Melhores jogos de PS2: 34 games absolutamente imperdíveis!


Atualizado em

1. Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004)

Gênero: ação, aventura, stealth

Em MGS3, você controla o agente especial Naked Snake numa missão eletrizante no meio de uma floresta paquistanesa em meados dos anos 60. Seu objetivo é, através da furtividade e da ação tática, resgatar um cientista que se encontra aprisionado pelos soviéticos. O êxito da ação pode determinar o fim da Guerra Fria.

Metal Gear Solid 3 Snake Eater

2. God of War II (2007)

Gênero: ação, aventura

Game do ano para PS2 (segundo o site Metacritic), o segundo jogo da franquia God of War inicia com Kratos como o novo Deus da Guerra, após ter derrotado Ares. Porém, Kratos continua cometendo os mesmos erros de Ares e seu isolamento no Olimpo torna-se cada vez maior. A descida de Kratos para ajudar os espartanos na batalha de Rodes terá surpresas desagradáveis para ele.

God of War II

3. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001)

Gênero: ação, aventura, stealth

O game é super elogiado: tem avaliação 96 no site Metacritic. Nele, o protagonista Raiden tem que cumprir a perigosa missão de resgatar ninguém menos do que o presidente dos EUA das mãos de um grupo terrorista, além de desativar uma arma secreta. Você está preparado?

Metal Gear Solid 2 Sons of Liberty

4. God of War (2005)

Gênero: ação, aventura

Com avaliação de 94, God of War é o segundo melhor jogo de PS2 de 2005, de acordo com o Metacritic. Trata-se de um jogo de ação em que os combates corpo-a-corpo são constantes. Guiando o espartano Kratos, seu objetivo é localizar a Caixa de Pandora e, com isso, salvar Atenas.

God of War

5. Resident Evil 4 (2005)

Gênero: sobrevivência, tiro em terceira pessoa

Num mundo devastado por um vírus mortal, um agente ligado ao governo americano encara uma missão quase suicida. Ele tem de se infiltrar numa vila espanhola para resgatar a filha do presidente dos EUA, que foi capturada por uma seita sinistra. Melhor jogo da série? Muita gente pensa que sim.

Resident Evil 4

6. Grand Theft Auto: San Andreas (2004)

Gênero: ação, aventura

O início do game mostra Carl Johnson de volta a sua cidade, Los Santos, após um bom tempo vivendo na Costa Leste. O motivo do retorno foi o falecimento de sua mãe. Mal põe os pés fora do aeroporto, Carl já se vê envolvido em problemas novamente. Tem avaliação de 95 no site Metacritic.

Grand Theft Auto San Andreas

7. Shadow of the Colossus (2005)

Gênero: ação, aventura

Em Shadow of the Colossus, o jovem Wander e tem a missão de localizar, enfrentar e derrotar 16 enormes criaturas (os colossus) a fim de ressuscitar Mono, uma garota cuja história é envolta em muitos mistérios. Mas para derrotar essas gigantescas criaturas é preciso, antes de mais nada, descobrir o ponto fraco de cada uma delas.

Shadow of the Colossus

8. Final Fantasy X (2001)

Gênero: RPG

Um verdadeiro marco na história do RPG eletrônico, Final Fantasy X põe você na pele de Tidus, um esportista que, durante um jogo de blitzball, é lançado para 1000 anos no futuro por uma criatura gigantesca que ataca o estádio. Quando desperta, descobre um mundo completamente destruído, com pessoas que não falam sua língua. O jogo adota perspectiva em terceira pessoa, e o sistema de combates é organizado em turnos.

Final Fantasy X

9. Grand Theft Auto: Vice City (2002)

Gênero: ação, aventura

Em Vice City você controla um um mafioso que acaba de voltar à ativa após 15 anos atrás das grades. Nem sua antiga gangue o quer por perto, por isso Tommy é levado a Vice City. Seu objetivo no game é fazer de tudo para levar Tommy ao topo do mundo do crime.

Grand Theft Auto Vice City

10. Tony Hawk’s Pro Skater 3 (2001)

Gênero: esportes

A super bem sucedida série de jogos Tony Hawk’s começou no longínquo ano de 1997. Desde então, o sucesso do game que traz o skatista veterano como protagonista só aumentou. Em Pro Skater 3, temos um jogo de alto nível, com novas fases grandes e bem complexas e mais opções de manobras em relação aos títulos anteriores.

Tony Hawks Pro Skater 3

11. Grand Theft Auto III (2001)

Gênero: ação, aventura

Com avaliação 97 no site Metacritic, Grand Theft Auto III faz o gamer mergulhar no submundo de Liberty City, com a possibilidade de conduzir diversos tipos de veículos e trocar tiros com gangues rivais.

GTA III

12. Silent Hill 2 (2001)

Gênero: terror de sobrevivência

Prepare-se para enfrentar as ruas sombrias e enevoadas de Silent Hill, numa aventura sinistra. Em razão de uma carta misteriosa, James Sunderland volta à cidade onde passou bons momentos com sua falecida esposa, mas o que encontra pela frente é um cenário de caos e desolação.

Silent Hill 2

13. Half-Life (2001)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

Neste game, você controla o Dr. Gordon Freeman, que trabalha num centro de pesquisas secreto. Algumas experiências com teletransporte não saíram como se imaginava, e agora você deve lutar para sobreviver ao ataque de criaturas horripilantes. Para sair de lá, é preciso saber usar bem as armas (de pistolas a granadas) e resolver puzzles.

Half Life

14. Deus Ex (2000)

Gênero: RPG de ação, tiro em primeira pessoa

Em Deus Ex, viajamos para uma sociedade do futuro, marcada pela miséria, pelas epidemias e pela desordem civil. Você assume o papel de um agente vinculado à ONU cuja missão é combater a ascensão de grupos terroristas. Para se dar bem, é preciso recorrer à furtividade e saber manejar bem as diversas armas à disposição (de rifles a bestas).

Deus Ex

15. SSX 3 (2003)

Gênero: esportes

Um jogo muito elogiado na época áurea do PS2 foi SSX 3, o terceiro jogo de uma série de corrida de snowboard. SSX 3 conseguiu melhorar o que já era bom, com pistas mais complexas (cheias de caminhos alternativos), maior realismo e mais opções de truques e manobras, o que deixou o jogo bem mais radical.

SSX 3

16. Gran Turismo 3: A-Spec (2001)

Gênero: corrida

Com qualidade gráfica e sonora impressionante para a época, Gran Turismo 3: A-Spec põe o jogador dentro de máquinas possantes, em corridas de tirar o fôlego. São 180 carros simulados à sua disposição, de várias marcas e estilos. Um verdadeiro clássico dos games de corrida!

Gran Turismo 3 A Spec

17. Devil May Cry (2001)

Gênero: ação, aventura

Devil May Cry é um jogo de aventura com elementos de fantasia vagamente inspirado em A Divina Comédia, de Dante Alighieri. A começar pelo nome do protagonista, Dante, um caçador de demônios que, em posse da espada de seu pai, quer se vingar da morte de sua família.

Devil May Cry

18. Virtua Fighter 4 (2002)

Gênero: jogo de luta

Este grande jogo de luta é perfeito para gamers dedicados, que não medem esforços para se aprimorar nas técnicas da luta. Sim, Virtua Fighter 4, mais do que os clássicos games de luta, exige enormes habilidades do jogador no manejo do joystick, e por isso é tão importante o tutorial que vem com o jogo.

Virtua Fighter 4

19. Burnout 3: Takedown (2004)

Gênero: jogo de corrida

Esqueça tudo o que você conhece sobre jogos de corrida. Os jogos da série Burnout põem você dentro de máquinas que correm alucinadamente pelas movimentadas ruas da cidade, com o objetivo não apenas de ser mais rápido, mas de destruir os veículos adversários! São ao todo 67 carros disponíveis. As cenas de batida, mostradas em câmera lenta, são absolutamente incríveis!

Burnout 3 Takedown

20. Persona 4 (2008)

Gênero: RPG

Considerado o melhor jogo para PS2 de 2008 (segundo o site Metacritic), Persona 4 é um game de RPG que trabalha com a ideia de realidades paralelas. O herói controlado por você transita entre essas duas realidades, tendo de conciliar sua vida social com a investigação de uma série de assassinatos.

Persona 4

21. Kingdom Hearts II (2005)

Gênero: RPG de ação

Quando os universos da Disney e do Final Fantasy se encontram, o resultado só pode ser sucesso absoluto. Ainda mais no segundo jogo da série, que consegue aprimorar alguns aspectos de jogabilidade em relação ao primeiro. O game é bem focado nos combates corpo-a-corpo. Um jogaço do gênero RPG de ação!

Kingdom Hearts II

22. Ico (2001)

Gênero: ação, aventura

Do mesmo criador de Shadow of the Colossus, Ico é um jogo de plataforma 3D em que você controla o garoto Ico em terceira pessoa. Seu objetivo é, através da exploração e da resolução de puzzles, escapar do castelo onde Ico foi aprisionado e libertar Yorda, a filha da rainha.

Ico

23. Max Payne (2001)

Gênero: jogo de tiro em terceira pessoa

Max Payne tem enredo típico de filme de ação: falsamente acusado pela morte de seu parceiro, um policial luta contra tudo e contra todos para vingar o assassinato da sua família. Com bons gráficos (para os padrões da época) e incríveis cenas de tiroteio, é um jogo ideal para quem gosta de ação.

Max Payne

24. Okami (2006)

Gênero: ação, aventura

O segundo melhor jogo para PS2 de 2006 segundo o Metacritic, Okami é muito elogiado por sua qualidade artística, com cenas belíssimas que remetem à arte tradicional japonesa. A história gira em torno de Amaterasu, deusa do sol que existe na Terra sob a forma de um lobo branco. Com toda destruição causada pelo dragão Orochi, ela é convocada para salvar o mundo mais uma vez.

Okami

25. Prince of Persia: Warrior Within (2004)

Gênero: ação, aventura

Para escapar de uma criatura demoníaca que o persegue devido a uma maldição, Prince precisa voltar no tempo para evitar que a feiticeira crie as Areias do Tempo. Um dos pontos fortes do jogo são os combates: além de haver novos inimigos, há novos tipos de golpe e até a possibilidade de manipular duas espadas ao mesmo tempo.

Prince of Persia Warrior Within

26. Winning Eleven 6 (2002)

Gênero: esportes

Os jogos da série Winning Eleven fizeram muito sucesso no Brasil ao longo dos anos 2000, quem sabe até superando em termos de popularidade o tradicional FIFA. Em relação ao Winning Eleven 6, o sucesso foi estrondoso, tornando-se o maior jogo de futebol do ano de 2003. O jogo conta com gráficos mais realistas, melhorias na jogabilidade, 40 times oficiais e a possibilidade de customizar seu próprio time.

Winning Eleven 6

27. Def Jam: Fight for NY (2004)

Gênero: jogo de luta

Em Fight for NY, você pode criar seu próprio personagem para participar das mais disputadas brigas de rua da metrópole norte-americana. É preciso dominar os diferentes estilos de luta, da luta livre ao kickboxing, para se tornar um astro do submundo nova-iorquino.

Def Jam Fight for NY

28. BLACK (2006)

Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

BLACK é um jogo de tiro com muita ação - mas muita ação mesmo! Tiroteios frenéticos, com inimigos por todos os lados, são bastante comuns. Os gráficos são bem realistas (para os padrões da época) e o mesmo pode ser dito em relação aos efeitos visuais, como a destruição dos componentes do cenário. Importante ser rápido e saber usar a arma certa no momento certo.

BLACK

29. Spider-Man 2 (2004)

Gênero: aventura

Baseado no filme de mesmo nome lançado em 2004, o game faz com que você corra pelas paredes dos prédios e se balance em longas teias de aranha pelo espaço da cidade de Nova York. A experiência é realmente incrível! Além disso, o jogo proporciona uma experiência bem livre ao jogador, que pode ser mais fiel ao enredo do filme ou explorar novas missões pelas ruas da cidade.

Spider Man 2

30. Guitar Hero 2 (2006)

Gênero: musical

Marco na história dos games musicais, Guitar Hero 2 consegue ser ainda melhor que o primeiro jogo da série. Além de ter mais músicas e extras (faixas bônus), há novos modos de jogo na categoria multiplayer. A dificuldade em relação ao primeiro game é maior. Por isso, se você quiser ser um guitarrista de sucesso, tem de ser rápido para não errar as notas.

Guitar Hero 2

31. Need for Speed: Underground (2003)

Gênero: corrida

Para quem curte altas velocidades, Need for Speed: Underground é uma excelente pedida! Aqui você escolhe uma máquina possante para voar pelas ruas da cidade em rachas eletrizantes. Para vencer, é preciso superar as curvas fechadas e desviar dos veículos que compõem o tráfego comum. Há vários modos de jogo, e conforme você ganha pontos, é possível personalizar e turbinar seu carro.

Need for Speed Underground

32. SoulCalibur III (2005)

Gênero: jogo de luta

SoulCalibur III é bastante parecido com o primeiro jogo da série, de 1999, mas com gráficos bem mais avançados e melhorias na jogabilidade. Diferentemente de outros games de luta da época, em SoulCalibur os combatentes se enfrentam com armas brancas, como espadas e foices. Dá para jogar contra a máquina ou contra outro jogador - o que, convenhamos, é bem mais divertido.

SoulCalibur III

33. Marvel Vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000)

Gênero: jogo de luta

Imagina misturar num mesmo jogo personagens como Megaman, Ryu, Wolverine, Ken, Spider-Man, Guile e Dhalsim? Garantia de sucesso, não é mesmo? São ao todo 57 personagens, sendo que alguns só ficam disponíveis ao longo do jogo. O game chamou atenção na época pelo belo cenário 3D e pela possibilidade de jogar em times de três.

Marvel Vs Capcom 2 New Age of Heroes

34. The Lord of the Rings: The Two Towers (2002)

Gênero: ação, aventura

O jogo é baseado nos filmes A Sociedade do Anel e As Duas Torres. Seja assumindo o papel de Gimli, Aragorn ou Legolas, seu objetivo é livrar a Terra Média do Dark Lord. Para isso, você deverá completar algumas missões e enfrentar muitos inimigos pelo caminho.

The Lord of the Rings The Two Towers

Gostou dessa lista? Então vai gostar destas também: