Os 23 melhores jogos MMORPG para jogar em 2023


Equipe do Maiores e Melhores
Equipe do Maiores e Melhores

Os jogos MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) fazem muito sucesso entre jogadores que desejam uma experiência imersiva em histórias complexas e bem elaboradas, além de uma interação em tempo real com outros jogadores online.

Para esta lista, selecionamos alguns dos melhores títulos para você conhecer e começar a jogar hoje mesmo. Escolhemos muitos jogos gratuitos, que rodam em PC fraco e disponíveis para diversas plataformas.

Lost Ark

Lost Ark

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2019
Gratuito para jogar

O jogo sul-coreano Lost Ark foi lançado em 2022 para outros territórios além da Coreia e não decepcionou. Ele reúne o melhor dos jogos MMORPG e chegou a ganhar seis prêmios no Korea Game Awards em 2019. O jogo é mais focado na exploração de mapa e na finalização de quests, mas também apresenta alguns elementos de jogador x jogador. Muitos jogadores o compararam ao clássico Diablo, grande franquia lançada inicialmente em 1997.

TERA

TERA

Disponível para: PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X and Series S, PlayStation 5, Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2011
Gratuito para jogar

Quando lançado em 2011 exclusivamente na Coreia do Sul, TERA chamou a atenção dos fãs de jogos MMORPG pelo seu sistema de combate ativo e repleto de ação. Depois de ser lançado para outros territórios do mundo em 2012, ele ganhou grande aclamação entre gamers e um número de jogadores ativos muito maior. Atualmente, TERA continua sendo constantemente atualizado com novos elementos, armas, desafios, quests e locais para exploração. Vale a pena conferir!

Star Wars: The Old Republic

Star Wars: The Old Republic

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2011
Gratuito para jogar com possibilidade de assinatura

Um dos jogos mais aclamados desta lista é, sem sombra de dúvidas, Star Wars: The Old Republic, baseado no amplo universo criado por George Lucas. No game, você pode jogar com uma entre as oito classes disponíveis e se dividir entre o Império e a República. O jogo é gratuito, mas os jogadores que pagam inscrição têm a possibilidade de subir de níveis de forma mais rápida e se concentrarem nas quests interplanetárias.

Guild Wars 2

Guild Wars 2

Disponível para: Macintosh operating systems, Microsoft Windows, Classic Mac OS
Ano de lançamento: 2012
Gratuito para jogar

Considerado um dos melhores jogos MMORPG já lançados, Guild Wars 2 teve sua estreia em 2012 e continua com uma grande quantidade de jogadores ativos dez anos depois. Ele possui quests e desafios tradicionais aos fãs do gênero, mas o maior destaque do jogo são as enormes quests realizadas em grupo, o que proporciona uma interessante interação entre a comunidade online.

World of Warcraft

World of Warcraft

Disponível para: Macintosh operating systems, Microsoft Windows, Classic Mac OS
Ano de lançamento: 2004
Gratuito para jogar com possibilidade de assinatura

Com quase duas décadas de história e mais de 20 mil quests, World of Warcraft é, de longe, um dos jogos MMORPG mais aclamados da história. Na versão gratuita do jogo, você tem a possibilidade de chegar até o nível 20 e jogar sem limitação de tempo. É possível também acessar algumas das principais funcionalidades do game e criar diversos personagens para expandir o tempo de vida nesta versão não paga.

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Disponível para: Microsoft Windows, macOS, PlayStation 3, PlayStation 4 e Xbox One
Ano de lançamento: 2013

Lançado inicialmente em 2010, Final Fantasy XIV Online infelizmente decepcionou os fãs desta grande franquia de sucesso, mas em 2013, uma versão aprimorada chegou ao público. Final Fantasy XIV: A Realm Reborn reúne o melhor do universo de Final Fantasy com os melhores elementos e jogabilidades dos jogos MMORPG. Histórias épicas, personagens de destaque e uma grande variedade de locações te aguardam neste jogo que possui hoje uma grande comunidade de jogadores ativos.

Star Trek Online

Star Trek Online

Disponível para: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Classic Mac OS
Ano de lançamento: 2010
Gratuito para jogar

Baseado na aclamada franquia de ficção científica Star Trek, este jogo transporta os fãs da série para aventuras intergaláticas no melhor estilo MMORPG. Star Trek Online foi lançado exclusivamente para PC em 2010 e ganhou sua versão para outros consoles em 2016, o que agradou muito os fãs do jogo. No game, cada jogador é o capitão de sua própria nave e pode realizar missões sozinho ou em grupo, em terra ou no espaço. A grande quantidade de elementos que fazem parte do jogo tornam Star Trek um dos melhores do gênero de ficção científica.

ArcheAge

ArcheAge

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2013
Gratuito para jogar com possibilidade de assinatura

O jogo sul-coreano ArcheAge foi lançado em 2013 na Coreia do Sul e para outros territórios em 2014. O game oferece um mundo sem zonas com perspectivas na primeira e terceira pessoa para os jogadores. Um dos maiores destaques do jogo são as explorações e combates navais. Além disso, diversos elementos tornam este jogo muito flexível e rico, onde os jogadores têm a possibilidade de criar equipamentos, edifícios, cuidar de bichinhos de estimação e até mesmo trabalhar com agricultura.

Skyforge

Skyforge

Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2015
Gratuito para jogar

Em Skyforge, os jogadores assumem o papel de um ser imortal com poderes celestiais que possuem como principal objetivo proteger o planeta Aelion de invasores. Um dos grandes destaques deste jogo é que os jogadores não precisam ficar presos a uma classe escolhida no começo do jogo, mas podem mudar a sua classe entre uma das 17 disponíveis a qualquer momento. Os jogadores também não sobem de nível, mas recebem um tipo de prestígio que permite avançar e progredir dentro de suas próprias histórias.

Ragnarok

Ragnarok

Disponível para: Microsoft Windows e Android
Ano de lançamento: 2002
Gratuito para jogar

Ragnarok é de longe um dos maiores clássicos MMORPG já lançados. Ele foi o primeiro título sul-coreano a ser exportado com grande sucesso para outras partes do mundo e se tornou uma verdadeira febre no Brasil no começo dos anos 2000. Apesar de ter uma comunidade menor se comparada aos seus primeiros anos de lançamento, ele ainda contém uma grande quantidade de jogadores ativos para você interagir e se divertir. O jogo reúne o melhor dos jogos MMORPG com um design minimalista que é perfeito para PCs fracos.

The Lord of the Rings Online

The Lord of the Rings Online

Disponível para: Microsoft Windows, MacOS
Ano de lançamento: 2007
Gratuito para jogar

Se você ama o universo de alta fantasia criado por Tolkien, não pode deixar de conferir The Lord of the Rings Online, um dos melhores jogos MMORPG de fantasia já criados. O jogo reúne o melhor do gênero multiplayer para quem ama as histórias do Senhor dos Anéis. Neste jogo, você tem a possibilidade de jogar como uma das raças encontradas nos livros e filmes, além de poder escolher entre diversas profissões para explorar a Terra-Média, derrotar grandes vilões e participar de quests imperdíveis.

Neverwinter

Neverwinter

Disponível para: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2013
Gratuito para jogar

Baseado em Forgotten Realms, popular cenário de campanha do RPG Dungeons & Dragons, Nerverwinter é uma ótima opção de game MMORPG gratuito para você começar a jogar hoje. O jogo reúne o melhor do universo de D&D, contando com classes, locais, habilidades e feitiços já conhecidos pelos fãs da franquia, várias expansões, além de novas raças e classes que foram introduzidas ao jogo desde o seu primeiro lançamento em 2013.

Elder Scrolls Online

Elder Scrolls Online

Disponível para: Microsoft Windows, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Google Stadia
Ano de lançamento: 2014

Parte da franquia Elder Scrolls, que possui inúmeros jogos single-player de sucesso, o título Elder Scrolls Online se tornou um dos melhores e mais cativantes jogos MMORPG já criados nos últimos anos. O jogo tem início da maneira tradicional dos jogos Elder Scroll, onde o jogador começa como um prisioneiro. Após escapar, ele estará livre para explorar o continente, lutar contra monstros, descobrir diversos cenários escondidos e interagir com outros jogadores para realizar quests incríveis.

Eve Online

Eve Online

Disponível para: Microsoft Windows, Linux e macOS
Ano de lançamento: 2003
Gratuito para jogar

Com mais de 7.000 sistemas estelares para explorar, Eve Online se tornou um dos mais aclamados jogos MMORPG de ficção científica já criados nas últimas décadas. Ele é baseado em um sistema de exploração espacial que agradou o público e, mesmo tendo sido lançado em 2003, continua com uma grande comunidade de jogadores ativos até hoje. No jogo, você tem a possibilidade de escolher uma raça que é subdividida por três linhagens. Além disso, você também pode realizar diversas atividades, como mineração, pirataria espacial, comércio, exploração e combate.

Rift

Rift

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2011
Gratuito para jogar

Em Rift, os jogadores são transportados para um mundo de fantasia chamado Telara, onde podem explorar um grande mapa, ir em quests imperdíveis e se juntar a centenas de outros jogadores para o bem comum deste mundo. Um dos maiores destaques deste jogo são as atualizações por temporadas de eventos, o que dá um ar de frescor a todos os jogadores que estão imersos neste universo já há algum tempo.

Dual Universe

Dual Universe

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2016

Dual Universe reúne o melhor dos jogos sandbox com os elementos que fazem dos jogos MMORPGs um grande sucesso. Ele contém diversas características de jogos como Eve Online, Star Citizen e Minecraft e foi criada pela desenvolvedora francesa Novaquark. Em Dual Universe, os jogadores têm a possibilidade de editar totalmente o ambiente à sua volta, construir estruturas e alterar os terrenos. Além disso, as interações com os outros jogadores são um grande destaque, onde você pode unir forças para explorar, fazer mineração, participar de trocas e de questões políticas no universo.

V Rising

V Rising

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2022

Desde o seu lançamento no ano de 2022, o jogo “V Rising” tem agradado os fãs de jogos de RPG e ganhado muitas críticas positivas em sites especializados. Na história, você começa como um fraco vampiro e, ao longo dos jogos, deve acumular força para se tornar o lendário Conde Drácula. “V Rising” oferece a opção de jogar em servidor online ou particular e os modos jogador x jogador ou jogador x ambiente.

New World

New World

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2021

Primeiro grande lançamento da Amazon Games, “New World” é um boa opção para quem procura um MMORPG lançado em anos mais recentes. Repleto de mistérios e segredos, a história do jogo se passa no continente de Aeternum, onde parte dos humanos foi corrompido por uma força maligna e criaturas mágicas fazem parte do ambiente. Os jogadores podem formar grupos de até cinco membros e se juntar a uma das três facções disponíveis. Além disso, coletar materiais e recursos são importantes estratégias dentro do game.

Blade & Soul

Blade & Soul

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2012
Gratuito para jogar

Blade & Soul é um aclamado jogo MMORPG sul-coreano que reúne o melhor dos elementos de alta fantasia. Ele é altamente inspirado nos designs do renomado artista Hyung Tae Kim e possui hoje uma grande comunidade de jogadores ativos. No game, você pode escolher entre uma das dez raças disponíveis, enfrentar inimigos poderosos e se juntar a outros jogadores para realizar queries fantásticas.

Albion Online

Albion Online

Disponível para: Android, Microsoft Windows, iOS, Linux e macOS
Ano de lançamento: 2017
Gratuito para jogar

Albion Online requer uma grande atenção, paciência e planejamento de estratégia dos jogadores. Ele é um grande jogo MMORPG que é altamente baseado nos combates player x player. O maior diferencial de Albion Online é que os jogadores não possuem classes específicas e as características dos personagens vão depender exclusivamente dos equipamentos utilizados. Um jogo divertido e completo que vai te deixar ligado por muitas horas.

Runescape

Runescape

Disponível para: Browser, Microsoft Windows, Android, macOS, Linux, iOS, Java
Ano de lançamento: 2001
Gratuito para jogar

Há duas décadas no ar, Runescape se tornou uma grande referência de jogos MMORPG juntamente com World of Warcraft. Mesmo com tanto tempo de lançamento, o jogo recebe atualizações regulares e a sua comunidade continua crescendo. Enquanto os veteranos deste jogo desfrutam das novidades que chegam com regularidade, os novos jogadores podem aproveitar de um mundo rico, repleto de elementos fantásticos que já estão sendo desenvolvidos há décadas.

Secret World Legends

Secret World Legends

Disponível para: Microsoft Windows
Ano de lançamento: 2012

Em 2017, o jogo The Secret World foi relançado com o título de Secret World Legends e agradou os fãs deste universo. Mitos, lendas e teorias da conspiração são colocados à prova neste jogo que se passa no mundo moderno. Realizar uma quest neste jogo é como tentar solucionar um grande quebra-cabeça que vai te fazer pensar muito e ir atrás de respostas.

Black Desert Online

Black Desert Online

Disponível para: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, PlayStation 5, Xbox Series X and Series S, iOS e Android
Ano de lançamento: 2014

Black Desert Online reúne o melhor dos jogos Sandbox com os elementos que agradam nos jogos MMORPG. Lançado em 2014 pela desenvolvedora sul-coreana Pearl Abyss, ele está disponível hoje para diversas plataformas e é garantia de horas de diversão. O jogo apresenta um complexo sistema de combate, onde os jogadores são desafiados a realizar manobras de forma manual. Além disso, é possível explorar este mundo fantástico e realizar inúmeras atividades do cotidiano, como a manutenção da sua habitação, pesca, comércio e mais!

Veja também:

Equipe do Maiores e Melhores
Equipe do Maiores e Melhores
O Maiores e Melhores conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.