Os 25 melhores jogos antigos para PC


Fizemos uma lista com os melhores jogos para PC lançados entre o final dos anos 80 e início dos anos 2000. Tem jogos de tiro em primeira pessoa, aventura, RPG - todos eles jogos clássicos, que marcaram época e até hoje são queridos pelos gamers. Bora conferir?

1. Half-Life 2 (2004)

Gênero: jogo tiro em primeira pessoa

Half-Life 2 é um jogaço! Com gráficos surpreendentes para a época e cenas de ação de tirar o fôlego, o jogo é quase uma unanimidade entre os críticos e os gamers, obtendo pontuações elevadíssimas nos sites especializados. Para combater a raça alienígena que dominou o planeta, você precisará ser ágil e ter ótima pontaria.

Half Life 2

2. Baldur’s Gate II: Shadows of Amn (2000)

Gênero: RPG

O jogo é uma continuação do primeiro game da franquia, de 1998. O game adota a visão isométrica (perspectiva inclinada e superior da câmera) a fim de dar impressão de 3D para um game 2D. Há mais que o dobro de feitiços e tipos de monstro à disposição em relação ao primeiro game. Segundo o site Metacritic, trata-se do melhor jogo para PC do ano 2000.

Baldurs Gate II Shadows of Amn

3. Half-Life (1998)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

Não espere encontrar no primeiro jogo da série a mesma qualidade gráfica do game de 2004. Afinal, trata-se de um jogo do final dos anos 90. Em relação à jogabilidade, o game apresenta combates bem rápidos e resolução de quebra-cabeças. Trata-se do melhor jogo para PC de 1998 segundo o site Metacritic.

Half Life

4. Grim Fandango (1998)

Gênero: aventura

A temática de Grim Fandango é baseada no Dia dos Mortos, celebração do folclore mexicano. Nesse clássico dos games de aventura, você controla Manny Calavera, funcionário de uma agência de viagens na Terra dos Mortos. Você terá de resolver puzzles e interagir com outros personagens de modo a garantir a salvação de Manny.

Grim Fandango

5. Chrono Trigger (1995)

Gênero: RPG

Chrono Trigger gira em torno da ideia, tão fascinante quanto assustadora, de viajar no tempo. Quando o trio Crono, Lucca e Marle, nessas idas e vindas, descobre que o futuro reserva um destino trágico para a humanidade, eles decidem agir. Um RPG de aventura inesquecível!

Chrono Trigger

6. Counter Strike (2000)

Gênero: jogo de tiro

Nesse clássico do jogo de tiro, você deve desenvolver uma boa estratégia em equipe e ter uma pontaria certeira para não sucumbir à artilharia adversária, seja ela terrorista ou contra-terrorista. Counter Strike, o primeiro game da franquia de sucesso, é um marco dos jogos multiplayer online.

Counter Strike

Veja também: Melhores jogos online para PC

7. Star Wars: Knights of the Old Republic (2003)

Gênero: RPG

A história de Knights of the Old Republic se passa milênios antes dos eventos imortalizados nos filmes da franquia Star Wars. Nesse game, considerado pelo site Metacritic o segundo melhor jogo para PC de 2003, você controla um soldado da República que deve lutar contra a ameaça Sith - ou se aliar ao lado negro da força…

Star Wars Knights of the Old Republic

8. System Shock 2 (1999)

Gênero: RPG de ação, tiro em primeira pessoa

Um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG e de sobrevivência. Essa talvez seja a melhor definição para esse ótimo game, considerado pelo site Metacritic o segundo melhor jogo para PC de 1999. A história se passa no ano de 2114, e você é um soldado que se encontra sozinho dentro de uma nave devastada por um parasita mortal.

System Shock 2

9. Diablo II (2000)

Gênero: RPG de ação

O mal ainda persiste e, desta vez, parece que nada poderá contê-lo. Em Diablo II, você tem a sua disposição 5 heróis e uma única missão: frear o ímpeto destruidor do Senhor do Terror. Para isso, você deverá explorar ambientes, desvendar mistérios e enfrentar inimigos mortais.

Diablo II

Veja também: Melhores jogos de RPG para PC para todos os gostos

10. Homeworld (1999)

Gênero: estratégia em tempo real, aventura

Muito elogiado por seu design gráfico e pelos efeitos sonoros, Homeworld proporciona uma experiência incrível em pleno espaço sideral. Nesse jogo de estratégia, você controla uma nave do povo Kushan na sua tentativa de encontrar uma nova casa. Porém, para alcançar seu objetivo, terá de guerrear contra a força do Império Taiidan.

Homeworld

11. Thief: The Dark Project (1998)

Gênero: stealth em primeira pessoa

Em Thief (“ladrão”), você controla Garrett, um ladrão que, após ser contratado para roubar um objeto extremamente valioso, acaba se envolvendo com assuntos bastante perigosos. Ao longo das incursões por criptas sombrias e mansões sinistras, é preciso agir nas sombras e fazer o mínimo de barulho possível para completar suas missões.

Thief The Dark Project

12. Grand Theft Auto II (1999)

Gênero: ação

A franquia GTA dispensa grandes apresentações. O segundo jogo da série marcou época devido a vários fatores, que incluem um mapa enorme a ser explorado, várias máfias que disputam o poder local (e que podem respeitar você ou não) e, claro, muita ação e violência. Tal como o primeiro game da série, adota-se o ponto de vista topográfico (de cima).

GTA 2

13. Unreal Tournament (1999)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

Unreal Tournament é um jogo de tiro futurista que pode ser jogado nos modos campanha single player ou multiplayer online. O jogo se caracteriza por sua jogabilidade bastante veloz e por apresentar vários modos de jogo, como o mata-mata ou capture a bandeira. Dentre os vários tipos de armas à disposição, algumas dão ao jogador a possibilidade de mirar a grandes distâncias, no estilo sniper.

Unreal Tournament

14. Deus Ex (2000)

Gênero: RPG de ação, jogo de tiro

Deus Ex é um game de ação em primeira pessoa, com elementos de RPG, jogo de tiro e stealth. Em razão de sua temática, é considerado um clássico do cyberpunk, subgênero da ficção científica (no estilo Matrix). Em 2052, o planeta está uma verdadeira bagunça, com ameaças terroristas e uma pandemia mortal. Nesse contexto, você comanda um agente antiterrorista responsável por garantir a paz mundial.

Deus Ex

15. Civilization II (1996)

Gênero: jogo de estratégia

O melhor jogo para PC do ano de 1996, Civilization II é um jogo de estratégia em que, como o próprio nome já diz, você deve estabelecer e desenvolver a sua própria civilização. Tudo começa com uma pequena tribo. A partir daí, você deve se esforçar para que essa tribo prospere, se expanda, se ramifique em cidades - até se transformar num poderoso império.

Civilization II

16. Broken Sword: The Shadow of the Templars (1996)

Gênero: jogo de aventura de apontar e clicar

O subgênero “apontar e clicar” é caracterizado por uma mecânica simples - basta dar um clique no mouse para mover o personagem, interagir ou coletar itens. Broken Sword é um jogo de aventura 2D em que você, um turista em Paris, presencia um assassinato num café e acaba se envolvendo nas investigações.

Broken Sword The Shadow of the Templars

17. StarCraft (1998)

Gênero: estratégia em tempo real

StarCraft é ambientado num futuro distante, marcado pela guerra entre três raças: os Protoss, os Zergs e os Terrans (terráqueos). No game, que pode ser jogado no modo campanha single player ou multiplayer, você assume o comando militar de sua espécie e deverá usar de toda a sua estratégia para difundir o seu poder e vencer a guerra.

Starcraft

18. Fallout 2 (1998)

Gênero: RPG de turnos

A história do segundo jogo da franquia Fallout se passa 80 anos após os eventos do primeiro game. Num mundo pós-apocalíptico, dominado pela seca e pela fome, cabe a você conseguir o desejado Kit de Criação do Jardim do Éden, um dispositivo altamente tecnológico capaz de revitalizar terrenos destruídos pela radiação.

Fallout 2

19. Quake (1996)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

O segundo melhor jogo para PC de 1996, segundo o site Metacritic, Quake é um clássico dos jogos de tiro, sendo famoso por sua trilha sonora sinistra, ambientação horripilante e armas bem malucas (como a metralhadora de pregos). O game foi pioneiro por introduzir o 3D de forma completa e por inaugurar a era dos torneios de jogos eletrônicos.

Quake

20. Warcraft II: Tides of Darkness (1995)

Gênero: estratégia em tempo real

Grande clássico dos PCs, Warcraft II se passa num mundo fantástico e gira em torno da luta entre orcs e seres humanos. Lutam ao lado de seres humanos indivíduos de outras espécies, como anões e elfos. O jogo é bastante elogiado por sua qualidade gráfica e por sua jogabilidade absolutamente viciante!

Warcraft II Tides of Darkness

21. Myth: The Fallen Lords (1997)

Gênero: estratégia em tempo real

The Fallen Lords foi o primeiro jogo de estratégia em tempo real feito em 3D. O game tem temática medieval e apresenta um mundo prestes a ser consumido pelas forças do mal. Para evitar a vitória das Forças da Escuridão, você deve organizar seus batalhões de soldados e enfrentar exércitos sinistros de mortos-vivos e outras criaturas horripilantes.

Myth The Fallen Lords

22. Duke Nukem 3D (1996)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

Você conta com sua própria pontaria e determinação para conter uma uma raça alienígena que está arrasando o planeta Terra. Com cenários 3D e perspectiva em primeira pessoa, Duke Nukem fez sucesso estrondoso na metade dos anos 90, sobretudo por sua jogabilidade dinâmica e a possibilidade de usar diferentes tipos de armas mortais, incluindo um lançador de granadas!

Duke Nukem 3D

23. Doom (1993)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

Referência dos games de tiro, Doom é um clássico que (como todos os clássicos) jamais envelhece. O game é simples: em cada fase, seu objetivo é chegar ao final do mapa, matando as criaturas malignas que aparecem no meio do caminho. No jogo, você é o único sobrevivente de uma expedição enviada a Marte e deverá enfrentar dezenas de criaturas que, devido a uma experiência mal sucedida, foram teletransportadas diretamente do inferno.

Doom

Veja também: Jogos de tiro para PC fraco: games bem leves e cheios de ação

24. Prince of Persia (1989)

Gênero: jogo de plataforma, aventura

A princesa corre sérios riscos nas mãos de Jaffar, que pretende usurpar o trono de seu pai. A única esperança da princesa é ser resgatada pelo jovem que ela ama: você. Só que para salvar a princesa, você precisa escapar da prisão e enfrentar todos os obstáculos e inimigos que estiverem pela frente.

Prince of Persia

25. Wolfenstein 3D (1992)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

Para os padrões da época em que foi lançado, esse game surpreendeu por sua qualidade gráfica e pelo realismo da ação que se dá num universo 3D. A trama se desenrola no contexto da Segunda Guerra Mundial. Você é um espião aliado que, após ser capturado e sentenciado à morte, tem de lutar para escapar de um castelo repleto de nazistas.

Wolfenstein 3D

Gostou desse conteúdo? Experimente ver estes também: