Jogos de sobrevivência para PC fraco: os 22 melhores e mais leves


1. S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl

Memória: 512 MB de RAM
Placa de vídeo: 128 MB DNVIDIA® GeForce™ 5700 / ATI Radeon® 9600

S.T.A.L.K.E.R. Shadow of Chernobyl

Esse jogaço de sobrevivência combina furtividade, ação, sobrevivência e RPG, numa experiência incrível e sinistra em que você deve sobreviver dentro da zona de exclusão de Chernobyl. Isolado pelas autoridades russas, esse local é repleto de mistérios e perigos.

2. Cry of Fear

Memória: 1024 MB de RAM
Placa de vídeo: 512 MB de VRAM

Cry of Fear

Cry of Fear é um terror psicológico cheio de mistério, em que você comanda Simon Henriksson através dos becos e ruas escuras de uma cidade abandonada. Para quem curte um jogo sinistro e repleto de suspense, é uma ótima pedida!

3. Subsistence

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: Geforce GT 460 or Radeon HD 3800

Subsistence

Subsistence é um game de sobrevivência em 1ª pessoa, individual ou cooperativo, no estilo sandbox. A ideia é explorar a natureza e lutar contra as forças selvagens para poder garantir a sua subsistência. O jogo se destaca pela sua qualidade gráfica e pelo realismo.

4. This War of Mine

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: Geforce 9600 GS, Radeon HD4000, Shader Model 3.0, 512 MB

This War of Mine

Estamos acostumados a controlar soldados em jogos de guerra. Em This War of Mine, a perspectiva é inovadora: a dos civis. Numa cidade sitiada, devastada por bombardeios e desabastecida, civis precisam se proteger de atiradores de elite e lutar contra a fome a fim de garantir sua sobrevivência.

5. Fallout Shelter

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTS 250 1Ghz, Radeon HD 6970 1GHz

Fallout Shelter

O objetivo desse game, que se passa num mundo pós-apocalíptico, é administrar da melhor forma possível um abrigo nuclear, mantendo seus moradores protegidos, saudáveis e felizes. Será que você consegue?

6. Don’t Starve

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: Radeon HD5450 com 256 MB

Dont Starve

Don’t Starve é famoso por seu design descolado e sua atmosfera sombria. Sua missão é explorar um enorme território desconhecido, cheio de surpresas e inimigos sinistros. É preciso manter a saúde em dia, comer bastante e, acima de tudo, não enlouquecer!

7. Terraria

Memória: 2,5 GB de RAM
Placa de vídeo: 128 MB de VRAM

Terraria

Chamado de “Minecraft 2D”, Terraria é um game no estilo sandbox, com exploração de mundo aberto e possibilidades quase ilimitadas de ação. A ideia é basicamente destruir as coisas que lhe aparecem pela frente, coletar itens, construir estruturas e enfrentar inimigos.

8. Dig or Die

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: 256 MB de VRAM

Dig or Die

Dig or Die (“Cave ou Morra”) é um jogo bem divertido que mistura elementos de ação, exploração do território e construção, ao estilo Terraria. Uma coisa interessante nesse game é a importância de fenômenos físicos, com especial destaque ao ciclo da água. Se você não estiver atento a isso, não será capaz de sobreviver nesse estranho planeta.

9. Force of Nature

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: 256 MB de VRAM

Force of Nature

Esse game é um sandbox que mescla alguns gêneros, como RPG, aventura e ação. Você acorda perdido numa ilha deserta e, contando apenas com as próprias forças, precisa explorar o ambiente e desenvolver atividades, como a caça e a pesca, se quiser sobreviver.

10. Trove

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: Intel HD Graphics 3000

Trove

Trove é parecido com Minecraft até no visual. As diferenças ficam por conta do sistema de combate e da interação com outros jogadores. Trata-se de um MMO de ação, com partidas que podem envolver muitos jogadores simultaneamente.

11. Starbound

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: 256 MB de VRAM

Starbound

Bem na linha do Terraria, Starbound é um game de sobrevivência no estilo sandbox. Nesse game, você comanda um aventureiro espacial que explora diversos planetas, com características bem peculiares.

12. Black Survival

Memória: 512 MB de RAM
Placa de vídeo: 128 MB de VRAM

Black Survival

Black Survival é um jogo do gênero battle royale em 1ª pessoa que combina exploração do território (são 22 áreas), aquisição de itens e combates contra adversários.. Só um jogador pode sobreviver.

13. Stardew Valley

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: 256 MB de VRAM

Stardew Valley

Stardew Valley é um game bem original e divertido, em que seu objetivo será administrar da melhor forma possível a fazenda herdada de seu avô. Para isso, deverá cultivar, criar gado, limpar o terreno e até manter boas relações com seus vizinhos.

14. Junk Jack

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: 1 GB de VRAM

Junk Jack

Um misto de Minecraft com Terraria, Junk Jack é um jogo no estilo sandbox de plataforma em que as possibilidades de ação são quase ilimitadas. Você deve explorar o ambiente, cortar madeira, coletar itens, cultivar plantas, capturar e criar animais, construir estruturas e muito mais.

15. Fort Zombie

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: Direct X 9.0c SM2 placa gráfica compatível com 512MB de RAM

Fort Zombie

Fort Zombie é um game de tiro e sobrevivência que se passa numa pequena cidade americana completamente tomada por zumbis sanguinários. Seu objetivo é manter-se vivo, e para isso deverá coletar itens, fazer alianças e criar meios de proteger sua base: o seu forte.

16. Sheltered

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: GeForce 7800/ AMD HD 4600 /Intel HD Graphics 3000

Sheltered

Sheltered (“protegido”, em português) é um jogo de gestão de desastre, em que seu objetivo é manter sua família segura, bem alimentada e saudável dentro de um bunker. Após o apocalipse radioativo, a vida só é possível em abrigos subterrâneos.

17. Forsaken Isle

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: 512 MB de VRAM

Forsaken Isle

Forsaken Isle é um game de sobrevivência do estilo sandbox, em que você percorre o mundo aberto com liberdade para modificá-lo. Sozinho numa ilha deserta, você deve explorar seus recursos para garantir sua sobrevivência.

18. Mini DayZ

Memória: 128 MB de RAM
Placa de vídeo: AMD Radeon Xpress 1200 Series ou NVIDIA GeForce FX 5200

Mini Day Z

Mini DayZ se passa num mundo pós-apocalíptico infestado de zumbis em que você só conta com as próprias forças para sobreviver. Você deve explorar o ambiente (abrir porta-malas de carros e entrar em casas abandonadas) a fim de encontrar suprimentos. Cuidado com os zumbis e com os lobos ferozes!

19. Salt

Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: 512 MB de VRAM

Salt

Salt é um game de sobrevivência em mundo aberto que fornece múltiplas possibilidades de desenvolvimento. A ideia básica do game é explorar ilhas a fim de adquirir mantimentos, materiais para construir ferramentas e aprimorar seu barco. Você também enfrentará piratas no meio do caminho.

20. Zic: Survival

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 6100 ou compatível

Zic Survival

Com estilo gráfico similar ao de Minecraft, Zic: Survival é um game de sobrevivência que se passa num mundo infestado de zumbis. Sobrevivente de um desastre aéreo, você desembarca num mundo completamente devastado pelo vírus maligno.

21. Echo of the Wilds

Memória: 1 GB de RAM
Placa de vídeo: 512 MB de VRAM

Echo of the Wilds

Echo of the Wilds oferece 40 áreas para você explorar e adquirir itens. Trata-se de uma aventura narrativa intrigante em que você deve usar a inteligência, construir equipamentos e aprimorar habilidades a fim de sobreviver na selva misteriosa.

22. Click to Survive

Memória: 1GB de RAM
Placa de vídeo: integrada

Click to Survive

Esse jogo é um ótimo passatempo para quem curte jogos simples e divertidos. Para jogar, basta usar o mouse (e clicar bastante!). A ideia é ser rápido na exploração de ambientes para encontrar ferramentas e comida e evitar que o zumbi chegue até você.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também: