Os 17 melhores animes antigos que valem a pena assistir!


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Sakura Card Captors, Os Cavaleiros dos Zodíacos e Dragon Ball são algumas das animações japonesas antigas mais aclamadas de todos os tempos, tanto pelos fãs de anime quanto pela crítica especializada.

Outros títulos que fizeram sucesso entre as décadas de 1970, 1980 e 1990 também valem a pena serem vistos ao menos uma vez na vida. Confira a nossa seleção com alguns dos melhores animes antigos para você começar a maratonar ainda hoje!

Dragon Ball

Dragon Ball

Ano de lançamento: 1986
Gêneros: shounen, luta, ação, aventura.
Disponível em: Globoplay e Crunchyroll

Um dos animes mais influentes do gênero shounen já realizados, “Dragon Ball” é baseado no mangá de mesmo nome criado pelo mangaká Akira Toriyama. A série segue a jornada de Son Goku, um jovem que embarca em uma épica aventura com objetivo de reunir as lendárias Sete Esferas do Dragão.

No Brasil, o anime foi transmitido inicialmente através do programa Bom Dia & Cia do SBT. Atualmente, ele pode ser conferido na íntegra através de serviços de streaming como o Globoplay e o Crunchyroll. A sequência da história, “Dragon Ball Z”, consolidou o universo criado por Toriyama como um dos mais celebrados e influentes de todos os tempos!

Sakura Card Captors

Sakura Card Captors

Ano de lançamento: 1998
Gêneros: shoujo, ação, aventura.

Um dos animes shoujos mais aclamados e influentes de todos os tempos, “Sakura Card Captors” conta a história de uma menina de 10 anos chamada Sakura, que ao abrir um misterioso livro acaba espalhando 52 cartas mágicas perigosas por sua cidade. Agora, Sakura deverá se tornar uma jovem guerreira caçadora das cartas que foram liberadas.

No Brasil, a série começou a ser transmitida pelo canal Cartoon Network no ano 2000, mas em 2001 passou a fazer parte da programação regular da TV Globinho, onde ganhou fãs aficionados pela obra. Até hoje, o universo de Sakura é um dos mais celebrados pelos fãs de animações japonesas.

Cowboy Bebop

Cowboy Bebop

Ano de lançamento: 1998
Gêneros: ficção científica, ação.
Disponível em: Netflix

No universo de “Cowboy Bebop", a humanidade foi extremamente prejudicada após um acidente que afetou drasticamente todo o sistema solar. No ano de 2071, os humanos habitam outros planetas e realizam viagens espaciais com facilidade. Contudo, a criminalidade chegou a níveis alarmantes e, assim como no Velho Oeste, grandes recompensas são oferecidas pela cabeça dos criminosos.

Amplamente aclamado pelos fãs das animações japonesas e pela crítica especializada, "Cowboy Bebop" se tornou um dos maiores animes de ficção científica já criados e está disponível atualmente na Netflix, que também realizou a produção live action da história em 2021.

Rurouni Kenshin (Samurai X)

Rurouni Kenshin (Samurai X)

Ano de lançamento: 1996
Gêneros: ação, aventura, comédia, romance

“Rurouni Kenshin”, também conhecido como “Samurai X”, conta a história de um ex-sanguinário samurai que, após a Revolução Japonesa, começou a vagar pelo país como um andarilho. Buscando redenção, ele agora dedica a sua vida a proteger pessoas mais fracas e nunca mais cometer assassinatos. Contudo, inimigos do passado e do presente poderão colocar todos os seus planos em xeque, à medida que novos desafios surgem em sua vida.

No Brasil, a série foi exibida inicialmente pela Rede Globo no ano 2000, mas com diversos cortes devido aos temas apresentados na animação. Em 2001, foi transmitida pelo canal Cartoon Network e ao longo desta década, também teve passagem pela Ulbra TV e Animax.

Sailor Moon | Pretty Guardian Sailor Moon

Sailor Moon | Pretty Guardian Sailor Moon

Ano de lançamento: 1992
Gêneros: mahou shoujo, magia, mitologia, romance, ação, aventura.
Disponível em: Netflix

“Sailor Moon” segue a história de Usagi Tsukino, uma garota romântica que descobre ser a reencarnação de uma guerreira que luta pela justiça e pelo amor. Este influente anime Shoujo foi uma grande febre no Brasil e no mundo. Atualmente, a série possui diversas temporadas disponíveis no catálogo da Netflix para você começar a maratonar hoje!

Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion

Ano de lançamento: 1995
Gêneros: ação, drama, ficção científica
Disponível em: Netflix

Esta aclamada série de ficção científica pós-apocalíptica apresenta batalhas épicas entre robôs e humanos. Um dos animes mais influentes de todos os tempos, “Neon Genesis Evangelion” foi muito bem recebida pelo público e pela crítica especializada ao apresentar temas da mitologia oriental e ocidental, assim como conceitos da psicanálise para a construção de seus personagens. Atualmente, tanto a série original quanto os dois filmes subsequentes estão disponíveis para você assistir no catálogo da Netflix Brasil.

Patrulha Estelar (Space Battleship Yamato)

Patrulha Estelar (Space Battleship Yamato)

Ano de lançamento: 1974
Gêneros: ação, drama, ficção científica.

Conhecido no Brasil como “Patrulha Estelar”, este anime de ficção científica lançado originalmente na primeira metade da década de 1970 conta a história de Susumu Kodai e de outros tripulantes terrestres a bordo de uma nave espacial durante uma guerra interestelar.

sta aclamada franquia possui duas sequências seriadas de grande sucesso lançadas entre 1970 e 1980, além de inúmeros filmes, spin-offs e remakes desde o lançamento do original.

Speed Racer

Speed Racer

Ano de lançamento: 1967
Gêneros: aventura, corrida.

“Speed Racer”, conhecido originalmente sob o título “Mach Go Go Go", foi um dos primeiros animes a serem transmitidos em países do ocidente. Lançado inicialmente na década de 1960 e baseado nas obras do mangaká Tatsuo Yoshida, a série apresenta as eletrizantes aventuras do jovem piloto de 18 anos Go Mifune, que pilota o lendário Mach 5, criado pelo seu pai.

No Brasil, a série foi transmitida por inúmeras emissoras. Entre elas, a TV Tupi, a Rede Globo, a Record e o Cartoon Network. “Speed Racer” continua sendo um dos grandes precursores da popularidade das animações japonesas pelo mundo e ganhou um filme live-action em 2008 dirigido pelas Irmãs Wachowski (Matrix).

Astro Boy

Astro Boy

Ano de lançamento: 1963
Gêneros: ação, aventura, drama, ficção científica.

“Astro Boy” é uma das franquias de maior duração já produzidas no Japão. Com inúmeros filmes, séries e spin-offs, o universo criado por Osamu Tezuka teve sua primeira aparição nas telinhas no ano de 1963 e, ao longo das décadas seguintes, foi exportada para inúmeras emissoras ao redor do mundo.

Na história, humanos e robôs coexistem na sociedade e o protagonista Astro foi criado pelo Ministro da Ciência do Japão, o Doutor Tenma, que viu uma chance de substituir o seu filho morto em um acidente de carro por este android que seria bom por toda a eternidade.

Ashita no Joe

Ashita no Joe

Ano de lançamento: 1970
Gêneros: luta, ação, aventura.

O anime “Ashita no Joe” conta a história de um jovem rebelde chamado Joe Yabuki, que utiliza da violência como a única forma de se proteger do mundo que o cerca. Certo dia, ao se meter em uma briga com inúmeros membros de uma gangue, um ex-treinador de boxe chamado Danpei Tange, presencia as habilidades de luta de Joe.

Logo em seguida, ele oferece ao jovem um treinamento com a promessa de fazer de Joe o melhor boxeador de todo o Japão. Uma história de amadurecimento, amizade e redenção te espera neste aclamado e clássico anime japonês.

Berserk

Berserk

Ano de lançamento: 1997
Gêneros: fantasia, ação, aventura, supernatural.
Disponível em: Crunchyroll

O aclamado anime sobrenatural “Berserk” conta a história de Guts, um anti-herói guerreiro que atua como caçador de criaturas demoníacas conhecidas como Apóstolos. Antigo comandante do chamado “Bando do Falcão”, Guts tem uma vida marcada por traumas e episódios perversos. Ao longo da história, acompanhamos a jornada de redenção e perigo que segue o guerreiro.

Legend of the Galactic Heroes

Legend of the Galactic Heroes

Ano de lançamento: 1988
Gêneros: drama, ficção científica.

Criado pelo romancista japonês Yoshiki Tanaka, “Legend of the Galactic Heroes”, também conhecido como “Ginga Eiyū Densetsu”, é um clássica série de ficção científica que teve sua primeira estreia em 1988 diretamente para o mercado de vídeos.

Na história, acompanhamos uma épica luta intergaláctica envolvendo Reinhard Von Lohengramm, do Império Galático, e Yang Wen-li, da Aliança dos Planetas Livres. Além de possuírem personalidades muito diferentes, os dois líderes também possuem objetivos destoantes para os seus súditos. A história foi muito aclamada pela construção rica dos personagens e pela complexa organização política que aborda.

Slam Dunk

Slam Dunk

Ano de lançamento: 1993
Gêneros: esporte, basquete, romance, comédia.

Um dos maiores clássicos entre os animes de esporte, "Slam Dunk" é baseado no aclamado mangá de mesmo nome lançado no começo dos anos de 1990. Ele conta a história do rebelde e mulherengo Hanamichi Sakuragi, jovem que já foi rejeitado inúmeras vezes por dezenas de garotas.

Quando uma menina pede para que ele faça uma “enterrada” na cesta, ela fica impressionada com a força de Hanamichi. Eventualmente, ele vai entrar para o time de basquete da escola e fazer boas amizades ao longo do caminho.

Os Cavaleiros do Zodíaco

Os Cavaleiros do Zodíaco

Ano de lançamento: 1986
Gêneros: shounen, ação, aventura, mitologia.

Um dos animes mais clássicos de todos os tempos, “Os Cavaleiros dos Zodíacos” teve sua estreia no Brasil através da extinta Rede Manchete e também passou em canais como a Band, o Cartoon Network e a Rede Brasil, onde marcou uma geração de crianças e adolescentes que cresceram nos anos de 1990.

Fenômeno em todo o mundo, a série apresentava a história de Seiya, um jovem que se tornou um cavaleiro lendário, após receber uma armadura de Pégasus. A história continha inúmeros elementos das mitologias gregas e romanas e apresentava diversos personagens guerreiros que recebiam forças de antigos deuses.

Weißkreuz

Weißkreuz

Ano de lançamento: 1998
Gêneros: ação, aventura

Os jovens Omi Tsukiyono, Ken Hidaka, Youji Kudou e Aya Fujimiya fazem parte de um grupo de assassinos conhecidos como Weiß. Recebendo ordens de um líder misterioso conhecido apenas como Pérsia, eles lutam contra grandes conglomerados de drogas, terroristas e outros desviantes da sociedade. Contudo, ao longo de suas jornadas, eles começam a perceber que muitas de suas missões estão intrinsecamente ligadas à poderosa e perigosa família Takatori.

Slayers

Slayers

Ano de lançamento: 1995
Gêneros: fantasia, aventura, ação, comédia.

Transmitido inicialmente no Brasil pela Rede Bandeirantes, “Slayers” se tornou um dos animes mais aclamados ao redor do mundo durante a década de 1990. A série conta a história da feiticeira Lina Inverse e de seus companheiros que lutam contra seres fantásticos e perigosos. Este épico universo criado por Hajime Kanzaka e Rui Araizumi já teve cinco temporadas principais, cinco filmes e dois OVAs. Além disso, “Slayers” foi adaptado para diversos jogos de RPG e videogames.

Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho

Ano de lançamento: 1992
Gêneros: sobrenatural, ação, comédia.

Transmitido inicialmente no Brasil através de emissoras como a Rede Manchete, a RedeTV! e a Band, o anime “Yu Yu Hakusho” realmente marcou uma geração de adolescentes que cresceram durante os anos de 1990 em diversas partes do humano.

A história gira em torno de Yusuke Urameshi, um garoto rebelde de 14 anos que é fatalmente atropelado ao tentar salvar uma criança. No submundo, ele tem a chance de reencarnar como um detetive espiritual, após realizar alguns testes apresentados pela entidade conhecida como Koenma. Ao longo da série, acompanhamos Yusuke em inúmeras batalhas contra demônios e outros seres sobrenaturais.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.