As 9 coisas mais irritantes para um canhoto (que destros nunca entenderão)


Cerca de 10% da população mundial tem a mão esquerda dominante, em vez da direito. Não se sabe ao certo o que determina se uma pessoa vai ser canhoto, mas fato é que elas existem e são especiais! Ser canhoto pode ser muito útil na hora de apanhar o goleiro de surpresa, mas também tem irrita de formas que os destros nem imaginam. Descubra aqui algumas dessas chatices:

9. Cadernos de argolas

Cadernos de argolas

Essa pode parecer muito estranha para um destro. Como que um caderno de argolas pode ser um problema?!? Mas canhotos posicionam sua mão de forma diferente quando escrevem. Por causa disso, as argolas estão sempre no caminho, atrapalhando a escrita. E, quanto maior forem as argolas, pior é para escrever…

8. Aprender esportes

Aprender esportes

Não, não estamos falando que canhotos não têm jeito para esportes. O problema é quando o treinador é destro e ensina a chutar a bola com o pé direito, a lançar o peso com a mão direita, a dar o salto com a força na perna direita… O canhoto ou tem de inverter todas as instruções, como se fosse um espelho, ou tem de lutar contra todos os seus instintos para fazer os movimentos como um destro. E, claro, encontrar equipamento esportivo para canhotos: onde?

7. Tecnologia criada para destros

Tecnologia criada para destros

Você alguma vez reparou que os botões dos lados de seu celular estão posicionados exatamente no lugar certo para seus dedos da mão direita? Agora tente com a mão esquerda. Pois é.

Não são apenas os smartphones. Câmeras fotográficas e de filmar, consoles, mouses de computadores… Quase toda tecnologia atual é criada para ser usada com o máximo de conforto, desde que você seja destro. Obrigado (só que não).

6. Serras elétricas (e outra maquinaria pesada)

Serras elétricas (e outra maquinaria pesada)

Na continuação da tecnologia discriminatória, ser canhoto pode se tornar perigoso na hora de mexer com maquinaria pesada. Objetos perigosos e/ou que exigem precisão de movimentos, como a serra elétrica, são criados dando prioridade à mão direita. Carpintaria para canhotos é mais difícil.

5. Tinta de caneta

Tinta de caneta

Para quem escreve com a mão direita, a tinta da caneta seca bem antes de a mão passar sobre ela. Mas a mão do canhoto passa logo sobre a tinta. O resultado? Depois de um dia na escola, a mão (e às vezes todo braço até o cotovelo) fica toda cheia de tinta! O mesmo acontece com o lápis e o terrível giz do quadro negro. Nossas condolências a professores canhotos.

4. Mitos sobre canhotos

Mitos sobre canhotos

De acordo com “estudos”, os canhotos são mais inteligentes, têm menos sucesso escolar, são mais criativos, são melhores a matemática, ficam mais zangados, têm mais doenças mentais e têm maior probabilidade de se tornarem presidente dos Estados Unidos!

O problema com esses estudos é que a maioria deles são demasiado restritos para tirar conclusões sérias (e alguns “estudos” são pura invenção). A verdade é que o cérebro ainda é um grande mistério e pouco se sabe sobre como a mão dominante afeta o resto. Ser canhoto significa ter a mão esquerda como dominante, e só. Não é nosso horóscopo.

3. Cadeiras com mesinha do lado direito

Cadeiras com mesinha do lado direito

Ninguém gosta dessas cadeiras: são desconfortáveis, instáveis e nunca têm espaço suficiente. Mas para o canhoto são uma tortura especial. Onde que a gente vai apoiar o braço? O encosto para as costas se torna irrelevante, porque temos de nos sentar de lado e, se não dá para mexer a cadeira, ficamos sempre nos contorcendo para ver em frente. É pura crueldade.

Agora junte a essa cadeira um caderno de argolas e uma caneta com tinta que não seca muito rápido…

2. Tesouras

Tesouras

A tesoura é uma das coisas que mais faz faz o canhoto se sentir diferente, desde criança. Se você é destro e não entende, tente cortar um papel com uma tesoura usando a mão esquerda. Não é sua falta de jeito, a tesoura simplesmente não corta direito!

As lâminas da tesoura estão posicionadas de forma a cortar quando você coloca a pressão que é natural com sua mão direita. Com a mão esquerda essa pressão está invertida, por isso não funciona bem. Existem tesouras para canhotos, mas são bem mais caras, e tão raras que é mais fácil aprender a cortar com a mão direita (para quem consegue).

1. Gente que obriga a escrever com a mão direita

Gente que obriga a escrever com a mão direita

Qual é o problema de escrever com a mão esquerda? Já acabou o tempo em que se acreditava ser sinal do diabo ou maldição. Algumas pessoas são mais ambidestras e conseguem se adaptar a escrever com a direita, mas para outros canhotos é uma luta muito grande. Para quê dificultar a aprendizagem de uma criança, obrigando-a a ir contra sua própria natureza? Está na hora de acabar com isso e aceitar os canhotos como são.

Partilhe essa lista com seus amigos canhotos e aproveite para descobrir o que eles acham que é o melhor e o pior de ser canhoto. Inclusão para canhotos também!

Atualizado em