Jogos de RPG para PC fraco: os 15 melhores e mais leves


Atualizado em

Selecionamos os 15 melhores jogos de RPG bem leves e que rodam em qualquer PC. Nesta lista você vai encontrar jogos de RPG de ação, de aventura e alguns MMORPG para jogar online com outros jogadores. Alguns destes jogos são feitos para rodar diretamente no navegador - ou seja, nem precisa baixar. Bora conferir?

1. Elder Scrolls III: Morrowind

Elder Scrolls III Morrowind

Considerado por muitos o melhor jogo da franquia, Elder Scrolls III: Morrowind é um RPG de ação com um vasto mundo aberto a ser explorado. Na história principal, você é a reencarnação de um herói destinado a libertar a tribo dos Dunmer. Mas as possibilidades de desenvolvimento da história vão muito além disso.

Requisitos mínimos:

Memória: 256 MB de RAM
Placa de vídeo: 32 MB

2. Dragon Age: Origins

Dragon Age Origins

Dragon Age: Origins é um RPG de aventura em que você controla não apenas um personagem, mas um grupo de aventureiros, podendo traçar a cada momento as estratégias a serem utilizadas pelo grupo. Um jogaço de alto nível que vai exigir bem pouco do seu PC.

Requisitos mínimos:

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: NVidia GeForce 6600 / Radeon X850 ou superior com 256 MBs de RAM

3. The Witcher

The Witcher

Não importa que o gráfico seja ultrapassado e que a jogabilidade seja um tanto complicada. Estamos diante de um clássico do RPG de ação: o primeiro jogo da franquia The Witcher, lançado em 2007. A história e a construção das personagens, sobretudo do protagonista Geralt de Rívia, já fazem dessa experiência algo incrível.

Requisitos mínimos:

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: 128 MB

4. Fallout 3

Fallot 3

Considerado jogo do ano de 2008 pelo portal de entretenimento IGN, Fallout 3 é um RPG de ação em mundo aberto com elementos de tiro em primeira pessoa (FPS). A história se passa numa Terra devastada pela guerra nuclear. Seu personagem nasce e se desenvolve dentro de um abrigo nuclear (Vault), mas num dado momento ele deve sair de lá para enfrentar o mundo lá fora.

Requisitos mínimos:

Memória: 1GB de RAM
Placa de vídeo: GeForce 6800 / ATI X850 ou maior com 256 MB

5. Elder Scrolls IV: Oblivion

Elder Scrolls IV Oblivion

Em Oblivion, você é um prisioneiro que presencia o assassinato do herdeiro do trono de Tamriel. Antes de morrer, porém, ele lhe dá uma missão. É com esse enredo que se inicia Oblivion, um RPG de ação de mundo aberto com gráficos absolutamente incríveis e batalhas que exigem muita habilidade do jogador.

Requisitos mínimos:

Memória: 512 MB de RAM
Placa de vídeo: 128 MB

6. Diablo II

Diablo II

O segundo jogo da famosa franquia, lançado em 2000, comporta os modos single player ou multiplayer online. Aliás, esta última opção é a que mais agrada os fãs - e apesar da idade do game ainda tem muita gente que se reúne online pra jogar Diablo II. Os efeitos sonoros e os cenários sinistros constroem um clima bastante sombrio.

Requisitos mínimos:

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: placa de vídeo com Open GL 2.0 ou superior

7. Sacred

Sacred

Sacred é o melhor jogo de RPG de 2004, segundo a revista PC Gamer US. Trata-se de um RPG de ação influenciado pelo clássico Diablo. Você tem seis personagens à sua disposição: sua escolha determinará onde e como se iniciará a aventura. O objetivo é salvar a terra de um antigo culto demoníaco e restaurar a paz e a estabilidade.

Requisitos mínimos:

Memória: 512 MB de RAM
Placa de vídeo: 64 MB

8. Baldur's Gate II: Shadows of Amn

Baldurs Gate II Shadows of Amn

Uma das maiores qualidades desse game é a mecânica de jogo, herdada do primeiro título da série. Aliás, Baldur's Gate II é uma continuação do primeiro jogo, só que agora a história se passa na região de Amn, e o vilão é o feiticeiro elfo Jon Irenicus. É possível transportar para Shadows of Amn o mesmo personagem que você criou no primeiro jogo da série.

Requisitos mínimos:

Memória: 512 MB de RAM
Placa de vídeo: placa de vídeo com Open GL 2.0 ou superior

9. Borderlands

Borderlands

Misturando elementos de RPG com jogo de tiro (FPS), Borderlands promete bons momentos de ação e exploração. A história se passa num planeta chamado Pandora, repleto de lixo pelos cantos e perigos que surgem a todo momento. Após escolher seu personagem, você deve partir em busca de uma lendária caverna cheia de segredos e riquezas.

Requisitos mínimos:

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: 256 MB

10. Star Wars: Knights of the Old Republic

Star Wars Knights of the Old Republic

Não precisa ser um conhecer do universo ficcional de George Lucas para curtir Knights of the Old Republic. Basta saber que nesse RPG de ação você cumpre o papel de um soldado da República após o vilão Darth Malak investir com com tropas Sith contra a Ordem Jedi. Você será capaz de enfrentar Malak?

Requisitos mínimos:

Memória: 256 MB de RAM
Placa de vídeo: 32 MB

11. Titan Quest

Titan Quest

Chamado de “Diablo da mitologia grega”, Titan Quest é um RPG de ação com ótima qualidade gráfica para a época em que foi lançado (2006), com cenários bem realistas e detalhados. Nesse game você assume o papel de um guerreiro cujo objetivo é reativar a comunicação entre homens e deuses.

Requisitos mínimos:

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: GeForce 7800 / Radeon HD 3000 ou superior com 256 MBs de RAM

12. Runescape 3

Runescape 3

Runescape 3 é um MMORGP (jogo de RPG online para multijogadores) feito para rodar diretamente no navegador - para jogar, não precisa fazer mais nada além de acessar o site oficial do game. Nesse RPG de fantasia, Guilenor vive um clima de guerra entre deuses rivais, fazendo com que todos entrem nessa batalha, inclusive você.

Requisitos mínimos:

Memória: 256 MB de RAM
Placa de vídeo: Nvidia GeForce 3 ou superior

13. KingsRoad

KingsRoad

KingsRoad é um RPG de ação grátis, disponível para jogar no navegador - ou seja, não é necessário baixar nem instalar nada para jogar! O game vai na linha do clássico Diablo na jogabilidade. Você deve explorar o terreno, enfrentar inimigos e coletar itens. Você é um herói que deve livrar Alderstone dos perigos que a ameaçam após a morte do rei.

Requisitos mínimos:

Memória: 1GB de RAM
Placa de vídeo: desconhecido

14. Ragnarok Journey

Ragnarok Journey

Journey é uma versão browser do famoso MMORPG Ragnarok. Para jogar, basta criar uma conta no site oficial do game e se divertir. Ele roda diretamente no navegador e é grátis! O jogo é muito simples e exige basicamente que você use o mouse. Destaque para os gráficos bem bonitos e para a interação com os outros jogadores, que é uma característica bem bacana dos MMORPGs.

Requisitos mínimos:

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: 16 MB

15. Tibia

Tibia

Tibia é um MMORPG online gratuito que, apesar de ter bombado no início dos anos 2000, ainda faz muito sucesso. Trata-se de um game 2D, com gráfico bem no estilo anos 90. Nesse game em mundo aberto você assume o papel de um aventureiro que, ao explorar o ambiente, encontrará inimigos, aliados e itens valiosos.

Requisitos mínimos:

Memória: 16 MB de RAM
Placa de vídeo: 128 MB

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também: