Os 15 sites de buscas mais populares do mundo


Sites de buscas (ou sites de pesquisas) são programas de software desenvolvidos para procurar informações por frases ou palavras-chave. Sabe quando queremos saber o significado de uma palavra ou o endereço de determinado restaurante e "damos um Google"? Quando fazemos isso, usamos um motor de buscas - no caso, o Google, o mais usado no mundo. Mas há muitos outros buscadores à disposição do usuário além do Google.

1. Google

Link: Google
Onde é mais usado: no mundo todo

Quem não conhece o Google? O Gigante das Buscas é tão famoso que já foi incorporado à linguagem comum. Quando recomendamos a alguém que pesquise algo na internet, dizemos “Dá um Google”. Estima-se que mais de 90% dos usuários da internet recorram ao mecanismo de pesquisas do Google, o que o torna quase hegemônico no mercado mundial de buscadores de internet.

2. Microsoft Bing

Link: Microsoft Bing
Onde é mais usado: no mundo todo

O buscador da Microsoft é o segundo mais utilizado do mundo, embora ainda esteja muito longe do primeiro colocado. Lançado em 2009, o Bing passou por uma reformulação no final de 2020: além de ganhar um novo logo, foi renomeado para Microsoft Bing. Trata-se de um motor de buscas bem completo e de fácil utilização (quem está habituado ao Google vai ver que é bem parecido).

3. Baidu

Link: Baidu
Onde é mais usado: China

O Baidu é a maior plataforma de buscas da China, ultrapassando todos os outros concorrentes nesse país, inclusive o Google. Embora não seja muito utilizado em outros lugares do mundo, o fato de dominar o mercado chinês (que conta com cerca de 1,4 bilhão de habitantes) já basta para colocar o Baidu na 3ª colocação do ranking. O nome Baidu, em chinês, significa “inúmeras vezes”.

4. Yahoo! Search

Link:Yahoo! Search
Onde é mais usado: no mundo todo

A página da Yahoo! apresenta ao usuário mais do que uma ferramenta de buscas: há serviço de e-mail, previsão do tempo e muitas notícias. Criado em 1994, foi um dos sites mais populares do mundo nos anos 90. A empresa foi adquirida pela Verizon em 2017. Em 2021, foi vendida para a empresa de gestão de investimentos Apollo Global Management.

5. Yandex

Link: Yandex
Onde é mais usado: Rússia

O Yandex é o maior buscador da Rússia e tem forte atuação em outros países do leste europeu, como Ucrânia e Belarus. Assim como outros motores de busca, o Yandex dispõe das ferramentas básicas de busca por informações em texto, imagens e vídeos, além de outros serviços, como aplicativo de transporte e serviço de pagamento eletrônico.

6. DuckDuckGo

Link: DuckDuckGo
Onde é mais usado: no mundo todo

“Cansado de ser rastreado online? Nós podemos ajudar.” É assim que o DuckDuckGo se vende. Criado em 2008, esse buscador promete ao usuário privacidade contínua no seu navegador. Em meio a polêmicas discussões a respeito do compartilhamento de dados na internet, a DuckDuckGo surge como uma opção bem interessante para quem deseja se proteger.

7. Ask

Link: Ask
Onde é mais usado: Estados Unidos

Além de motor de buscas, o Ask traz em sua página uma série de conteúdos sobre cultura, entretenimento e viagens. Uma desvantagem para quem está acostumado com o Google é que o Ask não oferece resultados de imagens e vídeos.

8. Naver

Link: Naver
Onde é mais usado: Coreia do Sul

O Naver é o maior motor de buscas da Coreia do Sul. Criado em 1999, oferece aos usuários vários serviços de internet, como e-mail, dicionários, ranking de palavras mais buscadas e blogs. Para os brasileiros é um pouco difícil usar os recursos do Naver, já que a base do site é toda escrita em coreano.

9. Ecosia

Link: Ecosia
Onde é mais usado: Alemanha

O Ecosia é um site de buscas conhecido por seu engajamento social. Uma das bandeiras do site alemão é a causa ecológica: parte dos lucros da empresa é destinada ao plantio de árvores em várias regiões do mundo. A empresa publica mensalmente relatórios financeiros para mostrar aos seus usuários a porcentagem dos ganhos que estão sendo destinados ao meio ambiente. Na página do Ecosia, há um placar com a contagem em tempo real do número de árvores plantadas pelos usuários do site. Quanto mais buscas são feitas, mais árvores são plantadas!

10. AOL

Link: AOL
Onde é mais usado: Estados Unidos

A AOL é um portal norte-americano que oferece ao usuário, além do mecanismo de pesquisa, serviços de entretenimento, notícias, finanças, e-mails, games etc. Como motor de buscas, é bem completo, com uma barra de ferramentas de fácil utilização e que permite, por exemplo, filtrar imagens por cores e selecionar vídeos de acordo com sua resolução.

11. Qwant

Link: Qwant
Onde é mais usado: França

O Qwant é um motor de buscas francês que promete uma internet a serviço do utilizador, com respeito à privacidade do usuário. Isso significa que o Qwant não monitora o usuário nem coleta seus dados, o que garante uma navegação mais neutra e sem direcionamento específico de publicidade.

12. Seznam

Link: Seznam
Onde é mais usado: República Tcheca

A Seznam é um dos principais sites de pesquisas da República Tcheca, com participação de 25% no mercado de motores de buscas desse país (só perde para o Google). O site não é tão completo quanto o Google - não há, por exemplo, tantas opções de filtragem, limitando a experiência do usuário que quer fazer pesquisas mais avançadas. Além disso, o site é todo escrito em tcheco, o que dificulta a vida de usuários que não dominam o idioma.

13. Daum

Link: Daum
Onde é mais usado: Coreia do Sul

O Daum é um buscador sul-coreano que oferece diversos serviços de internet, como e-mails, fóruns, notícias etc. Trata-se do segundo mecanismo de busca mais usado na Coreia do Sul, atrás apenas do Naver.

14. StartPage

Link: StartPage
Onde é mais usado: no mundo todo

Privacidade é o lema do momento. E a StartPage é mais um site de pesquisas que promete ao usuário uma experiência segura e sem rastreamento dos dados pessoais. Para ser “o mecanismo de pesquisa mais privado do mundo” (como anuncia em sua página), o StartPage fornece conexão criptografada e garante não vender ou compartilhar os dados de pesquisa do usuário.

15. Swisscows

Link: Swisscows
Onde é mais usado: no mundo todo

A Swisscows é um mecanismo de pesquisa suíço criado em 2014. Tal como outros sites de buscas, como a StartPage, a Swisscows garante máximo respeito à privacidade e assegura não coletar, armazenar ou negociar os dados dos usuários. A empresa realmente leva a sério princípios como a liberdade e a privacidade, garantindo uma experiência segura e resultados neutros (não manipulados).

Gostou desse conteúdo? Então vai gostar destes também:

Publicado em