Os 13 melhores jogos de terror


Fizemos uma seleção dos melhores jogos de terror para você tomar muitos sustos enquanto se diverte. Para fazer o ranking, demos prioridade para os melhores (em termos de qualidade) e aos mais assustadores.

1. Silent Hill 2

Silent Hill 2

  • Ano: 2001
  • Plataformas: PlayStation 2, PlayStation 3, Xbox, Xbox 360 e Microsoft Windows

Quem curte Silent Hill certamente vai adorar o segundo jogo, bastante elogiado pelos gamers pela sua direção de arte e pelo suspense psicológico de alto nível. Há cenas bem assustadoras e nojentas, mas o ponto forte do game é mesmo sua atmosfera de suspense.

Para não dar spoilers, vamos contar apenas o básico: James Sunderland é um cara comum que recebe uma carta de sua esposa marcando um encontro num “lugar especial” em Silent Hill, aonde o casal costumava ir para passear. O problema é que a mulher de James faleceu há mais de 3 anos e a cidade, mergulhada numa densa neblina, reserva muitos perigos.

2. Resident Evil 2

Resident Evil 2

  • Ano: 2019
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows

Resident Evil 2 é o remake do jogo original de terror de sobrevivência, lançado em 1998. O sucesso foi tão grande que o game faturou vários prêmios de jogos do ano, dentre os quais o Golden Joystick Awards de 2019.

Além das melhorias gráficas e sonoras, a jogabilidade mudou em relação ao game de 98: desta vez, você controla o personagem em terceira pessoa. Sua missão é a mesma: escapar vivo dos zumbis assassinos e desvendar os mistérios por trás do vírus mortal.

3. Until Dawn

Until Dawn

  • Ano: 2015
  • Plataforma: PlayStation 4

Until Dawn é um game de terror psicológico muito elogiado pelas múltiplas possibilidades de construção da história. Você já deve ter ouvido falar de "efeito borboleta", não é mesmo? Pois em Until Dawn cada pequena ação de um dos oito personagens pode fazer com que toda a história ganhe um rumo diferente.

O enredo lembra o dos filmes clássicos de terror adolescente: oito jovens vão passar a noite numa cabana numa montanha inóspita e gelada no Canadá. Um ano antes, duas integrantes do grupo morreram num "suposto acidente" no local. Durante a noite, eventos bem sinistros começam a acontecer.

4. Bloodborne

Bloodborne

  • Ano: 2015
  • Plataforma: PlayStation 4

Conhecido pelo seu elevado grau de dificuldade, o premiado Bloodborne promete grandes doses de ação, emoção e muitos sustos. Sim, os cenários sombrios, os ruídos macabros e as bestas horripilantes que você encontrará pelo caminho certamente farão você sentir um frio na espinha.

Bloodborne é um RPG de ação em terceira pessoa em que você controla um caçador de bestas através das ruas sinistras da cidade de Yharnam, assolada por uma misteriosa epidemia. Seu objetivo é enfrentar as feras e desvendar os mistérios dessa longa noite sombria.

5. P.T.

P.T.

  • Ano: 2014
  • Plataforma: PlayStation 4

P.T. é para quem curte um bom terror sobrenatural. Sabe aquela sensação de a qualquer momento poder ser surpreendido por uma terrível assombração? Em P.T., essa sensação é constante.

Você é um personagem sem nome que caminha pelos corredores sinistros de uma grande casa assombrada por um espírito feminino. Seu objetivo é, através da exploração do lugar, desvendar os quebra-cabeças de um crime macabro e evitar dar de cara com o fantasma de Lisa.

Esse game foi uma demo gratuita criada para o lançamento do nono jogo da série Silent Hill, que se chamaria Silent Hills. Em 2015, o game foi cancelado, mas a fama de P.T. ficou.

6. Silent Hill

Silent Hill

  • Ano: 1999
  • Plataforma: PlayStation

Lançado para PlayStation em 99, Silent Hill é o primeiro jogo da cultuada série de terror. Controlando um personagem em terceira pessoa, você terá de explorar o ambiente, coletar armas e resolver puzzles para avançar na história.

Nesse primeiro jogo, você controla Harry, que está indo passar férias em Silent Hill com Cheryl, sua filha adotiva. Na estrada, eles se envolvem num acidente e Harry desmaia. Quando ele acorda, nota que Cheryl não está mais no carro e decide entrar na misteriosa cidade para procurá-la.

7. Alien: Isolation

Alien Isolation

  • Ano: 2014
  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 3, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox 360, Microsoft Windows, Linux, Mac OS Classic e Mac OS

Esse game é inspirado num dos maiores clássicos do cinema de terror: Alien – O Oitavo Passageiro, de 1979. O clima de tensão e suspense do filme de Ridley Scott é a maior qualidade desse jogo, que faz jus ao filme que lhe serviu de inspiração.

Você controla Amanda Ripley, filha de Ellen Ripley, desaparecida na nave espacial Nostromo. Na sua busca pela mãe, Amanda acaba presa numa estação espacial, onde – é claro – ela não está sozinha. Para não ser morta pelo Alien, Amanda deve apostar na furtividade e na estratégia.

8. Outlast

Outlast

  • Ano: 2013
  • Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows, Linux e Mac OS Classic

Além do clima de tensão constante, Outlast é aquele terrorzão que não economiza em cenas fortes. Acredite: algumas imagens são realmente perturbadoras e, em se tratando de um game de terror, podemos dizer que esse apelo gráfico é um ponto positivo do jogo.

Instigado por relatos macabros, um jornalista decide investigar um antigo hospício recentemente reaberto. Localizado nas montanhas do Colorado (EUA), esse hospício tem uma história de experiências sombrias que remontam ao final da Segunda Guerra Mundial.

9. Dead Space

Dead Space

  • Ano: 2008
  • Plataformas: PlayStation 3, Microsoft Windows e Xbox 360

Dead Space é um game de ficção científica com altas doses de ação e terror. Nele, você controla um personagem em terceira pessoa e deve ter boa pontaria para se manter seguro em pleno espaço sideral.

O engenheiro Isaac Clarke é escalado para consertar o sistema de comunicação de uma estação espacial. Seria mais um trabalho de rotina, não fosse a descoberta terrível de que a estação espacial foi invadida por alienígenas assassinos...

10. Resident Evil 7: Biohazard

Resident Evil 7 Biohazard

  • Ano: 2017
  • Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One

Resident Evil 7 é um game de survival horror em primeira pessoa, que vai buscar inspiração no primeiro jogo da série, lançado em 1996, mas com personagens e situações completamente novas. Dá para dizer que RE7 traz as qualidades do clássico com alguns aperfeiçoamentos.

O jogo começa com Ethan Winters procurando sua esposa desparecida. Suas buscas o levam a uma mansão decrépita localizada na zona rural de Lousiana, nos Estados Unidos. Lá Ethan irá conhecer a sinistra família Baker.

11. Amnesia: The Dark Descent

Amnesia The Dark Descent

  • Ano: 2010
  • Plataformas: macOS, Linux, Microsoft Windows, Mac OS Classic

Em Amnesia: The Dark Descent, não espere muita ação. Não há armas para você encontrar pelo caminho nem combates contra inimigos. Amnesia é um game de terror psicológico para quem gosta de mistério e muito suspense. E nesse quesito, o jogo é mesmo muito bom.

Trata-se de um game de imersão em primeira pessoa cujo desafio é reconstruir as memórias perdidas e manter o protagonista, Daniel, em sua plena sanidade mental. Dentro do misterioso castelo, fósforos e óleo de lamparina são objetos importantes para evitar a completa escuridão, que pode levar Daniel à loucura.

12. SOMA

SOMA

  • Ano: 2015
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Linux e OS X

Dos mesmos criadores do aclamado Amnesia, SOMA é um game de sobrevivência que mistura terror psicológico com ficção científica. Um dos pontos fortes do game é sua história envolvente e o clima de suspense que se mantém do início ao fim.

Você controla Simon Jarret, um fotógrafo que sofreu um grave acidente de carro e ficou com sequelas. Ao procurar tratamento, Simon acaba sendo submetido a uma estranha experiência. Quando ele acorda, descobre que está num centro de pesquisas subaquático no ano de 2103! Resta a Simon procurar respostas.

13. Layers of Fear

Layers of Fear

  • Ano: 2016
  • Plataformas: Microsoft Windows, Mac OS Classic, PlayStation 4, Linux e Xbox One

Em Layers of Fears, você controla um pintor transtornado do século XIX cujo objetivo é transformar uma tela em branco numa obra-prima. À medida que você vai avançando no jogo, essa obra de arte vai sendo composta, camada por camada.

A jogabilidade consiste em explorar, observar e procurar itens numa mansão sinistra. Conforme você vai abrindo e fechando portas, o cenário muda, fazendo com que você perca as suas referências. A maior qualidade desse game de terror psicológico é conseguir manter um clima de tensão do início ao fim.