As 21 melhores séries originais da Netflix para todos os gostos


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Se tem uma coisa que não falta é opção de série original da Netflix para você começar a maratonar hoje. Para te ajudar com esta escolha, selecionamos algumas das mais aclamadas e celebradas séries que estão disponíveis na plataforma de streaming.

Séries de comédia, romance, drama, ficção científica e animação que possuem um alto nível de produção e valem a pena serem conferidas.

The Crown (2016 - presente)

Confira o trailer:

Temas: drama histórico, família real.

Esta super produção original da Netflix apresenta momentos históricos da família real britânica e já recebeu inúmeros prêmios desde o seu lançamento. A cada duas temporadas, The Crown muda completamente o elenco para apresentar novos momentos da vida de personagens importantes da aristocracia, como as histórias relacionadas à Rainha Elizabeth II, Príncipe Philip, Princesa Margareth, Príncipe Charles e a Princesa Diana. Esta série se distingue das demais por ser uma das mais caras já realizadas pelo canal de streaming e por apresentar detalhes da vida de uma das famílias mais importantes e influentes do mundo.

Master of None (2015 - presente )

Master of None

Temas: comédia.

O aclamado comediante Aziz Ansari é uma das maiores vozes do stand up nos Estados Unidos. Sua origem indiana faz com que ele tenha uma visão única sobre a cultura norte-americana e a indústria do entretenimento. Em Master of None, Aziz vive Dev, um novaiorquino que lida com questões relacionadas ao emprego, ao relacionamento moderno, ao preconceito de minorias e ao machismo presente na sociedade.

O Gambito da Rainha (2020)

Confira o trailer:

Temas: drama de época.

Esta premiada minissérie original da Netflix conta a história de Beth Harmon, uma jovem órfã que se torna um fenômeno do jogo de xadrez. Como uma jovem adulta, ela precisa lutar contra os vícios que adquiriu na infância para se tornar a maior jogadora de xadrez do mundo. Essa história de amadurecimento agradou o público e a crítica especializada, não apenas pela sua história e atuações, mas também por seu alto nível de produção.

BoJack Horseman (2014 - 2020)

BoJack Horseman

Temas: animação, sátira, animação para adultos.

Esta aclamada animação original da Netflix é considerada uma das melhores séries já realizadas pelo serviço de streaming. BoJack Horseman conta a história de um ex-ator hollywoodiano que fez muito sucesso nos ano de 1990 e que agora, na vida adulta, luta para conseguir sua carreira e dignidade de volta. Vários dos personagens da série são híbridos entre humanos e animais, mas depois de um tempo, nem percebemos mais esse curioso detalhe.

The Umbrella Academy (2019 - presente)

Confira o trailer:

Temas: ficção científica, super heróis, comédia, drama.

Um bilionário adota 7 crianças que nasceram de mulheres que não estavam grávidas e que estavam em diferentes partes do mundo. Essas crianças acabam desenvolvendo habilidades sobre humanas e ao longo da infância e adolescência são treinadas para combaterem o crime. Alguns anos depois, cada um dos personagens está em um momento diferente da vida e quando o pai morre, eles se reúnem para o seu funeral. Um dos filhos retorna do futuro para contar que um apocalipse está próximo. Mas este é apenas o começo desta história repleta de ação que foi baseada em uma série de quadrinhos com o mesmo nome.

Elite (2018 - presente)

Confira o trailer:

Temas: drama adolescente, suspense, crime.

Essa série espanhola se tornou um verdadeiro fenômeno global por sua histórias dramáticas a volta de um crime. A primeira temporada apresenta o mundo de Elite, repleto de pessoas privilegiadas, muita corrupção e crimes. Três estudantes recebem uma bolsa de estudos para um instituto de grande prestígio da Espanha. Samuel, Nadia e Christian vão ter que aprender a navegar neste mundo de ostentação, mesmo vindo de locais pobres.

Cara Gente Branca (2017 - 2021)

Confira o trailer:

Temas: comédia, drama, questões raciais.

Esta comédia satírica foi baseada no filme de mesmo nome de 2014 e apresenta questões relacionadas ao racismo de uma maneira única. Cara Gente Branca se passa em uma universidade fictícia de grande prestígio nos Estados Unidos onde acompanhamos um grupo de estudantes negros lidando com o racismo dentro de uma insituição que possui majoritariamente estudantes brancos.

Dark (2017 - 2020)

Confira o trailer:

Temas: ficção científica, mistério, drama.

Primeira série original da Netflix alemã, Dark se tornou um dos mais aclamados dramas de ficção científica da história do canal de streaming. A complexa história é marcada por mistérios que assolam uma cidade da Alemanha, onde o desaparecimento de crianças parece acontecer de tempos em tempos e marcar diferentes gerações. Utilizando conceitos da física, a história envolve viagem no tempo e cria uma atmosfera de muito mistério que agradou o público e a crítica especializada.

Sex Education (2019 - presente)

Confira o trailer:

Temas: adolescência, escola, psicologia.

Essa comédia adolescente original da Netflix conquistou o mundo pelos importantes temas apresentados e também pelo seu roteiro. Em Sex Education, acompanhamos o jovem Otis, que apesar de ser inexperiente em relação ao sexo, sabe muito sobre o assunto devido à sua mãe, que é uma prestigíada sexologa. Junto da ambiciosa Maeve, Otis vai abrir uma clínica secreta de aconselhamento sexual e amoroso dentro da escola para ajudar os alunos a entenderem questões complexas do período de puberdade.

Stranger Things (2016 - presente)

Confira o trailer:

Temas: ficção científica, suspense.

Stranger Things é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores e mais prestigiadas séries originais da Netflix. Com uma atmosfera que presta homenagem aos filmes de ficção científica dos anos 80, ele conta a história de um grupo de crianças na cidade rural de Hawkins. Quando o jovem Will desaparece misteriosamente em uma noite, o grupo vai unir forças para desvendar os mistérios relacionados a um laboratório nas proximidades da cidade que pode estar relacionado ao sumiço da criança.

Cidade Invisível (2021 - presente)

Confira o trailer:

Temas: fantasia, suspense, drama.

Essa série brasileira chegou em 2021 ao catálogo da Netflix e se tornou um verdadeiro fenômeno global. A série mistura lendas do folclore brasileiro para criar uma atmosfera de mistério e investigação únicos. Na história, acompanhamos Eric, um detetive da polícia ambiental do Rio de Janeiro que vai investigar eventos macabros que podem estar conectados na Vila Toré.

Santa Clarita Diet (2017 - 2019)

Confira o trailer:

Temas: comédia, sátira, zumbi.

Se você procura uma comédia curtinha e muito engraçada para começar a maratonar na Netflix, Santa Clarita Diet pode ser a recomendação ideal para você. Estrelada por Drew Barrymore, a série conta a história de um casal de corretores de imóveis que vivem em uma pequena cidade no subúrbio de Los Angeles. Suas vidas serão viradas de cabeça para baixo quando Sheila é mordida por um zumbi e acaba se tornando um verdadeiro monstro comedor de carne humana, mas sem perder sua personalidade de esposa ideal.

Narcos (2015 - 2017)

Confira o trailer:

Temas: policial, crime, drogas.

Uma das séries policiais mais aclamadas da plataforma de streaming, Narcos conta a história de um dos narcotraficantes mais conhecidos do mundo, Pablo Escobar. Ao longo de três temporadas, acompanhamos a ascensão e a queda do traficante vivido por Wagner Moura e as investigações internacionais que levaram eventualmente a sua morte.

Bridgerton (2020 - presente)

Confira o trailer:

Temas: drama de época, comédia.

Uma das séries de maior sucesso da plataforma de streaming, Bridgerton agradou o público ao contar uma história de época com diversidade entre os atores. A série conta a jornada da família Bridgerton, que possui quatro filhos e quatro filhas, suas relação com a sociedade aristocrata da época e os impactos causados por uma misteriosa personagem que expõe e comenta sobre a vida da alta sociedade através de um panfleto.

Grace and Frankie (2015 - presente)

Confira o trailer:

Temas: comédia.

Os maridos de Grace e Frankie pedem o divórcio para se casarem um com o outro. As duas mulheres, devastadas, terão que lidar com esta nova realidade e acabam indo morar juntas em uma casa de praia. A personalidade das duas não poderia ser mais diferente: Grace é sofisticada e muito sarcástica, enquanto que Frankie possui um espírito livre. Esta série foi muito aclamada desde a sua primeira temporada por trazer como protagonistas personagens na terceira idade e as questões relacionadas a esta fase da vida.

The OA (2016 - 2019)

Confira o trailer:

Temas: ficção científica, fantasia, drama.

Para quem gosta de ação, ficção científica e mistério, The OA é um prato cheio. O mistério se instala desde o 1º episódio, quando Prairie Johnson, uma mulher cega, retorna após ficar 7 anos desaparecida e agora pode enxergar. Ao longo das duas temporadas, a série foi muito elogiada pela direção, história e atuações.

Black Mirror (2011 - presente)

Confira o trailer:

Temas: ficção científica.

Criada por Charlie Brooker, Black Mirror estreou suas primeiras temporadas no canal Channel 4 do Reino Unido e a partir da terceira temporada começou a ser produzida pela Netflix. A série possui episódios individuais com histórias únicas, podendo ser assistida em qualquer ordem. Cada episódio é um prato cheio para quem gosta de histórias que envolvem tecnologia, ficção científica e, principalmente, críticas sociais certeiras sobre a vida moderna.

Veja também: Os melhores episódios de Black Mirror 💻

Special (2019 - presente)

Confira o trailer:

Temas: comédia, LGBT+.

Ryan O'Connell é um escritor estadunidense que possui paralisia cerebral. Ele apresentou sua história no cômico e aclamado livro “I'm Special: And Other Lies We Tell Ourselves”. A adaptação de suas histórias de vida, principalmente pelas situações que passa sendo gay e tendo paralisia cerebral, foi desenvolvida pela Netflix e estrelada pelo próprio escritor. Uma série curtinha e muito engraçada que mostra com delicadeza questões sobre a diversidade e o amor.

Jessica Jones (2015 - 2019)

Confira o trailer:

Temas: super herói, drama.

Jessica Jones é uma personagem aclamada pelos fãs e que faz parte do universo da Marvel. Sua história foi adaptada para esta celebrada série original da Netflix. A série conta a história de um ex-super-heroína que agora trabalha como detetive na cidade de Nova York. Apesar de possuir apenas 3 temporadas, a personagem também aparece na série do mesmo universo da Marvel, Os Defensores, também produzida pela Netflix.

Love, Death and Robots (2019 - presente)

Confira o trailer:

Temas: animação, ficção científica.

Com um total de 18 episódios, esta série de animação adulta e original Netflix apresenta histórias relacionadas à tecnologia de uma maneira única. Cada episódio possui um próprio universo e podem ser vistas sem ordem específica. Os episódios foram produzidos por animadores e produtores diferentes e apresentam histórias realmente interessantes para os fãs de ficção científica e animação.

Sense8 (2015 - 2018)

Confira o trailer:

Temas: ficção científica, drama, comédia.

As irmãs Wachowski (diretoras de Matrix) criaram um universo único em Sense8, que agradou fãs de todas as partes do mundo ao redor da produção. A história acompanha 8 personagens principais que estão em diferentes partes do mundo e que fazem aniversário no mesmo dia. Certo dia, os oito protagonistas possuem uma visão da morte de uma mulher. Logo, eles descobrem que, apesar de estarem distantes, estão conectados mentalmente e emocionalmente, podendo inclusive visitarem uns aos outros e se ajudarem ao longo de uma misteriosa investigação.

Veja também:

Publicado em
Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.