a relação dos objetos de um conjunto através das suas estruturas, chamadas de grafos.

A teoria nasceu quando Euler, em 1736, conseguiu resolver o problema das sete pontes de Königsberg que conectavam duas ilhas distintas. O problema se baseava napossibilidade de atravessar cada uma delas apenas uma vez de forma contínua. A descoberta de Euler ajudou a criar o chamado quadrado latino, uma matriz responsável pelo jogo que hoje a gente conhece como Sudoku :)

Gostou de saber sobre os maiores matemáticos da história e seus feitos mais relevantes?

Veja também quem são os 17 maiores cientistas do mundo e suas descobertas mais impressionantes!

Atualizado em