Os melhores episódios de Black Mirror 💻


Cada episódio de Black Mirror pode ser assistido de forma independente como um pequeno filme. Pensando nisso, fizemos um ranking com todos os episódios para você começar a maratonar uma das melhores séries britânicas de ficção científica de todos os tempos.

Criada por Charlie Brooker, a série tem como premissa um futuro não muito distante que revela os impactos da tecnologia sobre a economia, a política, os relacionamentos e a cultura. Black Mirror é uma poderosa crítica social sobre a vida contemporânea e sobre o excessivo uso e compartilhamento de informações na internet.

1. San Junipero

Temporada 3 | Episódio 4

Black Mirror: San Junipero

Vencedor de dois Emmys (considerado o Oscar da televisão norte-americana), este episódio apresenta uma menina descobrindo um novo amor na cidade litorânea de San Junipero. Ao longo da trama, descobrimos que Yorkie vai atrás de Kelly em diferentes décadas e que terão que sacrificar algo muito importante para manterem o amor que sentem uma pela outra. Este episódio explícita a mudança de Black Mirror para a Netflix e apresenta o lado romântico e otimista de seu criador, Charlie Brooker. San Junipero é um dos episódios mais queridos pelo público e que nos faz questionar se a imortalidade realmente valeria a pena.

2. Queda Livre (Nosedive)

Temporada 3 | Episódio 1

Black Mirror: Queda Livre

Imagine se tudo na nossa vida dependesse das avaliações que recebemos nas nossas redes sociais. Ou seja, que tipo de carro podemos alugar, que tipo de casa podemos comprar e até mesmo que tipo de evento podemos frequentar. Essa é a premissa de Queda Livre, um dos episódios mais comentados de Black Mirror. Ele apresenta um futuro distópico não muito distante que na realidade é uma crítica sobre a nossa obsessão pelas redes sociais e a aprovação alheia.

3. Toda a Sua História (The Entire History of You)

Temporada 1 | Episódio 3

Black Mirror: Toda a Sua História

Ciúmes, obsessão e traição são os motores deste eletrizante episódio de Black Mirror onde as coisas vão de mal a pior. Em um mundo onde as pessoas têm a possibilidade de gravar absolutamente tudo a sua volta e rever os acontecimentos, Liam desconfia que sua esposa o está traindo e vai analisar cada detalhe de um jantar com amigos para buscar explicações. O ator Robert Downey Jr. (de Homem de Ferro) ficou tão impactado com este episódio que em 2013 comprou os direitos para realizar um filme com a história.

4. Hino Nacional (National Anthem)

Temporada 1 | Episódio 1

Black Mirror: Hino Nacional

O primeiro episódio de Black Mirror veio como um choque para o público e estabeleceu uma das bizarras teorias sobre o programa: prever o futuro. Em Hino Nacional, o primeiro ministro britânico é chantageado à fazer sexo com um porco em uma transmissão ao vivo, se não realizar o ato, uma princesa será morta por sequestradores. Quatro anos depois do episódio, uma pessoa no Reino Unido alegou que o ex-primeiro ministro britânico David Cameron teve que realizar atos semelhantes com um animal como uma forma de ritual quando esteve na universidade, o que chocou o público e os fãs da série.

5. USS Callister

Temporada 4 | Episódio 1

Black Mirror: USS Callister

Inspirado no universo de Star Trek, este episódio apresenta um jovem e frustrado programador que cria um jogo com avatares de seus colegas de trabalho, onde realiza cenários de simulação onde ele é o mestre. O criador de Black Mirror faz uma crítica sobre poder e submissão neste episódio, ao mesmo tempo que homenageia toda a estética dos filmes e séries de ficção científica que o inspiraram.

6. Volto Já (Be Right Back)

Temporada 2 | Episódio 1

Black Mirror: Volto Já

Vivemos em um mundo onde diversos de nossos pensamentos, sentimentos e desejos estão armazenados na internet. Será que um robô criado com estas informações seria um substituto de nós após a nossa morte? Esta é a premissa deste aclamado episódio de Black Mirror, que apresenta a jovem viúva Martha, que encomenda uma versão android de seu marido Ash depois que ele morre.

7. Hang the DJ

Temporada 4 | Episódio 4

Black Mirror: Hang the DJ

Neste universo de Black Mirror, as pessoas namoram por algoritmos. Elas vão à encontros cegos decididos por um aplicativo e namoram por um período de tempo que pode durar algumas horas ou muitos anos. O episódio tem o nome de uma música da banda britânica The Smiths e apresenta uma crítica social aos relacionamentos modernos, onde a possibilidade de encontrar o par perfeito está à distância de um clique.

8.Manda Quem Pode (Shut Up and Dance)

Temporada 3 | Episódio 3

Black Mirror: Manda Quem Pode

Este eletrizante episódio de Black Mirror apresenta os perigos da invasão de privacidade por hackers da internet. Nele, um adolescente é chantageado por uma pessoa anônima a realizar diversas missões bizarras após ser gravado se masturbando. Quando ele encontra outra vítima deste hacker, as missões vão se escalonar a um nível absurdo.

9. Striking Vipers

Temporada 5 | Episódio 1

Black Mirror: Striking Vipers

Os jogos de luta em realidade virtual já estão entre nós. Mas e se fosse possível também sentir os socos e todas as sensações em uma realidade alternativa? Esta é a premissa deste bizarro e enigmático episódio de Black Mirror. Dois amigos de longa data vão acabar criando um relacionamento sexual nos cenários de jogos de luta através de uma realidade virtual.

10. Quinze Milhões de Méritos (Fifteen Million Merits)

Temporada 1 | Episódio 2

Black Mirror: Quinze Milhões de Méritos

O artista Andy Warhol disse certa vez que todos seremos famosos por 15 minutos no futuro. Os inúmeros programas de realidade estão aí para provar sua teoria. Neste episódio de Black Mirror, cidadãos de baixa renda pedalam por suas vidas para ganhar pontos ou o equivalente à dinheiro neste universo. Quando uma jovem decide participar de um programa de televisão para cantar ao vivo e outro personagem se revolta contra o universo em que vivem, suas vidas se tornarão um verdadeiro inferno devido às suas escolhas.

11. Odiados pela Nação (Hated in the Nation)

Temporada 3 | Episódio 6

Black Mirror: Odiados pela Nação

Nos dias atuais, o ódio disseminado nas redes sociais chega a ser palpável. Neste episódio de Black Mirror, duas detetives investigam casos de homicídio que possuem como conexão o ódio nas redes sociais e o hackeamento de abelhas assassinas. Com 89 minutos, este é o episódio mais longo da série e possui todos os elementos de um filme de investigação criminal.

12. Black Museum

Temporada 4 | Episódio 6

Black Mirror: Black Museum

Em um dos episódios mais macabros de Black Mirror, uma jovem se encontra em um bizarro museu de souvenirs de crimes horrendos. Este episódio é um dos mais auto-reflexivos de Black Mirror e mostra que muitas das tecnologias e histórias da série estão interligadas.

13. Arkangel

Temporada 4 | Episódio 2

Black Mirror: Arkangel

Dirigido pela atriz Jodie Foster, Arkangel apresenta o começo de uma tecnologia que está presente em outros episódios de Black Mirror: um chip que pode ser implantado em uma pessoa para gravar tudo ao seu redor. Neste episódio, conhecemos a história de uma mãe e uma filha e o perigo do controle dos adultos sobre adolescentes através da internet.

14. Versão de Testes (Playtest)

Temporada 3 | Episódio 2

Black Mirror: Versão de Testes

Neste macabro e eletrizante episódio de Black Mirror acompanhamos o desenvolvimento dos jogos de realidade virtual que possuem uma completa imersão do jogador. Inspirado no aclamado jogo Resident Evil, o episódio possui reviravoltas impressionantes e um cenário de terror que vai te fazer roer as unhas.

15. Metalhead

Temporada 4 | Episódio 5

Black Mirror: Metalhead

Filmado em preto e branco, este é um dos episódios mais diferentes de Black Mirror já realizados até então. Neste universo, os humanos fogem de robôs que se parecem com cachorros assassinos para tentarem sobreviver. Acompanhamos uma sobrevivente deste cenário pós-apocalíptico que tenta de todas as maneiras fugir dos robôs que se tornaram uma verdadeira ameaça para a raça humana.

16. Bandersnatch (filme)

Black Mirror: Bandersnatch

Não é um episódio, mas faz parte do universo de Black Mirror. Bandersnatch foi o primeiro filme que é considerado um game interativo da Netflix. Nele, controlamos a vida e as decisões do jovem programador Stefan Butler, que sonha em transformar um livro do escritor Jerome F. Davis em um jogo. As decisões que você toma ao longo do episódio podem fazê-lo durar de 40 minutos a 90 minutos.

17. Natal (White Christmas)

Especial de 2014

Black Mirror: Natal

Neste episódio especial de Natal de Black Mirror temos como protagonista o ator Jon Hamm (Mad Men), que era fã da série e se conectou com seu criador para fazer parte deste universo. No episódio, dois homens contam histórias relacionadas aos descontroles tecnológicos que presenciaram durante uma ceia de natal. Estranhamente, as histórias se conectam e as reviravoltas ao longo do episódio são de tirar o fôlego

18. Momento Waldo (The Waldo Moment)

Temporada 2 | Episódio 2

Black Mirror: Momento Waldo

Um comediante frustrado chamado Jamie é quem está por trás de um personagem de urso computadorizado chamado Waldo. Ele entrevista políticos em um programa de televisão e acaba ganhando fama para além do esperado, o que faz com que os criadores e detentores dos direitos do personagem o coloquem como candidato a um cargo público.

19. Engenharia Reversa (Men Against Fire)

Temporada 3 | Episódio 5

Black Mirror: Engenharia Reversa

Os horrores de uma guerra são criticados de forma drástica e visceral neste episódio da série. Quando um soldado começa a apresentar sintomas de estresse pós-traumático, ele começa a questionar a existência e veracidade dos tais mutantes que que mata em uma guerra.

20. Crocodilo (Crocodile)

Temporada 4 | Episódio 3

Black Mirror: Crocodilo

Filmado na Islândia, este é um daqueles episódios de Black Mirror que as coisas começam mal e vão se tornar ainda pior ao longo da trama. Acidentes e mortes em cadeia são encobertos pela protagonista Mia, que deve abrir sua mente (através de uma tecnologia) a uma companhia de seguros para relatar um acidente envolvendo um caminhão de pizza e um pedestre. Contudo, os demais crimes que antecederam o incidente ainda continuam em sua memória.

21. Smithereens

Temporada 5 | Episódio 2

Black Mirror: Smithereens

Um motorista de aplicativos de celular sequestra um funcionário de uma grande empresa de redes sociais. Sua busca por vingança vai fazer com que incidentes em cadeia aconteçam ao longo do episódio. Smithereens é mais uma crítica do criador Charlie Brook sobre o uso excessivo das redes sociais em tempos modernos e os perigos que elas ocasionam nas vidas das pessoas.

22. Rachel, Jack e Ashley Too (Rachel, Jack and Ashley Too)

Temporada 5 | Episódio 3

Black Mirror: Rachel, Jack e Ashley Too

Estrelado pela cantora Miley Cyrus, este episódio de Black Mirror apresenta uma menina de 15 anos que ganha como presente de aniversário uma boneca com inteligência artificial de sua cantora pop favorita, Ashley O. Quando a boneca apresenta defeitos, a menina e sua irmã acabam tirando um limitador do robô e revelando toda a sua personalidade.

23. Urso Branco (White Bear)

Temporada 2 | Episódio 2

Black Mirror: Urso Branco

Neste agoniante episódio da série, acompanhamos o dia de uma mulher que acorda em uma casa e não se lembra de nada. Quando sai às ruas, percebe que as pessoas se recusam a ajudá-la ou mesmo se comunicar com ela. Além disso, as pessoas a filmam em todos os momentos. A situação de desconforto vai se estender ao longo de todo o episódio e a virada de acontecimentos é um choque para o espectador.

Veja também: